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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O paradigma educacional da complexidade, a tecnologia e suas implicações na  Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
STADTLOBER, Maria Goreti Amboni

O presente estudo visa a uma reflexão acerca do âmbito do currículo concebido nas relações cultural e ideológica dos sujeitos. Nesta reflexão, ensino e educação se constituem mediados pela tecnologia que opera de acordo com a diversidade das ações humanas. O currículo escolar deve, portanto, ser construído nas perspectivas da emancipação e da crítica transformadora em busca da autonomia, levando-se em consideração a complexidade dos organismos sociobiológicos, biopsicoespirituais e a dinâmica da relação interdependente sujeito/objeto com a sociedade e o ecossistema.

Palavras-chave: Currículo. Tecnologia. Complexidade.

Downloads 11654  11654  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Pensamento e Realidade   Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Prazer de Aprender com a Informática na Educação Infantil Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
MATTEI, Claudinéia

Este artigo apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre a informática na educação, analisando o uso do computador, o software educativo, o papel do professor e o papel do aluno no processo ensino aprendizagem. Posteriormente, discute a utilização do computador como ferramenta de auxílio na aprendizagem infantil, analisando um trabalho realizado com trinta e oito alunos da pré-escola do Centro de Educação Infantil Monteiro Lobato do município de Blumenau. Este trabalho consiste na apresentação de um software educacional aos alunos buscando ampliar os seus conhecimentos acerca da miscigenação das cores, possibilitando que eles mudassem a uncionalidade do próprio software. Assim, coerente com a perspectiva construtivista de educação, oportunizou-se uma participação ativa e criativa dos alunos nos seus processos de construção do conhecimento. Os resultados evelam o quanto eles interagem prazerosamente com o computador, e brincando com suas próprias ideias.

Palavras chave: Educação. Software educacional. Informática.


Downloads 1239  1239  Tamanho do arquivo 63 bytes  Plataforma Instituto Catarinense de Pós-Graduação  Site http://www.icpg.com.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O pré-vestibular comunitário: traçando caminhos para a democratização do acesso ao ensino superior Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SILVA, Aline Adriana da; SILVA, Silvio Profirio da; SILVA, Gleydson Ferreira da; FERREIRA, Marilia Gabrielle Arruda; TENÓRIO, Alexandro Cardoso

O desejo de ingressar em uma instituição de ensino superior pública mobiliza uma grande quantidade de pessoas todos os anos. Contudo, nem todas conseguem realizar essa faceta, sobretudo, os alunos provenientes de escolas públicas. Nos últimos anos, a questão do ingresso às Instituições Públicas de Ensino Superior tem sido objeto de inúmeras discussões. Tal questão engloba diversos aspectos, como, por exemplo: a defasagem da qualidade do ensino público e privado. Diante desse cenário, os alunos de escolas públicas não têm as mesmas condições de ingressar em tais instituições. Nesse contexto, surgem iniciativas com o objetivo de viabilizar esse acesso, tal como: o Pré – vestibular Comunitário.

Palavras-Chave: Sociedade. Ensino. Pré - vestibular. Democratização. Acesso.

Downloads 940  940  Tamanho do arquivo 373.97 KB  Plataforma X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2  Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Professor e o Ato de Ensinar Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BARTHOLO JÚNIOR, Roberto dos Santos; TACCA, Maria Carmen V. R.; TUNES, Elizabeth

A sala de aula é o espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares. Isso acontece em uma rede interativa complexa em que se tornam presentes e se atualizam a história de vida, as experiências e vivências de professores e alunos, além do próprio conhecimento formal. Do professor espera-se que conduza o seu grupo de alunos, buscando compreender e negociar os diferentes processos de significação que envolvem as situações de aprendizagem que planejou. Tem sido comum identificar o professor nesse papel de mediador, atribuindo a ideia à abordagem histórico-cultural. O objetivo deste texto é discutir a identificação entre ação docente e mediação, de modo a caracterizar aquilo a que corresponde, segundo nossa ótica, o trabalho desenvolvido pelo professor, tendo como foco o conceito de zona proximal de desenvolvimento. As considerações encaminham-se para o entendimento de que os conteúdos escolares somente estarão a serviço do desenvolvimento dos alunos se forem operados na conjuntura dos seus processos de significação, tendo em conta que a função primordial da educação é a de nutrir possibilidades relacionais.

Palavras-chave: Professores. Relação professor-aluno. Papel do professor. Sala de aula.

Downloads 1019  1019  Tamanho do arquivo 81.54 KB  Plataforma Cadernos de Pesquisa   Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Programa Escola de Gestores: Análise da Experiência no Estado do Paraná  Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SOUZA, Â. R. de; TEIXEIRA, M. A. P.

O artigo se propõe a analisar a experiência realizada no Estado do Paraná do programa nacional de Formação de Dirigentes Escolares – Escola de Gestores. Para tanto, o trabalho analisou os documentos propositivos do programa em âmbito nacional e cotejou os objetivos propostos por esses documentos com dados coletados em questionário aplicado aos cursistas e nos trabalhos de conclusão de curso (TCCs). As conclusões mostram que o programa no Estado do Paraná alcançou, ainda que parcialmente, os objetivos de formação dos diretores no tocante ao uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na gestão da educação e na lida com problemas mais cotidianos das escolas públicas, porém a formação mais ampla atinente aos fundamentos do direito à educação e da gestão democrática, parece que não houve significativa apreensão dos conhecimentos trabalhados no programa.

Palavras-Chave: Escola de gestores. Gestão escolar. Diretor escolar. Políticas de formação.

Downloads 563  563  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O uso das TIC nas necessidades educacionais especiais Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BORTOLOZZO, Ana Rita Serenato; CANTINI, Marcos César; ALCANTARA, Paulo Roberto

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada pelos Assessores de Tecnologia na Educação do Estado do Paraná. Por meio da aplicação de um questionário foram levantados dados referentes ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pelos professores que atendem alunos com necessidades educacionais especiais em instituições de ensino de 19 cidades do estado do Paraná. A pesquisa buscou coletar dados em relação ao número de alunos com necessidades educacionais especiais atendidos por escolas regulares; escolas especiais e Apaes; as áreas de deficiências; as dificuldades e/ou necessidades encontradas pelos professores no uso de tecnologias da informação e comunicação e o que os professores gostariam de estudar colaborativamente com os Assessores de Tecnologia, como alternativas para a melhoria do atendimento dos seus alunos com necessidades educacionais especiais. Os dados coletados resultaram numa lista de dificuldades/necessidades que, entre os principais problemas, se constatou a deficitária formação do professor tanto em relação ao atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, quanto em relação à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em suas práticas pedagógicas com os referidos alunos. Outra constatação que mereceu destaque foi a relevância da necessidade de formação continuada dos professores, tanto no âmbito das necessidades educacionais especiais como no uso significativo das Tecnologias de Informação e Comunicação com estes alunos. Os dados coletados servem de referência para as ações e futuras pesquisas do Grupo de Trabalho Educação Especial e Tecnologias de Informação e Comunicação – GT EDESTIC, composto por Assessores Pedagógicos de Tecnologia na Educação das Coordenações Estadual e Regionais do estado do Paraná.

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Necessidades Educacionais Especiais. Prática Pedagógica.

Downloads 18025  18025  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-PR  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Os (des)caminhos da atuação do Pedagogo na Escola Pública:vivências e inquietações no Estado do Pa Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GODOY, Miriam Adalgisa Bedim; PINTO, Adriana Aparecida

O presente trabalho pretende apresentar discussões acerca da formação e atuação dos pedagogos em escolas da rede pública estadual no Paraná, em especial no município de Cascavel, no período entre 2004 e 2006. A profissionalização dos pedagogos é recente na história da educação brasileira, porém, a sua existência remonta a um período mais antigo, quando estes eram tidos como os condutores de crianças, como demonstra a origem da palavra, em grego. No Brasil, este profissional tem como marco da sua formação a organização das Faculdades de Educação, a partir de 1939, lembrando que anterior a essa iniciativa existiram os cursos normais desde 1840, e estes foram durante mais de cem anos, responsáveis pela formação de professores, à época chamados normalistas. Com uma história construída e consolidada no cotidiano das Faculdades e Centros de Educação do país, o curso de graduação em Pedagogia, nos anos 90, emergiu como o principal lócus da formação docente dos educadores para atuar na Educação Básica: na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dentro desse escopo, a formação dos profissionais da educação, no Curso de Pedagogia, constitui reconhecidamente um dos principais requisitos para o desenvolvimento da educação básica no país. O que nos causou estranheza foi perceber que no interior das instituições de ensino os profissionais pedagogos ainda sejam pouco reconhecidos, valorizados e até mesmo respeitados no que concerne às contribuições educacionais que podem dar. Tal percepção se deve ao estudo observatório realizado no Estado do Paraná, que incorporou ao seu quadro de profissionais concursados (em 2005), após 14 anos, profissionais pedagogos formados, que relatam ter tido muitas dificuldades no exercício da sua profissão no interior dos espaços escolares, em função de uma certa negação do conhecimento teórico destes, criando-se assim, espaços de rivalidades, disputas que não condizem com a atuação de educadores comprometidos com o ensino de qualidade e reflexivo.

Palavras-chave: História da pedagogia. Pedagogo. Formação. atuação.

Downloads 2666  2666  Tamanho do arquivo 136.29 KB  Plataforma Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT  Site http://www.ie.ufmt.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Paulo Freire e as novas tendências da educação Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
AMPOS, Judas Tadeu de

Em face das modificações que vêm ocorrendo na educação, tanto pela mudança do paradigma dominante como pelas novas exigências expressas nos objetivos escolares, outras tendências educacionais estão se configurando. As ideologias que tiveram grande impacto no ensino brasileiro ao longo da maior parte do século XX estão sendo renovadas para se adaptar às novas necessidades políticas e econômicas. E, para esta renovação, o pensamento educacional de Paulo Freire oferece uma contribuição muito importante e original. Este é o assunto deste trabalho, que através da analise das diversas tendências que prevaleceram nas escolas brasileiras e das que agora estão surgindo, procura levar à compreensão da atualidade das ideias desse educador para as políticas públicas que começam a se apresentar.

Palavras-chave: Paulo Freire. Políticas educacionais. Novas tendências.

Downloads 5758  5758  Tamanho do arquivo 91.36 KB  Plataforma Revista E-Curriculum  Site http://www.pucsp.br/ecurriculum
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Perspectivas atuais da educação Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GADOTTI, Moacir

O conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro. Por isso há um consenso de que o desenvolvimento de um país está condicionado à qualidade da sua educação. Nesse contexto, as perspectivas para a educação são otimistas. A pergunta que se faz é: qual educação, qual escola, qual aluno, qual professor? Este artigo busca compreender a educação no contexto da globalização e da era da informação, tira consequências desse processo e aponta o que poderá permanecer da "velha" educação, indicando algumas categorias fundantes da educação do futuro.

Palavras-chave: Política educacional. Globalização e ensino. Educação e sociedade.

Downloads 1070  1070  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Políticas públicas educacionais da EJA aplicadas nas unidades prisionais pós 1995 Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CARVALHEIRO, Marcos Segale

O presente artigo nos direciona a uma profunda reflexão acerca da realidade do sistema penal, por meio de questionamentos aos procedimentos utilizados, as formas de agir, avaliar e interagir com a comunidade escolar. O aspecto mais importante deste estudo é a possibilidade de trazer nossos problemas e discuti-los a partir de uma atitude crítica e democrática. A EJA determina-se por padrões diferenciados de necessidades educativas que devem ser atendidas com estratégias vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social, para tanto, o processo formativo escolar deve assegurar a todos os educandos as competências cognitivas e sociais básicas, indispensáveis ao mundo atual, e desenvolver as potencialidades humanas tais como: autonomia, crítica, criatividade, reflexão, sensibilidade, participação, diálogo, troca de experiências, pesquisa, respeito, e tolerância, compatíveis com a educação escolar, especificamente aquela destinada aos jovens e adultos.

Palavras-chave: Educação de adultos. Penitenciárias. Políticas públicas. Ressocialização.

Downloads 6653  6653  Tamanho do arquivo 93.18 KB  Plataforma 16º COLE  Site http://www.alb.com.br/cole06/semin/comunicacoes/001_jovensadultos-com.asp
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