Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!M-LEARNING ou Aprendizagem com Mobilidade: casos no contexto brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SCHLEMMER, Eliane. SACCOL, Amarolinda Zanela. BARBOSA, Jorge e REINHARD, Nicolau

O desenvolvimento e aplicação de Tecnologias Digitais Emergentes - TDEs, tais como as Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) aliada a uma crescente necessidade de mobilidade de pessoas, objetos e informação, representam o cenário no qual emerge o conceito de Aprendizagem com Mobilidade - mobile learning, ou m-learning. Nesse contexto, o artigo apresenta um estudo exploratório sobre as práticas de m-learning no contexto brasileiro. Os resultados revelam que o m-learning vem sendo adotado de forma experimental no ambiente acadêmico (especialmente no ensino superior) com raras aplicações em organizações. Os desafios para o seu desenvolvimento são de ordem contextual/social (resistências à adoção de novas tecnologias e a necessidade do desenvolvimento de uma cultura de uso dessas tecnologias); e ordem didático-pedagógico (necessidade de inovação nas práticas didático-pedagógicas e de processos de formação de professores para o uso, em função da própria natureza do meio de interação); de ordem tecnológica e econômica, dentre outros. Contudo, os resultados da pesquisa também indicam oportunidades e possibilidades de desenvolvimento futuro do m-learning, para as quais são realizadas diversas sugestões de pesquisas futuras.

Palavras-Chave: Aprendizagem com mobilidade. Tecnologias móveis e sem fio. Educação a distância.

Downloads 1095  1095  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Desafios da diversidade na escola Popular Versão: PDF
Atualização:  3/2/2014
Descrição:
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes

Usando imagens como suporte lingüístico, o texto procura alertar professores para a necessidade de recuperar e ensinar às crianças o respeito mútuo entre os diferentes: índios, negros, mulheres, crianças, deficientes e muitos outros. Para tanto, coloca a alteridade como horizonte a ser alcançado na educação e na escola, cujo desafio está em compreender a relação ensino-aprendizagem como processo cultural, baseado na troca permanente entre diferentes.

Palavras-chave: Educação. cultura. Diversidade. Escola.

Downloads 699  699  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mediações  Site http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Filosofia, diversidade e a questão do negro: argumentos criados no seio da filosofia podem nos auxil Popular Versão: 
Atualização:  30/1/2014
Descrição:
SANTOS, Gislene Aparecida dos

Neste artigo, apresento algumas discussões inspiradas nas questões propostas pela filosofia (e pelo questionamento de teorias filosóficas) que podem ser importantes para a construção de um conhecimento crítico sobre as questões raciais. São discutidas a crítica à racionalidade instrumental e a crítica do conhecimento focalizado somente em categorias eurocentradas. Como alternativa a isso, proponho construir novas formas de pensar que focalizem a valorização da diversidade.

Palavras-Chave: filosofia, diversidade, negro, conhecimento, reconhecimento.

Downloads 604  604  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista da ABPN  Site http://www.abpn.org.br/Revista/index.php/edicoes/article/view/82/50
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Desafio da Escola em Trabalhar com A Diversidade Popular Versão: PDF
Atualização:  30/1/2014
Descrição:
LIMA, José Rosamilton de

Neste artigo, objetiva-se trazer breves reflexões acerca das temáticas: promoção da igualdade, respeito e valorização da diversidade étnico-racial, identidade de gênero e de orientação sexual. Este artigo é composto de três partes. Na primeira abordamos a diversidade cultural no Brasil e mostramos como o negro é penalizado por meio das relações de força. Na segunda, falamos sobre a importância da escola para promover a equidade de gênero e combater as formas de discriminação. Na última parte discutimos a discriminação sofrida pelos homossexuais e a falta de preparação da escola quando se omite de trabalhar a temática da sexualidade. Para isso, nos fundamentamos teoricamente no Livro de Conteúdo Gênero e Diversidade na Escola (2009), e recorremos aos estudos de Foucault (2008a; 2008b) e Bento (2006; 2008). Portanto, a escola como instituição formadora de opinião e com o dever de formar o aluno para a cidadania, não pode continuar propagando ideias e conceitos que alimentem o preconceito e a discriminação contra a pessoa humana.

Palavras-chave: Diversidade. Escola. Gênero. Sexualidade.

Downloads 471  471  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Memeto  Site http://revistas.unincor.br/index.php/memento/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Imagens visuais como recursos pedagógicos na educação de uma adolescente surda: um estudo de caso Popular Versão: 
Atualização:  30/1/2014
Descrição:
NERY, Clarisse Alabarce Nery; BATISTA, Cecília Guarnieri

O uso de imagens visuais vem sendo ressaltado por Reily como recurso pedagógico no trabalho com crianças surdas. No presente estudo, essa proposta foi testada com uma jovem surda, visando observar possíveis contribuições do uso de imagens visuais no processo de aprendizagem dessa jovem, durante os atendimentos em pedagogia, que constituem parte das atividades de que ela participa em clínica-escola especializada. Foram realizadas três sessões pedagógicas, com utilização sistemática de representações visuais (desenho, fotos, pinturas). As sessões foram filmadas, transcritas e analisadas de modo qualitativo. Os resultados indicaram o desenvolvimento de uma prática discursiva com diálogos extensos, abordando elementos descritivos e estabelecendo relações e inferências entre os assuntos propostos. O estudo confirmou achados anteriores sobre o efeito facilitador da imagem visual na educação do surdo e trouxe a discussão sobre as dificuldades de inclusão social dos jovens surdos.

Palavras-Chave: Imagens Visuais na Educação; Educação e Surdez; Inclusão Educacional.

Downloads 370  370  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Paideia  Site http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-863X2004000300005&script=sci_arttext
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Programa Paraná Alfabetizado no contexto da Comunidade Remanescente Quilombola do Sutil Popular Versão: PDF
Atualização:  27/7/2017
Descrição:
GROKORRISKI, Carlos Ricardo; CERRI, Luis Fernando

Este texto é parte da Pesquisa para a dissertação do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG), sob a orientação do professor doutor Luis Fernando Cerri.
A Educação Popular pode ser encarada, segundo Gadotti (2005), a partir do paradigma de Conscientização, de inspiração freiriana, no entanto, tal paradigma foi substituído pelo de organização.

Downloads 340  340  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação Escolar Quilombola: Reafirmação de uma Política Afirmativa Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2017
Descrição:
SOARES, Edimara Gonçalves

Numa sociedade cada vez mais globalizada, ainda que muitos sejam excluídos, é possível projetar um modelo de educação diferenciado para um determinado grupo social? É possível, num país marcado pela diversidade étnica/cultural, criar uma modalidade de educação destinada a um grupo social específico? Essas indagações constituem a problemática do artigo, cujo objetivo central é evidenciar a Educação Escolar Quilombola como uma política pública afirmativa, balizada pelos referenciais da ancestralidade quilombola, na construção de um currículo lastreado pelo respeito e reconhecimento dos saberes tradicionais quilombolas. O artigo nos encaminha para uma reflexão em construção, destacando a necessidade de observar duas questões cruciais para o estabelecimento de uma política de Educação Escolar Quilombola. A primeira refere-se à necessidade de elaborar um currículo escolar que sirva para fortalecer e desenvolver posturas críticas a partir das vozes e para as vozes do próprio grupo quilombola, quase sempre silenciado. A segunda questão refere-se à necessidade de entrelaçamento dos conteúdos escolares com os saberes históricos e cotidianos que tecem a vida na Comunidade Quilombola.

Palavras-chave: Educação Escolar Quilombola. Política afirmativa e currículo escolar.

Downloads 590  590  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XI Anped Sul  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Discursos sobre currículo em dissertações no âmbito do tema educação do campo Popular Versão: 
Atualização:  8/12/2017
Descrição:
Este trabalho busca identificar e caracterizar, frente às teorias de currículo, visões e conceitos presentes em dissertações produzidas em programas de pós-graduação no Brasil, em um recorte específico de currículos na educação do campo.

Downloads 519  519  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Florestan Fernandes e a educação Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SAVIANI, Demerval

No presente artigo destaca-se a importância de Florestan Fernandes para o desenvolvimento da educação brasileira. Com base em suas próprias obras, a exposição foi organizada em torno de quatro eixos: o educador, o cientista, o militante e o publicista. O primeiro aspecto enfoca a figura do professor Florestan evidenciando o profundo significado educativo que marcou a sua atividade docente. O segundo põe em evidência o lugar ocupado pela educação nas investigações científicas por ele realizadas. O terceiro eixo de análise se ocupa de seu engajamento na luta em defesa da educação pública. Finalmente, o quarto aspecto traz à tona o publicista incansável, empenhado em divulgar, sob todas as formas ao seu alcance, a causa da defesa de uma escola pública de qualidade, acessível a todos os brasileiros.

Palavras-chave: Docente. Educação brasileira. Qualidade.

Downloads 2084  2084  Tamanho do arquivo 1.10 MB  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br/pdf/ea/v10n26/v10n26a13.pdf
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Intelectuais "orgânicos" em tempos de pós-modernidade Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
SEMERARO, Giovanni

No Brasil, a recente crise política e cultural vem gerando um amplo debate para rediscutir a função dos intelectuais na sociedade. Tendo como pano de fundo as mudanças socioeconômicas no mundo, este texto apresenta algumas análises da nova configuração que os intelectuais vêm assumindo no contexto da pós-modernidade. Destaca a figura do intelectual desenhada por Marx, com a criação da filosofia da práxis, e retoma a função do "intelectual orgânico" delineada por Gramsci. O texto evidencia os traços originais que emergem das reflexões de Gramsci, apresenta uma releitura de algumas de suas categorias e aponta caminhos para atualizá-las em relação ao nosso tempo.

Palavras-chave: Intelectuais. Educação. Política. Filosofia. Gramsci.

Downloads 3302  3302  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 (14) 15 16 17 18 »