Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Tecnologia e a Educação Tecnológica: elementos para uma sistematização conceitual Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
LIMA FILHO, Domingos Leite; QUELUZ, Gilson Leandro

O objetivo principal do presente texto é construir elementos que possam contribuir para uma sistematização conceitual sobre a tecnologia e sua relação com a educação tecnológica. Apresentamos inicialmente os pressupostos filosóficos fundamentais que orientam nossa análise desta temática, na qual se relacionam as categorias trabalho, educação, ciência e ecnologia. A seguir, a partir da explicitação de que a tecnologia assume papel central na sociabilidade, ou seja, na produção da realidade e do imaginário (universo real e simbólico), buscamos evidenciar que tal centralidade se dá marcada predominantemente por elementos de descontextualização conceitual, narrativas e determinismos tecnológicos, discutindo a origem destes e suas implicações. Analisamos tais efeitos, tratando, em particular, de verificar as bases do processo de racionalização e hierarquização de práticas, saberes e conhecimentos que permeia determinadas concepções de tecnologia. Na sequência, com base nos pressupostos, análises e críticas desenvolvidas nos tópicos anteriores, buscamos delinear o que entendemos como ponto de partida para a construção de matrizes conceituais acerca da tecnologia, destacando fundamentalmente duas concepções: (i) a matriz relacional, que compreende a tecnologia como construção, aplicação e apropriação das práticas, saberes e conhecimentos;(ii) a matriz instrumental, que compreende a tecnologia como técnica, isto é, como aplicação prática de saberes e conhecimentos. Ainda tratando de elementos conceituais, buscamos, no tópico seguinte, sintetizar as formulações do conceito de tecnologia como ciência do trabalho produtivo, propostas por Rui Gama, evidenciando a atualidade deste conceito e a contextualização da educação tecnológica frente às possibilidades e limites deste conceito complexo. Por fim, apresentamos um conjunto de considerações que, antes que a pretensão de uma conclusão, constituem-se em um convite ao prosseguimento do debate.

Downloads 1010  1010  Tamanho do arquivo 69.21 KB  Plataforma Revista Educação & Tecnologia  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Práticas interdisciplinares Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
POMBO, Olga

É objectivo deste texto descrever e caracterizar as práticas interdisciplinares que, hoje em dia, são utilizadas na investigação científica. Nesse sentido, apresenta-se uma categorização dos novos arranjos disciplinares (ciências de fronteira, interdisciplinas e interciências) e uma tipologia das diversas práticas de investigação interdisciplinar que a ciência hoje mobiliza (práticas de importação, cruzamento, convergência, descentração e comprometimento). A título exemplar, o estatuto disciplinar das ciências cognitivas é estudado com algum detalhe.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Epistemologia. Ciências de fronteira. Interdisciplinas. Interciências. Ciências cognitivas. Práticas interdisciplinares. Importação. Cruzamento. Convergência. Descentração. Comprometimento.

Downloads 1215  1215  Tamanho do arquivo 122.77 KB  Plataforma Revista Sociologias  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
FROGOTTO, Gaudêncio

No presente texto examinamos, num primeiro aspecto, a diferença entre o entendimento do trabalho como categoria específica do ser social - dimensão ontológica - das formas que assume o trabalho na escravidão, no servilismo e no trabalho como mercadoria, como força de trabalho - trabalho/emprego, trabalho assalariado no capitalismo. Esta distinção é fundamental para não confundirmos a crise do trabalho assalariado com a idéia do fim do trabalho. Com base neste primeiro aspecto, buscamos analisar o significado da crise do trabalho assalariado no contexto da nova sociabilidade do capital e da ideologia do neoliberalismo ou do mercado como deus absoluto das relações sociais. Concluímos sinalizando que a crise do trabalho assalariado assume uma dupla dimensão - de perigo, risco, violência, mas também de possibilidade e alternativa. Como nunca na história humana a alternativa que se impõe é de relações sociais socialistas.

Palavras chave: Trabalho e educação. Emprego. Mercado.

Downloads 808  808  Tamanho do arquivo 67.62 KB  Plataforma Revista Perspectiva  Site http://www.perspectiva.ufsc.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria ; RAMOS, Marise

Este artigo analisa as políticas de educação profissional do Governo Lula em seu percurso controvertido entre as lutas da sociedade, as propostas de governo e as ações e omissões no exercício do poder. Partindo-se da revogação do Decreto n. 2.208/97, principal regulamentação da educação profissional no governo anterior, cujo processo expressa a disputa por hegemonia nesse campo, analisa-se a contradição da proposta de lei para a educação profissional, ao invés de retomar o debate sobre a LDB. Posteriormente, analisam-se os programas Escola de Fábrica, Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Inclusão de Jovens (PROJOVEM). Apesar das declarações favoráveis à integração entre formação básica e formação específica, a política de educação profissional processa-se mediante programas focais e contingentes numa travessia marcada por intensos conflitos e no terreno da contradição.

Palavras-chave: Educação profissional. Ensino técnico. Educação integrada. Currículo integrado. Certificação.

Downloads 669  669  Tamanho do arquivo 110.62 KB  Plataforma Revista Educação & Sociedade  Site http://www.cedes.unicamp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Pensamento na arte e o insight na ciência: subjetividades na educação científica Popular Versão: Impressa
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira; ZANON, Ângela Maria

Sugerimos, nesse artigo, uma reflexão sobre as relações existentes entre o uso de dados objetivos e de elementos subjetivos tanto no fazer científico, como no trabalho de sala de aula. A ideia vem de um objetivo maior, que é promover um debate sobre a objetividade requerida pela maioria dos cientistas, as especificidades do ser humano, e a educação científica transposta à sala de aula. Para essa reflexão fazemos uso de conceitos sugeridos pela psicanálise (livre associação, atenção flutuante), pela fenomenologia de Gaston Bachelard (intuição do instante), além do conceito de Complexo Científico, definido no texto. Apontamos para a importância de um espaço, em planos de ensino, que valoriza o uso da criatividade, pelo aluno, como importante estratégia para o trabalho do professor, tanto para o desenvolvimento do pensamento lógico inerente às ciências, como para produção do potencial para criação de visões alternativas que se constituem como novas soluções para velhos problemas.

Palavras-chave: Criatividade. Insight na ciência. Educação.

Downloads 1287  1287  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma A Construção do Conhecimento Docente no Contexto A  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Formação Continuada na Rede do Recife na Área de Educação Ambiental: Perspectivas e Contradições Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
SANTOS, Joseane Patricia dos; SILVA, Silvio Porfirio da; SILVA, Eliane Maria da; OLIVEIRA, Gilvaneide Oliveira

Este trabalho tem por objetivo investigar e discutir como é tratada a formação continuada dos professores da rede de recife na área de educação ambiental, tendo por base a visão dos professores a respeito do tema, pois este profissional é um dos principais agentes para a construção de uma sociedade que não está alheia às questões ambientais.

Palavras-Chave: Formação continuada. Educação ambiental.

Downloads 1056  1056  Tamanho do arquivo 20.10 KB  Plataforma X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2  Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Recursos didáticos e o processo de ensino-aprendizagem Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
ARCANJO, Jacineide Gabriel Arcanjo; SANTOS, Paulo Ricardo dos Santos; SILVA, Silvio Profirio da Silva; TENOŔIO, Alexandro Cardoso

O principal objetivo da pesquisa foi identificar quais recursos didáticos estão sendo utilizados pelos professores nas diversas áreas do conhecimento de escolas públicas e privadas de Pernambuco. Buscando verificar como as aulas estão sendo desenvolvidas.

Palavras-Chave: Recursos didáticos. Ensino. Aprendizagem.

Downloads 11378  11378  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX   Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Práticas de leituras com base nas análises da psicologia escolar contemporânea Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CORDEIRO, Wande Greice Santana; SILVA, Silvio Profírio da

Este trabalho tem por objetivo abordar as contribuições da Psicologia Cognitiva, Piaget e Vygotsky, para o desenvolvimento de novas perspectivas, estratégias e práticas de ensino de leitura.

Palavras-Chave: Psicologia cognitiva. Estratégias. Práticas de ensino. Leitura.

Downloads 2029  2029  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2  Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Origami como um estímulo à criatividade das crianças das séries iniciais Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SILVA, André Almeida da; SILVA, Sílvio Profirio da; OLIVEIRA, Eduardo Mendonça de; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; BARROS, Mônica Germano da Silva; DOURADO, Joseana Genuíno.

Este trabalho tem por objetivo abordar os subsídios do Origami para o estímulo da criatividade das crianças das Séries Iniciais.

Palavras-Chave: Origami. Estímulo. Criatividade.

Downloads 10582  10582  Tamanho do arquivo 24.57 KB  Plataforma X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2  Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O pré-vestibular comunitário: traçando caminhos para a democratização do acesso ao ensino superior Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SILVA, Aline Adriana da; SILVA, Silvio Profirio da; SILVA, Gleydson Ferreira da; FERREIRA, Marilia Gabrielle Arruda; TENÓRIO, Alexandro Cardoso

O desejo de ingressar em uma instituição de ensino superior pública mobiliza uma grande quantidade de pessoas todos os anos. Contudo, nem todas conseguem realizar essa faceta, sobretudo, os alunos provenientes de escolas públicas. Nos últimos anos, a questão do ingresso às Instituições Públicas de Ensino Superior tem sido objeto de inúmeras discussões. Tal questão engloba diversos aspectos, como, por exemplo: a defasagem da qualidade do ensino público e privado. Diante desse cenário, os alunos de escolas públicas não têm as mesmas condições de ingressar em tais instituições. Nesse contexto, surgem iniciativas com o objetivo de viabilizar esse acesso, tal como: o Pré – vestibular Comunitário.

Palavras-Chave: Sociedade. Ensino. Pré - vestibular. Democratização. Acesso.

Downloads 874  874  Tamanho do arquivo 373.97 KB  Plataforma X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2  Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 (12) 13 14 15 16 17 18 »