Categoria: Matemática Monografias |
Discalculia: uma abordagem à luz da Educação Matemática |
Versão: Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
SILVA, Wiliam Cardoso da
Constatam-se, atualmente, inúmeras dificuldades dos alunos, relacionadas à capacidade de resolver problemas matemáticos e certas habilidades com cálculos. Neste campo, a Discalculia ganha destaque, pois afeta as condições de desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno, impedindo que tenha melhor apreensão e construção das ações facilitadoras de sua aprendizagem. Assim, a presente pesquisa objetiva compreender acerca dos elementos que dificultam a capacidade do pensamento lógico exigido no cálculo, estabelecendo orientações aos professores e sugerindo ferramentas que facilitam o ensino do movimento matemático, envolvido nas várias operações acadêmicas e na vivência diária. Para a realização da pesquisa optou-se por uma abordagem teórica, bibliográfica, com enfoque qualitativo dos dados e informações relevantes quanto ao processo de ensino e aprendizagem das operações matemáticas, causas de dificuldades matemáticas, aspectos metodológicos e didáticos envolvidos nesses contextos, bem como atividades pedagógicas necessárias para intervenções que possibilitam levar o sujeito a construir formas de pensar e resolver os problemas matemáticos.
Palavras-chave: Discalculia. Aprendizagem. Ação pedagógica. Intervenção.
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12443 0 bytes Universidade de Guarulhos http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Modelagem e Temas Transversais: Alternativas para o Ensino de Matemática Financeira e Estatística |
Versão: pdf Atualização: 23/7/2013 |
Descrição:
STRIEDER, Carine Maria
Na presente pesquisa, propomos a utilização da Modelagem Matemática como ferramenta de ensino que possa contribuir no processo de ensino-aprendizagem, além de sua importância no estudo de fenômenos e desenvolvimento de softwares que venham contribuir no processo de modernização e informatização. Procuramos também proporcionar momentos de discussão envolvendo Temas Transversais. Temos como objetivos, verificar se a proposta da Modelagem Matemática pode contribuir com o processo de aprendizagem; verificar como a Modelagem Matemática atua no processo de informatização e de desenvolvimento de softwares de determinadas áreas do conhecimento; proporcionar, através da Modelagem Matemática, uma melhor compreensão de alguns fenômenos da natureza e da sociedade; proporcionar meios para que haja discussões envolvendo Temas Transversais. Para fundamentação teórica recorremos, entre outros, aos autores: Bassanezi (2002), Biembengut (2003) e Monteiro (2001). Como metodologia de pesquisa, buscamos a qualitativa, realizando intervenção em sala de aula em uma turma de Técnico em Contabilidade nas disciplinas de Matemática Financeira e Estatística, além de pesquisas bibliográficas em diversos meios. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois verificamos que a Modelagem Matemática contribui significativamente no processo de ensino-aprendizagem, além de ser importante no desenvolvimento informática e na modernização do mundo. No que diz respeito aos Temas Transversais, tivemos momentos muito oportunos, com produtivas discussões envolvendo-os. Encontramos também dificuldades, tais como o tempo, que foi pequeno para o desenvolvimento de todo o trabalho. Apesar das dificuldades constatamos, que os temas são alternativas importantes e produtivas, no decorrer de todo o processo de pesquisa, sendo assim, consideramos que sejam viáveis no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-Chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Temas transversais.
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7595 0 bytes Instituto Varzeagrandense de Educação http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Uma história da Educação Matemática no Brasil através dos livros didáticos de Matemática |
Versão: Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
MORALES, Cíntia; AMBRÓSIO, Maria Beatriz; MAGALHÃES, Otávio L. C. Sales; PEDRASSOLI, Reginaldo
Este trabalho foi originalmente concebido com o título: “Uma avaliação histórico-crítica dos currículos dos livros didáticos de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e propostas de alternativas”. O trabalho já contava com 238 páginas (espaço 1,5) e ainda restavam 2 capítulos para serem escritos e mais a análise detalhada de cerca de 20 livros. O trabalho iniciado em dezembro de 2002, com prazo de conclusão para maio de 2003, em setembro ainda não estava concluído, por isto, optou-se por reduzir o trabalho para o seu primeiro capítulo, onde estudamos a história da Educação Matemática no Brasil. É um trabalho original, com fontes de 2003 e informações que ainda não constam de nenhum livro no Brasil, frutos de pesquisas feitas diretamente das fontes. O trabalho faz o percurso da história do ensino da Matemática no Brasil, começando pelo ensino dos Jesuítas, passando pela Matemática militar, pelos preparatórios, por Cristiano Ottoni, Euclides Roxo, Malba Tahan, Raja Gabaglia, o Movimento da Matemática Moderna, Omar Catunda, e concluindo com a Matemática da atualidade, dos PCNs, dos livros de Imenes & Léllis, Bigode e Dante, do GEPEM, da SBEM e da RPM. O trabalho visa principalmente a Matemática do que hoje chamamos de “anos finais do Ensino Fundamental”, mas que antes se chamou 1ª grau, ginásio, 1º ciclo, curso fundamental, etc. Até a reforma feita por Euclides Roxo no Colégio Pedro II, analisamos a evolução do ensino da Matemática no Brasil em todo Ensino Secundário (equivalente à segunda metade do Ensino Fundamental e Ensino Médio); após a reforma do prof. Roxo, concentramos apenas nos conteúdos do Ginásio. Nossa tese mostra como os livros da atualidade foram se constituindo e quais são as matrizes do ensino da Matemática no Brasil. Quais foram os fatores que determinaram a nossa vulgata escolar. A cronologia e a forma como o trabalho foi feito mostrarão ao leitor todos os fatores que contribuíram com a atual estrutura do ensino da Matemática no Brasil.
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7236 0 bytes GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
A (re)significação do jogo: o RPG como recurso pedagógico |
Versão: Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
DANTAS, Rafael Cavalcante; OLIVEIRA, Fernando Araujo de
O presente trabalho tem como objetivo reunir informações e referências sobre a utilização do RPG (Role Playing Game) como recurso pedagógico. Para alcançarmos tal objetivo, fundamentamos teoricamente essa pesquisa tanto em estudos que apresentam a evolução do conceito de jogo, como nos que analisaram suas potencialidades educacionais. Neste contexto, este trabalho oferece uma breve caracterização histórica do conceito de jogo e do RPG, a descrição dos principais trabalhos científicos sobre o tema e, por fim, um relato sobre como estão acontecendo as experimentações com a utilização desse recurso. Quanto ao enfoque inicial, nos norteamos em estudos de Brougère (1998) e Huizinga (1996). Em relação às questões didáticas inerentes ao RPG, utilizamos pesquisas como as de Rocha (2006), e Vasques (2008). Inicialmente, nossa exploração da evolução de jogo, seguindo a pesquisa de Rocha (2006), nos permitiu perceber que embora se fale muito sobre sua utilização no contexto escolar, é ainda uma ideia muito recente. Tal conceito sofreu transformações ao longo da história, relacionando-o com objetivos educacionais vigentes. Isso reforça a ideia de que, vivendo num período caracterizado pelo fluxo instantâneo e contínuo de informações, o RPG é um recurso que pode ser usado na escola, sobretudo em situações de resolução de problemas, uma vez que permite espaço para construção de conhecimentos. Observamos ainda, que a sequência normal do jogo assemelhase muito com a do processo da dialética ferramenta-objeto (Douady, 1986). Finalmente, uma vez constatada a carência de pesquisas relacionando o tema ao ensino de Matemática, apontamos como perspectivas futuras a elaboração de trabalhos que explorem o potencial do RPG como ferramenta para o ensino dentro de uma proposta de resolução de problemas.
Palavras-chave: Role playng game (RPG). Jogo. Recurso pedagógico. Ensino de Matemática.
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6766 0 bytes Faculdade Oswaldo Cruz http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Um olhar histórico sobre o curso de Matemática da Universidade do Sagrado Coração |
Versão: Atualização: 18/5/2012 |
Descrição:
TRIPOLI, Taluza Alves
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo primordial construir uma versão histórica do curso de Matemática da USC, próximo de completar trinta anos de funcionamento. Esta reconstrução foi efetuada por meio do estudo de documentos oficiais, de arquivos pessoais (fotos, livros, lembranças) e entrevistas com “antigos” professores e alunos de Matemática, traduzida nesta monografia, bem como num arquivo incipiente dos registros orais (gravação das entrevistas) armanezados em mídias digitais e que serão entregues ao acervo do Núcleo de História da USC, fontes estas que servirão para futuras pesquisas. Dessa maneira, esta monografia apresenta uma revisão da literatura, destacando algumas características da região de Bauru, da Universidade do Sagrado Coração e do curso de Ciências com Habilitação em Matemática, como também as textualizações das entrevistas efetuadas e breves considerações sobre o trabalho desenvolvido.
Palavras-chave: Curso de Matemática. História. Universidade do Sagrado Coração. Curso de Ciências – Habilitação em Matemática. Bauru.
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5261 0 bytes GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Situações-problema como introdução de conteúdos de Ensino Médio |
Versão: PDF Atualização: 15/7/2013 |
Descrição:
ABRIL,Roman Hector
Estudos pedagógicos indicam a importância de introduzir novos conteúdos aos alunos por meio de situações-problema, seguindo modelos construtivistas e não formalistas. A proposta do projeto é, após uma abrangente digressão teórica, de elencar, para os campos temáticos das progressões a ritméticas e geométricas e das funções exponenciais e logarítmicas, um conjunto de problemas próprios para servir de introdução ao tema e despertar o interesse do aluno no assunto. Desta forma, o professor poderá escolher qual problema se adapta melhor às suas necessidades e da sua turma. Dessa maneira, pretende-se construir um esboço de um guia de problemas matemáticos associados a cada assunto, que pode ser aplicado por qualquer professor de Matemática. Esse compêndio tem aplicação prática direta, independente do conteúdo curricular, uma vez que o professor poderá buscar os exercícios relacionados a um determinado tema. Pretende-se, assim, demonstrar que é possível criar um guia de problemas matemáticos amplo, de utilidade prática e simples por qualquer professor.
Palavras-chave: Educação Matemática. Metodologia. Situações-problema. Progressões. Funções Exponenciais. Logaritmos.
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4385 0 bytes UFPR http://www.ufpr.br |
Categoria: Matemática Monografias |
O Determinante de uma Matriz |
Versão: Atualização: 23/7/2013 |
Descrição:
BONFIM, João Pereira
Neste trabalho definimos o determinante de uma matriz a partir da expansão de Laplace. Mostramos, então, que o determinante definido dessa forma é uma função multilinear alternada (em relação às linhas da matriz) e assume o valor 1 na matriz identidade. Ou seja, o Teorema de Laplace é equivalente à definição usual de determinante. O determinante aparece em estudo de volumes de sólidos tridimensionais, mudança de coordenadas, Inversibilidade de matrizes, resolução de equações lineares etc. Há várias formas equivalentes de se definir determinante, o que fornece formas alternativas de cálculo, adequadas para diferentes formas de matrizes. O nosso objetivo é mostrar que podemos definir determinante como um procedimento indutivo, que é uma forma direta e acessível a um aluno de ensino médio, além de ser um modo matematicamente rigoroso.
Palavras chaves: Determinante. Matrizes. Expansão de Laplace.
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3914 0 bytes UFSC http:// |
Categoria: Matemática Monografias |
Relações entre o ensino de sistemas lineares e a modelagem matemática no Ensino Médio |
Versão: Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
MATUCHESKI, Silvana
Neste trabalho, a modelagem matemática é apresentada como uma estratégia de ensino-aprendizagem. Assim, uma das preocupações do trabalho é estabelecer as possíveis relações entre Modelagem Matemática e Sistemas Lineares no Ensino Médio. Para se obter dados relativos ao ensino do conteúdo matemático em questão, aplicou-se um questionário de pesquisa para alguns professores de Matemática que atuam no Ensino Médio no Estado do Paraná. E, para se estabelecer as relações entre modelagem e Sistemas Lineares, primeiramente foram destacados alguns conceitos sobre modelos matemáticos e Modelagem Matemática. Em seguida, discute-se a modelagem no ensino de Matemática, bem como as vantagens e desvantagens dessa estratégia de ensino. Posteriormente, o conteúdo matemático “Sistemas Lineares” é apresentado de maneira semelhante àquela encontrada em livros didáticos de Ensino Médio. Na sequência, os resultados da pesquisa realizada com professores de matemática do Estado do Paraná são ilustrados através de tabelas e gráficos. Logo depois, são tecidos alguns comentários sobre cada questão, além de uma visão geral dos resultados obtidos com a pesquisa. E, finalmente, são apresentados alguns caminhos para a utilização da Modelagem Matemática em sala de aula.
Palavras-chave: Matemática. Modelagem. Sistemas lineares.
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2927 0 bytes UFPR - Universidade Federal do Paraná http:// |
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