Educadores

Ínicio : Matemática : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!O algoritmo da divisão: o “método americano” da divisão e os resultados obtidos com alunos da 2ª e 3 Popular Versão: pdf
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
NHONCANCE, Leandro

Esta monografia tem a intenção de investigar as dificuldades que alguns estudantes do Ensino Médio e, portanto, na fase final da educação básica, encontram na resolução da operação de divisão de Números Naturais por meio de alguns algoritmos que são ensinados e são muito utilizados em todo período da vida estudantil. Procuro ensinar o método de divisão por estimativas, conhecido também como “método americano”, para dirimir algumas situações de dificuldades encontradas na resolução do algoritmo operatório da divisão. Investigo o entendimento intuitivo que meus alunos têm da divisão partitiva envolvendo quantidades contínuas e em tarefas que tenham que estimar o valor relativo dos quocientes ao invés de calcular o seu valor absoluto. Os resultados indicam que a experiência em estabelecer comparações entre partilhas idênticas precede e parece constituir experiência fundamental ao aluno para a compreensão das relações entre os termos envolvidos na operação de divisão.

Palavras-chave: Números naturais. Divisão. Partilha. Algoritmo. Estimativa e método americano.

Downloads 7530  7530  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC/SP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Modelagem e Temas Transversais: Alternativas para o Ensino de Matemática Financeira e Estatística Popular Versão: pdf
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
STRIEDER, Carine Maria

Na presente pesquisa, propomos a utilização da Modelagem Matemática como ferramenta de ensino que possa contribuir no processo de ensino-aprendizagem, além de sua importância no estudo de fenômenos e desenvolvimento de softwares que venham contribuir no processo de modernização e informatização. Procuramos também proporcionar momentos de discussão envolvendo Temas Transversais. Temos como objetivos, verificar se a proposta da Modelagem Matemática pode contribuir com o processo de aprendizagem; verificar como a Modelagem Matemática atua no processo de informatização e de desenvolvimento de softwares de determinadas áreas do conhecimento; proporcionar, através da Modelagem Matemática, uma melhor compreensão de alguns fenômenos da natureza e da sociedade; proporcionar meios para que haja discussões envolvendo Temas Transversais. Para fundamentação teórica recorremos, entre outros, aos autores: Bassanezi (2002), Biembengut (2003) e Monteiro (2001). Como metodologia de pesquisa, buscamos a qualitativa, realizando intervenção em sala de aula em uma turma de Técnico em Contabilidade nas disciplinas de Matemática Financeira e Estatística, além de pesquisas bibliográficas em diversos meios. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois verificamos que a Modelagem Matemática contribui significativamente no processo de ensino-aprendizagem, além de ser importante no desenvolvimento informática e na modernização do mundo. No que diz respeito aos Temas Transversais, tivemos momentos muito oportunos, com produtivas discussões envolvendo-os. Encontramos também dificuldades, tais como o tempo, que foi pequeno para o desenvolvimento de todo o trabalho. Apesar das dificuldades constatamos, que os temas são alternativas importantes e produtivas, no decorrer de todo o processo de pesquisa, sendo assim, consideramos que sejam viáveis no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-Chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Temas transversais.

Downloads 7621  7621  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Instituto Varzeagrandense de Educação  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Discalculia: uma abordagem à luz da Educação Matemática Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
SILVA, Wiliam Cardoso da

Constatam-se, atualmente, inúmeras dificuldades dos alunos, relacionadas à capacidade de resolver problemas matemáticos e certas habilidades com cálculos. Neste campo, a Discalculia ganha destaque, pois afeta as condições de desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno, impedindo que tenha melhor apreensão e construção das ações facilitadoras de sua aprendizagem. Assim, a presente pesquisa objetiva compreender acerca dos elementos que dificultam a capacidade do pensamento lógico exigido no cálculo, estabelecendo orientações aos professores e sugerindo ferramentas que facilitam o ensino do movimento matemático, envolvido nas várias operações acadêmicas e na vivência diária. Para a realização da pesquisa optou-se por uma abordagem teórica, bibliográfica, com enfoque qualitativo dos dados e informações relevantes quanto ao processo de ensino e aprendizagem das operações matemáticas, causas de dificuldades matemáticas, aspectos metodológicos e didáticos envolvidos nesses contextos, bem como atividades pedagógicas necessárias para intervenções que possibilitam levar o sujeito a construir formas de pensar e resolver os problemas matemáticos.

Palavras-chave: Discalculia. Aprendizagem. Ação pedagógica. Intervenção.

Downloads 12470  12470  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Guarulhos  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Fractais: uma nova visão da Matemática Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
FERNANDES, Jaqueline Aparecida

O mundo era visto de uma maneira Euclidiana, regular, até que os fractais começaram a ser estudados e passaram a ter valor científico. Assim sendo, o presente trabalho teve por objetivo fazer um estudo sobre os fractais, sua Geometria e algumas de suas aplicações, bem como ressaltar a importância de se trabalhar com tais conteúdos nas salas de aula de Ensino Fundamental e Médio.

Palavras-chave: Fractal. Geometria. Bernoit Mandelbrot.

Downloads 14938  14938  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unilavras  Site http://
Avaliação: 8.00 (5 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Avaliação da qualidade de softwares educacionais para o ensino de álgebra Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
FRESCKI, Francielle Buss

Este estudo objetivou analisar a qualidade de alguns softwares educacionais para apoio no ensino de Álgebra na Educação Básica. Para isto, pesquisou-se, de acordo com teóricos e documentos oficiais, quais as competências devem ser desenvolvidas em Álgebra. Elaborou-se uma revisão das modalidades de softwares educacionais, conforme indicativos a literatura. Foi feito um levantamento sobre as técnicas de avaliação de software educacional mais citadas em pesquisas da área. Para realizar as avaliações neste estudo, utilizou-se a metodologia de Reeves, que se divide em duas dimensões: pedagógica e de interface com o usuário. Os softwares analisados foram Aplusix II, GeoGebra, Funções, Graphmatica, MuPAD, WinPlot, SICRE, Maxima, Algebrus e Excel. Percebeu-se que todos os softwares analisados possuem potencialidades que podem ser exploradas para auxiliar o ensino de Álgebra. Contudo, alguns desses programas, como o SICRE e o Aplusix II possuem o seu conteúdo estruturado de forma a facilitar a construção do conhecimento, pois foram construídos a partir de pesquisas de conceituadas universidades, visando serem utilizados como apoio em sala de aula e, portanto, vislumbram mais aspectos direcionados para aprendizagem de Matemática que outros programas computacionais, criados para outros fins.

Palavras-chave: Ensino de Álgebra. Avaliação de softwares. Software educacional.

Downloads 17302  17302  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unioeste  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Um programa de Geometria para a sétima série e relato de uma experiência com uma turma na Escola Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
MAGALHÃES, Otávio Luciano Camargo Sales

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um programa de ensino de Geometria, de 6 meses, intercalados ou contínuos, na 7ª série do Ensino Fundamental, que sirva tanto para alunos que nunca tiveram contato com a geometria, quanto àqueles que tenham uma sólida base geométrica, sem perder qualidade.

Downloads 18003  18003  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática  Site http://
Avaliação: 8.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental I Popular Versão: pdf
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
Soares, Maria Rosana

Este trabalho apresenta uma proposta de aplicação da Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem de Matemática, tendo como finalidade buscar um ensino mais significativo de Matemática, contextualizando a disciplina no dia a dia do aluno e, também, levantar alguns pontos que possam subsidiar a aprendizagem da Matemática no ensino de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Para tanto, apresentamos a caracterização do Ensino Fundamental, contextualizamos a implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos e relatamos o planejamento escolar na área de Matemática. Depois desta realização, abordamos os conceitos de Modelagem Matemática mostrando as contribuições e a utilização da mesma no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental I e, em seguida, apresentamos uma proposta de aplicação de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental I.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino fundamental. Estratégia de ensino e aprendizagem.

Downloads 21053  21053  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Materiais manipuláveis: mediadores na (re)construção de significados matemáticos Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
JANUÁRIO, Gilberto

Este trabalho objetiva analisar o uso de Materiais Manipuláveis no processo de ensino e de aprendizagem, com foco em “para que”, “por que” e “como” utilizá-los, a fim de verificar as contribuições que propiciam enquanto mediadores na (re)construção de significados matemáticos. A coleta de informações foi subsidiada por pesquisa bibliográfica, fundamentada em Lorenzato, Fiorentini, Matos e Serrazina, Bezerra, Moraes e Chaves; por trabalho de campo, com Grupo de Estudos, e auxílio de questionário estruturado aberto e de Fichas de Trabalho, as quais solicitavam i. o tratamento da correspondência Material Dourado-Números Naturais, por meio da resolução de operações mediadas por esse instrumento; e ii. por relato dos participantes. A análise, realizada sob a abordagem do tipo qualitativa com cunho exploratória e descritiva, conduziu à reflexão quanto à autonomia de cada participante no processo e quanto à postura do professor-pesquisador, possibilitando descobertas.

Palavras-chave: Materiais manipuláveis. Materiais Didáticos. Significado matemático. Aprendizagem matemática.

Downloads 21639  21639  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UnG- Universidade de Guarulhos  Site http://
Avaliação: 10.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Função quadrática: um estudo sobre as representações gráficas Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
DORIGO, Marcio

Esta pesquisa tem como um dos principais objetivos investigar e analisar o processo de ensino/aprendizagem do comportamento gráfico de uma função polinomial do segundo grau, no que diz respeito aos seus deslocamentos nos eixos cartesianos, com foco nas diferentes representações, fundamentando-se na teoria dos registros de representação de Raymond Duval. Pretendemos mostrar que por meio de observações, de relações com outros conteúdos e com discussões em grupo, os alunos podem conseguir perceber que mudanças ocorridas na expressão algébrica acarretam mudanças na representação gráfica e vice-versa. Para desenvolver a pesquisa, foi realizado um trabalho com oito alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual situada na periferia de São Paulo, onde esses alunos analisaram juntos, cinco situações de gráficos de funções do segundo grau já prontos e responderam algumas questões. Essa análise se realizou fora do período normal de aula, onde os alunos se apresentaram voluntariamente. Utilizando como principal referencial teórico o conceito de registros de representação semiótica desenvolvida por Duval, foi possível perceber que os diferentes registros de representação descritos pelo pesquisador favoreceram o processo de aprendizagem na análise dos gráficos de funções polinomiais de segundo grau no que se refere à representação das funções dadas em forma incompleta e fatorada. Não foram analisadas situações de funções polinomiais de segundo grau completa na forma f(x)=ax2+bx+c apenas exploramos a forma canônica da expressão de segundo grau.

Palavras-chave: Função polinomial do 2ºgrau. Registro de representação. Análise de gráfico. Expressão Algébrica.

Downloads 21981  21981  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC – São Paulo.  Site http://
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Tendências da educação matemática na formação de professores Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
SIQUEIRA, Regiane Aparecida Nunes de

Com o desenvolvimento das tecnologias ocorrem mudanças no comportamento da sociedade. Essas mudanças também se refletem nas salas de aula. Torna-se cada vez mais difícil despertar nos alunos, que vivem numa sociedade amplamente tecnológica, o interesse por aulas cuja metodologia baseia-se em exposição oral e têm como único recurso o quadro de giz. Contudo, em geral, os professores não estão preparados para trabalhar nesta nova realidade tecnológica. Mesmo professores recém-formados não se sentem preparados para diversificar as aulas e relacionar os conteúdos programáticos com a realidade vivenciada pelos alunos. Neste trabalho questiona-se, no caso especial de professores de Matemática, se essa falta de preparo não estaria relacionada ao fato de os cursos de formação de professores não possuírem uma disciplina própria para desenvolver as Tendências da Educação Matemática, bem como, sua aplicação em sala de aula. Dessa forma, esse trabalho partiu de uma pesquisa bibliográfica que abordou a importância da formação de professores e das tendências da Educação Matemática nesta formação. Finalizou-se com a realização de uma interconexão entre estas tendências. Concluindo então, que é possível, por meio das Tendências da Educação Matemática formar professores mais bem preparados para atuarem nas salas de aulas de uma sociedade que cada vez mais conta com recursos tecnológicos.

Palavras-chave: Formação de professores. Tendências da educação matemática. Ensino-aprendizagem.

Downloads 32919  32919  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 8.00 (6 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 »