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Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!O ensino de Matemática em Sinop nos anos de 1973 a 1979: uma História Oral temática Popular Versão: 
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
LANDO, Janice Cassia

A presente pesquisa teve por objetivo contribuir para a construção do registro da história do município de Sinop, em especial com a história da educação, no que se refere ao ensino da Matemática no período de 1973 a 1979. Gostaríamos de entender, ao menos em linhas gerais, o caminho percorrido pelo ensino de Matemática em Sinop, no período pesquisado. Foram entrevistadas sete pessoas, entre as quais, três professores, dois pais e dois alunos, envolvidos nas atividades relativas à educação no período estabelecido. Utilizamo-nos de entrevistas abertas, com o uso de um roteiro, que foram gravadas em fita k-7, transcritas e textualizadas, conforme indicam os parâmetros metodológicos da História Oral. Os principais autores utilizados em nosso referencial teórico foram: José Carlos Sebe Bom Meihy e Paul Thompsom, nos quais nos orientamos na condução de nossa pesquisa. Foi possível constatar através dos depoimentos, o quanto foram problemáticos os primeiros anos do ensino de Matemática em Sinop, onde havia uma carência de professores formados, de salas de aula, de materiais didáticos, inclusive um livro didático, com o qual, o professor poderia preparar suas aulas; por outro lado, havia uma demanda enorme de alunos que chegavam de outras regiões do país diariamente, junta-se a isso as dificuldades inerentes à vida em uma cidade no início de sua colonização na região norte do estado de Mato Grosso.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. História de Sinop. História oral. História da Educação Matemática.

Downloads 1174  1174  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática  Site http://
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Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!O ensino das frações Popular Versão: 
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
CAVALIERI Leandro

Este trabalho tem por objetivo focalizar as frações através de um estudo bibliográfico, permitindo a compreensão deste conteúdo que normalmente não é facilmente assimilado. Procura-­se expor esse tema de forma simples, mas clara, caracterizando as frações, apresentando sua definição e elementos o que fundamenta o principal objetivo deste estudo, que é o de abordar o ensino das frações através de uma proposta metodológica que facilite a compreensão das frações pelos alunos, que por sua vez, podem melhor assimilar esse conteúdo. Através de materiais concretos são sugeridas algumas atividades que podem contribuir, se bem manuseada, para um aprendizado mais eficaz e posteriormente mais duradouro.

Palavras­-chave: Frações. Ensino. Matemática.

Downloads 62597  62597  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unipar - Universidade Paranaense  Site http://
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Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!O Determinante de uma Matriz Popular Versão: 
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
BONFIM, João Pereira

Neste trabalho definimos o determinante de uma matriz a partir da expansão de Laplace. Mostramos, então, que o determinante definido dessa forma é uma função multilinear alternada (em relação às linhas da matriz) e assume o valor 1 na matriz identidade. Ou seja, o Teorema de Laplace é equivalente à definição usual de determinante. O determinante aparece em estudo de volumes de sólidos tridimensionais, mudança de coordenadas, Inversibilidade de matrizes, resolução de equações lineares etc. Há várias formas equivalentes de se definir determinante, o que fornece formas alternativas de cálculo, adequadas para diferentes formas de matrizes. O nosso objetivo é mostrar que podemos definir determinante como um procedimento indutivo, que é uma forma direta e acessível a um aluno de ensino médio, além de ser um modo matematicamente rigoroso.

Palavras chaves: Determinante. Matrizes. Expansão de Laplace.

Downloads 3906  3906  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://
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Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!O Ensino Aprendizagem da Matemática para aluno com Síndrome de Down em contexto de inclusão: um estu Popular Versão: 
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
BOURSCHEID, Sabrina

A Política Nacional de Inclusão oficializada pela LDB 9394/96 e reafirmada na Resolução 01 de 11/9/2001 garantem a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, dentre estes os com Síndrome de Down. A inclusão não se restringe à presença física do aluno, mas ao direito de se beneficiar de uma pedagogia que possibilite o desenvolvimento de suas capacidades intelectual, afetiva e social, promovendo o seu desenvolvimento integral, respeitando suas limitações e potencializando o aprendizado. Nessa perspectiva, investigamos como ocorre o ensino da Matemática para o aluno com Síndrome de Down em contexto de inclusão em uma escola da rede estadual do Município de Sorriso/MT, caracterizando-se como estudo de caso, sendo sujeito da pesquisa uma aluna inserida na 8ª série do Ensino Fundamental. A pesquisa é Qualitativa, descritiva e interpretativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação realizada em situações de ensino/aprendizagem de Matemática e questionários semiestruturados dirigidos ao professor de Matemática, ao coordenador da escola, a aluna com Síndrome de Down e sua mãe. Fundamentaram esta pesquisa, os autores: Aranha (2000), Baraldi (1999), Batista (2007), Bissoto (2005), Pueschel (1993), Saad (2003) e outros. Os resultados confirmam o que afirmam os autores estudados, ser perfeitamente possível o aluno com Síndrome de Down aprender Matemática, desde que lhe sejam dadas condições apropriadas, uso de metodologia adequada com manipulação de materiais diversificados e conteúdos matemáticos significativos, relacionados a situações da vida cotidiana, como comprar, pagar, cálculos de preços e outras. Percebemos que as dificuldades do aluno com Síndrome de Down quanto à Matemática se relacionam à capacidade de abstração em situações complexas e, tal como qualquer outro aluno, poderá ter maior ou menor dificuldade para aprender Matemática. Concluímos que o sucesso da inclusão não depende só do professor e de sua metodologia, mas de todos os envolvidos neste processo: aluno, família, escola, demais alunos e sociedade.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Síndrome de Down. Ensino-aprendizagem de Matemática.

Downloads 2910  2910  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unemat  Site http://
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Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!O algoritmo da divisão: o “método americano” da divisão e os resultados obtidos com alunos da 2ª e 3 Popular Versão: pdf
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
NHONCANCE, Leandro

Esta monografia tem a intenção de investigar as dificuldades que alguns estudantes do Ensino Médio e, portanto, na fase final da educação básica, encontram na resolução da operação de divisão de Números Naturais por meio de alguns algoritmos que são ensinados e são muito utilizados em todo período da vida estudantil. Procuro ensinar o método de divisão por estimativas, conhecido também como “método americano”, para dirimir algumas situações de dificuldades encontradas na resolução do algoritmo operatório da divisão. Investigo o entendimento intuitivo que meus alunos têm da divisão partitiva envolvendo quantidades contínuas e em tarefas que tenham que estimar o valor relativo dos quocientes ao invés de calcular o seu valor absoluto. Os resultados indicam que a experiência em estabelecer comparações entre partilhas idênticas precede e parece constituir experiência fundamental ao aluno para a compreensão das relações entre os termos envolvidos na operação de divisão.

Palavras-chave: Números naturais. Divisão. Partilha. Algoritmo. Estimativa e método americano.

Downloads 7407  7407  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC/SP  Site http://
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Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental I Popular Versão: pdf
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
Soares, Maria Rosana

Este trabalho apresenta uma proposta de aplicação da Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem de Matemática, tendo como finalidade buscar um ensino mais significativo de Matemática, contextualizando a disciplina no dia a dia do aluno e, também, levantar alguns pontos que possam subsidiar a aprendizagem da Matemática no ensino de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Para tanto, apresentamos a caracterização do Ensino Fundamental, contextualizamos a implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos e relatamos o planejamento escolar na área de Matemática. Depois desta realização, abordamos os conceitos de Modelagem Matemática mostrando as contribuições e a utilização da mesma no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental I e, em seguida, apresentamos uma proposta de aplicação de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental I.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino fundamental. Estratégia de ensino e aprendizagem.

Downloads 20916  20916  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
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Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Modelagem e Temas Transversais: Alternativas para o Ensino de Matemática Financeira e Estatística Popular Versão: pdf
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
STRIEDER, Carine Maria

Na presente pesquisa, propomos a utilização da Modelagem Matemática como ferramenta de ensino que possa contribuir no processo de ensino-aprendizagem, além de sua importância no estudo de fenômenos e desenvolvimento de softwares que venham contribuir no processo de modernização e informatização. Procuramos também proporcionar momentos de discussão envolvendo Temas Transversais. Temos como objetivos, verificar se a proposta da Modelagem Matemática pode contribuir com o processo de aprendizagem; verificar como a Modelagem Matemática atua no processo de informatização e de desenvolvimento de softwares de determinadas áreas do conhecimento; proporcionar, através da Modelagem Matemática, uma melhor compreensão de alguns fenômenos da natureza e da sociedade; proporcionar meios para que haja discussões envolvendo Temas Transversais. Para fundamentação teórica recorremos, entre outros, aos autores: Bassanezi (2002), Biembengut (2003) e Monteiro (2001). Como metodologia de pesquisa, buscamos a qualitativa, realizando intervenção em sala de aula em uma turma de Técnico em Contabilidade nas disciplinas de Matemática Financeira e Estatística, além de pesquisas bibliográficas em diversos meios. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois verificamos que a Modelagem Matemática contribui significativamente no processo de ensino-aprendizagem, além de ser importante no desenvolvimento informática e na modernização do mundo. No que diz respeito aos Temas Transversais, tivemos momentos muito oportunos, com produtivas discussões envolvendo-os. Encontramos também dificuldades, tais como o tempo, que foi pequeno para o desenvolvimento de todo o trabalho. Apesar das dificuldades constatamos, que os temas são alternativas importantes e produtivas, no decorrer de todo o processo de pesquisa, sendo assim, consideramos que sejam viáveis no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-Chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Temas transversais.

Downloads 7589  7589  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Instituto Varzeagrandense de Educação  Site http://
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Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Dificuldades na apendizagem Matemática Popular Versão: 
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
SANTOS, Josiel Almeida; FRANÇA, Kleber Vieira; SANTOS, Lúcia Silveira Brun

Este trabalho descreve como o ensino da Matemática com o passar do tempo foi evoluindo se tornando cada vez mais necessário para uma melhor compreensão das causas e dificuldades na aprendizagem desta disciplina. A história da Matemática tem nos mostrado que aquilo que nos parece pura abstração, pura fantasia matemática, mais tarde se revela como um verdadeiro celeiro de aplicações práticas. Na verdade aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia a dia. Portanto, a mediação do professor é fundamental para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobre o que se está aprendendo. Mediar não é dar a resposta, é conduzir ao raciocínio de maneira segura e dinâmica, motivando o aluno, construindo com ele a evolução de seu aprendizado em todos os momentos das dificuldades. Diante do que foi visto, conclui-se que a Matemática precisa ser ensinada usando estímulos da capacidade de investigação lógica do aluno, fazendo-o raciocinar. Consequentemente a tarefa básica do professor é o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento crítico e da criatividade apoiados não só na reflexão sobre os conhecimentos adquiridos pela Ciência em questão, mas também sobre suas aplicações à tecnologia e ao progresso social.

Palavras-chave: Dificuldades. Aprendizagem Matemática.

Downloads 81145  81145  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitário Adventista de São Paulo  Site http://
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Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Análise de conteúdo de livros didáticos: contribuições à prática do professor de Matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
JANUARIO, Gilberto

Esta Monografia visa ao estudo de análise de conteúdo presentes nos livros didáticos de Matemática, objetivando identificar quais são as contribuições e implicações, para a prática do professor, desse recurso metodológico. Foi realizada uma investigação acerca do tema Função, pois, em nossa prática, identificamos que os alunos apresentam dificuldades ao trabalhar com esse conteúdo. O interesse nessa temática justifica-se uma vez que seu conceito e aplicação estão presentes em outros diversos conteúdos matemáticos. Percebemos, também, que essa temática tem sido foco de alguns trabalhos acadêmicos (OLIVEIRA, 1997; ROSSINI,2006; MAIA, 2007). Para o desenvolvimento da pesquisa foram estudados três livros didáticos do 9º ano na intenção de identificar de que modo os autores abordam a introdução ao conceito de Função; realizamos a análise de conteúdo pela perspectiva da pesquisa do tipo qualitativa conforme concebem Bogdan e Biklen (1994); para a análise crítica das estratégias utilizadas pelos autores, nos pautamos na Organização Praxeológica presente na Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1999), referente às Tarefas, Técnicas, Tecnologias e Teorias. Na análise dos tipos de tarefas propostas nos livros escolhidos, observamos: (i) se apresentam abordagem histórica do conceito de Função; (ii) se possibilitam favorecer a fase adidática, conforme a Teoria das Situações Didática (BROUSSEAU, 2008); e (iii) se apresentam diferentes tipos de registros de representação e suas devidas conversões, presentes na teoria de Duval (2003). Ao final da investigação, constatamos que realizar análise de conteúdo pode despertar nos professores de Matemática um olhar crítico e investigativo frente ao processo de seleção de material didático, situações-problema e elaboração de atividades.

Palavras-chave: Livro didático. Conceito de função. Prática pedagógica em Matemática. Organização praxeológica.

Downloads 40370  40370  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IFECT – SP  Site http://
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Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Situações-problema como introdução de conteúdos de Ensino Médio  Popular Versão: PDF
Atualização:  15/7/2013
Descrição:
ABRIL,Roman Hector

Estudos pedagógicos indicam a importância de introduzir novos conteúdos aos alunos por meio de situações-problema, seguindo modelos construtivistas e não formalistas. A proposta do projeto é, após uma abrangente digressão teórica, de elencar, para os campos temáticos das progressões a ritméticas e geométricas e das funções exponenciais e logarítmicas, um conjunto de problemas próprios para servir de introdução ao tema e despertar o interesse do aluno no assunto. Desta forma, o professor poderá escolher qual problema se adapta melhor às suas necessidades e da sua turma. Dessa maneira, pretende-se construir um esboço de um guia de problemas matemáticos associados a cada assunto, que pode ser aplicado por qualquer professor de Matemática. Esse compêndio tem aplicação prática direta, independente do conteúdo curricular, uma vez que o professor poderá buscar os exercícios relacionados a um determinado tema. Pretende-se, assim, demonstrar que é possível criar um guia de problemas matemáticos amplo, de utilidade prática e simples por qualquer professor.

Palavras-chave: Educação Matemática. Metodologia. Situações-problema. Progressões. Funções Exponenciais. Logaritmos.

Downloads 4375  4375  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://www.ufpr.br
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