Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
A Literatura como veículo difusor de ideologias |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
BONALDI, Franciane Fernandes
Não existe discurso neutro. Todo discurso tem determinada intencionalidade, e a esta regra não escapa ao discurso literário. O escritor, invariavelmente, tem uma ideologia, e a obra que produz é o meio que utiliza para difundi-la. Dependendo da forma como a obra é configurada, pode não só influenciar o leitor, mas também persuadi-lo a adotar conceitos e práticas que sequer cogitaria se não tivesse sido inspirado pela leitura. A obra literária serve tanto para legitimar as instituições detentoras do poder, quanto para desmascará-las. Não só os revolucionários se serviram da arte para propagar a sua indignação e dar voz as suas reivindicações, também a Igreja e o Estado serviram-se dela para converter os fiéis e moralizar a população. Ao mesmo tempo em que age sobre a sociedade, o texto literário é influenciado por ela. Tal inter-relação se dá pelo fato de que todo discurso é originado dos discursos pré-existentes e, por sua vez, acabará se tornando parte do sedimentado cultural que servirá de base a outros discursos que surgirão com o decorrer da história.]
Palavras-chave: Argumentação. Literatura. Ideologias.
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8054 0 bytes FAFIPAR http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
Um paralelo entre os casais protagonistas das obras Olhai os Lírios do Campo e São Bernardo |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Patricia de Souza
Este trabalho estuda a possibilidade de traçar um paralelo entre os casais protagonistas das obras "Olhai os Lírios do Campo" e "São Bernardo". O estudo das relações é feito por meio de uma análise psicológica dos protagonistas das obras focalizando, prioritariamente, o desejo de ascender socialmente representado na figura de Eugênio e Paulo Honório e a maneira como as personagens femininas, Olívia e Madalena, problematizam a vida desses personagens contrapondo materialismo e humanismo. De um lado, encontram-se valores ligados à uma sociedade extremamente capitalista e, de outro, valores ligados à solidariedade e à religião. Para esse fim, antes da análise psicológica das personagens é feita uma reflexão acerca do romance de 30, utilizando como base a obra "O romance de 30" de José Hildebrando Dacanal.
Palavras-Chave: Paralelo. Casais. Protagonistas. Ascensão.
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5237 0 bytes Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
O Discurso da Educação em Frase feita, que Valores, Crenças e representações o Slogan de Escolas Evi |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
MACHADO, Maria Aparecida dos Santos
Partindo de princípios elementares da Análise do Discurso, este trabalho analisa slogans de escolas para evidenciar quais imagens, em relação a conceitos como Escola, Educação e formação humana, são veiculadas em enunciados condensados em frases de efeito. Discute, ainda, o papel da linguagem e os mecanismos de convencimento, utilizados na construção desses enunciados.
Palavras-Chave: Slogan. Educação. Formação Humana. Discurso. Linguagem de Propaganda.
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4726 0 bytes UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
Diálogos entre o narrador e o leitor nos contos machadianos |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
MARTINEZ, Flavia
O trabalho apresenta um paralelo entre as literaturas brasileira e portuguesa, usando textos de dois grandes representantes de cada uma delas, Machado de Assis e Almeida Garrett. Faz-se um paralelo entre eles, tendo como foco principal o romance "Viagensna minha terra", de Garrett e alguns contos de Machado de Assis. Faz-se, ainda, um apanhado geral sobre as questões em torno do surgimento do narrador e da narrativa, assim como das influências literárias dos dois escritores, inscritos numa mesma linhagem literária. Por fim, traça-se um paralelo entre a seleção de contos com o romance, dando um foco maior para os diálogos com o leitor e suas implicações.
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4623 0 bytes URPR http://www.letras.ufpr.br/graduacao/monografias/ps_2008.htm |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
A importância de trabalhar a Ciberleitura na escola |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de
Pesquisa sobre a importância de trabalhar com a tecnologia na sala de aula. O estudo faz uma modesta discussão sobre o hipertexto e a importância dele ser trabalhado na aula de Língua Portuguesa. Sendo muito difícil, nos dias de hoje, distanciar-se da tecnologia, visto que ela está em muitos lugares, propõe-se uma atividade para ajudar o aluno a desenvolver a ciberleitura e usar a tecnologia de maneira útil e consciente. Acredita-se que o aluno precisa usar a tecnologia segundo suas necessidades e não ficar à disposição das necessidades tecnológicas. Essa atividade consiste na criação de uma homepage. Por meio dela, o aluno trabalhará a leitura, a produção e a interpretação de texto. A monografia tem base em alguns teóricos como Roger Chartier, Vygotsky, Pierre Lévy, Piaget, Smith, entre outros.
Palavras-chave: Tecnologia na sala de aula. Hipertexto. Homepage.
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4516 0 bytes PUC-PR http:// |
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