Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
Diálogos entre o narrador e o leitor nos contos machadianos |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
MARTINEZ, Flavia
O trabalho apresenta um paralelo entre as literaturas brasileira e portuguesa, usando textos de dois grandes representantes de cada uma delas, Machado de Assis e Almeida Garrett. Faz-se um paralelo entre eles, tendo como foco principal o romance "Viagensna minha terra", de Garrett e alguns contos de Machado de Assis. Faz-se, ainda, um apanhado geral sobre as questões em torno do surgimento do narrador e da narrativa, assim como das influências literárias dos dois escritores, inscritos numa mesma linhagem literária. Por fim, traça-se um paralelo entre a seleção de contos com o romance, dando um foco maior para os diálogos com o leitor e suas implicações.
|
4569 0 bytes URPR http://www.letras.ufpr.br/graduacao/monografias/ps_2008.htm |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
Entre o discurso da prática e a prática do discurso: análise das discussões do Grupo Pacto ... |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SMAAL, Beatriz Portella
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as relações entre o discurso da prática e a prática do discurso no âmbito das discussões do Grupo Pacto, grupo virtual de tradutores da obra "Harry Potter and the Half-Blood Prince", de Joanne Kathleen Rowling. Apresentaremos, inicialmente, nossa compreensão das noções básicas de pressuposto, concepção, discurso e prática. Em seguida, tendo como corpus o conjunto de mensagens eletrônicas trocadas entre os integrantes do Grupo ao longo do processo de tradução da referida obra, elencaremos os tópicos centrais de tradução discutidos pelo Grupo. Por fim, analisaremos os pressupostos e as concepções que subjazem a essa discussão, bem como a relação entre o discurso sobre a tradução e sua prática, em especial no que diz respeito à questão da fidelidade.
Palavras-chave: Tradução. Tradução virtual. Fidelidade. Harry Potter.
|
725 0 bytes http://www.letras.ufpr.br http://www.letras.ufpr.br |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
Histórias de índio, de Daniel Munduruku, e Will´s Garden, de Lee Maracle: Afirmando a Identidade Ind |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Sandy Anne Czoupinski de
A presente pesquisa procura mostrar como as narrativas da chamada literatura pós-colonial, em especial duas obras de escritores nativos, um brasileiro e uma canadense, Daniel Munduruku e Lee Maracle, respectivamente, buscam estabelecer a identidade indígena através da reconstrução da imagem do índio. Ao analisarmos "Will ́s Garden", de Lee Maracle, e "Histórias de Índio", de Daniel Munduruku, buscamos apontar características e elementos da literatura de produção nativa, demonstrando como os autores escolhem escrever para o público infanto-juvenil para educar as novas gerações sobre o índio real.
Palavras-chave: Literatura aborígene canadense. Literatura indígena brasileira. Identidade. Pós-colonialismo. Lee Maracle. Daniel Munduruku.
|
858 0 bytes http://www.letras.ufpr.br http://www.letras.ufpr.br |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
Mato Grosso e suas Lendas num Contexto Pedagógico |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ALVARENGA, Maria Izilda
Vivemos num país em constante desenvolvimento, onde se torna um erro dizer que uma região é mais ou menos rica em cultura que outra. Nota-se que os indivíduos das mais diversas culturas e costumes se interligam e se interagem no sentido de experimentar, inovar e transformar, pois nos dias atuais não existe uma cultura única e pura, mas encontra-se muitas vezes uma miscigenação de hábitos e costumes que transformar o modo de vida dando um novo curso à sua trajetória. Dessa forma objetiva-se resgatar e valorizar as lendas regionais, como expressões da cultura de um povo, sob a ótica do próprio povo que a produz e perpetua. Sendo notório que as lendas contêm um valioso recurso pedagógico e, por meio de um intercambio cultural entre Escola e Comunidade, constata-se uma vez mais que os textos literários devem ser abordados de maneira contextualizada, o que certamente terá um sentido significativo para a criança que está inserida num processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Palavras-chave: Literatura Infantil e infanto-juvenil, cultura, aprendizagem.
|
10022 0 bytes UNEMAT http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
O Discurso da Educação em Frase feita, que Valores, Crenças e representações o Slogan de Escolas Evi |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
MACHADO, Maria Aparecida dos Santos
Partindo de princípios elementares da Análise do Discurso, este trabalho analisa slogans de escolas para evidenciar quais imagens, em relação a conceitos como Escola, Educação e formação humana, são veiculadas em enunciados condensados em frases de efeito. Discute, ainda, o papel da linguagem e os mecanismos de convencimento, utilizados na construção desses enunciados.
Palavras-Chave: Slogan. Educação. Formação Humana. Discurso. Linguagem de Propaganda.
|
4671 0 bytes UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB |
|