Categoria: História Monografias |
Literatura Cômica Medieval: uma abordagem história da personagem Gargantua de François Rabelais |
Versão: PDF Atualização: 25/10/2013 |
Descrição:
SIENA, Rafael M.
Este trabalho tem por objetivo o estudo da obra Gargantua, de François Rabelais. Para tanto, ao longo da pesquisa tivemos de fazer algumas escolhas, devido à amplitude de possibilidades e riqueza de conteúdo. Desta forma, o presente trabalho faz um levantamento histórico sobre a literatura medieval - da maneira que ela se caracteriza ao longo dos séculos, até chegarmos à publicação de Gargantua. Partindo de algumas fontes historiográficas, podemos perceber como o Homem Medieval foi se modificando e se estruturando através dos séculos XI ao XV. Vemos que o intelectual medieval adquiriu espaço nas cidades, pois o seu oficio – ensinar – estava crescendo junto com elas. Aqui pensamos como a sociedade medieval do ocidente relacionava-se com obras como a de Rabelais. Levando em conta que esta obra expressa o desejo contido, e por vezes reprimido, dos seguimentos sociais mais baixos do medievo ocidental, pensamos em como Rabelais utilizou este fato para tecer sua crítica a sociedade da época. Assim, partimos para o foco na obra de François Rabelais, que é o ensino destinado a Gargantua. Vemos que este – por vezes conflitante – vai ser destinado a construir o herói de Rabelais. Por fim, notamos que Gargantua se tornou um grande guerreiro que defendeu o reino de seu pai, e, sendo assim, se aproximou muito dos cavaleiros medievais pertencentes à nobreza.
Palavras-chave: História Medieval. Literatura. Intelectual. François Rabelais. Gargantua. Herói. Educação. Guerreiro.
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8966 0 bytes UEL http://www.uel.br/portal/ |
Categoria: História Monografias |
A construção histórica do sentimento de infância |
Versão: PDF Atualização: 24/10/2013 |
Descrição:
BARBOSA, Hamilton E.
Este estudo traz um olhar com base nas mentalidades sobre a infância, em um período medieval logo no final do século XIII, na França. Percebe-se que nesse período há uma falta de sentimento para com a infância, a criança está inserida no contexto da vida adulta - o contrário que ocorre no período moderno, início do século XVII. Assim, buscando um elemento que fundamenta este estudo, fora encontrado a família, que é o principal responsável por esta falta de sentimento. Esta relação se dá, a princípio, pela forma que se desenvolve os laços familiares no período medieval, a partir das relações com a terra; e no período moderno, com a mudança da mentalidade e a forma da família se relacionar, mantendo laços mais estreito, surgindo, assim, uma certa afetividade que trará um sentimento de compaixão pelo ser infantil. Este estudo fora possível, pois os elementos textuais que deram base para esta pesquisa se encontram nos livros de teóricos como, Philippe Ariès (História Social da Criança e da Família), Jurandir F. Costa (Ordem, Médica e Familiar) entre outros teóricos, dos quais ajudaram identificar que a infância partindo desta ótica é um processo de construção social, que parte de uma família que também foi mudada, juntamente com toda sociedade que vai do fim da idade média ao início da idade moderna. Nesta mudança, além da família, a sociedade e os inúmeros elementos que a compõe, são mudados por conta de uma adequação deste termo, tais como: educação, comportamento afetivo, escola, arte, trabalho, elementos da família, como pai, mãe, e a própria igreja em sua aplicação da educação religiosa, tornando, assim, possível a mudança que daria origem a infância moderna.
Palavras-chave: Infância. Família. Educação. Religião. Idade Média. Idade Moderna.
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33887 0 bytes UNIVERSO http://www.universo.edu.br/portal/ |
Categoria: História Monografias |
Educação no campo prática pedagógica |
Versão: PDF Atualização: 25/10/2013 |
Descrição:
REIS, Rosini M.; SOUZA, Neli P.
O objetivo do trabalho foi analisar o comportamento de homens e mulheres e as diversas visões sobre a manutenção da prática pedagógica para a educação do campo no Brasil, como forma de contribuir para a história inclusiva brasileira. Mas, ainda hoje, várias pessoas se mostram, ou não conseguem enxergar ou fingem não ver a necessidade da integração social discutida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais contidos na Nova LDB, texto da lei n. 9.394/96. A pesquisa caminhou-se na tentativa de disseminar as informações colhidas, buscando provocar, na sociedade brasileira e órgãos públicos, a adesão ao movimento inclusivista, para implantar e aumentar no quadro de ensino regular a educação do Campo. Por meio da consulta bibliográfica, percebeu-se a falta de preparação e qualificação profissional dos professores, sendo essas fundamentais para inclusão da metodologia voltada para as questões pedagógicas do campo no sistema educacional. Constatou-se que a inclusão da Educação do Campo, no Brasil, caminha lentamente. Aos poucos os professores estão começando a acreditar na aprendizagem do reconhecimento da diversidade do campo. Acredita-se que questões pertinentes às pessoas do setor rural são difíceis de serem tratadas, por envolverem vários aspectos sociais: o governo, a sociedade, a profissionalização dos professores e o preconceito.
Palavras-chave: Educação. Campo. Conscientização.
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59061 0 bytes UNIVALE http://www.univale.br/capa/ |
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