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Categoria: História Monografias
Fazer Download agora!O cinema nas aulas de História: a representação da identidade Popular Versão: PDF
Atualização:  25/10/2013
Descrição:
LAGE, Angélica A. de Carvalho G.

Trabalho de conclusão de curso na área de Ensino de História, que analisa a relação entre cinema e História, e a representação dos afrodescendentes na cultura brasileira e, especificamente, no cinema nacional. Analisa o filme "Filhas do Vento” como uma alternativa diferenciada de abordagem da identidade dos afrodescentes no cinema. Por fim, como forma de abordar esta difícil temática, propõe-se uma metodologia de aplicação na tentativa de indicar um possível caminho de utilização do cinema enquanto documento historiográfico em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de História. Cinema. Afrodescendente.

Downloads 1568  1568  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UENP  Site http://www.uenp.edu.br/
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Categoria: História Monografias
Fazer Download agora!Rompendo barreiras: Enedina, uma mulher singular Popular Versão: PDF
Atualização:  2/12/2013
Descrição:
SANTANA, Jorge L.

Este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória da curitibana Enedina Alves Marques, nascida em 1913, a primeira mulher a concluir o Curso de Engenharia no Paraná. A proposta da pesquisa é desvendar, enquadrar e dar manutenção à sua memória ao analisar o seu curso de vida. Ao mesmo tempo, busca-se também fornecer um exame sobre os dados qualitativos e quantitativos da sua trajetória na Faculdade de Engenharia do Paraná, no campo profissional e na sociedade. A pesquisa possui um embasamento teórico-metodológico com discussões e argumentação sobre a História Cultural e a Micro-História pensada a partir de Peter Burke, Roger Chartier e Geovani Levi. A Biografia é usada aqui como ferramenta metodológica tendo como referências François Dosse, Levi e Pierre Bourdieu, e o uso do Gênero como categoria de análise historiográfica por Joan Scott. A pesquisa evidenciou mostras de um tratamento hierarquizado nas diferentes instituições pelas quais Enedina passou, seguindo um padrão normativo de classe social, etnia, gênero e relações de poder.

Palavras-chave: Biografia. Engenharia. Enedina. Memória e História. Gênero. Etnia.

Downloads 2864  2864  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://www.humanas.ufpr.br/portal/historia/
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Categoria: História Monografias
Fazer Download agora!As duas faces de uma só figura: historiografia e literatura em Sérgio Buarque de Holanda Popular Versão: PDF
Atualização:  25/10/2013
Descrição:
LIMA, Rafael F. Braga de

Após a Escola dos Annales, a produção historiográfica modificou-se de forma demasiada, provavelmente devido a colaboração de Marc Bloch e outros pensadores da época. Com o passar do tempo, os historiadores instituiram novas formas de conhecimentos historiográficos através a história cultural. No entanto, a leitura não ficou fora desse campo, isto é, as práticas de leitura demonstram de que forma se constitui o pensamento de um momento histórico. Neste trabalho, modficando o que já foi produzido por Roger Chartier, Robert Darnton, entre outros que se debruçaram a partir das formas de leitura de uma "comunidade", a análise feita aqui é uma continuação de trabalhos anteriores, uma análise do pensamento de Sérgio Buarque de Holanda através de suas práticas de leitura.

Palavras-chave: Crítica literária. Historiografia. Leitura. Sérgio Buarque de Holanda.

Downloads 3786  3786  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: História Monografias
Fazer Download agora!Guerra das Malvinas: uma abordagem dos antecedentes, motivos e desfecho  Popular Versão: PDF
Atualização:  25/10/2013
Descrição:
HENRIQUES, Amilson B.

A presente monografia vem a ser uma breve análise do que foram os últimos anos da ditadura militar Argentina, estando esta intrinsecamente combinada e responsabilizada pela última guerra ocorrida no continente Sul Americano, no primeiro semestre de 1982, guerra esta que se convencionou ser chamada de: A Guerra das Ilhas Malvinas. Há, logicamente, que se fazer um paralelo com a ditadura brasileira, pois houve também na Argentina deste período, assim como na ditadura no Brasil, os mesmos problemas de desaparecimento de pessoas, abuso de autoridade, terror, repressão de diversas maneiras e de diferentes tipos e níveis possíveis e, também, muita estupidez econômica. No entanto, o que se visa enfocar é o desenvolver do processo de guerra e as motivações para que esta se realizasse.

Palavras-chave: Relações de poder. Relações culturais. Relações de trabalho. Guerra. Argentina. Inglaterra.

Downloads 4338  4338  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: História Monografias
Fazer Download agora!Eleições para o senado no Paraná (1978): protagonismo da Rádio Alvorada AM Popular Versão: PDF
Atualização:  25/10/2013
Descrição:
COSTA, Thalita V.

Este trabalho tem como objetivo retomar a cobertura jornalística das eleições paranaenses de 1978 para o cargo de senador, feita pela rádio londrinense Alvorada AM. Tal cobertura pôs em evidência o papel protagonista do rádio em um momento em que se desconfiava de uma possível tentativa de manipulação de resultados. Os dados foram obtidos através da metodologia da história oral associada à análise documental. Como base teórica para este trabalho, optou-se por incluir momentos em que o protagonismo do rádio foi evidente na relação entre o veículo e a política brasileira, como por exemplo, o governo de Getúlio Vargas, a Revolução Constitucionalista de 1932 e a Rede da Legalidade. Esta pesquisa visa contribuir para a recuperação e documentação da história do radiojornalismo londrinense e para trazer à tona o potencial protagonista do rádio.

Palavras-chave: Eleições. Radiojornalismo. História oral.

Downloads 4673  4673  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://www.uel.br/prograd/catalogo-cursos/catalogo/Cursos/jorn02.htm
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Categoria: História Monografias
Fazer Download agora!Força Expedicionária Brasileira - o posto avançado de neuro-psiquiatria da FEB Popular Versão: PDF
Atualização:  25/10/2013
Descrição:
KOELLER, Kleber Figueiredo G.

A Força Expedicionária Brasileira e sua participação na Segunda Guerra Mundial é acompanhada por diversas linhas de interpretação na historiografia brasileira. Este trabalho procurou perceber, ao analisar especificamente um órgão pertencente ao setor de saúde da FEB, o Posto Avançado de Neuro-Psiquiatria, que, através da atuação da Clínica Médica, o Estado Brasileiro buscou negar suas falhas no processo de formação, organização e manutenção da FEB. Neste sentido, através dos homens que no decorrer do conflito sofreram “neuroses de guerra”, identificamos que o Estado brasileiro buscou se prevenir de responsabilidades para com os que não foram feridos por tiros ou estilhaços de granada, mas sim os que foram feridos mentalmente pelas características da Guerra e pela falta de preparo psicológico que o Estado não forneceu. A grande questão é que este Estado não levou em consideração que se tratava de homens que vieram das esferas mais pobres da sociedade brasileira e que nunca haviam ouvido rajadas de metralhadoras ou tiros de canhão. Perceber a atuação do Estado brasileiro através da postura da Clínica Médica resulta em identificar a falta de valor atribuído aos homens que deixaram suas famílias e empregos para lutar por uma guerra que muitos, sequer, sabiam o seu real motivo.

Palavras-chave: Relações de poder. Relações culturais. Relações de trabalho. Guerra. FEB. Neuroses.

Downloads 5489  5489  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRJ  Site http://www.ufrj.br/
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Categoria: História Monografias
Fazer Download agora!Brasília, patrimônio da humanidade - uma interpretação para o turismo cultural Popular Versão: PDF
Atualização:  25/10/2013
Descrição:
JOKO-VELTMAN, Ilka Hitomi

Versão contemporânea das "7 Maravilhas do Mundo", os bens da Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, conhecidos também como Patrimônio da Humanidade, são atrativos turísticos por excelência, mas, como no tombamento, pouco se sabe das responsabilidades e limitações que a honrosa nomeação acarreta para os proprietários e a comunidade na qual o bem patrimonial se situa. A presente monografia trata, em sua primeira parte, da noção de patrimônio e do seu desenvolvimento até os dias atuais, apresenta sucintamente os documentos e a legislação relacionada ao patrimônio e ao turismo cultural e sustentável nos âmbitos internacional e nacional. Na segunda parte, examina a inscrição de Brasília na Lista do Patrimônio Mundial, estuda a Convenção do Patrimônio Mundial e a problemática da preservação da Capital Federal, bem urbano, maior obra da Arquitetura Moderna, concretização dos postulados da Carta de Atenas de 1933, cidade-monumento ainda em desenvolvimento e que sofre pressões típicas das cidades latino-americanas. Por fim, o turismo nas cidades do patrimônio e a problemática do desenvolvimento sustentável em Brasília são abordados.

Palavras-chave: Turismo cultural. Patrimônio Mundial. Brasília.

Downloads 5601  5601  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CET - UnB  Site http://cetmestrado.unb.br/index.php/equipe
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Categoria: História Monografias
Fazer Download agora!Memória e testemunho: relatos de sobreviventes do Holocausto Popular Versão: PDF
Atualização:  25/10/2013
Descrição:
BEIERSDORF, Danielle da S. M.

Este trabalho tem como objetivo analisar testemunhos de sobreviventes do Holocausto como fonte para a História. A partir da análise dos testemunhos, o trabalho tem como objetivo principal analisar a construção da narrativa, pontuando suas condições de produção e publicação, buscando interpretar os silêncios e as ênfases e outros elementos que interferem na construção dos relatos. Busca ainda discutir a relação entre memória, narrativa e sensibilidades, traumas, sentimentos de culpa e humilhação. O trabalho discute três autores em especial: Primo Levi, Elie Wiesel e Chil Rajchman, os primeiros, autores mais conhecidos pelas suas publicações, e o último, autor de livro recentemente publicado.

Palavras-chave: História. Memória. Testemunho.

Downloads 5635  5635  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unioeste  Site http://www.unioeste.br/
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Categoria: História Monografias
Fazer Download agora!As consoâncias entre o historiador e o crítico literário: Sérgio Buaque de Holanda Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
LIMA, Rafael Fernando B.

Sérgio Buarque de Holanda é um dos personagens mais profícuos quando pensamos em historiografia brasileira. Não obstante, mesmo sendo um historiador de notoriedade, inicia sua carreira muito antes de ter cunhado seu ensaio “Raízes do Brasil”, realizando críticas para o jornal Correio Paulista. Uma das contribuições mais originais de Sérgio para a crítica literária vem justamente de sua sensibilidade de historiador. Quem lê a trajetória intelectual do jovem Sérgio Buarque de Holanda, recuando, por exemplo, à fase da convivência com Afonso d’ Escragnolle Taunay, no velho Colégio São Bento e das escapadas do Café Vienense em companhia dos futuros modernistas Mario e Oswald de Andrade, Alcântara Machado e Rubens Borba de Moraes, desde logo se apercebeu que muito cedo despontariam nele as duas faces do grande intelectual que viria a ser: a do historiador e a do homem de letras.

Palavras-chave: Crítica literária. Historiografia. Raízes do Brasil. Sérgio Buarque de Holanda.

Downloads 6319  6319  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTP  Site http://www.utp.br/
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Categoria: História Monografias
Fazer Download agora!O Ensino Religioso na Rede Estadual e Privada de Educação: Campo Grande-MS, no ano de 2009 Popular Versão: PDF
Atualização:  25/10/2013
Descrição:
DIAS, Valmir R.

O Ensino Religioso caracterizado como disciplina do currículo normal das escolas, de matricula facultativa por parte dos alunos e de oferta obrigatória por parte das instituições escolares, me fez perceber a necessidade de compreender melhor sua prática enquanto matéria escolar e parte integrante na formação integral do aluno. Esta reflexão apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva analisar em três capítulos a realidade do Ensino Religioso em Campo Grande, MS, sob o olhar em duas Instituições de Ensino: Escola Estadual Coração de Maria e Colégio Adventista Campo-Grandense. Assim, busco entender o Ensino Religioso sob três aspectos: 1) Análise dos textos normativos; A Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases, Lei Estadual de Ensino e os Parâmetros Curriculares; 2) analisar o perfil dos professores; 3) traçar o perfil dos alunos quanto ao Ensino Religioso. Como reflexão, apresento apontamentos iniciais partindo de uma pesquisa de caso limitada, por se tratar de duas instituições somente. Como análise das compreensões do Ensino Religioso, busquei, por meio de um roteiro de questões dirigidas e faladas aplicadas aos professores titulares da disciplina e aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, compreender a prática desta disciplina além dos textos normativos. A pesquisa desenvolveu-se como análise documental e bibliográfica para se chegar a estas primeiras reflexões.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Lei. Formação. Instituições.

Downloads 6830  6830  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMS  Site http://www-nt.ufms.br/
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