Categoria: Espanhol Monografias |
Distrair-se do mundo é estar doente dos olhos : a impossibilidade do lógico em Jorge Luis Borges e A |
Versão: Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FIALHO, Guilherme Fioravanti
Este trabalho pretende traçar um paralelo entre dois autores, ambos inseridos na modernidade: Jorge Luis Borges e Fernando Pessoa, mais especificamente, entre o conto de Borges Funes, o memorioso e a obra O guardador de rebanhos, de Alberto Caeiro, um dos heterônimos pessoanos. Para tanto, lança mão de teorias formuladas inicialmente por Friedrich Nietzsche e retomados pelos pós-estruturalistas, em especial o francês Michel Foucault. Essas teorias dizem respeito ao lógico e à metafísica, melhor dizendo, à negação de ambas. Assim, o que tentamos foi mostrar como essa negação está representada nas duas obras analisadas, o que provoca, em ambas, a impossibilidade de surgimento do lógico. Tentamos, ainda, mostrar o contraste que há entre a postura do personagem central e a do narrador, no conto de Borges, e entre a postura de Alberto Caeiro e o processo racional que originou a heteronímia.
Palavras-chave: Borges. Jorge Luís. 1899-1986. Caeiro. Alberto. Metafísica.
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Categoria: Espanhol Monografias |
Banquete Americano: a Expressão Americana no Poema "Pensamientos en la Habana", de José Lezama Lima |
Versão: Atualização: 5/12/2008 |
Descrição:
MORALES, Livia Fernanda
Nosso objetivo nesse estudo é estabelecer uma leitura para o poema "Pensamientos en La Habana", do livro La Fijeza, de 1949, do poeta-crítico José Lezama Lima, a partir da perspectiva da Expressão Americana do mesmo autor. Essa questão, e como ela se articula poeticamente sobre a forma de um “Banquete Americano” de formas Neobarrocas, através do conceito de Transculturação (Ortiz, 2002) é nosso eixo principal. Para desenvolvê-lo se faz necessário pensar no sistema filosófico/poético elaborado pelo autor em contraposição à noção de História e historicismo hegeliano. Assim como também um breve olhar sobre o histórico do caminho do discurso americano e como nele se contextualiza o autor. Tudo levando em consideração o conceito de poeta-crítico de Leyla Perrone-Moisés (1998) como aquele sujeito que elabora o trabalho poético e crítico em mão dupla e que tem autonomia intelectual para construir um sistema de escolhas que garantem articulação dos elementos de maneira coerente, e o panorama da literatura Neobarroca de Severo Sarduy.
Palavras-chave: José Lezama Lima. Banquete Americano. Neobarroco. Expressão Americana. Transculturação. Poesia-Crítica.
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Categoria: Espanhol Monografias |
A poética nos contos de Mario Benedetti |
Versão: Atualização: 18/9/2008 |
Descrição:
OLAVARRIA, Simone
Ao transitarmos pelos diferentes gêneros literários da obra do escritor Mário Benedetti escolhemos trabalhar especificamente com sua obra contista, em que o autor demonstra grande maestria na criação narrativa. A proposta deste trabalho é analisar um pequeno excerto da obra do autor, do ponto de vista formal, trazendo elementos narrativos contidos em três contos do livro “La Muerte y Otras Sorpresas”, de 1968: “El otro Yo”, “A Imagen y Semejanza” e “La Noche de Los Feos”. Dentre as questões formais, no campo dos gêneros literários, colocadas em foco, nos ativemos à definição do gênero conto, à diferença entre conto e poesia e, especialmente, aos elementos poéticos presentes nos contos de Benedetti. Para realizar a definição do gênero conto, utilizamos as definições teóricas de Poe, apoiando-nos, principalmente, na sua concepção de intensidade do conto. Já para constatar a poesia existente nos contos de Benedetti, fizemos uso da definição de Aristóteles, a partir dos quatro princípios básicos citados em sua “Arte Poética” como elementos fundamentais da poesia: mimesis, catarse, universalismo e verossimilhança.
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