Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Organização do trabalho pedagógico e o trato com o jogo: uma proposição crítico-superadora Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Kelliane Pereira da; ALBUQUERQUE, Sávio Ferreira de

Este estudo teve como objetivos propor alternativas de superação do trabalho pedagógico no trato com o jogo; identificar a organização do trabalho pedagógico nas escolas públicas do município de Tucuruí e verificar de que forma se dá o trato com o jogo nas escolas públicas do município de Tucuruí. Para tanto, fez-se um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa com característica descritiva, além de uma pesquisa bibliográfica para um aprofundado acerca dos assuntos tratados. Utilizou-se como categoria de análise a proposta por Cheptulin (2004), denominada de realidade e possibilidade. Tal pesquisa se desenvolveu em dois momentos. No primeiro fez-se uma observação não-participante das aulas do professor de Educação Física da escola Ana Pontes Francez, as quais ocorreram durante quatro encontros. No segundo momento fez-se uma intervenção na realidade da escola, onde se colocou em prática uma proposição de ensino no o trato com o jogo para uma turma da 7ª (sétima) série durante seis encontros. Assim, a partir das observações na realidade escolar constatou-se a fragmentação do conhecimento, a dissociação entre teoria e prática, onde predomina o praticismo, a secundarização de conteúdos como o jogo, a seletividade de alunos e a presença do método tecnicista. Dessa forma, confirmando a presença de uma educação voltada para a formação não-crítica do aluno, onde a escola firma os interesses da sociedade capitalista fortalecendo a dualidade de classes. No entanto, através de nossa proposição de ensino verificou-se que é possível superar essa realidade, onde se notou que a partir da concepção Crítico-superadora de ensino os alunos são capazes de refletirem criticamente sobre a realidade, atuando ativamente no seu processo de ensino-aprendizagem com autonomia, beneficiando a construção reflexiva de formas mais elaborada de conhecimento.

Palavras-chave: Trabalho pedagógico. Jogo. Crítico-Superadora.


Downloads 4308  4308  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Estado do Pará, Tucuruí, 2008.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Pedagogia do esporte: obstáculos, avanços, limites e contradições Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Rafael Vieira de

Este trabalho, de natureza teórico-prático, visa identificar, analisar e compreender como a pedagogia do esporte, trata o conhecimento e aborda didática e metodologicamente o ensino do esporte. Na reflexão dialética-histórica-crítica do esporte é relevante para compreender a pedagogia do esporte na contemporaneidade, determinando a partir das questões dos significados e dos objetivos da ação esportiva, tanto na educação como na formação orientada pelo desporto e por outro lado, as questões acerca dos caminhos, meio e obstáculos para atingirem sentidos e objetivos. O trabalho recuperou livros, artigos e textos sobre Pedagogia do Esporte, destacando visões de diferentes autores e refletindo até que ponto essas abordagens convergem e aproximam o ensino do esporte por meio do jogo. Por isso, torna-se relevante compreender a produção do conhecimento em Pedagogia do Esporte, bem como sua contribuição para o ensino de esporte, ou seja, seus obstáculos, avanços, limites e contradições.


Downloads 26027  26027  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Educação Física, Universidade Federal  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Periodização do treinamento para corredores de rua especialistas em provas de dez quilômetros Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Domingos, Aline Meyre Costa, Allan José Silva da; Benício, Dóris Alves de Lira, Dantas, João Marques

Nesta pesquisa o objeto teórico e formal centra-se nas provas de pedestrianismo, mais especificamente nas corridas de rua de 10 km.

Downloads 25437  25437  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Possibilidades superadoras de uma realidade de ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SOUZA, Jones Bispo de.

Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada no curso de Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer, oferecido pela FACED/UFBA, no ano de 2005-2006. Tem como problemática investigar e reconhecer que possibilidades metodológicas apontam a realidade do processo de ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 anos de idade, em espaços extra-escolares, em vista a possibilidade de um projeto de sociedade superador ao capitalismo. Como hipótese levantamos que as possibilidades metodológicas de uma realidade de ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 anos, numa perspectiva superadora ao modelo capitalista, requerem uma práxis pedagógica crítica e contextualizada com a realidade social. A pesquisa foi traçada com aproximação da pesquisa-ação e buscou levantar numa abordagem dialética uma proposta de ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 anos de idade, em espaços extra-escolares, não se restringindo ao aprimoramento de técnicas esportivas, e sim, buscando utilizar o futsal como veículo e objeto de educação, visando uma transformação da realidade existente. Como conclusão apontamos que o ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 anos passa pela necessidade de compreensão do esporte enquanto um elemento de desenvolvimento da cultura, cuja perspectiva visa reconhecê-lo como um complexo temático trabalhado a partir de temas que relacionam problemáticas sociais significativas, ao seu próprio desenvolvimento e sua compreensão na sociedade.

Palavras-chave: Futsal. Ensino-aprendizagem. Projeto superador.

Downloads 5675  5675  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal da Bahia  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Professor especialista ou professor generalista? Quem deve assumir a Educação Física na educação inf Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Gustavo Arantes et al

De acordo com a LDB 9394/96, a Educação Física é componente curricular obrigatório do Ensino Básico. No entanto, na Educação Infantil, primeiro momento da criança no ambiente escolar, não é obrigatório a presença de um professor especialista, graduado em licenciatura em educação física. Este estudo tem como objetivo analisar qual profissional é o mais capacitado e se encontra mais seguro para ministrar aulas/atividades relacionadas à educação física na educação infantil. Como metodologia, foram distribuídos ao todo 40 questionários idênticos com perguntas abertas e fechadas para profissionais que atuam neste nível, sendo 20 para professores generalistas e 20 para professores especialistas. As perguntas diziam respeito desde a sua formação, tempo de experiência, seus conhecimentos sobre educação física e sobre a educação infantil, se sentem capacitado, se planejam as aulas, se participam das reuniões pedagógicas, o tempo por semana utilizado para educação física e quem é o mais capacitado para tal função. Foi concluído que ambos os profissionais possuem posições e idéias similares sobre a educação infantil e o trabalho da educação física nesta área, assim como condições de trabalho parecidas e que a maioria dos respondentes consideram o professor especialista o mais capacitado para ministrar tais aulas.

Palavras chave: Educação Física. Educação infantil. Professor generalista.
Professor especialista.

Downloads 17453  17453  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro  Site http://
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Psicomotricidade aplicada através do programa TEACCH em pessoas com autismo. Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Almeida, Cláudio Bispo de

O principal objetivo deste estudo foi o de verificar e analisar como a psicomotricidade pode ser aplicada através do Programa de Tratamento e Educação de Crianças Autistas e Portadoras de Problemas de Comunicação Correlatos (TEACCH).

Downloads 964  964  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Candido Mendes  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Raízes étnicas da capoeira Popular Versão: PDF
Atualização:  29/2/2012
Descrição:
MARTINS, Bruno Rodolfo

Este estudo pretende auxiliar as pessoas, capoeiras, acadêmicas ou afins, no debate sobre tradições nas manifestações culturais afro-brasileiras e, de forma incisiva, na própria capoeira. Percebemos em várias destas manifestações algumas questões atreladas à valorização de uma ou outra tradição em detrimento de outras, e desejamos descobrir e aprofundar o que é ser tradicional e quais os sentidos e suas implicações no mundo que vivemos hoje. Buscamos aspectos históricos sobre as origens da capoeira, remontando ao século XIX, para problematizarmos diante da chamada “institucionalização”, que demarca e funda tradições no começo do século XX e altera profundamente as perspectivas da capoeira e sobre a capoeira. Experimentamos, no intuito de procurar aproximações étnicas, comparar a capoeira com outras manifestações que teriam uma mesma descendência cultural africana. Após analisarmos tais discursos acadêmicos, fomos ao encontro dos discursos de capoeiras procurar evidências, convergências e divergências entre estes. As raízes étnicas da capoeira podem continuar obscuras, mas os discursos de tradição estão postos para as análises, reflexões e proposições.

Downloads 3615  3615  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Departamento de História, Faculdades Integradas Si  Site http://boletimef.org/biblioteca/2758/Raizes-etnicas-da-capoeira
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Repetição máxima e prescrição na musculação Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Dias, Marcos Aurélio Ferreira

Este estudo de revisão vem levantar a problemática quanto a validade prática do teste de uma repetição máxima, ou 1 RM, e a determinação de cargas de execução nos diversos parâmetros e/ou metodologias de práticas da musculação.

Downloads 19613  19613  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho  Site http://
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Sugestão de uma periodização para o voleibol "amador" de duplas na areia masculino Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MARQUES JUNIOR, Nelson Kautzner


O voleibol na areia começou nas praias norte-americanas, sendo introduzido no Brasil por volta de 1933, em frente do hotel Atlântico e Londres, em Copacabana, pelo carioca Altamiro da Fonseca Braga (Peixoto, 1992). Logo a modalidade se difundiu pelas praias do Rio de Janeiro, as redes mais famosas, localizadas em Copacabana e Ipanema (Vlastuin e Pilatti, 2005), eram freqüentadas por jogadores de clubes e seleções. Inicialmente as partidas eram 6 contra 6, mas como faltava um, jogava-se com menos atletas (Coqueiro, 1990). Percebeu-se que o jogo de duplas era mais emocionante e exercitava todos os fundamentos, auxiliando os jogadores dos clubes em otimizar a sua performance. O impulso do voleibol na areia aconteceu em 1985 e 1986, com o 1° e 2° Hollywood Volley, com medalhistas olímpicos do Brasil e dos Estados Unidos, também participando as “musas” brasileiras e as excelentes jogadoras norte-americanas (Prado, 1994).

Palavras-chave: Treinamento. Voleibol. Desempenho esportivo.


Downloads 18702  18702  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Tecnologia da informação e Educação Física: um estudo de caso no Centro Universitário Feevale Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ZALESQUI, Dalila.

O objetivo desta, é verificar qual a percepção dos professores do curso de Educação Física sobre a utilização de tecnologias da informação como uma ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa se delineou sob o paradigma qualitativo, descritivo interpretativo com estudo de caso. Os instrumentos empregados para coleta de dados foram: a observação das aulas, a entrevista semiestruturada, diário de campo e análise de documentos. A pesquisa foi realizada no Centro Universitário Feevale – RS, tendo como colaboradores da pesquisa os professores da graduação do curso de Educação Física.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação. Educação Física. Processo Ensino-Aprendizagem. Pesquisa Qualitativa.

Downloads 6035  6035  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitário Feevale  Site 
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 »