Categoria: Educação Fisica Monografias |
A velocidade crítica como preditor de desempenho na marcha atlética |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CORDEIRO, George André
O presente estudo teve como objetivo comparar o tempo obtido nas provas de 5000 e 10000m marcha atlética com tempo predito pela velocidade critica, e verificar a associação da velocidade critica e a capacidade aeróbia (VO2máx) com o desempenho aeróbio (tempo das provas de 5000 e 10000m). A amostra foi composta por 7 atletas do gênero masculino com idade entre 16-38 anos. A velocidade crítica foi calculada pelo modelo trabalho versus tempo em dois tiros de 1000m e 2000m em velocidade máxima. O VO2máx foi obtido através do teste de 2000m e cálculo indireto utilizando a velocidade média. O desempenho aeróbio foi obtido utilizando o melhor tempo de competição da temporada 2007. Utilizou-se a estatística descritiva, teste t-student e a correlação produto-momento de Pearson, adotando p<0,05. O desempenho obtido e o predito pela velocidade crítica foram semelhantes (5000m: 23,50 ± 1,29 min. versus 24,58 ± 0,96 min., p = 0,18; 10000m:48,14 ± 2,02 min. versus 49,17 ± 1,92 min., p = 0,40). Foram observadas correlações inversamente significativas entre velocidade crítica e desempenho aeróbio (5000m: r = - 0,84, p = 0,01; 10000m: r = - 0,83, p = 0,01), e entre o VO 2máx e o desempenho aeróbio (5000m: r = - 0,86, p = 0,01; 10000m: r = - 0,91, p = 0,00). Os resultados deste estudo indicaram que a velocidade crítica é uma ótima ferramenta para controle do treinamento e predição do desempenho aeróbio em atletas de marcha atlética do gênero masculino, independente da idade cronológica.
Palavras-chave: Velocidade crítica. Desempenho aeróbio. Marcha atlética.
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6550 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A importância dos jogos de luta na aprendizagem do karatê-dô |
Versão: pdf Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
SOUZA, Carlos Roberto Pantoja de
Esta pesquisa foi elaborada através de estudo de caso e de levantamento bibliográfico, onde se procurou estudar o que autores de diversas áreas ressaltam em seus trabalhos, sobre a importância do lúdico no universo da formação humana, com a implantação da prática de jogos, de brincadeiras e de lutas lúdicas em assistência às aulas de karatê infantil. Com o objetivo geral de verificar se essas atividades lúdicas auxiliam no aprendizado do karatê. Como objetivo específico de analisar se essa metodologia contribui para o melhor desenvolvimento dos fatores motores, cognitivos e afetivo-sociais, servindo como fator de motivação para crianças de 05 a 08 anos. A pesquisa foi realizada através de grupos de controle, formados por 20 crianças, 2 grupos de 10 crianças de 05 a 08 anos, alunos de Karatê dos Colégios La Salette, Pequeno Construtor, Luiza Martins e da turma para crianças da academia Biophysik. A metodologia foi realizada por um período de 2 meses, onde em um grupo se utilizou jogos, brincadeiras e lutas lúdicas e no outro a metodologia tradicional, somente com a utilização das repetições das técnicas do Karatê.
Palavras-chave: Karatê-Dô. Lúdico. Crianças.
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23940 0 bytes Universidade Estadual Vale do Acaraú http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A influência da mídia na obesidade de crianças e adolescentes |
Versão: pdf Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
CARNEIRO, Vinícius Guimarães
Este trabalho tem como objetivo verificar a influência da mídia, equipamentos eletrônicos e o meio em que vivem crianças e adolescentes na gênese da obesidade. Devido à violência e às facilidades do mundo atual, crianças e adolescentes estão cada vez mais permanecendo em suas casas e, assim, não praticam a atividade física necessária para uma vida ativa e saudável e, por consequência, tornam-se sedentários. Sabe-se que a obesidade é uma situação que envolve diversos fatores e, entre eles, o sedentarismo é o que realmente se torna mais evidente. Pais pouco presentes tendem a deixar seus filhos diante da televisão, computadores ou videogames, para que estes aparelhos atuem como um tipo de “amigo” que está ali para proporcionar divertimento. Como pode-se comprovar, a mídia influencia os hábitos diários e de compra em crianças e adolescentes, além de vender um ideal estético que muitas vezes não é palatável à realidade destes indivíduos, podendo originar nos casos mais graves transtornos alimentares ou o uso de substâncias para a mudança da composição corporal para atingir o padrão midiático. Comprovar-se-à que existem aspectos positivos nestes aparelhos, tais como o benefício em alguns aspectos motores e cognitivos, como tempo de reação e treinamento mental, além de estarem sendo utilizados como auxiliar no tratamento de doenças e recuperação de indivíduos de todas as idades. Considera-se então que estas tecnologias são benéficas, assim como parte das informações que trazem consigo, mas os pais e responsáveis nunca podem abrir mão do controle sobre o tempo e as informações às quais estes indivíduos em formação vão ter acesso. A atividade física nunca pode ser deixada de lado, ao preço do risco de sedentarismo, obesidade/sobrepeso e síndromes metabólicas graves. A combinação de interação social, atividades físicas e informação é ideal para o completo desenvolvimento do indivíduo.
Palavras-chave: Obesidade. Tecnologia. Atividade física.
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23610 0 bytes Universidade de Ribeirão Preto http:// |
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