Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Pedagogia do esporte: obstáculos, avanços, limites e contradições Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Rafael Vieira de

Este trabalho, de natureza teórico-prático, visa identificar, analisar e compreender como a pedagogia do esporte, trata o conhecimento e aborda didática e metodologicamente o ensino do esporte. Na reflexão dialética-histórica-crítica do esporte é relevante para compreender a pedagogia do esporte na contemporaneidade, determinando a partir das questões dos significados e dos objetivos da ação esportiva, tanto na educação como na formação orientada pelo desporto e por outro lado, as questões acerca dos caminhos, meio e obstáculos para atingirem sentidos e objetivos. O trabalho recuperou livros, artigos e textos sobre Pedagogia do Esporte, destacando visões de diferentes autores e refletindo até que ponto essas abordagens convergem e aproximam o ensino do esporte por meio do jogo. Por isso, torna-se relevante compreender a produção do conhecimento em Pedagogia do Esporte, bem como sua contribuição para o ensino de esporte, ou seja, seus obstáculos, avanços, limites e contradições.


Downloads 54320  54320  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Educação Física, Universidade Federal  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Organização do trabalho pedagógico do conteúdo esporte e a Escola Técnica Estadual Newton Sucupira Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
DUARTE, Ruy José Braga

O presente trabalho versa sobre o ensino do esporte. Especificamente, buscamos refletir sobre o desenvolvimento de práticas pedagógicas alternativas às metodologias tradicionais deste ensino. No intuito de fortalecer o movimento de renovação do ensino do esporte, o presente trabalho se coloca como um possível componente de reflexão para a construção de um edifício teórico que possibilite o fortalecimento de práticas pedagógicas alternativas às outras práticas que reproduzem o modo de produção capitalista. Considerando o pressuposto observado a partir do que já está produzido na área, de que a reflexão crítica sobre o ensino do esporte não vem deixando clara a sua dimensão teleológica, buscamos responder a seguinte questão: qual a possibilidade de ensino do esporte em uma perspectiva crítico-superadora, que visa a construção de uma sociedade socialista, no interior da escola capitalista?

Palavras-chave: Esporte. Escola. Emancipação humana.

Downloads 2927  2927  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal da Bahia  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Organização do trabalho pedagógico e o trato com o jogo: uma proposição crítico-superadora Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Kelliane Pereira da; ALBUQUERQUE, Sávio Ferreira de

Este estudo teve como objetivos propor alternativas de superação do trabalho pedagógico no trato com o jogo; identificar a organização do trabalho pedagógico nas escolas públicas do município de Tucuruí e verificar de que forma se dá o trato com o jogo nas escolas públicas do município de Tucuruí. Para tanto, fez-se um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa com característica descritiva, além de uma pesquisa bibliográfica para um aprofundado acerca dos assuntos tratados. Utilizou-se como categoria de análise a proposta por Cheptulin (2004), denominada de realidade e possibilidade. Tal pesquisa se desenvolveu em dois momentos. No primeiro fez-se uma observação não-participante das aulas do professor de Educação Física da escola Ana Pontes Francez, as quais ocorreram durante quatro encontros. No segundo momento fez-se uma intervenção na realidade da escola, onde se colocou em prática uma proposição de ensino no o trato com o jogo para uma turma da 7ª (sétima) série durante seis encontros. Assim, a partir das observações na realidade escolar constatou-se a fragmentação do conhecimento, a dissociação entre teoria e prática, onde predomina o praticismo, a secundarização de conteúdos como o jogo, a seletividade de alunos e a presença do método tecnicista. Dessa forma, confirmando a presença de uma educação voltada para a formação não-crítica do aluno, onde a escola firma os interesses da sociedade capitalista fortalecendo a dualidade de classes. No entanto, através de nossa proposição de ensino verificou-se que é possível superar essa realidade, onde se notou que a partir da concepção Crítico-superadora de ensino os alunos são capazes de refletirem criticamente sobre a realidade, atuando ativamente no seu processo de ensino-aprendizagem com autonomia, beneficiando a construção reflexiva de formas mais elaborada de conhecimento.

Palavras-chave: Trabalho pedagógico. Jogo. Crítico-Superadora.


Downloads 5775  5775  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Estado do Pará, Tucuruí, 2008.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O trato com o conhecimento na Educação Física escolar: realidade e possibilidades Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVEIRA, Bruno Victor Soledade; SOUZA, Moisés Martins.

O presente estudo analisa a realidade e as possibilidades superadoras no que se refere ao trato com o conhecimento exercido pelos professores de Educação Física das séries de ensino médio de uma escola pública da cidade de Belém. A pesquisa se apresenta através de uma abordagem qualitativa, tendo como base a teoria “Crítico-superadora” e as falas dos professores, sendo que essas falas foram coletadas através de uma entrevista semiestruturada, que posteriormente foram analisadas e confrontadas com a teoria em questão, buscando observar as contradições presentes entre a prática dos professores e a teoria pedagógica. Os resultados encontrados nos levaram a compreender que, ainda hoje, os conteúdos priorizados pelos professores em suas aulas continuam sendo as modalidades desportivas. Não identificamos a preocupação do professor em relacionar os conteúdos com a vida do aluno, impedindo-os de fazer uma reflexão sobre a realidade. A falta de material e espaço adequado para a prática da Educação Física, dificulta a ação do professor na tentativa de mudar sua prática atual. Em síntese, consideramos que essa prática efetivada pelos professores de Educação Física contribui para a transmissão dos ideais capitalistas, agindo de acordo com seus interesses e reproduzindo as desigualdades sociais que esse modo de produção gerou através dos anos, pois, sem que o aluno faça uma reflexão sobre sua realidade, se torna impossível a conscientização sobre os problemas sociais existentes nela, impedindo-os que encontrem soluções para esses problemas.

Palavras-chave: Educação Física. Escola. Sociedade.

Downloads 8337  8337  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Estado do Pará  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Vivenciando o karatê na Educação Física: um estudo de caso com alunos do ensino fundamental II de um Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Maria da Conceição Coelho da

O karatê é uma arte marcial que possui embasamentos filosóficos que busca o equilíbrio do corpo e da mente. Os princípios filosóficos do karatê são: Esforçar-se para a formação do caráter, Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão, Criar intuito de esforço, Respeito acima de tudo e Conter o espírito de agressão (Sasaki, 1978). O Karatê-dô tem por significado o caminho das mãos vazias é de origem japonesa. As artes marciais assim como o Budismo surgiu na Índia ou na China no século VI d. C. e posteriormente se difundiu por todo o Oriente (Reid e Croucher, 2003). O objetivo deste estudo foi aplicar o conteúdo do karatê a quatro turmas de educação física do 6o ao 9o ano do ensino fundamental II em uma escola pública de Fortaleza e após as práticas analisar como a vivência foi recebida pelos alunos. Para atingir o objetivo, foi realizado um estudo de caso cuja intervenção ocorreu no período de outubro a novembro de 2007, através de aulas de karatê, atividades de lutas lúdicas e exposição de trabalhos em um mural. A metodologia foi desenvolver quatro sessões com as turmas de 6o ao 9o ano de uma escola pública de ambos os sexos com idades de 12 a 17 anos.

Palavras-chave: Karatê. Escola. Educação Física

Downloads 7750  7750  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Vale do Acaraú  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Vivência do lazer na adolescência: a desigualdade social e o furto do lúdico Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:


PINHO, Wagner Leandro Pereira

A relação entre lazer e adolescência não aparece da mesma forma para todos, principalmente quando levamos em conta o fator econômico e as desigualdades sociais. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo verificar as vivências de lazer entre adolescentes de diferentes realidades sociais da cidade de Montes Claros – MG, analisando as possíveis relações entre realidade social, tempo disponível e conteúdos vivenciados no lazer. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, sendo caracterizada como descritiva e de natureza quantitativa. A amostra foi composta por 100 adolescentes de ambos os sexos com idades entre 14 e 17 anos, divididos em duas realidades sociais retratadas pela instituição de ensino que freqüentam: uma instituição de ensino particular localizada no bairro Ibituruna e outra instituição de ensino da rede pública estadual localizada no bairro Vilage do Lago 2, representado realidades sociais desiguais. Os resultados são restritos à amostra pesquisada. A partir do desenvolvimento da pesquisa foi possível constatar que o tempo disponível dos adolescentes de ambas as realidades sociais tende a uma restrição devido às obrigações sociais, que no caso da escola particular são, em sua maioria, os cursos extra-escolares, enquanto na instituição pública são as tarefas domésticas. A principal barreira para o lazer dos adolescentes da instituição privada foi a falta de tempo, já para os adolescentes da instituição pública foi a falta de recursos econômicos. No que se refere às vivências do lazer dos adolescentes, notou-se uma restrição nos conteúdos culturais. Ao mesmo tempo em que o lazer dos adolescentes é restrito em suas vivências, grande parte dos adolescentes (em sua maioria da instituição privada) não anseia por outras vivências além do que já é praticado. Esta contradição afirma a falta de informação da população em relação ao lazer. A análise dos dados permitiu concluir que a as barreiras econômicas afetam diretamente os adolescentes da instituição pública. Porém, a democratização do lazer não depende exclusivamente de fatores sócio-econômicos, mas também se relaciona com a educação para a vivência do tempo disponível. Além disso, se levarmos em conta que a prática ou não do lazer está diretamente vinculada às questões econômicas, podemos afirmar que uma real mudança com relação à democratização do acesso ao lazer passa, necessariamente, por grandes transformações que abarcam, inclusive, mudanças estruturais na sociedade.


Downloads 5630  5630  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Cla  Site http://
Avaliação: 9.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Triathlon: história, variáveis antropométricas e fisiológicas Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Ferreira, Joel Carlos Valcanaia

O presente estudo fez um levantamento da história que envolve essa modalidade, além de identificar na literatura estudos que pudessem estabelecer uma relação das variáveis antropométricas com a variável fisiológica lactato, e sua identificação como ferramenta auxiliar na avaliação e prescrição de treinamento.

Downloads 12033  12033  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Treino da Visão Periférica para o Futebol e seus Derivados Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MARQUES JUNIOR, Nelson Kautzner

O objetivo deste trabalho é auxiliar o professor de Educação Física a entender as publicações sobre o Treino de Visão Periférica, sessão do futebol e dos seus derivados que educa o atleta a jogar de cabeça erguida, que prioriza a visão espacial. O que torna possível a observação mais apurada da cena esportiva pelo futebolista. Esta revisão de literatura apresenta, para o professor, informações detalhadas sobre os conteúdos necessários para estruturar o Treino da Visão Periférica. Sendo elaborado em 2008, mas foi atualizado durante o ano de 2009 para esse trabalho monográfico possuir mais qualidade para o leitor. Em conclusão, existem poucas pesquisas sobre o Treino da Visão Periférica por isso o tema ainda não atingiu o status de “estado da arte” apesar da relevância dessa sessão para o futebol e seus derivados.

Palavras-chave: Visão. Treinamento. Futebol. Aprendizado. Desempenho esportivo.



Downloads 7995  7995  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Castelo Branco / Rio de Janeiro  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Ti-bum: mergulhando na corporeidade e ludicidade à luz da Educação Física infantil Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
GROSS, Daniele Gonçalves

Neste trabalho foram construídas discussões a cerca de Corporeidade, Ludicidade na Educação Física Infantil. Nesse sentido o objetivo de nosso estudo foi analisar a prática de intervenção do professor, a valorização da ludicidade e da corporeidade da criança no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da Educação Física Infantil. Indagamos, a metodologia de ensino utilizada por professores da Educação Infantil, o discurso dos professores de Educação Física a fim de saber se estes utilizaram no período de sua formação profissional contato com a discussão da corporeidade e ludicidade, observamos e entrevistamos professores e coordenadores pedagógicos de três escolas da rede privada de ensino do município de Gurupi-To.

Palavras-chave: Corporeidade. Ludicidade. Formação Profissional. Educação Física Infantil.

Downloads 12593  12593  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade UNIRG, Gurupi, 2007  Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Testes Psicomotores na Educação Infantil – Bateria Psicomotora (BPM): Um estudo de caso em crianças Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Ferreira, Heraldo Simões.

O propósito deste estudo foi analisar a importância da avaliação psicomotora como instrumento de adaptação das crianças ao meio em que vivem, utilizando os testes psicomotores como forma de testagem do comportamento psicomotor das mesmas.

Downloads 1544  1544  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UECE  Site http://
Avaliação: 2.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 »