Categoria: Educação Fisica Monografias |
O deficiente visual: considerações acerca da prática da Educação Física escolar na educação inclusi |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
KYRILLOS, Michel Habib Monteiro
Estamos vivendo uma nova fase da educação. e hoje, mais do que nunca, o portador de necessidade educativa especial(ou deficiência) tem finalmente a garantia do seu direito constitucional ao acesso à educação, saúde e moradia. Isto devido a várias leis e decretos-lei em favor à pessoas portadoras de deficiências como, por exemplo a lei 9394/96, LDBN, a lei 7853/89 ,política de integração da pessoa portadora de deficiência, a lei 10098/00, que estabelece normas gerais à acessibilidade das pessoas portadoras com deficiência ou com mobilidade reduzida, e outras leis, decretos , portarias que foram regulamentadas pelos governos federal, estaduais ou municipais nos últimos 20 anos em favor ao portador de necessidade educativa especial.
Para se realizar a inclusão de portadores de necessidade educativa especial não é somente colocá-lo numa classe regular. Na inclusão, o portador de necessidade educativa especial não irá adaptar-se a escola, e sim, a escola lhe trará condições pedagógicas e estruturais para que ele a freqüente. Infelizmente , nossa sociedade é muito excludente. Assim, para que a inclusão se concretize numa escola, deve haver uma conscientização bem ampla com as outras crianças, a famílias destas, e também , o conhecimento da deficiência daquela criança a ser incluída na escola, no caso, a criança cega.
Este trabalho está dividido da seguinte forma: no primeiro capítulo faremos uma introdução de como a Educação Física poderia ser realizada na escola num modelo de inclusão. No 2º, iremos conhecer um pouco sobre os outros portadores de deficiência, como também o deficiente visual. Neste capítulo, colocaremos algumas dicas de como lidar com eles na escola, na sociedade e no dia-a-dia. No último, entraremos no estudo do desenvolvimento psicomotor do deficiente visual e como este deficiente visual é inserido numa escola inclusiva e suas dificuldades, estando esta junto com outros alunos videntes.
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12498 0 bytes Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2005. http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
O efeito do método pilates no ganho da flexibilidade |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
BARRA, Bruno Sibilio; ARAÚJO, Willian Batista
Muitas discussões foram abertas diante do real ganho de flexibilidade com a prática do Método Pilates, e como é sabido que a flexibilidade tem fundamental importância para uma melhor qualidade de vida. Buscamos realizar esse trabalho, para mensurar o real ganho de flexibilidade proporcionado pela prática do Método Pilates, tendo visto que existem poucos trabalhos científicos relacionados a esse tema até a presente data. A amostra foi feita com um grupo de 20 pessoas com média de idade de 35 anos, média de altura de 1,62m e a média de peso de 60,02 kg, foi feita uma coleta de dados inicial, e outra coleta após 32 semanas de prática do Método Pilates, o instrumento utilizado para fazer a coleta da flexibilidade foi o Banco de Wells. Os resultados demonstraram a efetividade do método no ganho de flexibilidade e o principal fator parece estar na aproximação do método com trabalhos de flexibilidade dinâmica.
Palavras-chave: Método Pilates. Flexibilidade. Qualidade de vida.
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4802 0 bytes UNILINHARES, Linhares, 2007 http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
O ensino de Educação Física na educação de jovens e adultos, sob um olhar psicopedagógico |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Rafael Vieira de
Este projeto monográfico teve o intuito de analisar com um olhar psicopedagógico, a realidade escolar da Educação de Jovens e Adultos destacando o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física. Três importantes áreas do conhecimento são abordadas nesse estudo, são elas: a psicopedagogia, a educação de jovens e adultos e a disciplina educação física, o que torna o presente trabalho relevante para a esfera educacional. Esta pesquisa apresenta discussões teóricas em relação à Psicopedagogia Institucional, dados levantados e analisados durante o estágio em relação as especificidades das aulas de educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na análise diagnóstica psicopedagógica foi observada a postura do professor de educação física e de seus alunos, as relações de autoridade entre a equipe técnica e o professor da referida disciplina, os equívocos na percepção de alunos, professor e equipe técnica em relação à função da Educação Física e a complexidade dos conhecimentos dessa disciplina para o processo de formação humana. Dentro dessa realidade verificou-se que os conhecimentos da psicopedagogia podem trazer contribuições significativas, por meio da ação de profissionais comprometidos com a qualidade de um desenvolvimento global dos atores envolvidos com o processo ensino-aprendizagem, sendo eles: alunos, professores e funcionários da instituição educativa.
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8918 0 bytes Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, 2008 http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
O esporte e a lógica capitalista |
Versão: Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ALVES, Douglas
O objetivo desse trabalho é estudar como ocorre processo de mercantilização do esporte numa sociedade que assume os valores capitalistas. Para tanto, iremos utilizar os instrumentais teóricos oferecidos pela perspectiva marxiana. Segundo o referencial teórico adotado, tentaremos demonstrar como o esporte pode ser considerado um instrumento político/ideológico, através do qual são difundidos e reproduzidos os valores morais defendidos por uma minoria economicamente dominante. Desse modo pretendemos demonstrar como a idéia de competitividade, superação de limites etc., refletem, na realidade, as expectativas e comportamentos típicos de um modo de produção determinado. Dentro desse contexto, abordaremos como ocorre o processo de mercantilização do esporte e sua transformação em espetáculo onde os atletas passam a vender sua força de trabalho, e esperam receber em troca um valor equivalente pela sua produção. Este trabalho será desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, por meio do método dialético, delineada pela técnica de pesquisa bibliográfica.
Palavras-chave: Capitalismo-marxismo. Mercantilização e esporte.
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17388 0 bytes Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Metod http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
O jogo na Educação Física escolar: atribuições dada pelo professor |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ALVES, Rodrigo Landim.
O tema a ser tratado neste artigo é o jogo. Realizamos algumas reflexões sobre o assunto entendendo-o como um fenômeno universal que possui uma pluralidade de olhares, que está presente em todas as culturas e possuidor de um caráter natural e espontâneo, mas que também pode ser usado nas aulas de Educação Física Escolar como um recurso pedagógico eficiente, explorando uma diversidade de conteúdos, e dando ao mesmo sentido sócio-cultural, e não apenas para desenvolvimento de determinadas habilidades técnicas. Daí veio à necessidade de se compreender como os professores de Educação Física entendem e utilizam o jogo em suas aulas. Realizamos uma revisão da literatura para entender as diferentes análises sobre o jogo e aplicamos um questionário junto aos professores da rede pública de Rio claro (RJ). Ao confrontarmos os dados do questionário com os da revisão bibliográfica, verificamos que ao jogo são atribuídas várias funções, pois o mesmo é compreendido de vários aspectos. O jogo constitui-se como uma importante atividade para o desenvolvimento humano e para a construção da autonomia, podendo ser utilizado pelo professor de formas variadas, visando sempre ao prazer de quem o executa.
Palavras-chave: Jogo. Educação Física escolar. Desenvolvimento humano. Prazer.
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7384 0 bytes Centro Universitário de Volta Redonda http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
O jogo na escola: buscando sua identidade |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
MOURA, Marla Maria Moraes
O presente trabalho trata do resultado da Monografia de Conclusão do Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA. Cujo objetivo central é tentar compreender a identidade do jogo no espaço escolar considerando a hipótese de que a escola convive com um entendimento equivocado do mesmo. Para tanto, o referido estudo visa ainda identificar e analisar a compreensão do jogo para alunos e professores, além de tentar entender os espaços de jogo na escola. Em vista destes objetivos a pesquisa tem intento de responder a seguinte problemática: Quais as possibilidades de apropriação do jogo de modo a atingir os objetivos educacionais que a escola se propõe? Dessa forma, a pesquisa caracterizou-se por um trabalho exploratório de caráter descritivo. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas, observações assistemáticas e fotografias. O método escolhido para a análise dos dados foi o dialético. A sua coleta foi realizada em três escolas públicas a EEF 18 de Maio, EEFM Estado da Bahia e CEFET-Juazeiro do Norte, com 90 alunos, 07 professores de Educação Física e 25 professores das demais disciplinas. Foi possível constatar com este estudo que ainda persiste o entendimento da Educação Física, no contexto escolar, enquanto mera atividade prática desprovida de toda e qualquer reflexão num campo mais teórico. O jogo na escola precisa possuir uma identidade própria para ser capaz de intervir e contribuir no processo de formação e aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Jogo. Educação Física. Escola.
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4027 0 bytes Universidade Regional do Cariri http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
O trato com o conhecimento na Educação Física escolar: realidade e possibilidades |
Versão: Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVEIRA, Bruno Victor Soledade; SOUZA, Moisés Martins.
O presente estudo analisa a realidade e as possibilidades superadoras no que se refere ao trato com o conhecimento exercido pelos professores de Educação Física das séries de ensino médio de uma escola pública da cidade de Belém. A pesquisa se apresenta através de uma abordagem qualitativa, tendo como base a teoria “Crítico-superadora” e as falas dos professores, sendo que essas falas foram coletadas através de uma entrevista semiestruturada, que posteriormente foram analisadas e confrontadas com a teoria em questão, buscando observar as contradições presentes entre a prática dos professores e a teoria pedagógica. Os resultados encontrados nos levaram a compreender que, ainda hoje, os conteúdos priorizados pelos professores em suas aulas continuam sendo as modalidades desportivas. Não identificamos a preocupação do professor em relacionar os conteúdos com a vida do aluno, impedindo-os de fazer uma reflexão sobre a realidade. A falta de material e espaço adequado para a prática da Educação Física, dificulta a ação do professor na tentativa de mudar sua prática atual. Em síntese, consideramos que essa prática efetivada pelos professores de Educação Física contribui para a transmissão dos ideais capitalistas, agindo de acordo com seus interesses e reproduzindo as desigualdades sociais que esse modo de produção gerou através dos anos, pois, sem que o aluno faça uma reflexão sobre sua realidade, se torna impossível a conscientização sobre os problemas sociais existentes nela, impedindo-os que encontrem soluções para esses problemas.
Palavras-chave: Educação Física. Escola. Sociedade.
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8412 0 bytes Universidade do Estado do Pará http:// |
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