Categoria: Educação Fisica Monografias |
O efeito do método pilates no ganho da flexibilidade |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
BARRA, Bruno Sibilio; ARAÚJO, Willian Batista
Muitas discussões foram abertas diante do real ganho de flexibilidade com a prática do Método Pilates, e como é sabido que a flexibilidade tem fundamental importância para uma melhor qualidade de vida. Buscamos realizar esse trabalho, para mensurar o real ganho de flexibilidade proporcionado pela prática do Método Pilates, tendo visto que existem poucos trabalhos científicos relacionados a esse tema até a presente data. A amostra foi feita com um grupo de 20 pessoas com média de idade de 35 anos, média de altura de 1,62m e a média de peso de 60,02 kg, foi feita uma coleta de dados inicial, e outra coleta após 32 semanas de prática do Método Pilates, o instrumento utilizado para fazer a coleta da flexibilidade foi o Banco de Wells. Os resultados demonstraram a efetividade do método no ganho de flexibilidade e o principal fator parece estar na aproximação do método com trabalhos de flexibilidade dinâmica.
Palavras-chave: Método Pilates. Flexibilidade. Qualidade de vida.
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4734 0 bytes UNILINHARES, Linhares, 2007 http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A oferta de esporte para surdos em Curitiba |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
ROMUALDO, Evelyn Bettinelli.
Este estudo teve como objetivo investigar a oferta de esporte para os surdos em Curitiba, nos níveis de Esporte Escolar, Esporte Participação, Esporte Social e Esporte de Rendimento. Foram entrevistadas dezessete instituições que trabalham com surdos, entre elas todas as escolas especializadas para surdos, quatro escolas regulares, três igrejas, uma universidade, a Associação de Surdos de Curitiba, a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Curitiba e a Federação Desportiva Paranaense de Surdos. Há desconhecimento por grande parte das instituições e dos professores de Educação Física sobre como pode acontecer a participação de surdos em campeonatos esportivos. Concluiu-se que em Curitiba existe interesse da parte dos surdos e das instituições que os atendem em participar de campeonatos esportivos, juntamente com os ouvintes, como também somente entre os surdos, em todos os diferentes níveis de esporte (escolar, participativo, social e de rendimento).
Palavras-chave: Surdo. Esporte. Campeonatos.
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4203 0 bytes Fauldade Dom Bosco http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Educação Física igualitária: entre a realidade e a utopia |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Patricia Pereira da
Os seres humanos, biologicamente constituídos em homens e mulheres, desenvolvem suas identidades e constroem corpos masculinos e femininos em razão da cultura. O corpo aprende a fazer história fazendo cultura, portanto, é esse corpo que se educa, corpo que aprende por práticas de relações de gênero, entre as quais o poder está sempre presente. A instituição escolar exerce influência no processo de formação do sujeito em desenvolvimento, com atribuição de expectativas diferenciadas para meninos e meninas. O tornar-se homem ou tornarse mulher se dá num processo contínuo, iniciado na família e reforçado na escola, como instituição social. Esse processo acaba por levar um desequilíbrio entre as relações pessoais, nas quais o poder se manifesta e tende a interferir no desenvolvimento motor de meninos e meninas. Assim considerando, o presente estudo foi norteado pela pergunta que questionou a maneira como a prática docente do profissional de Educação Física poderia contribuir no equilíbrio das relações de gênero nas suas aulas. O objetivo delineado foi investigar a influência da sociedade na formação de sujeitos masculinos e femininos, bem como averiguar qual a contribuição da prática do/a docente de Educação Física na formação desses sujeitos. Para responder à pergunta e alcançar o objetivo, elegeu-se uma metodologia traduzida por pesquisa bibliográfica, destacando quatro tópicos que abordaram: os dados históricos da Educação Física; o gênero e suas influências culturais, sociais, familiares e escolares; as aulas de Educação Física separadas por sexo, mistas e/ou co-educativas, discutindo-se nesse espaço, a atuação do/a docente. Os dados revelaram que a escola sofre influências da cultura, perpassando valores e crenças ao indivíduo. Esses valores e crenças são aprendidos na família e chegam ao espaço escolar e são identificados tanto nos alunos/as quanto em seus professores/as. A pesquisa permite concluir que há um longo e árduo caminho para que a prática docente seja igualitária e seja regida pelo equilíbrio nas relações de gênero. Urge, desse modo, desconstruir preconceitos e respeitar as diferenças.
Palavras-chave: Educação Física igualitária, Relações de Gênero, Atuação Docente.
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4197 0 bytes Faculdades Integradas de Itapetininga, Fundação Ka http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
O jogo na escola: buscando sua identidade |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
MOURA, Marla Maria Moraes
O presente trabalho trata do resultado da Monografia de Conclusão do Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA. Cujo objetivo central é tentar compreender a identidade do jogo no espaço escolar considerando a hipótese de que a escola convive com um entendimento equivocado do mesmo. Para tanto, o referido estudo visa ainda identificar e analisar a compreensão do jogo para alunos e professores, além de tentar entender os espaços de jogo na escola. Em vista destes objetivos a pesquisa tem intento de responder a seguinte problemática: Quais as possibilidades de apropriação do jogo de modo a atingir os objetivos educacionais que a escola se propõe? Dessa forma, a pesquisa caracterizou-se por um trabalho exploratório de caráter descritivo. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas, observações assistemáticas e fotografias. O método escolhido para a análise dos dados foi o dialético. A sua coleta foi realizada em três escolas públicas a EEF 18 de Maio, EEFM Estado da Bahia e CEFET-Juazeiro do Norte, com 90 alunos, 07 professores de Educação Física e 25 professores das demais disciplinas. Foi possível constatar com este estudo que ainda persiste o entendimento da Educação Física, no contexto escolar, enquanto mera atividade prática desprovida de toda e qualquer reflexão num campo mais teórico. O jogo na escola precisa possuir uma identidade própria para ser capaz de intervir e contribuir no processo de formação e aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Jogo. Educação Física. Escola.
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3952 0 bytes Universidade Regional do Cariri http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A influência dos níveis de maturação óssea sobre a potência de membros superiores e inferiores em pr |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, Domingos Sávio; DETIMERMANE, Milene Nunes
O Judô usa integração entre corpo e mente como filosofia principal. A velocidade de raciocínio e os músculos são usados para dominar o oponente, utilizando grande potência, acredita-se que para ser um bom lutador deve-se ser um bom ser humano. (ALMEIDA & MARIANO, 2006). No mundo esportivo atual, vivemos correndo atrás dos melhores resultados, muitas vezes a precocidade nos movimentos e gestos esportivos levam a graves sequelas tanto físicas como psicológicas. Uma das maneiras de se evitar tais procedimentos é a análise de nível maturacional e valências de força em especial a potência, que pode se manifestar em relação velocidade dos movimentos (BADILLO & GOROSTIAGA, 2001). Re et al(2005), avaliando variável força encontraram diferenças significativas para membros inferiores avaliado por meio do teste de salto horizontal. Embora muitos autores apresentam em seus experimentos diferenças significativas para relação entre desempenho motor e maturação, por outro lado outros autores em seus experimentos não encontraram diferenças significativas no que diz respeito à maturação e desempenho motor.
Palavras-chave: Judô. Força. Crescimento. Maturação.
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3301 0 bytes Escola Superior de Cruzeiro/Licenciatura em Edu http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Benefícios do skate nas aulas de Educação Física escolar |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Jadson Evangelista da. Atualmente, o que se percebe é que os alunos estão saturados da forma pela qual as aulas de educação física quem vem sendo oferecida na escola, ou seja, para eles, essas aulas estão sendo pouco estimulantes e muito repetitivas devido ao conteúdo aplicado que só aborda esportes coletivos como vôlei, basquete, futsal e handebol. Este trabalho teve como objetivo mostrar como a ferramenta skate pode ajudar na formação dos alunos nas aulas de Educação Física, fortalecendo a socialização, cidadania, e quais seriam as contribuições motoras. Os principais achados desse estudo foi que o skate pode ser utilizado pelo professor de Educação Física para amenizar esse “problema”, e os esportes radicais vem sendo cada vez mais abordados como conteúdos dessas novas práticas como meio de lazer, esporte e educação. Para isso, é necessário que o professor de educação física respeite as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais para que o ser humano possa se desenvolver socialmente e experimentar diferentes estímulos motores, mas sempre respeitando as diferentes faixas etárias e níveis de desenvolvimento da criança, e que ao final a escola que sempre promove uma prática educativa ligada aos interesses dos alunos ganhe, tanto na qualidade do trabalho desenvolvido como na permanência desses na escola devido ao interesse deles por essa prática.
Palavras-chave: Skate. Educação Física Escolar. Estratégia de aula.
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3010 0 bytes Departamento de Educação, Universidade Nove de Jul http://boletimef.org/biblioteca/2744/Beneficios-do-skate-nas-aulas-de-Educacao-Fisica-escolar |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Asma e atividade físca em crianças |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
TENROLLER, Carlos Alberto
O presente estudo caracteriza-se como revisão de literatura, quando se procurou descrever os pensamentos de vários estudiosos que produziram textos cuja ênfase gira em torno do tema “asma e atividade física em crianças”. A doença asma é um problema de saúde pública que afeta a vida de milhões de pessoas no mundo inteiro, atingindo todas as faixas etárias e todos níveis sócio-econômicos. A alta prevalência da doença apontada por vários estudiosos, médicos, pneumologistas, organismos governamentais e não-governamentais é uma preocupação em vários lugares do mundo e não é diferente no Brasil e no Rio Grande do Sul. Atualmente, existem várias iniciativas e programas que tentam reduzir os índices de asma que aparecem em várias regiões e que afetam os gêneros masculino e feminino.O entendimento dos conceitos ligados a asma, a sua descrição e a relação da atividade física em crianças são de suma importância na abordagem dos problemas inerentes a esta doença. Portanto, muitos estudos que investigaram este tema, podem e devem ser considerados em prol de ações práticas, principalmente os relacionados a atividade física em crianças, e que, ajudam a desmistificar e deixam claros os benefícios que podem advir de tais atividades, contribuindo juntamente com outros cuidados, que não devem ser dispensados aos portadores da doença asma. É sempre desejável que mais estudos sejam realizados para contribuir na minimização deste problema de saúde pública que está presente nas mais diversas realidades.
Palavras-chave: Doença. Asma em crianças. Prevalência da asma. Atividade física.
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2934 0 bytes Universidade Luterana do Brasil-ULBRA http:// |
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