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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Judô: da história à pedagogia do esporte Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Rafael Vieira de

O presente trabalho busca analisar, verificar e traçar novos caminhos para o ensino-aprendizagem do judô, tendo como objeto de estudo o judô na formação humana. O interesse pelo tema partiu da minha experiência pessoal com este esporte antes e durante o estudo acadêmico. Na reflexão dialética-histórica-crítica do judô na sua realidade concreta verificou-se a necessidade de esboçar uma pedagogia que favoreça a unidade de ensino desta modalidade de forma a (re) significar o ensino-aprendizagem desta atividade humana na sua essência, ou seja, no seu aspecto histórico-filosófico, cultural, social e educacional, a fim de proporcionar uma práxis pedagógica adequada. Dentro dessa concepção viu-se a necessidade de não fragmentar o judô enfatizando somente a competição. Esta monografia vinculou-se ao Projeto de Pesquisa Pedagogia do Esporte: em busca de novos caminhos, elaborado, desenvolvido e contextualizado na Faculdade de Educação Física (FEF) Universidade Federal de Goiás (UFG).Tal projeto busca também uma nova significação de prática-pedagógica para o Esporte, ou seja, a formação humana, e uma metodologia de ensino para o Esporte por meio de jogos. Nessa perspectiva, elaboramos jogos para a iniciação esportiva do judô. Analizando a esportivização, a utilização do jogo como prática pedagógica e estratégia de ensino nas aulas e a importância do componente lúdico como eixo facilitador da aprendizagem dos fundamentos essenciais dessa modalidade de luta.



Downloads 9469  9469  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, 2005  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Educação Física Escolar como contribuição para prevenção de problemas na coluna vertebral Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
BARBOSA, Lydia Maria Furtado de Mendonça Guerreiro

Há um relativo consenso de que os problemas posturais em crianças e adolescentes na fase escolar estão se tornando um problema de saúde pública para o país. Dentre os problemas posturais mais frequentes encontram-se os relacionados às alterações da coluna vertebral sendo a hiperlordose, a hipercifose e a escoliose, as de maior incidência. O ambiente escolar parece exercer influência, assim como os hábitos posturais inadequados dos alunos. A falta de conhecimento dos pais ou responsáveis sobre postura e a ausência de um trabalho preventivo postural no âmbito escolar tendem a caracterizar o desconhecimento da sociedade diante da importância da prevenção precoce de problemas posturais o que pode acabar contribuindo com o aparecimento de alterações dessa ordem. Frente a esse contexto, sugere-se à Educação Física Escolar e ao profissional da área um papel de extrema importância não só para esportes, competições e brincadeiras, mas para a educação postural, pondo em prática seus conhecimentos acadêmicos na área da saúde, da anatomia, da cinesiologia, da biomecânica, enfim dos conhecimentos sobre o corpo com o objetivo de prevenir seus alunos e conscientizá-los da importância da coluna vertebral e da educação
postural para sua vida, despertando o interesse por hábitos mais saudáveis no cotidiano. O objetivo do presente estudo é investigar a Educação Física Escolar no Ensino Fundamental como contribuição para a prevenção de problemas posturais da coluna vertebral.

Palavras-chave: Postura. Problemas posturais da coluna vertebral. Educação Física Escolar. Prevenção.

Downloads 10622  10622  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca digital UNINOVE  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000832.pdf
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Análise das sessões de treinamento de futebol entre categorias de base e escolinhas Popular Versão: Pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
CASARIN, Rodrigo Vicenzi; CELLA, Marcos Teonisto

Este estudo teve como objetivo analisar os conteúdos das sessões de treinamentos de futebol da categoria de base de um clube profissional e de uma escolinha na categoria sub-15. O estudo caracterizou-se por uma pesquisa descritivo-exploratória. Utilizou-se a técnica de observação sistemática e direta das sessões de treinamento com o emprego de filmadora e posterior transcrição dos dados em fichas de observação, bem como um questionário como instrumentos de coleta de dados. Participaram deste estudo, praticantes de futebol do gênero masculino em categoria de base e em escolinha pertencentes a categoria sub-15, sendo uma categoria de base de um clube de futebol profissional da cidade de Florianópolis e uma escolinha da fundação municipal de esportes da cidade de Pinhalzinho, ambos de Santa Catarina, bem como os respectivos treinadores. Os resultados obtidos indicam que o tempo total de treinamento da categoria de base (858’) foi maior que o tempo total de treinamento da escolinha (642’). Verificou-se ainda que os treinadores ocupam a maior parte do tempo geral com o jogo propriamente dito. Percebeu-se uma ênfase maior no treinamento físico (180’) por parte da categoria de base, enquanto a escolinha preferenciou o treinamento de combinação dos fundamentos (105’). Os exercícios do complexo de Jogo I, ou seja, situações de jogo, enfocando aspectos técnico-táticos, foram realizados 5 vezes na equipe da categoria de base. Já na equipe da escolinha, foram identificadas 6 situações. Ficou evidente que na categoria de base foram trabalhados com maior ênfase os exercícios de complexo de jogo II (50’). Ao analisarmos os dados obtidos na observação dos treinamentos, é importante considerarmos os objetivos distintos de cada equipe. Ficou clara a maior cobrança por resultados e maior preocupação com o rendimento da categoria de base, num período de jogos decisivos do campeonato estadual, enquanto a escolinha realizava seus treinamentos sem mais perspectivas de competições formais para o ano. Os resultados obtidos revelam aspectos importantes sobre as metodologias do ensino e do treinamento da modalidade de futebol. Procurou-se evidenciar nesse trabalho, uma reflexão crítica, contribuindo para a evolução do ensino-aprendizagem-treinamento do futebol, possibilitando um aprofundamento dos profissionais envolvidos nesse processo. Entendemos que nossas constatações não resolverão todos os problemas que envolvem o treinamento, mas acreditamos que este estudo possa contribuir para a evolução do futebol, bem como servir de referencia para outras investigações.

Palavras-chave: Futebol. Escolinha. Categoria de Base.

Downloads 10879  10879  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Oeste de Santa, Xanxerê  Site http://www.boletimef.org/biblioteca/2735/Treinamento-de-futebol-em-categorias-de-base-e-escolinhas
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A Influência do Karatê na Concentração das Crianças Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
JUNIOR MACARI, Roberto

Os pais constantemente se preocupam com o futuro de seus filhos, tanto na vida profissional, social e escolar. O esporte é uma das formas utilizadas no horário extraclasse para ocupar o tempo livre das crianças com atividades produtivas e construtivas. O karatê é uma arte marcial que apresenta além da parte técnica bem diversificada, um caráter filosófico e doutrinário. Características que podem agregar muito na formação pessoal e social das crianças. Muitos professores que atuam nas escolas reclamam da falta de concentração das crianças, o que acaba interferindo no trabalho do professor e principalmente no desempenho escolar das próprias crianças. Essa área está extremamente ligada à psicologia e a pedagogia. Analisando estes aspectos, este estudo propõe verificar se o karatê influência na concentração das crianças. O intuito dessa pesquisa é abrir uma nova opção na melhoria da concentração das crianças, conseqüentemente possibilitando um espaço para a educação física atuar nessa área. Esse estudo foi realizado na cidade de Francisco Beltrão-Pr, onde 12 crianças, sendo seis praticantes de karatê e outras seis não praticantes, se submeteram a um teste de Atenção Concentrada para verificar a qualidade de sua concentração. O estudo também comportou uma análise documental dos boletins escolares das 12 crianças, para verificar se o desempenho escolar também sofre melhoras com a prática do karatê. Os resultados atingidos foram satisfatórios, sendo que as crianças que treinam karatê tiveram qualidade superior considerável em relação às crianças que não treinam. Nas duas amostras, obteve-se como resultado dominante a média, mas com diferença a maior no percentil das crianças praticantes de karatê. Com relação ao boletim escolar, algumas variáveis que não estavam previstas no estudo interferiram na maneira de analisar os documentos. Mesmo assim, a análise foi realizada, e os resultados nela adquiridos proporcionaram o alcance aos objetivos propostos.

Palavras-chave: Karatê, concentração, crianças.

Downloads 11382  11382  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Triathlon: história, variáveis antropométricas e fisiológicas Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Ferreira, Joel Carlos Valcanaia

O presente estudo fez um levantamento da história que envolve essa modalidade, além de identificar na literatura estudos que pudessem estabelecer uma relação das variáveis antropométricas com a variável fisiológica lactato, e sua identificação como ferramenta auxiliar na avaliação e prescrição de treinamento.

Downloads 12052  12052  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo   Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O deficiente visual: considerações acerca da prática da Educação Física escolar na educação inclusi Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
KYRILLOS, Michel Habib Monteiro

Estamos vivendo uma nova fase da educação. e hoje, mais do que nunca, o portador de necessidade educativa especial(ou deficiência) tem finalmente a garantia do seu direito constitucional ao acesso à educação, saúde e moradia. Isto devido a várias leis e decretos-lei em favor à pessoas portadoras de deficiências como, por exemplo a lei 9394/96, LDBN, a lei 7853/89 ,política de integração da pessoa portadora de deficiência, a lei 10098/00, que estabelece normas gerais à acessibilidade das pessoas portadoras com deficiência ou com mobilidade reduzida, e outras leis, decretos , portarias que foram regulamentadas pelos governos federal, estaduais ou municipais nos últimos 20 anos em favor ao portador de necessidade educativa especial.

Para se realizar a inclusão de portadores de necessidade educativa especial não é somente colocá-lo numa classe regular. Na inclusão, o portador de necessidade educativa especial não irá adaptar-se a escola, e sim, a escola lhe trará condições pedagógicas e estruturais para que ele a freqüente. Infelizmente , nossa sociedade é muito excludente. Assim, para que a inclusão se concretize numa escola, deve haver uma conscientização bem ampla com as outras crianças, a famílias destas, e também , o conhecimento da deficiência daquela criança a ser incluída na escola, no caso, a criança cega.

Este trabalho está dividido da seguinte forma: no primeiro capítulo faremos uma introdução de como a Educação Física poderia ser realizada na escola num modelo de inclusão. No 2º, iremos conhecer um pouco sobre os outros portadores de deficiência, como também o deficiente visual. Neste capítulo, colocaremos algumas dicas de como lidar com eles na escola, na sociedade e no dia-a-dia. No último, entraremos no estudo do desenvolvimento psicomotor do deficiente visual e como este deficiente visual é inserido numa escola inclusiva e suas dificuldades, estando esta junto com outros alunos videntes.



Downloads 12369  12369  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2005.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Ti-bum: mergulhando na corporeidade e ludicidade à luz da Educação Física infantil Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
GROSS, Daniele Gonçalves

Neste trabalho foram construídas discussões a cerca de Corporeidade, Ludicidade na Educação Física Infantil. Nesse sentido o objetivo de nosso estudo foi analisar a prática de intervenção do professor, a valorização da ludicidade e da corporeidade da criança no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da Educação Física Infantil. Indagamos, a metodologia de ensino utilizada por professores da Educação Infantil, o discurso dos professores de Educação Física a fim de saber se estes utilizaram no período de sua formação profissional contato com a discussão da corporeidade e ludicidade, observamos e entrevistamos professores e coordenadores pedagógicos de três escolas da rede privada de ensino do município de Gurupi-To.

Palavras-chave: Corporeidade. Ludicidade. Formação Profissional. Educação Física Infantil.

Downloads 12601  12601  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade UNIRG, Gurupi, 2007  Site http://www.boletimef.org
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Brinquedos cantados na psicomotricidade Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
SANTOS, Denise Guerra dos

Aborda-se neste trabalho a importância e a contribuição dos brinquedos cantados na psicomotricidade com crianças de 0 à 7 anos. A presente monografia desenvolve-se à luz da dialética interdisciplinar tomando-se de empréstimo conceitos do folclore, da psicanálise, da filosofia, da psicologia do desenvolvimento, da ludoterapia e da musicoterapia. Segue-se a descrição dos brinquedos cantados, paralelos ao desenvolvimento infantil segundo Piaget, enumerando-se os estágios propostos por este autor e delimitando-se os acalantos e as brincadeiras de roda, como objeto de interesse maior da população pesquisada. Dar-se-á ênfase a discussão do suporte à clínica psicomotora diante dos conceitos de Winnicott sobre a vida afetiva e o brincar, fazendo-se referência às vivências através dos brinquedos cantados no contexto terapêutico. Na culminância deste estudo, propõe-se a diferenciação entre educação, reeducação e terapia psicomotora, esboçando-se a elaboração das estruturas psicomotoras comuns às três áreas citadas, interpondo-se os brinquedos cantados como recursos plausíveis a este trabalho. Apresenta-se, ainda, 22 exemplos de brinquedos cantados, ilustrados por suas letras e pelo desenvolvimento da brincadeira em questão.

Palavras-chave: Brinquedos cantados. Psicomotricidade. Lúdico. Terapia. Folclore. Desenvolvimento infantil.


Downloads 14916  14916  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2003.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Consumo de alimentos funcionais com ação antioxidante e exercícios orientados de Baixa Intensidade  Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
VIEIRA, Gilson

Nesta monografia expõem-se resultados de uma pesquisa de campo sobre anamnese e escala subjetiva de esforço (Escala de Borg), num grupo de alunas praticantes de atividades físicas, orientadas e acompanhadas. Abordando as inter-relações e relacionando-as à qualidade de vida.

Palavras-chave: Alimentação. Antioxidantes. Exercícios. Nutrição. Patologias. Qualidade de vida. Radicais livres. Saúde. Vitaminas e Sais minerais.



Downloads 15514  15514  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FAESE - UNIGUAÇU  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O esporte e a lógica capitalista Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ALVES, Douglas

O objetivo desse trabalho é estudar como ocorre processo de mercantilização do esporte numa sociedade que assume os valores capitalistas. Para tanto, iremos utilizar os instrumentais teóricos oferecidos pela perspectiva marxiana. Segundo o referencial teórico adotado, tentaremos demonstrar como o esporte pode ser considerado um instrumento político/ideológico, através do qual são difundidos e reproduzidos os valores morais defendidos por uma minoria economicamente dominante. Desse modo pretendemos demonstrar como a idéia de competitividade, superação de limites etc., refletem, na realidade, as expectativas e comportamentos típicos de um modo de produção determinado. Dentro desse contexto, abordaremos como ocorre o processo de mercantilização do esporte e sua transformação em espetáculo onde os atletas passam a vender sua força de trabalho, e esperam receber em troca um valor equivalente pela sua produção. Este trabalho será desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, por meio do método dialético, delineada pela técnica de pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave: Capitalismo-marxismo. Mercantilização e esporte.



Downloads 16867  16867  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Metod  Site http://
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