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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O emprego dos elementos do surf no salvamento aquático Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Guaiano, Osni Pinto

Este trabalho objetivou levantar dados sobre utilizar elementos intrínsecos do surf na prevenção e ação diante do afogamento, além de observar o entendimento de professores e alunos do curso de graduação em educação física sobre o assunto.

Downloads 2613  2613  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Paulista, Bauru  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O deficiente visual: considerações acerca da prática da Educação Física escolar na educação inclusi Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
KYRILLOS, Michel Habib Monteiro

Estamos vivendo uma nova fase da educação. e hoje, mais do que nunca, o portador de necessidade educativa especial(ou deficiência) tem finalmente a garantia do seu direito constitucional ao acesso à educação, saúde e moradia. Isto devido a várias leis e decretos-lei em favor à pessoas portadoras de deficiências como, por exemplo a lei 9394/96, LDBN, a lei 7853/89 ,política de integração da pessoa portadora de deficiência, a lei 10098/00, que estabelece normas gerais à acessibilidade das pessoas portadoras com deficiência ou com mobilidade reduzida, e outras leis, decretos , portarias que foram regulamentadas pelos governos federal, estaduais ou municipais nos últimos 20 anos em favor ao portador de necessidade educativa especial.

Para se realizar a inclusão de portadores de necessidade educativa especial não é somente colocá-lo numa classe regular. Na inclusão, o portador de necessidade educativa especial não irá adaptar-se a escola, e sim, a escola lhe trará condições pedagógicas e estruturais para que ele a freqüente. Infelizmente , nossa sociedade é muito excludente. Assim, para que a inclusão se concretize numa escola, deve haver uma conscientização bem ampla com as outras crianças, a famílias destas, e também , o conhecimento da deficiência daquela criança a ser incluída na escola, no caso, a criança cega.

Este trabalho está dividido da seguinte forma: no primeiro capítulo faremos uma introdução de como a Educação Física poderia ser realizada na escola num modelo de inclusão. No 2º, iremos conhecer um pouco sobre os outros portadores de deficiência, como também o deficiente visual. Neste capítulo, colocaremos algumas dicas de como lidar com eles na escola, na sociedade e no dia-a-dia. No último, entraremos no estudo do desenvolvimento psicomotor do deficiente visual e como este deficiente visual é inserido numa escola inclusiva e suas dificuldades, estando esta junto com outros alunos videntes.



Downloads 12376  12376  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2005.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Novas perspectivas pedagógicas no Ensino da Educação Física para o Ensino Médio Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Mário Simão; FERREIRA FILHO, Mário Simão

Este estudo busca por alternativas metodológicas viáveis que se preocupem com as questões motivacionais nas aulas de Educação Física para o Ensino Médio. Dentro de seus objetivos específicos procura-se neste trabalho verificar subsídios teóricos que amparam o trabalho da Educação Física dentro do Ensino Médio; procura-se investigar a visão da Educação Física no Ensino Médio dos alunos do Colégio Nirlei Medeiros e, por fim descrever práticas inovadoras para orientar o profissional que trabalha com o Ensino Médio. Adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa /descritiva que segundo a população foi formada por alunos pertencentes a uma escola de Rede Pública de Ensino, constituída por 71 sujeitos de ambos os gêneros com idade entre 18 a 25 anos todos cursando o ensino médio. Para coletar os dados foi utilizado o instrumento adaptado de Bordignon (2003) denominado de: instrumento de avaliação dos níveis de motivação dos alunos de ensino médio à prática da educação física, com 20 questões de múltipla escolha tipo escala Likeit. A pesquisa retratou a visão que os alunos do Ensino Médio têm da Educação Física Escolar, e os níveis de motivação de sua participação nas aulas.

Palavras-chave: Educação Física. Motivação. Ensino médio.



Downloads 2761  2761  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Mulheres em Academia de Ginástica: motivos que atraem, motivos que afastam Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SOUZA, Adalberto A. de.

Este estudo teve como objetivo investigar os motivos que fazem com que mulheres matriculem-se em academia de ginástica para a prática de exercícios físicos e investigar também os motivos que fazem com que não adiram aos treinamentos. Foram pesquisadas 47 mulheres com faixa etária entre 20 e 61 anos de idades. A coleta de dados foi feita através de questionário com 20 perguntas fechadas e uma aberta, totalizando 21 questões. A análise foi descritiva e fenomenológica. Os resultados nos dão informações importantes que esperamos que possam ser úteis para professores de educação física, proprietários de academias, para alunas de academia e também para mulheres que sintam necessidade de treinar em academia de ginástica. Para os profissionais da área da saúde, esporte e lazer, esse trabalho analisa as propagandas como ferramenta de marketing de academia de ginástica. Essa pesquisa mostra o que as mulheres esperam dos treinos em academias e o que as academias oferecem. Os tipos de treino e o tempo das seções e a respectiva frequência são aspectos importantes abordados nesse trabalho. Sugere-se um trabalho investigativo de maior amplitude em todas as regiões do país e que os fatores determinantes para a prática e abandono aos exercícios físicos por mulheres de todas as classes sociais sejam considerados para um planejamento de treino baseado nas necessidades individuais das alunas de academia de ginástica.

Palavras-chave: Beleza. Academia. Mulher. Saúde. Distúrbios Psicobiológicos.


Downloads 5955  5955  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIP- São PAulo  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Mulheres em quadra: o futsal feminino fora do armário Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Caroline Silva de

A Educação Física é uma rica área para discussões de gênero, porém carece de estudos que abordam especificamente as relações de gênero, a homossexualidade e o preconceito nos esportes. Situações de preconceito, estereotipia, discriminação e desigualdade são evidentes na prática feminina do futebol/futsal. Diante da relevância do conhecimento das diversidades presentes em práticas corporais e esportivas e a inclusão da mulher nesse universo, esta pesquisa teve por objetivos: investigar as percepções de gênero, preconceito e homossexualidade em jogadoras de futsal e discutir o preconceito relacionado à homossexualidade presente. As informações foram obtidas por questionário estruturado com 18 questões distribuído a 35 atletas de alto rendimento, ex-atletas e mulheres que praticam futsal por lazer. A dimensão da homossexualidade na modalidade foi surpreendente quando todas responderam conhecer lésbicas que praticam o esporte. O comportamento homofóbico de algumas mulheres da pesquisa foi chocante, em contrapartida, ficou evidente a compreensão da maioria sobre a orientação sexual das lésbicas. As jogadoras têm consciência das relações de poder presentes no futebol, como resultante das relações de gênero historicamente presentes na sociedade. Elas são subversoras de uma ordem considerada natural que as colocam como coadjuvantes da história do futebol. No Brasil, onde o futebol é uma identidade nacional, as mulheres ainda não têm visibilidade, tornando-se mais um espaço a ser conquistado por elas. A conquista desse espaço, consequentemente, acarretará o respeito e amenizará o preconceito. Há muito que se discutir sobre o futebol feminino, pois é um espaço que ainda necessita de maior atenção por parte de pesquisadores sociais.

Palavras-chave: Futebol feminino. Gênero. Preconceito. Homossexualidade.

Downloads 2852  2852  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo   Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Repetição máxima e prescrição na musculação Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Dias, Marcos Aurélio Ferreira

Este estudo de revisão vem levantar a problemática quanto a validade prática do teste de uma repetição máxima, ou 1 RM, e a determinação de cargas de execução nos diversos parâmetros e/ou metodologias de práticas da musculação.

Downloads 19935  19935  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Psicomotricidade aplicada através do programa TEACCH em pessoas com autismo. Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Almeida, Cláudio Bispo de

O principal objetivo deste estudo foi o de verificar e analisar como a psicomotricidade pode ser aplicada através do Programa de Tratamento e Educação de Crianças Autistas e Portadoras de Problemas de Comunicação Correlatos (TEACCH).

Downloads 1178  1178  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Candido Mendes  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Professor especialista ou professor generalista? Quem deve assumir a Educação Física na educação inf Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Gustavo Arantes et al

De acordo com a LDB 9394/96, a Educação Física é componente curricular obrigatório do Ensino Básico. No entanto, na Educação Infantil, primeiro momento da criança no ambiente escolar, não é obrigatório a presença de um professor especialista, graduado em licenciatura em educação física. Este estudo tem como objetivo analisar qual profissional é o mais capacitado e se encontra mais seguro para ministrar aulas/atividades relacionadas à educação física na educação infantil. Como metodologia, foram distribuídos ao todo 40 questionários idênticos com perguntas abertas e fechadas para profissionais que atuam neste nível, sendo 20 para professores generalistas e 20 para professores especialistas. As perguntas diziam respeito desde a sua formação, tempo de experiência, seus conhecimentos sobre educação física e sobre a educação infantil, se sentem capacitado, se planejam as aulas, se participam das reuniões pedagógicas, o tempo por semana utilizado para educação física e quem é o mais capacitado para tal função. Foi concluído que ambos os profissionais possuem posições e idéias similares sobre a educação infantil e o trabalho da educação física nesta área, assim como condições de trabalho parecidas e que a maioria dos respondentes consideram o professor especialista o mais capacitado para ministrar tais aulas.

Palavras chave: Educação Física. Educação infantil. Professor generalista.
Professor especialista.

Downloads 23893  23893  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Possibilidades superadoras de uma realidade de ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SOUZA, Jones Bispo de.

Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada no curso de Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer, oferecido pela FACED/UFBA, no ano de 2005-2006. Tem como problemática investigar e reconhecer que possibilidades metodológicas apontam a realidade do processo de ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 anos de idade, em espaços extra-escolares, em vista a possibilidade de um projeto de sociedade superador ao capitalismo. Como hipótese levantamos que as possibilidades metodológicas de uma realidade de ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 anos, numa perspectiva superadora ao modelo capitalista, requerem uma práxis pedagógica crítica e contextualizada com a realidade social. A pesquisa foi traçada com aproximação da pesquisa-ação e buscou levantar numa abordagem dialética uma proposta de ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 anos de idade, em espaços extra-escolares, não se restringindo ao aprimoramento de técnicas esportivas, e sim, buscando utilizar o futsal como veículo e objeto de educação, visando uma transformação da realidade existente. Como conclusão apontamos que o ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 anos passa pela necessidade de compreensão do esporte enquanto um elemento de desenvolvimento da cultura, cuja perspectiva visa reconhecê-lo como um complexo temático trabalhado a partir de temas que relacionam problemáticas sociais significativas, ao seu próprio desenvolvimento e sua compreensão na sociedade.

Palavras-chave: Futsal. Ensino-aprendizagem. Projeto superador.

Downloads 7180  7180  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal da Bahia  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Periodização do treinamento para corredores de rua especialistas em provas de dez quilômetros Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Domingos, Aline Meyre Costa, Allan José Silva da; Benício, Dóris Alves de Lira, Dantas, João Marques

Nesta pesquisa o objeto teórico e formal centra-se nas provas de pedestrianismo, mais especificamente nas corridas de rua de 10 km.

Downloads 26164  26164  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho  Site http://
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