Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Educação Física igualitária: entre a realidade e a utopia Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Patricia Pereira da

Os seres humanos, biologicamente constituídos em homens e mulheres, desenvolvem suas identidades e constroem corpos masculinos e femininos em razão da cultura. O corpo aprende a fazer história fazendo cultura, portanto, é esse corpo que se educa, corpo que aprende por práticas de relações de gênero, entre as quais o poder está sempre presente. A instituição escolar exerce influência no processo de formação do sujeito em desenvolvimento, com atribuição de expectativas diferenciadas para meninos e meninas. O tornar-se homem ou tornarse mulher se dá num processo contínuo, iniciado na família e reforçado na escola, como instituição social. Esse processo acaba por levar um desequilíbrio entre as relações pessoais, nas quais o poder se manifesta e tende a interferir no desenvolvimento motor de meninos e meninas. Assim considerando, o presente estudo foi norteado pela pergunta que questionou a maneira como a prática docente do profissional de Educação Física poderia contribuir no equilíbrio das relações de gênero nas suas aulas. O objetivo delineado foi investigar a influência da sociedade na formação de sujeitos masculinos e femininos, bem como averiguar qual a contribuição da prática do/a docente de Educação Física na formação desses sujeitos. Para responder à pergunta e alcançar o objetivo, elegeu-se uma metodologia traduzida por pesquisa bibliográfica, destacando quatro tópicos que abordaram: os dados históricos da Educação Física; o gênero e suas influências culturais, sociais, familiares e escolares; as aulas de Educação Física separadas por sexo, mistas e/ou co-educativas, discutindo-se nesse espaço, a atuação do/a docente. Os dados revelaram que a escola sofre influências da cultura, perpassando valores e crenças ao indivíduo. Esses valores e crenças são aprendidos na família e chegam ao espaço escolar e são identificados tanto nos alunos/as quanto em seus professores/as. A pesquisa permite concluir que há um longo e árduo caminho para que a prática docente seja igualitária e seja regida pelo equilíbrio nas relações de gênero. Urge, desse modo, desconstruir preconceitos e respeitar as diferenças.

Palavras­-chave: Educação Física igualitária, Relações de Gênero, Atuação Docente.

Downloads 4197  4197  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas de Itapetininga, Fundação Ka  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Educação Física escolar indígena: o Programa Segundo Tempo e sua importância na revitalização dos jo Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PEREIRA, Jhones Rodrigues

Esta pesquisa mostra a importância da inserção do Programa segundo Tempo na revitalização dos jogos tradicionais das crianças Baré, da Comunidade Indígena Terra Preta - Manaus/ Amazonas. Analisa a forma como o Programa pode contribuir para a inclusão social dessas crianças em esportes não tradicionais praticados por determinada comunidade. Aborda a relevância de se revitalizar e manter os jogos tradicionais desse povo, como forma de contribuir para a preservação dos saberes milenares indígenas; além de proporcionar às crianças e adultos, constante divertimento e convívio social prazeroso e harmonioso. A condução metodológica da investigação partiu da análise de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, cujas técnicas de pesquisa foram: roteiro aberto (questionário) de entrevista; observação participante e o registro de observações a respeito do cotidiano da comunidade. Para registrar os dados coletados foram utilizados os seguintes instrumentos: gravador e diário de campo. A escolha desses instrumentos foi um indicativo da comunidade Baré, que demonstrou uma certa preocupação, em não poder contribuir para o teor desta, por não dominarem muito bem a escrita. Este trabalho apresenta uma abordagem histórica do Povo Baré, enfocando o lúdico indígena, os jogos tradicionais e não tradicionais da etnia e a inclusão social que o Programa Segundo Tempo poderá abranger. Os resultados evidenciam que o Programa Segundo Tempo, em articulação com as comunidades indígenas, pode contribuir para a revitalização do patrimônio material e imaterial dos Povos Indígenas.

Palavras–chave: Jogos Indígenas. Lúdico Indígena. Educação Física Indígena.


Downloads 2063  2063  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro de Educação a Distância, Universidade de Br  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Educação Física Escolar como contribuição para prevenção de problemas na coluna vertebral Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
BARBOSA, Lydia Maria Furtado de Mendonça Guerreiro

Há um relativo consenso de que os problemas posturais em crianças e adolescentes na fase escolar estão se tornando um problema de saúde pública para o país. Dentre os problemas posturais mais frequentes encontram-se os relacionados às alterações da coluna vertebral sendo a hiperlordose, a hipercifose e a escoliose, as de maior incidência. O ambiente escolar parece exercer influência, assim como os hábitos posturais inadequados dos alunos. A falta de conhecimento dos pais ou responsáveis sobre postura e a ausência de um trabalho preventivo postural no âmbito escolar tendem a caracterizar o desconhecimento da sociedade diante da importância da prevenção precoce de problemas posturais o que pode acabar contribuindo com o aparecimento de alterações dessa ordem. Frente a esse contexto, sugere-se à Educação Física Escolar e ao profissional da área um papel de extrema importância não só para esportes, competições e brincadeiras, mas para a educação postural, pondo em prática seus conhecimentos acadêmicos na área da saúde, da anatomia, da cinesiologia, da biomecânica, enfim dos conhecimentos sobre o corpo com o objetivo de prevenir seus alunos e conscientizá-los da importância da coluna vertebral e da educação
postural para sua vida, despertando o interesse por hábitos mais saudáveis no cotidiano. O objetivo do presente estudo é investigar a Educação Física Escolar no Ensino Fundamental como contribuição para a prevenção de problemas posturais da coluna vertebral.

Palavras-chave: Postura. Problemas posturais da coluna vertebral. Educação Física Escolar. Prevenção.

Downloads 10616  10616  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca digital UNINOVE  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000832.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Discutindo Valores Humanos na Educação Física escolar: uma perspectiva a partir do método “educare” Popular Versão: pdf
Atualização:  28/2/2012
Descrição:
SEBBEN, Thiago Felipe

O objetivo do presente estudo foi promover os valores humanos (paz, amor, ação correta, verdade, não-violência) a partir de práticas originárias do conteúdo da Educação Física (ginástica, luta, dança, jogos e esporte) sempre abordado com os estudantes através da ludicidade e das técnicas propostas pelo método “educare”. O microambiente escolar da prática pedagógica foi a Escola Municipal (EM) Santa Ana Mestra, escola da Rede Municipal de Ensino (RME) da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC). A escola possui um total de 768 alunos matriculados, sendo 390 no turno matutino. Destes, 175 participaram da pesquisa. A pesquisa foi de caráter aplicado qualitativo, tendo como instrumento metodológico a pesquisa-ação, em quatro etapas: diagnóstico, ação – que foi subdividida em duas sub-etapas: planejamento e ação propriamente dita -, avaliação e reflexão. Os resultados da aplicação desse método foram: o diagnóstico da realidade de indisciplina e dos problemas de convivência entre os estudantes, o planejamento pedagógico unindo os valores humanos e as práticas da cultura corporal, os relatórios da aplicação das aulas planejadas, a melhora no nível de desenvolvimento moral de duas turmas avaliadas, e a reflexão dos estudantes sobre o método a que estiveram expostos durante a pesquisa. É possível afirmar que o método “educare” é um instrumento pedagógico coerente com o objetivo de tentar transformar/aprimorar o caráter das crianças e, por conseqüência, a convivência das crianças no ambiente escolar e em outros ambientes.

Downloads 2071  2071  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas “Espíritas”   Site http://contribuição do professor
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Consumo de alimentos funcionais com ação antioxidante e exercícios orientados de Baixa Intensidade  Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
VIEIRA, Gilson

Nesta monografia expõem-se resultados de uma pesquisa de campo sobre anamnese e escala subjetiva de esforço (Escala de Borg), num grupo de alunas praticantes de atividades físicas, orientadas e acompanhadas. Abordando as inter-relações e relacionando-as à qualidade de vida.

Palavras-chave: Alimentação. Antioxidantes. Exercícios. Nutrição. Patologias. Qualidade de vida. Radicais livres. Saúde. Vitaminas e Sais minerais.



Downloads 15462  15462  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FAESE - UNIGUAÇU  Site http://
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Capitalismo, Educação e Esportes: (Des) Apontamentos Sociológicos Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
COSTA, Carine Ferreira

Este estudo teve como objetivo principal estabelecer algumas relações entre a Educação e os Esportes, valendo-se das conceituações de Economia, Política, Ideologia e Poder. Metodologicamente foi realizada uma revisão analítica de literatura, no qual se buscou traçar comparações entre as transformações históricas na Educação - com base nos estudos de Aníbal Ponce - e as transformações históricas do Esporte - através dos trabalhos de Barbara Smit e Simson e Jennings. Para realizar as análises buscou-se uma perspectiva filosófica materialista-histórico-dialética para estabelecer os possíveis nexos entre a Educação e os Esportes na sociedade capitalista. Como resultado pode-se apresentar algumas das maneiras de como estas duas instâncias corroboraram na estruturação da sociedade capitalista e especialmente como a Educação Física e os Esportes cumprem papel fundamental na construção dessa mesma sociedade na atualidade.

Palavras-chave: Capitalismo. Esporte. Educação. Poder. Economia. Política e
ideologia.

Downloads 4048  4048  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICENP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Brinquedos cantados na psicomotricidade Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
SANTOS, Denise Guerra dos

Aborda-se neste trabalho a importância e a contribuição dos brinquedos cantados na psicomotricidade com crianças de 0 à 7 anos. A presente monografia desenvolve-se à luz da dialética interdisciplinar tomando-se de empréstimo conceitos do folclore, da psicanálise, da filosofia, da psicologia do desenvolvimento, da ludoterapia e da musicoterapia. Segue-se a descrição dos brinquedos cantados, paralelos ao desenvolvimento infantil segundo Piaget, enumerando-se os estágios propostos por este autor e delimitando-se os acalantos e as brincadeiras de roda, como objeto de interesse maior da população pesquisada. Dar-se-á ênfase a discussão do suporte à clínica psicomotora diante dos conceitos de Winnicott sobre a vida afetiva e o brincar, fazendo-se referência às vivências através dos brinquedos cantados no contexto terapêutico. Na culminância deste estudo, propõe-se a diferenciação entre educação, reeducação e terapia psicomotora, esboçando-se a elaboração das estruturas psicomotoras comuns às três áreas citadas, interpondo-se os brinquedos cantados como recursos plausíveis a este trabalho. Apresenta-se, ainda, 22 exemplos de brinquedos cantados, ilustrados por suas letras e pelo desenvolvimento da brincadeira em questão.

Palavras-chave: Brinquedos cantados. Psicomotricidade. Lúdico. Terapia. Folclore. Desenvolvimento infantil.


Downloads 14890  14890  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2003.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Benefícios psiconeuroimunólogicos da atividade física para pacientes com câncer Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel

O dualismo cartesiano foi o grande responsável pelo paradigma que resultou na divisão do ser humano em corpo e mente. Esta visão resultou no modelo biomédico de medicina, que negligencia o papel das emoções na saúde corporal, mutilando o homem de suas outras manifestações. A psicossomática, galgando vagarosamente o seu lugar na medicina ocidental, culminou com a psiconeuroimunologia. Esta é uma área que agrega conhecimentos desenvolvidos dos Sistemas Nervoso, Imunológico e Endócrino, a partir de estudos de Adler e Cohen. Rotas biológicas interligando emoções e o corpo humano permitiram um avanço na concepção de homem. Assim, este estudo buscou a influência psiconeuroimunológica da atividade física sobre os pacientes com câncer, relacionando estudos diversos, porém de áreas distintas, sobre benefícios psicobiológicos da atividade física, com outros sobre atividade física e câncer. Destaca-se a escassez de pesquisas para a relação entre atividade física e câncer, porém benefícios psicológicos da atividade física já estão evidenciados em inúmeros estudos, mesmo que sem esclarecer exatamente por quais mecanismos. A revisão bibliográfica apontou para a possibilidade de benefícios da atividade física tanto para a prevenção, quanto para o tratamento do câncer, sendo necessários maiores estudos para determinar modalidades, volumes e intensidades ideais.

Palavras-chave: Psiconeuroimunologia. câncer. atividade física.


Downloads 2495  2495  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Educação Física, Associação Cristã de  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Benefícios e Efeitos percebidos por Trabalhadores logo após aPrática da Ginástica Laboral Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Berté, Duílio Junior
Este estudo teve por objetivo identificar os benefícios e efeitos imediatos da ginástica laboral percebidos por um grupo de trabalhadores após a sua prática.

Downloads 1297  1297  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Instituto Superior de Ensino  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Benefícios do skate nas aulas de Educação Física escolar Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Jadson Evangelista da.

Atualmente, o que se percebe é que os alunos estão saturados da forma pela qual as aulas de educação física quem vem sendo oferecida na escola, ou seja, para eles, essas aulas estão sendo pouco estimulantes e muito repetitivas devido ao conteúdo aplicado que só aborda esportes coletivos como vôlei, basquete, futsal e handebol. Este trabalho teve como objetivo mostrar como a ferramenta skate pode ajudar na formação dos alunos nas aulas de Educação Física, fortalecendo a socialização, cidadania, e quais seriam as contribuições motoras. Os principais achados desse estudo foi que o skate pode ser utilizado pelo professor de Educação Física para amenizar esse “problema”, e os esportes radicais vem sendo cada vez mais abordados como conteúdos dessas novas práticas como meio de lazer, esporte e educação. Para isso, é necessário que o professor de educação física respeite as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais para que o ser humano possa se desenvolver socialmente e experimentar diferentes estímulos motores, mas sempre respeitando as diferentes faixas etárias e níveis de desenvolvimento da criança, e que ao final a escola que sempre promove uma prática educativa ligada aos interesses dos alunos ganhe, tanto na qualidade do trabalho desenvolvido como na permanência desses na escola devido ao interesse deles por essa prática.

Palavras-chave: Skate. Educação Física Escolar. Estratégia de aula.


Downloads 3010  3010  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Departamento de Educação, Universidade Nove de Jul  Site http://boletimef.org/biblioteca/2744/Beneficios-do-skate-nas-aulas-de-Educacao-Fisica-escolar
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 »