Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Grupos estabelecidos e outsiders nas aulas de Educação Física Escolar: avaliação e intervenção pedag Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MUNIZ, Emanuel Max

O objetivo deste trabalho foi verificar como se apresentam os grupos de estabelecidos e outsiders (ELIAS, 2000) no interior da aula de Educação Física, e como o professor, via processo avaliativo e intervenção pedagógica, reafirma ou minimiza a ação desses grupos. Foi observada uma turma do ensino fundamental de uma escola Estadual do município Guarapuava - Brasil. Um questionário foi aplicado ao professor no final do período da observação, com algumas perguntas referentes à avaliação, se através desta ela reafirma ou minimiza a ação desses grupos. Através da pesquisa de campo notou-se a divisão destes grupos de estabelecidos e outsiders entre os alunos da série pesquisada. A avaliação juntamente com a intervenção do professor até onde foi acompanhada por nós, não influenciou para a diminuição destes grupos.

Palavras chaves: Educação Física. Estabelecidos. Outsiders.



Downloads 2248  2248  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Curso de Licenciatura em Educação Física, da Facul  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Implicações do esporte escolar: uma abordagem sob uma perspectiva crítica Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Sérgio Roberto de Paiva

Este trabalho tem como objetivo sensibilizar e trazer entendimento aos leitores sobre as dimensões que o esporte tem dentro da escola sejam eles os positivos ou negativos. A investigação foi feita através de uma pesquisa bibliográfica onde na sua primeira parte discutiremos qual é a função e como deve ser abordado o esporte dentro das aulas de Educação Física, apresentando os benefícios, os prejuízos e os cuidados que devemos olhar para essa prática inserida como instrumento de trabalho nas aulas de Educação Física. Já na segunda parte abordamos como assunto as práticas esportivas extracurriculares, como deveria ser entendido o posicionamento do professor e as relações pessoais que essa prática proporciona, o que se espera do professor enquanto mediador dessas práticas e quais são os motivos que levam as escolas a oferecê-las. Na terceira parte discutiremos sobre os processos de atuação do esporte dentro da escola, iremos aqui levantar como entendemos que deveriam ser administradas pedagogicamente a iniciação esportiva no âmbito das práticas esportivas extracurriculares, a conveniência de discussões teóricas dos temas esportivos tanto nas práticas esportivas extracurriculares como nas aulas de Educação Física curricular e também as possibilidades de práticas para o desenvolvimento das idéias propostas por esse trabalho.

Palavras-­chave: Esporte escolar. Prática esportiva extracurricular. Proposta
metodológica.



Downloads 1100  1100  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas de Itapetinga, Fundação Karn  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Inclusão social e esportiva dos alunos portadoresde necessidades especiais nos Jogos Colegiais do  Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ROMUALDO, Evelyn Bettinelli

Esta monografia teve como tema a inclusão social e esportiva dos alunos portadores de necessidades especiais (PNE) na Fase Final dos 52º Jogos Colegiais do Paraná (JOCOP’s), realizado na cidade de Curitiba, nos dias 07 a 17 de julho de 2005.
Foram abordados temas referentes à Educação Física, Inclusão, Sociologia e Políticas Públicas do Esporte. O objetivo geral foi investigar se a inclusão social dos alunos portadores de necessidades especiais estava realmente caracterizada, além da inclusão esportiva, nos JOCOP’s. Os objetivos específicos foram: levantar dados quantitativos e qualitativos referentes à inclusão social e esportiva dos alunos portadores de necessidades especiais das escolas participantes nos 52º JOCOP’s – presente na seção de Procedimentos Metodológicos; registrar as situações relatadas pelos dirigentes das escolas, quanto à inclusão social de seus alunos PNE nos momentos da viagem, abertura dos JOCOP’s, alimentação, alojamentos, jogos, atuação da arbitragem, incluindo as situações discriminatórias e as situações exemplares de inclusão – presente na seção de Apresentação dos Dados; discutir sobre os relatos apresentados pelos dirigentes com base nos documentos e literaturas que defendem a inclusão social dos PNE – presente na seção de Discussão e propor caminhos para que a inclusão social e esportiva dos PNE nos JOCOP’s seja realimente efetiva – presente nas Considerações Finais. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo de caráter descritivo, aplicada através de um questionário com três perguntas, às 26 escolas de educação especiais indicadas pela Paraná Esporte, que participaram da fase final dos
JOCOP’s.

Downloads 5904  5904  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FACINTER  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Influência da atividade física no desenvolvimento motor e rendimento escolar em crianças do fundamen Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CEZÁRIO, Amândia Elizabeth da Silva

A psicomotricidade alcança um novo campo conceitual quando olha alem do corpo orgânico e expressivo, acreditando na estreita ligação entre o desenvolvimento da motricidade, da inteligência e da afetividade. Dada relevância sobre o tema em foco,o estudo foi elaborado com intuito de trazer uma reflexão sobre os benefícios da prática da atividade física, bem como identificar possíveis problemas psicomotores que possam interferir no processo de aprendizagem. Este artigo faz uma abordagem sobre o desenvolvimento motor e a sua influencia no rendimento escolar das crianças com o objetivo de avaliar se as crianças que praticam atividade física regularmente fora da escola são as que têm um maior desenvolvimento motor e são as que têm um melhor rendimento escolar. Como instrumento de coleta de dados foi realizada a bateria de testes psicomotores(BPM) de Fonseca(1995), verificando as praxia global e praxia fina. Foram realizados questionários para verificar quem fazia atividades físicas fora da instituição escolar. Os testes de habilidades motoras foram realizados com um grupo de 48 crianças, sendo estas 24 do turno da manha e 23 do turno da tarde, ambas do 3º ano do ensino fundamental.

Palavras-chave: Atividade física. Desenvolvimento motor. Rendimento escolar.

Downloads 48100  48100  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Vale do Acaraú  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Jogos cooperativos: abordando a questão da inclusão nas aulas de Educação Física Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
GONÇALVES, Vinicius Pauletti.

Através de vivências pessoais obtidas na área, pode-se constatar a forte presença da competição nos processos educativos nas aulas de Educação Física. Os Jogos Cooperativos aparecem como uma alternativa ao mundo competitivo e um meio de ensino que prioriza a solidariedade e o trabalho de equipe.O objetivo deste trabalho é a análise dos jogos cooperativos e os seus processos de inclusão nas Séries Iniciais.

Palavras-chave: Jogos cooperativos. Inclusão. Educação Física escolar.

Downloads 29513  29513  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Ciencia da Saúde  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Judô: da história à pedagogia do esporte Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Rafael Vieira de

O presente trabalho busca analisar, verificar e traçar novos caminhos para o ensino-aprendizagem do judô, tendo como objeto de estudo o judô na formação humana. O interesse pelo tema partiu da minha experiência pessoal com este esporte antes e durante o estudo acadêmico. Na reflexão dialética-histórica-crítica do judô na sua realidade concreta verificou-se a necessidade de esboçar uma pedagogia que favoreça a unidade de ensino desta modalidade de forma a (re) significar o ensino-aprendizagem desta atividade humana na sua essência, ou seja, no seu aspecto histórico-filosófico, cultural, social e educacional, a fim de proporcionar uma práxis pedagógica adequada. Dentro dessa concepção viu-se a necessidade de não fragmentar o judô enfatizando somente a competição. Esta monografia vinculou-se ao Projeto de Pesquisa Pedagogia do Esporte: em busca de novos caminhos, elaborado, desenvolvido e contextualizado na Faculdade de Educação Física (FEF) Universidade Federal de Goiás (UFG).Tal projeto busca também uma nova significação de prática-pedagógica para o Esporte, ou seja, a formação humana, e uma metodologia de ensino para o Esporte por meio de jogos. Nessa perspectiva, elaboramos jogos para a iniciação esportiva do judô. Analizando a esportivização, a utilização do jogo como prática pedagógica e estratégia de ensino nas aulas e a importância do componente lúdico como eixo facilitador da aprendizagem dos fundamentos essenciais dessa modalidade de luta.



Downloads 9052  9052  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Juventude e tempo livre: Possíveis Reflexões Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
LIMA, Angélica Cardoso

Esta pesquisa buscou evidenciar as possíveis relações entre juventude e tempo livre na sociedade capitalista. Para isso, apresentei algumas reflexões sobre o tema na sociedade capitalista com intuito de discutir as ações e intervenções dessa geração no cotidiano social. Caracterizado como uma pesquisa bibliográfica e sustentada teórico-metodologicamente por autores marxistas, e que, portanto se utilizam do materialismo histórico e dialético, pude me aproximar das categorias teóricas, tomadas aqui como relevantes para as articulações propostas. A juventude geração caracterizada pelo processo de preparação para o mundo adulto produtivo, pode ser entendida como um forte ponto de referencia para as transformações sociais. Nessa direção as manifestações ou movimentos sociais aqui apontados, tais como o movimento sem terra (MST) e movimento estudantil demonstram os poucos caminhos que restam à juventude, enquanto movimento organizado para romper os valores do trabalho produtivo na sociedade do capital. Nesse ínterim, o esporte, como proposta oferecida aos jovens, por meio das políticas públicas estatais, para a ocupação de seu tempo livre, evidencia também, a determinação e controle da juventude, visando conformá-la e discipliná-la para que os eventuais ímpetos de resistência aos valores hegemônicos sejam minimizados e transformados em desejos individualizados. Finalmente, cabe ressaltar que os poucos movimentos organizados pela juventude ainda suscitam e estimulam a chama da inquietude e a essência da juventude revolucionária e, que, se junta as manifestações culturais jovens como funk, rap, skate, mas que, com clareza, os identifica ainda no processo de resistência que conforma.

Palavras-chave: Juventude.Tempo livre e sociedade capitalista.

Downloads 2028  2028  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM-Universidade Estadual de Maringá  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Lazer, escola e juventude: algumas aproximações Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues

Este trabalho é uma exigência do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA, ele tem por meta conquistar a aprovação na referida graduação. O tema abordado é o lazer, o qual é relativamente recente no universo acadêmico e possui inúmeras reflexões. Este trabalho monográfico irá analisar e discutir o lazer para os jovens do ensino médio, na perspectiva de refleti-lo no universo escolar, buscando percebe-lo enquanto necessidade social. Especificamente, cabe a este trabalho identificar quais as práticas mais freqüentes entre os jovens da pesquisa, verificando como eles utilizam o seu tempo livre e quais as suas áreas de interesse quanto à questão do lazer. O campo de investigação foi a Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado da Bahia da rede pública da cidade de Crato. Realizou-se um estudo de natureza exploratória, tendo sido utilizado para coleta de dados a observação assistemática, questionários estruturados e perguntas norteadoras para a elaboração de um texto pelos alunos. Pretendeu-se analisar de forma crítica todo material, buscando compreender os fenômenos sociais, e suas contradições. Com relação aos significados atribuídos ao lazer, pelos jovens da pesquisa pode-se constatar que os mesmos possuem uma visão funcionalista do lazer, assumindo características de lazer alienado, bem como ser as conversas cotidianas a principal vivência de lazer entre os jovens. Fato influenciado pelas questões socioeconômicas e o medo da violência. Por fim os jovens da pesquisa acreditam que a escola poderia oferecer mais lazer, porém a, mesma restringe seu lazer a biblioteca, Educação Física e festinhas cotidianas.

Palavras-chave: Lazer. Escola. Juventude.

Downloads 1907  1907  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Regional do Cariri  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Mulheres em Academia de Ginástica: motivos que atraem, motivos que afastam Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SOUZA, Adalberto A. de.

Este estudo teve como objetivo investigar os motivos que fazem com que mulheres matriculem-se em academia de ginástica para a prática de exercícios físicos e investigar também os motivos que fazem com que não adiram aos treinamentos. Foram pesquisadas 47 mulheres com faixa etária entre 20 e 61 anos de idades. A coleta de dados foi feita através de questionário com 20 perguntas fechadas e uma aberta, totalizando 21 questões. A análise foi descritiva e fenomenológica. Os resultados nos dão informações importantes que esperamos que possam ser úteis para professores de educação física, proprietários de academias, para alunas de academia e também para mulheres que sintam necessidade de treinar em academia de ginástica. Para os profissionais da área da saúde, esporte e lazer, esse trabalho analisa as propagandas como ferramenta de marketing de academia de ginástica. Essa pesquisa mostra o que as mulheres esperam dos treinos em academias e o que as academias oferecem. Os tipos de treino e o tempo das seções e a respectiva frequência são aspectos importantes abordados nesse trabalho. Sugere-se um trabalho investigativo de maior amplitude em todas as regiões do país e que os fatores determinantes para a prática e abandono aos exercícios físicos por mulheres de todas as classes sociais sejam considerados para um planejamento de treino baseado nas necessidades individuais das alunas de academia de ginástica.

Palavras-chave: Beleza. Academia. Mulher. Saúde. Distúrbios Psicobiológicos.


Downloads 4786  4786  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIP- São PAulo  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Mulheres em quadra: o futsal feminino fora do armário Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Caroline Silva de

A Educação Física é uma rica área para discussões de gênero, porém carece de estudos que abordam especificamente as relações de gênero, a homossexualidade e o preconceito nos esportes. Situações de preconceito, estereotipia, discriminação e desigualdade são evidentes na prática feminina do futebol/futsal. Diante da relevância do conhecimento das diversidades presentes em práticas corporais e esportivas e a inclusão da mulher nesse universo, esta pesquisa teve por objetivos: investigar as percepções de gênero, preconceito e homossexualidade em jogadoras de futsal e discutir o preconceito relacionado à homossexualidade presente. As informações foram obtidas por questionário estruturado com 18 questões distribuído a 35 atletas de alto rendimento, ex-atletas e mulheres que praticam futsal por lazer. A dimensão da homossexualidade na modalidade foi surpreendente quando todas responderam conhecer lésbicas que praticam o esporte. O comportamento homofóbico de algumas mulheres da pesquisa foi chocante, em contrapartida, ficou evidente a compreensão da maioria sobre a orientação sexual das lésbicas. As jogadoras têm consciência das relações de poder presentes no futebol, como resultante das relações de gênero historicamente presentes na sociedade. Elas são subversoras de uma ordem considerada natural que as colocam como coadjuvantes da história do futebol. No Brasil, onde o futebol é uma identidade nacional, as mulheres ainda não têm visibilidade, tornando-se mais um espaço a ser conquistado por elas. A conquista desse espaço, consequentemente, acarretará o respeito e amenizará o preconceito. Há muito que se discutir sobre o futebol feminino, pois é um espaço que ainda necessita de maior atenção por parte de pesquisadores sociais.

Palavras-chave: Futebol feminino. Gênero. Preconceito. Homossexualidade.

Downloads 2573  2573  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 »