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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Benefícios psiconeuroimunólogicos da atividade física para pacientes com câncer Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel

O dualismo cartesiano foi o grande responsável pelo paradigma que resultou na divisão do ser humano em corpo e mente. Esta visão resultou no modelo biomédico de medicina, que negligencia o papel das emoções na saúde corporal, mutilando o homem de suas outras manifestações. A psicossomática, galgando vagarosamente o seu lugar na medicina ocidental, culminou com a psiconeuroimunologia. Esta é uma área que agrega conhecimentos desenvolvidos dos Sistemas Nervoso, Imunológico e Endócrino, a partir de estudos de Adler e Cohen. Rotas biológicas interligando emoções e o corpo humano permitiram um avanço na concepção de homem. Assim, este estudo buscou a influência psiconeuroimunológica da atividade física sobre os pacientes com câncer, relacionando estudos diversos, porém de áreas distintas, sobre benefícios psicobiológicos da atividade física, com outros sobre atividade física e câncer. Destaca-se a escassez de pesquisas para a relação entre atividade física e câncer, porém benefícios psicológicos da atividade física já estão evidenciados em inúmeros estudos, mesmo que sem esclarecer exatamente por quais mecanismos. A revisão bibliográfica apontou para a possibilidade de benefícios da atividade física tanto para a prevenção, quanto para o tratamento do câncer, sendo necessários maiores estudos para determinar modalidades, volumes e intensidades ideais.

Palavras-chave: Psiconeuroimunologia. câncer. atividade física.


Downloads 2495  2495  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Educação Física, Associação Cristã de  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A dança promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PINTO, Nádia Maria da Silva

O presente estudo pretende abordar a Dança Promovendo a Melhoria da Qualidade de Vida das Pessoas da Terceira Idade. Mostrando como a dança pode ser utilizada como promotora de qualidade de vida para terceira idade, amenizando assim os problemas decorrentes do processo de envelhecimento nos aspectos psicossociais e biológicos. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, na qual na primeira parte foi necessário fazer um resgate da historia da dança desde o seu surgimento, passando por toda a sua evolução até os dias de hoje. Na segunda parte o estudo discute como acontece o processo de envelhecimento nos aspectos psicológicos, biológicos e sociais além de uma breve conceituação do que significa velho e idoso. E na terceira e ultima parte foi apontado como a dança pode auxiliar na melhora da qualidade de vida da pessoa da terceira idade, fazendo com que através da pratica da dança os efeitos decorrentes do passar da idade sejam amenizados. È preciso que a sociedade passe a ver essas pessoas com outros olhos, são seres como nos e que ao contrario do pensam são muitos produtíveis, pois eles têm muito a nos ensinar. Este trabalho vem mostrar as pessoas da terceira idade que como diz a musica de “Gonzaguinha” devem “viver sem ter a vergonha de ser feliz”.

Palavras­-chave: Dança. Terceira idade. Qualidade de vida.


Downloads 3597  3597  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas de Itapetininga, Fundação Ka  Site http://www.boletimef.org/biblioteca/2347/A-danca-promovendo-a-melhoria-da-qualidade-de-vida-na-terce
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Juventude e tempo livre: Possíveis Reflexões Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
LIMA, Angélica Cardoso

Esta pesquisa buscou evidenciar as possíveis relações entre juventude e tempo livre na sociedade capitalista. Para isso, apresentei algumas reflexões sobre o tema na sociedade capitalista com intuito de discutir as ações e intervenções dessa geração no cotidiano social. Caracterizado como uma pesquisa bibliográfica e sustentada teórico-metodologicamente por autores marxistas, e que, portanto se utilizam do materialismo histórico e dialético, pude me aproximar das categorias teóricas, tomadas aqui como relevantes para as articulações propostas. A juventude geração caracterizada pelo processo de preparação para o mundo adulto produtivo, pode ser entendida como um forte ponto de referencia para as transformações sociais. Nessa direção as manifestações ou movimentos sociais aqui apontados, tais como o movimento sem terra (MST) e movimento estudantil demonstram os poucos caminhos que restam à juventude, enquanto movimento organizado para romper os valores do trabalho produtivo na sociedade do capital. Nesse ínterim, o esporte, como proposta oferecida aos jovens, por meio das políticas públicas estatais, para a ocupação de seu tempo livre, evidencia também, a determinação e controle da juventude, visando conformá-la e discipliná-la para que os eventuais ímpetos de resistência aos valores hegemônicos sejam minimizados e transformados em desejos individualizados. Finalmente, cabe ressaltar que os poucos movimentos organizados pela juventude ainda suscitam e estimulam a chama da inquietude e a essência da juventude revolucionária e, que, se junta as manifestações culturais jovens como funk, rap, skate, mas que, com clareza, os identifica ainda no processo de resistência que conforma.

Palavras-chave: Juventude.Tempo livre e sociedade capitalista.

Downloads 2677  2677  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM-Universidade Estadual de Maringá  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A atividade física como fator de influência na autonomia funcional do idoso Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
COSTA, Miriam Dalva Martins dos Santos

Estudos científicos bem como epidemiológicos têm demonstrado de forma clara os benefícios da prática regular da atividade física, na prevenção primária e secundária de doenças cardiovasculares, osteomusculares, neuromuscular, sócio-afetivas, determinando a melhora da capacidade funcional e laborativa do idoso e até mesmo de se evitar a instalação, progressão ou correção de possíveis disfunções que acabam por incapacitá-lo.Teve como objetivo investigar se a atividade física influencia beneficamente a autonomia funcional do idoso.

Palavras-chave: Idoso. Autonomia funcional. Qualidade de vida. Atividade física.



Downloads 17403  17403  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Discutindo Valores Humanos na Educação Física escolar: uma perspectiva a partir do método “educare” Popular Versão: pdf
Atualização:  28/2/2012
Descrição:
SEBBEN, Thiago Felipe

O objetivo do presente estudo foi promover os valores humanos (paz, amor, ação correta, verdade, não-violência) a partir de práticas originárias do conteúdo da Educação Física (ginástica, luta, dança, jogos e esporte) sempre abordado com os estudantes através da ludicidade e das técnicas propostas pelo método “educare”. O microambiente escolar da prática pedagógica foi a Escola Municipal (EM) Santa Ana Mestra, escola da Rede Municipal de Ensino (RME) da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC). A escola possui um total de 768 alunos matriculados, sendo 390 no turno matutino. Destes, 175 participaram da pesquisa. A pesquisa foi de caráter aplicado qualitativo, tendo como instrumento metodológico a pesquisa-ação, em quatro etapas: diagnóstico, ação – que foi subdividida em duas sub-etapas: planejamento e ação propriamente dita -, avaliação e reflexão. Os resultados da aplicação desse método foram: o diagnóstico da realidade de indisciplina e dos problemas de convivência entre os estudantes, o planejamento pedagógico unindo os valores humanos e as práticas da cultura corporal, os relatórios da aplicação das aulas planejadas, a melhora no nível de desenvolvimento moral de duas turmas avaliadas, e a reflexão dos estudantes sobre o método a que estiveram expostos durante a pesquisa. É possível afirmar que o método “educare” é um instrumento pedagógico coerente com o objetivo de tentar transformar/aprimorar o caráter das crianças e, por conseqüência, a convivência das crianças no ambiente escolar e em outros ambientes.

Downloads 2071  2071  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas “Espíritas”   Site http://contribuição do professor
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Espaços Públicos de Esporte e Lazer do Município de São José dos Pinhais: formas de (des) apropriaç Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Cynthia Adriane de

Compreendemos o fenômeno chamado Lazer a partir da idéia que ele se materializa por meio de um tempo e espaço de vivências lúdicas organizadas por uma determinada cultura. Desta forma, as experiências de Lazer podem influenciar e sofrer influência de determinados espaços e equipamentos, pois dependem e são sensivelmente demarcadas pelos ambientes onde acontecem. De acordo com essa afirmação, surge a seguinte problemática. Como esses espaços e equipamentos estão sendo apropriados pela população do município de São José dos Pinhais? Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo. Para tanto, foram mapeados na cidade de São José dos Pinhais os seguintes espaços de Esporte e Lazer: Parques, Praças, Centros Culturais e Centros Esportivos. Agregado a esse procedimento utilizamos um Protocolo de observação, diário de campo e entrevista semi-estruturada com os Secretários do Esporte e Lazer, Urbanismo e Cultura. Após co-relacionar esses instrumentos de pesquisa localizamos algumas categorias de análise, entre elas: Acessibilidade, Organização dos espaços, Iluminação/Manutenção/Segurança, Uso e apropriação dos espaços e Área Verde. Concluímos que alguns espaços e equipamentos de Esporte e Lazer nessa cidade encontram-se com pouca diversidade de formas e usos. Demonstrando uma visão restrita dos gestores sobre a potencialidade dos espaços de Esporte e Lazer da cidade.

Palavras-chave: Espaços Públicos. Lazer. Políticas Públicas.



Downloads 5188  5188  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Análise das sessões de treinamento de futebol entre categorias de base e escolinhas Popular Versão: Pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
CASARIN, Rodrigo Vicenzi; CELLA, Marcos Teonisto

Este estudo teve como objetivo analisar os conteúdos das sessões de treinamentos de futebol da categoria de base de um clube profissional e de uma escolinha na categoria sub-15. O estudo caracterizou-se por uma pesquisa descritivo-exploratória. Utilizou-se a técnica de observação sistemática e direta das sessões de treinamento com o emprego de filmadora e posterior transcrição dos dados em fichas de observação, bem como um questionário como instrumentos de coleta de dados. Participaram deste estudo, praticantes de futebol do gênero masculino em categoria de base e em escolinha pertencentes a categoria sub-15, sendo uma categoria de base de um clube de futebol profissional da cidade de Florianópolis e uma escolinha da fundação municipal de esportes da cidade de Pinhalzinho, ambos de Santa Catarina, bem como os respectivos treinadores. Os resultados obtidos indicam que o tempo total de treinamento da categoria de base (858’) foi maior que o tempo total de treinamento da escolinha (642’). Verificou-se ainda que os treinadores ocupam a maior parte do tempo geral com o jogo propriamente dito. Percebeu-se uma ênfase maior no treinamento físico (180’) por parte da categoria de base, enquanto a escolinha preferenciou o treinamento de combinação dos fundamentos (105’). Os exercícios do complexo de Jogo I, ou seja, situações de jogo, enfocando aspectos técnico-táticos, foram realizados 5 vezes na equipe da categoria de base. Já na equipe da escolinha, foram identificadas 6 situações. Ficou evidente que na categoria de base foram trabalhados com maior ênfase os exercícios de complexo de jogo II (50’). Ao analisarmos os dados obtidos na observação dos treinamentos, é importante considerarmos os objetivos distintos de cada equipe. Ficou clara a maior cobrança por resultados e maior preocupação com o rendimento da categoria de base, num período de jogos decisivos do campeonato estadual, enquanto a escolinha realizava seus treinamentos sem mais perspectivas de competições formais para o ano. Os resultados obtidos revelam aspectos importantes sobre as metodologias do ensino e do treinamento da modalidade de futebol. Procurou-se evidenciar nesse trabalho, uma reflexão crítica, contribuindo para a evolução do ensino-aprendizagem-treinamento do futebol, possibilitando um aprofundamento dos profissionais envolvidos nesse processo. Entendemos que nossas constatações não resolverão todos os problemas que envolvem o treinamento, mas acreditamos que este estudo possa contribuir para a evolução do futebol, bem como servir de referencia para outras investigações.

Palavras-chave: Futebol. Escolinha. Categoria de Base.

Downloads 10869  10869  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Oeste de Santa, Xanxerê  Site http://www.boletimef.org/biblioteca/2735/Treinamento-de-futebol-em-categorias-de-base-e-escolinhas
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Benefícios do skate nas aulas de Educação Física escolar Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Jadson Evangelista da.

Atualmente, o que se percebe é que os alunos estão saturados da forma pela qual as aulas de educação física quem vem sendo oferecida na escola, ou seja, para eles, essas aulas estão sendo pouco estimulantes e muito repetitivas devido ao conteúdo aplicado que só aborda esportes coletivos como vôlei, basquete, futsal e handebol. Este trabalho teve como objetivo mostrar como a ferramenta skate pode ajudar na formação dos alunos nas aulas de Educação Física, fortalecendo a socialização, cidadania, e quais seriam as contribuições motoras. Os principais achados desse estudo foi que o skate pode ser utilizado pelo professor de Educação Física para amenizar esse “problema”, e os esportes radicais vem sendo cada vez mais abordados como conteúdos dessas novas práticas como meio de lazer, esporte e educação. Para isso, é necessário que o professor de educação física respeite as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais para que o ser humano possa se desenvolver socialmente e experimentar diferentes estímulos motores, mas sempre respeitando as diferentes faixas etárias e níveis de desenvolvimento da criança, e que ao final a escola que sempre promove uma prática educativa ligada aos interesses dos alunos ganhe, tanto na qualidade do trabalho desenvolvido como na permanência desses na escola devido ao interesse deles por essa prática.

Palavras-chave: Skate. Educação Física Escolar. Estratégia de aula.


Downloads 3010  3010  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Departamento de Educação, Universidade Nove de Jul  Site http://boletimef.org/biblioteca/2744/Beneficios-do-skate-nas-aulas-de-Educacao-Fisica-escolar
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Alterações fisiológicas em gestantes durante a atividade motora no meio líquido Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Déborah Crystina de Souza e

O presente trabalho monográfico com o tema “As alterações fisiológicas em gestantes durante a atividade motora no meio líquido”, tem como objetivo identificar e evidenciar os benefícios proporcionados pela prática no meio líquido em gestante. É feito um estudo bibliográfico, onde iremos verificar se a atividade no meio líquido pode trazer grandes benefícios a gestante. Portanto, nas prescrições iniciais de exercícios aeróbicos deveriam ser incluídas, no mínimo três sessões semanais, com dias intercalados de exercícios cada uma com duração de 30 a 45 minutos. A intensidade de exercícios empregados deve manter uma faixa etária de 130 a 150 batimentos por minuto. A frequência mínima é de três vezes na semana e programados em diferentes atividades, duração e intensidade que serão relevantes para a compreensão da interação de exercício físico e a gestante. O interesse deste estudo é poder revelar para a sociedade que através da prática regular da atividade motora no meio líquido passe a ser promotor da saúde e o bem estar da gestante.

Palavras-chaves: Atividade Motora, Meio Líquido, Gestante.

Downloads 63223  63223  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estácio de Sá, Paulo Afonso, 2004.  Site http://boletimef.org/biblioteca/2798/Alteracoes-fisiologicas-em-gestantes-durante-a-atividade-motora
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A saúde na Educação Física escolar sob a perspectiva eco-relacional Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas

A Educação Física, como disciplina do currículo escolar, como área de conhecimento e como atividade realizada por uma população cada dia maior, está em constante movimento. Com o intuito de acompanhar este movimento, vemos emergir neste campo abordagens e concepções de ensino que buscam reconfigurar as ações e práticas pedagógicas. O processo de transformações ocorridas ao longo dos tempos recai também na dimensão da saúde que passa por processo de reconfiguração no âmbito da Educação Física. Pensar esta reconfiguração da saúde em sua relação com a educação física escolar, atualmente, é pensar em diferentes práticas, humanos, concepções e realidades distintas. Nesse sentido, trata-se não somente de pensar novas estratégias de ensino, mas em propostas que busquem superar os modelos tradicionais que vinculam ainda a dimensão da saúde às concepções higienistas, com viés biologicista. Entendendo a Educação Física como parte da educação integral dos indivíduos, o estudo teve como propósito discutir a articulação da saúde na Educação Física escolar à perspectiva eco-relacional. O trabalho teve como principal objetivo verificar quais as contribuições que a perspectiva eco-relacional oferece como proposta epistemo-metodológica num processo de ensino-aprendizagem da Educação Física relacionada à saúde na escola. Através de uma proposta que se materializou via uma pesquisa intervenção engajada, foi possível experienciar este estudo no cotidiano escolar, nas aulas de educação física para estudantes de Ensino Médio em uma escola pública de Fortaleza, CE. Para a realização do estudo, utilizamos na coleta de dados questionários, relatos e diário de campo, onde a análise foi desenvolvida nos moldes do método da Análise de Conteúdos, no qual se chegou a um conjunto de categorias, em respostas às questões norteadoras do estudo. Na análise das contribuições da PER para os processos de ensino, destacamos: 1) o ensino dialógico, crítico e contextualizado como possibilidade; 2) o trabalho coletivo nas aulas de EF; 3) ampliação da concepção de saúde; 4) dificuldade e dilemas do cotidiano de ensino crítico e democrático. Para análise das mudanças favorecidas pela utilização da PER, foi possível identificarmos: 1) melhora no comportamento, maior participação e envolvimento nas aulas; 2) Ressignificação da concepção de saúde. Foi possível perceber ainda a evolução e o desenvolvimento do grupo no partilhar das informações e conhecimentos sobre a dimensão da saúde para além do enfoque biológico, através de uma postura mais crítica que se apresentou por meio do trabalho de contextualização, de uma maior abertura ao diálogo, do partilhar de experiências relacionais, tal como é próprio da perspectiva eco-relacional. Acreditamos que os pressupostos da perspectiva eco-relacional proporcionaram discussões e experiências gratificantes para mim como docente e, principalmente, para os discentes, pois instigaram neles questões sobre como os hábitos saudáveis são importantes em suas vidas, ampliando o conceito de saúde, tornando-a mais crítica. Com isso, percebi-se ser viável vivenciar uma nova abordagem da saúde nas aulas de educação física na escola por meio da perspectiva eco-relacional.

Palavras-chave: Educação Física Escolar; Perspectiva Eco-Relacional; Saúde.

Downloads 2102  2102  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Curso de Educação Física, Faculdade de Educação, U  Site http://boletimef.org/biblioteca/2774/Saude-eco-relacional-na-Educacao-Fisica-escolar
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