Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Atividades circenses: limites e possibilidades nas aulas de Educação Física escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
SIMÕES, Marilson da Costa; GOMES, Rafael Freislebem; OLIVEIRA, Ronaldo Cesar Santos de

Objetivou-se investigar os limites e as possibilidades no ensino das atividades circenses nas aulas de Educação Física Escolar, com as turmas da 6ª e 8ª séries da Escola São Francisco de Assis, em Santa Teresa – ES. Este trabalho é de natureza qualitativa, com objetivos exploratório/descritivo, servindo-se da pesquisa-ação. Questionou-se a resistência dos alunos a conteúdos “inovadores”, considerando a escola como lugar de reprodução/produção de cultura e as possibilidades do Estágio Supervisionado Escolar na produção de práticas corporais “inovadoras”: As atividades circenses foram bem aceitas e os limites são poucos ante as inúmeras possibilidades.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Cultura corporal. Conteúdo de ensino. Atividades circenses.

Downloads 7699  7699  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Escola Superior São Francisco de Assis, Santa Tere  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A recreação na educação especial infantil com o portador de Síndrome de Down: contextualizando o des Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SANTOS, Denise Guerra dos

Neste trabalho monográfico, propôs-se identificar as influências da Recreação para o desenvolvimento psicomotor da criança portadora de síndrome de Down, observadas a partir das aulas de Psicopedagogia e Educação Física no segmento da Educação Especial Infantil da APAE-RIO, devendo também contribuir para o aumento dos estudos sobre a criança portadora de síndrome de Down, a Recreação e a Psicomotricidade. Para a realização da investigação utilizou-se uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico e estudo de caso, seguido de uma pesquisa descritiva com a aplicação de dois questionários e entrevistas. A fundamentação teórica norteadora baseou-se nas abordagens: psicomotora de Le Boulch (2001), Sócio construtivista a luz de Vygotsky (1994), e num coletivo sobre o ludus por Dumazedier (1980), Guerra (1996), Huizinga (1996) e Ferreira (2003). O primeiro questionário consta de oito perguntas abertas e uma fechada, e o segundo com quatro perguntas abertas. Baseado nas respostas à pesquisa verificou-se que não houve modificações em 100% das crianças quanto ao interesse nas atividades lúdicas, e o mesmo resultado se deu sobre o desenvolvimento da imagem corporal em ambos os setores. Foi observado que em 10% das crianças pesquisadas ocorreu pequeno progresso quanto às atividades que antes apresentavam mais dificuldades, inferindo-se a mesma proporção para a melhora no enfoque da autonomia. A Recreação comparece como mediadora e suporte para o desenvolvimento. O Espaço recreacional traduz elementos de confrontação da criança com sua cultura corporal, provendo a contextualização do desenvolvimento psicomotor. Este trabalho evidenciou ainda que o tempo da pesquisa foi incipiente para a coleta de dados em se tratando de crianças que apresentam uma evolução mais lenta que as demais. Os alunos são mais estimulados pelas atividades que lhes oferecem liberdade, que valorize a espontaneidade e proporcionem desafios. A partir destes resultados sugeriu-se que a Recreação pelos benefícios mostrados carece de espaço físico e tempo maiores para as crianças. Por último recomendou-se aos futuros pesquisadores o investimento em um maior tempo para a coleta de dados, além de um aumento do grupo em estudo.

Palavras-chave: Psicomotricidade. Recreação. Educação Especial Infantil.


Downloads 7741  7741  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2004.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Vivenciando o karatê na Educação Física: um estudo de caso com alunos do ensino fundamental II de um Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Maria da Conceição Coelho da

O karatê é uma arte marcial que possui embasamentos filosóficos que busca o equilíbrio do corpo e da mente. Os princípios filosóficos do karatê são: Esforçar-se para a formação do caráter, Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão, Criar intuito de esforço, Respeito acima de tudo e Conter o espírito de agressão (Sasaki, 1978). O Karatê-dô tem por significado o caminho das mãos vazias é de origem japonesa. As artes marciais assim como o Budismo surgiu na Índia ou na China no século VI d. C. e posteriormente se difundiu por todo o Oriente (Reid e Croucher, 2003). O objetivo deste estudo foi aplicar o conteúdo do karatê a quatro turmas de educação física do 6o ao 9o ano do ensino fundamental II em uma escola pública de Fortaleza e após as práticas analisar como a vivência foi recebida pelos alunos. Para atingir o objetivo, foi realizado um estudo de caso cuja intervenção ocorreu no período de outubro a novembro de 2007, através de aulas de karatê, atividades de lutas lúdicas e exposição de trabalhos em um mural. A metodologia foi desenvolver quatro sessões com as turmas de 6o ao 9o ano de uma escola pública de ambos os sexos com idades de 12 a 17 anos.

Palavras-chave: Karatê. Escola. Educação Física

Downloads 7760  7760  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Vale do Acaraú  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A superação das construções de gênero no contexto da Educação Física escolar: algumas reflexões Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva.

O presente estudo, teve o objetivo de investigar as contribuições da Educação Física para a superação das construções de gênero, no âmbito da escola. A investigação foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica, na qual encontramos necessidade de analisar as construções de gênero na sociedade de forma geral, na escola e na Educação Física especificamente. Posteriormente foram levantados enfrentamentos para a superação das construções de gênero no âmbito da escola e da Educação Física, apontando reflexões sobre a intervenção da instituição e da disciplina. O estudo possibilitou concluir que, mesmo com avanços históricos, a sociedade atual é organizada em função do homem e que há uma longa caminhada de desconstrução dessa realidade. Nessa caminhada, a intervenção da escola e especificamente da Educação Física serão de fundamental importância, para criar um alicerce na base da sociedade, que poderá facilitar um processo de transformação social de maiores proporções.

Downloads 7771  7771  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A importância da Língua de Sinais para a melhoria da socialização dos alunos com deficiência auditiv Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
COSTA, Marcelo Pereira; RODRIGUEZ, Carmem Ledir Wouters

O objetivo principal deste trabalho foi promover a socialização entre alunos e professores dessa escola, buscando melhorar a comunicação nas atividades diárias, através da utilização da LIBRAS. O presente projeto foi de grande importância para o desenrolar das atividades da escola, pois, através do ensino da LIBRAS, despertou nos alunos o interesse pela descoberta de uma nova forma de linguagem, que possibilitou a fluência da comunicação e de entendimento entre todos os componentes da classe, utilizando-se de formas alternativas de comunicação não oral, promovendo uma melhor socialização entre os alunos com deficiência auditiva e os demais colegas e professores.

Palavras-chave: Educação especial. LIBRAS. Educação inclusiva.

Downloads 7930  7930  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Padre João Bagozzi  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Tecnologia da informação e Educação Física: um estudo de caso no Centro Universitário Feevale Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ZALESQUI, Dalila.

O objetivo desta, é verificar qual a percepção dos professores do curso de Educação Física sobre a utilização de tecnologias da informação como uma ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa se delineou sob o paradigma qualitativo, descritivo interpretativo com estudo de caso. Os instrumentos empregados para coleta de dados foram: a observação das aulas, a entrevista semiestruturada, diário de campo e análise de documentos. A pesquisa foi realizada no Centro Universitário Feevale – RS, tendo como colaboradores da pesquisa os professores da graduação do curso de Educação Física.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação. Educação Física. Processo Ensino-Aprendizagem. Pesquisa Qualitativa.

Downloads 7956  7956  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitário Feevale  Site 
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Treino da Visão Periférica para o Futebol e seus Derivados Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MARQUES JUNIOR, Nelson Kautzner

O objetivo deste trabalho é auxiliar o professor de Educação Física a entender as publicações sobre o Treino de Visão Periférica, sessão do futebol e dos seus derivados que educa o atleta a jogar de cabeça erguida, que prioriza a visão espacial. O que torna possível a observação mais apurada da cena esportiva pelo futebolista. Esta revisão de literatura apresenta, para o professor, informações detalhadas sobre os conteúdos necessários para estruturar o Treino da Visão Periférica. Sendo elaborado em 2008, mas foi atualizado durante o ano de 2009 para esse trabalho monográfico possuir mais qualidade para o leitor. Em conclusão, existem poucas pesquisas sobre o Treino da Visão Periférica por isso o tema ainda não atingiu o status de “estado da arte” apesar da relevância dessa sessão para o futebol e seus derivados.

Palavras-chave: Visão. Treinamento. Futebol. Aprendizado. Desempenho esportivo.



Downloads 8051  8051  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Castelo Branco / Rio de Janeiro  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A formação do Super-Homem Nietzscheano através da Educação pelo e para o ócio Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SEBBEN, Thiago Felipe

Através de uma perspectiva genealógica do conhecimento que se preocupa com o valor e o sentido das coisas, buscou-se experimentar o pensamento educacional, transvalorando-o por completo pelo conceito de (des)educação. Tal proposta vem acompanhada de outras duas: a transvaloração do ócio face à redução da valorização do trabalho, e a adoção do Super-Homem – o homem superado por si próprio – como figura apropriada para este novo paradigma educacional. No capítulo Genealogia do Ócio, discute-se como se procedeu a mudança de sentidos do ócio ao longo da história e, adiante, examinam-se os motivos do início da decadência da educação pelo e para o ócio na Grécia trágica. Traça-se, a partir disso, um esboço de como fazer para desconstruir a educação hoje existente, em favor da educação pelo e para o ócio. O método genealógico, levado a uma experimentação diferente e nova, coloca instrumentos variáveis na genealogia e investiga a noção de Super-Homem – o que é e como pode ser interpretada no contexto pedagógico. No aspecto normativo, a presente tese amarra o argumento com fortes nós – para aqueles que tentem desatá-los, que falhem em sua própria ruína.

Palavras-chave: Educação. Nietzsche. Super-Homem. Ócio. Educação Física.

Downloads 8283  8283  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICENP  Site http://
Avaliação: 9.00 (6 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O trato com o conhecimento na Educação Física escolar: realidade e possibilidades Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVEIRA, Bruno Victor Soledade; SOUZA, Moisés Martins.

O presente estudo analisa a realidade e as possibilidades superadoras no que se refere ao trato com o conhecimento exercido pelos professores de Educação Física das séries de ensino médio de uma escola pública da cidade de Belém. A pesquisa se apresenta através de uma abordagem qualitativa, tendo como base a teoria “Crítico-superadora” e as falas dos professores, sendo que essas falas foram coletadas através de uma entrevista semiestruturada, que posteriormente foram analisadas e confrontadas com a teoria em questão, buscando observar as contradições presentes entre a prática dos professores e a teoria pedagógica. Os resultados encontrados nos levaram a compreender que, ainda hoje, os conteúdos priorizados pelos professores em suas aulas continuam sendo as modalidades desportivas. Não identificamos a preocupação do professor em relacionar os conteúdos com a vida do aluno, impedindo-os de fazer uma reflexão sobre a realidade. A falta de material e espaço adequado para a prática da Educação Física, dificulta a ação do professor na tentativa de mudar sua prática atual. Em síntese, consideramos que essa prática efetivada pelos professores de Educação Física contribui para a transmissão dos ideais capitalistas, agindo de acordo com seus interesses e reproduzindo as desigualdades sociais que esse modo de produção gerou através dos anos, pois, sem que o aluno faça uma reflexão sobre sua realidade, se torna impossível a conscientização sobre os problemas sociais existentes nela, impedindo-os que encontrem soluções para esses problemas.

Palavras-chave: Educação Física. Escola. Sociedade.

Downloads 8341  8341  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Estado do Pará  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O ensino de Educação Física na educação de jovens e adultos, sob um olhar psicopedagógico Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Rafael Vieira de

Este projeto monográfico teve o intuito de analisar com um olhar psicopedagógico, a realidade escolar da Educação de Jovens e Adultos destacando o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física. Três importantes áreas do conhecimento são abordadas nesse estudo, são elas: a psicopedagogia, a educação de jovens e adultos e a disciplina educação física, o que torna o presente trabalho relevante para a esfera educacional. Esta pesquisa apresenta discussões teóricas em relação à Psicopedagogia Institucional, dados levantados e analisados durante o estágio em relação as especificidades das aulas de educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na análise diagnóstica psicopedagógica foi observada a postura do professor de educação física e de seus alunos, as relações de autoridade entre a equipe técnica e o professor da referida disciplina, os equívocos na percepção de alunos, professor e equipe técnica em relação à função da Educação Física e a complexidade dos conhecimentos dessa disciplina para o processo de formação humana. Dentro dessa realidade verificou-se que os conhecimentos da psicopedagogia podem trazer contribuições significativas, por meio da ação de profissionais comprometidos com a qualidade de um desenvolvimento global dos atores envolvidos com o processo ensino-aprendizagem, sendo eles: alunos, professores e funcionários da instituição educativa.


Downloads 8843  8843  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, 2008  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 »