Categoria: Educação Fisica Monografias |
A recreação na educação especial infantil com o portador de Síndrome de Down: contextualizando o des |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Denise Guerra dos
Neste trabalho monográfico, propôs-se identificar as influências da Recreação para o desenvolvimento psicomotor da criança portadora de síndrome de Down, observadas a partir das aulas de Psicopedagogia e Educação Física no segmento da Educação Especial Infantil da APAE-RIO, devendo também contribuir para o aumento dos estudos sobre a criança portadora de síndrome de Down, a Recreação e a Psicomotricidade. Para a realização da investigação utilizou-se uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico e estudo de caso, seguido de uma pesquisa descritiva com a aplicação de dois questionários e entrevistas. A fundamentação teórica norteadora baseou-se nas abordagens: psicomotora de Le Boulch (2001), Sócio construtivista a luz de Vygotsky (1994), e num coletivo sobre o ludus por Dumazedier (1980), Guerra (1996), Huizinga (1996) e Ferreira (2003). O primeiro questionário consta de oito perguntas abertas e uma fechada, e o segundo com quatro perguntas abertas. Baseado nas respostas à pesquisa verificou-se que não houve modificações em 100% das crianças quanto ao interesse nas atividades lúdicas, e o mesmo resultado se deu sobre o desenvolvimento da imagem corporal em ambos os setores. Foi observado que em 10% das crianças pesquisadas ocorreu pequeno progresso quanto às atividades que antes apresentavam mais dificuldades, inferindo-se a mesma proporção para a melhora no enfoque da autonomia. A Recreação comparece como mediadora e suporte para o desenvolvimento. O Espaço recreacional traduz elementos de confrontação da criança com sua cultura corporal, provendo a contextualização do desenvolvimento psicomotor. Este trabalho evidenciou ainda que o tempo da pesquisa foi incipiente para a coleta de dados em se tratando de crianças que apresentam uma evolução mais lenta que as demais. Os alunos são mais estimulados pelas atividades que lhes oferecem liberdade, que valorize a espontaneidade e proporcionem desafios. A partir destes resultados sugeriu-se que a Recreação pelos benefícios mostrados carece de espaço físico e tempo maiores para as crianças. Por último recomendou-se aos futuros pesquisadores o investimento em um maior tempo para a coleta de dados, além de um aumento do grupo em estudo.
Palavras-chave: Psicomotricidade. Recreação. Educação Especial Infantil.
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7741 0 bytes Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2004. http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A superação das construções de gênero no contexto da Educação Física escolar: algumas reflexões |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva.
O presente estudo, teve o objetivo de investigar as contribuições da Educação Física para a superação das construções de gênero, no âmbito da escola. A investigação foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica, na qual encontramos necessidade de analisar as construções de gênero na sociedade de forma geral, na escola e na Educação Física especificamente. Posteriormente foram levantados enfrentamentos para a superação das construções de gênero no âmbito da escola e da Educação Física, apontando reflexões sobre a intervenção da instituição e da disciplina. O estudo possibilitou concluir que, mesmo com avanços históricos, a sociedade atual é organizada em função do homem e que há uma longa caminhada de desconstrução dessa realidade. Nessa caminhada, a intervenção da escola e especificamente da Educação Física serão de fundamental importância, para criar um alicerce na base da sociedade, que poderá facilitar um processo de transformação social de maiores proporções.
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7771 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A importância da Língua de Sinais para a melhoria da socialização dos alunos com deficiência auditiv |
Versão: pdf Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
COSTA, Marcelo Pereira; RODRIGUEZ, Carmem Ledir Wouters
O objetivo principal deste trabalho foi promover a socialização entre alunos e professores dessa escola, buscando melhorar a comunicação nas atividades diárias, através da utilização da LIBRAS. O presente projeto foi de grande importância para o desenrolar das atividades da escola, pois, através do ensino da LIBRAS, despertou nos alunos o interesse pela descoberta de uma nova forma de linguagem, que possibilitou a fluência da comunicação e de entendimento entre todos os componentes da classe, utilizando-se de formas alternativas de comunicação não oral, promovendo uma melhor socialização entre os alunos com deficiência auditiva e os demais colegas e professores.
Palavras-chave: Educação especial. LIBRAS. Educação inclusiva.
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7930 0 bytes Faculdade Padre João Bagozzi http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A formação do Super-Homem Nietzscheano através da Educação pelo e para o ócio |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SEBBEN, Thiago Felipe
Através de uma perspectiva genealógica do conhecimento que se preocupa com o valor e o sentido das coisas, buscou-se experimentar o pensamento educacional, transvalorando-o por completo pelo conceito de (des)educação. Tal proposta vem acompanhada de outras duas: a transvaloração do ócio face à redução da valorização do trabalho, e a adoção do Super-Homem – o homem superado por si próprio – como figura apropriada para este novo paradigma educacional. No capítulo Genealogia do Ócio, discute-se como se procedeu a mudança de sentidos do ócio ao longo da história e, adiante, examinam-se os motivos do início da decadência da educação pelo e para o ócio na Grécia trágica. Traça-se, a partir disso, um esboço de como fazer para desconstruir a educação hoje existente, em favor da educação pelo e para o ócio. O método genealógico, levado a uma experimentação diferente e nova, coloca instrumentos variáveis na genealogia e investiga a noção de Super-Homem – o que é e como pode ser interpretada no contexto pedagógico. No aspecto normativo, a presente tese amarra o argumento com fortes nós – para aqueles que tentem desatá-los, que falhem em sua própria ruína.
Palavras-chave: Educação. Nietzsche. Super-Homem. Ócio. Educação Física.
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8283 0 bytes UNICENP http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
O trato com o conhecimento na Educação Física escolar: realidade e possibilidades |
Versão: Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVEIRA, Bruno Victor Soledade; SOUZA, Moisés Martins.
O presente estudo analisa a realidade e as possibilidades superadoras no que se refere ao trato com o conhecimento exercido pelos professores de Educação Física das séries de ensino médio de uma escola pública da cidade de Belém. A pesquisa se apresenta através de uma abordagem qualitativa, tendo como base a teoria “Crítico-superadora” e as falas dos professores, sendo que essas falas foram coletadas através de uma entrevista semiestruturada, que posteriormente foram analisadas e confrontadas com a teoria em questão, buscando observar as contradições presentes entre a prática dos professores e a teoria pedagógica. Os resultados encontrados nos levaram a compreender que, ainda hoje, os conteúdos priorizados pelos professores em suas aulas continuam sendo as modalidades desportivas. Não identificamos a preocupação do professor em relacionar os conteúdos com a vida do aluno, impedindo-os de fazer uma reflexão sobre a realidade. A falta de material e espaço adequado para a prática da Educação Física, dificulta a ação do professor na tentativa de mudar sua prática atual. Em síntese, consideramos que essa prática efetivada pelos professores de Educação Física contribui para a transmissão dos ideais capitalistas, agindo de acordo com seus interesses e reproduzindo as desigualdades sociais que esse modo de produção gerou através dos anos, pois, sem que o aluno faça uma reflexão sobre sua realidade, se torna impossível a conscientização sobre os problemas sociais existentes nela, impedindo-os que encontrem soluções para esses problemas.
Palavras-chave: Educação Física. Escola. Sociedade.
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8341 0 bytes Universidade do Estado do Pará http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
O ensino de Educação Física na educação de jovens e adultos, sob um olhar psicopedagógico |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Rafael Vieira de
Este projeto monográfico teve o intuito de analisar com um olhar psicopedagógico, a realidade escolar da Educação de Jovens e Adultos destacando o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física. Três importantes áreas do conhecimento são abordadas nesse estudo, são elas: a psicopedagogia, a educação de jovens e adultos e a disciplina educação física, o que torna o presente trabalho relevante para a esfera educacional. Esta pesquisa apresenta discussões teóricas em relação à Psicopedagogia Institucional, dados levantados e analisados durante o estágio em relação as especificidades das aulas de educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na análise diagnóstica psicopedagógica foi observada a postura do professor de educação física e de seus alunos, as relações de autoridade entre a equipe técnica e o professor da referida disciplina, os equívocos na percepção de alunos, professor e equipe técnica em relação à função da Educação Física e a complexidade dos conhecimentos dessa disciplina para o processo de formação humana. Dentro dessa realidade verificou-se que os conhecimentos da psicopedagogia podem trazer contribuições significativas, por meio da ação de profissionais comprometidos com a qualidade de um desenvolvimento global dos atores envolvidos com o processo ensino-aprendizagem, sendo eles: alunos, professores e funcionários da instituição educativa.
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8843 0 bytes Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, 2008 http:// |
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