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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Brinquedos cantados na psicomotricidade Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
SANTOS, Denise Guerra dos

Aborda-se neste trabalho a importância e a contribuição dos brinquedos cantados na psicomotricidade com crianças de 0 à 7 anos. A presente monografia desenvolve-se à luz da dialética interdisciplinar tomando-se de empréstimo conceitos do folclore, da psicanálise, da filosofia, da psicologia do desenvolvimento, da ludoterapia e da musicoterapia. Segue-se a descrição dos brinquedos cantados, paralelos ao desenvolvimento infantil segundo Piaget, enumerando-se os estágios propostos por este autor e delimitando-se os acalantos e as brincadeiras de roda, como objeto de interesse maior da população pesquisada. Dar-se-á ênfase a discussão do suporte à clínica psicomotora diante dos conceitos de Winnicott sobre a vida afetiva e o brincar, fazendo-se referência às vivências através dos brinquedos cantados no contexto terapêutico. Na culminância deste estudo, propõe-se a diferenciação entre educação, reeducação e terapia psicomotora, esboçando-se a elaboração das estruturas psicomotoras comuns às três áreas citadas, interpondo-se os brinquedos cantados como recursos plausíveis a este trabalho. Apresenta-se, ainda, 22 exemplos de brinquedos cantados, ilustrados por suas letras e pelo desenvolvimento da brincadeira em questão.

Palavras-chave: Brinquedos cantados. Psicomotricidade. Lúdico. Terapia. Folclore. Desenvolvimento infantil.


Downloads 14322  14322  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2003.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Capitalismo, Educação e Esportes: (Des) Apontamentos Sociológicos Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
COSTA, Carine Ferreira

Este estudo teve como objetivo principal estabelecer algumas relações entre a Educação e os Esportes, valendo-se das conceituações de Economia, Política, Ideologia e Poder. Metodologicamente foi realizada uma revisão analítica de literatura, no qual se buscou traçar comparações entre as transformações históricas na Educação - com base nos estudos de Aníbal Ponce - e as transformações históricas do Esporte - através dos trabalhos de Barbara Smit e Simson e Jennings. Para realizar as análises buscou-se uma perspectiva filosófica materialista-histórico-dialética para estabelecer os possíveis nexos entre a Educação e os Esportes na sociedade capitalista. Como resultado pode-se apresentar algumas das maneiras de como estas duas instâncias corroboraram na estruturação da sociedade capitalista e especialmente como a Educação Física e os Esportes cumprem papel fundamental na construção dessa mesma sociedade na atualidade.

Palavras-chave: Capitalismo. Esporte. Educação. Poder. Economia. Política e
ideologia.

Downloads 3772  3772  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICENP  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Consumo de alimentos funcionais com ação antioxidante e exercícios orientados de Baixa Intensidade  Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
VIEIRA, Gilson

Nesta monografia expõem-se resultados de uma pesquisa de campo sobre anamnese e escala subjetiva de esforço (Escala de Borg), num grupo de alunas praticantes de atividades físicas, orientadas e acompanhadas. Abordando as inter-relações e relacionando-as à qualidade de vida.

Palavras-chave: Alimentação. Antioxidantes. Exercícios. Nutrição. Patologias. Qualidade de vida. Radicais livres. Saúde. Vitaminas e Sais minerais.



Downloads 11421  11421  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FAESE - UNIGUAÇU  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Discutindo Valores Humanos na Educação Física escolar: uma perspectiva a partir do método “educare” Popular Versão: pdf
Atualização:  28/2/2012
Descrição:
SEBBEN, Thiago Felipe

O objetivo do presente estudo foi promover os valores humanos (paz, amor, ação correta, verdade, não-violência) a partir de práticas originárias do conteúdo da Educação Física (ginástica, luta, dança, jogos e esporte) sempre abordado com os estudantes através da ludicidade e das técnicas propostas pelo método “educare”. O microambiente escolar da prática pedagógica foi a Escola Municipal (EM) Santa Ana Mestra, escola da Rede Municipal de Ensino (RME) da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC). A escola possui um total de 768 alunos matriculados, sendo 390 no turno matutino. Destes, 175 participaram da pesquisa. A pesquisa foi de caráter aplicado qualitativo, tendo como instrumento metodológico a pesquisa-ação, em quatro etapas: diagnóstico, ação – que foi subdividida em duas sub-etapas: planejamento e ação propriamente dita -, avaliação e reflexão. Os resultados da aplicação desse método foram: o diagnóstico da realidade de indisciplina e dos problemas de convivência entre os estudantes, o planejamento pedagógico unindo os valores humanos e as práticas da cultura corporal, os relatórios da aplicação das aulas planejadas, a melhora no nível de desenvolvimento moral de duas turmas avaliadas, e a reflexão dos estudantes sobre o método a que estiveram expostos durante a pesquisa. É possível afirmar que o método “educare” é um instrumento pedagógico coerente com o objetivo de tentar transformar/aprimorar o caráter das crianças e, por conseqüência, a convivência das crianças no ambiente escolar e em outros ambientes.

Downloads 1866  1866  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas “Espíritas”   Site http://contribuição do professor
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Educação Física Escolar como contribuição para prevenção de problemas na coluna vertebral Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
BARBOSA, Lydia Maria Furtado de Mendonça Guerreiro

Há um relativo consenso de que os problemas posturais em crianças e adolescentes na fase escolar estão se tornando um problema de saúde pública para o país. Dentre os problemas posturais mais frequentes encontram-se os relacionados às alterações da coluna vertebral sendo a hiperlordose, a hipercifose e a escoliose, as de maior incidência. O ambiente escolar parece exercer influência, assim como os hábitos posturais inadequados dos alunos. A falta de conhecimento dos pais ou responsáveis sobre postura e a ausência de um trabalho preventivo postural no âmbito escolar tendem a caracterizar o desconhecimento da sociedade diante da importância da prevenção precoce de problemas posturais o que pode acabar contribuindo com o aparecimento de alterações dessa ordem. Frente a esse contexto, sugere-se à Educação Física Escolar e ao profissional da área um papel de extrema importância não só para esportes, competições e brincadeiras, mas para a educação postural, pondo em prática seus conhecimentos acadêmicos na área da saúde, da anatomia, da cinesiologia, da biomecânica, enfim dos conhecimentos sobre o corpo com o objetivo de prevenir seus alunos e conscientizá-los da importância da coluna vertebral e da educação
postural para sua vida, despertando o interesse por hábitos mais saudáveis no cotidiano. O objetivo do presente estudo é investigar a Educação Física Escolar no Ensino Fundamental como contribuição para a prevenção de problemas posturais da coluna vertebral.

Palavras-chave: Postura. Problemas posturais da coluna vertebral. Educação Física Escolar. Prevenção.

Downloads 8597  8597  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca digital UNINOVE  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000832.pdf
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Educação Física escolar indígena: o Programa Segundo Tempo e sua importância na revitalização dos jo Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PEREIRA, Jhones Rodrigues

Esta pesquisa mostra a importância da inserção do Programa segundo Tempo na revitalização dos jogos tradicionais das crianças Baré, da Comunidade Indígena Terra Preta - Manaus/ Amazonas. Analisa a forma como o Programa pode contribuir para a inclusão social dessas crianças em esportes não tradicionais praticados por determinada comunidade. Aborda a relevância de se revitalizar e manter os jogos tradicionais desse povo, como forma de contribuir para a preservação dos saberes milenares indígenas; além de proporcionar às crianças e adultos, constante divertimento e convívio social prazeroso e harmonioso. A condução metodológica da investigação partiu da análise de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, cujas técnicas de pesquisa foram: roteiro aberto (questionário) de entrevista; observação participante e o registro de observações a respeito do cotidiano da comunidade. Para registrar os dados coletados foram utilizados os seguintes instrumentos: gravador e diário de campo. A escolha desses instrumentos foi um indicativo da comunidade Baré, que demonstrou uma certa preocupação, em não poder contribuir para o teor desta, por não dominarem muito bem a escrita. Este trabalho apresenta uma abordagem histórica do Povo Baré, enfocando o lúdico indígena, os jogos tradicionais e não tradicionais da etnia e a inclusão social que o Programa Segundo Tempo poderá abranger. Os resultados evidenciam que o Programa Segundo Tempo, em articulação com as comunidades indígenas, pode contribuir para a revitalização do patrimônio material e imaterial dos Povos Indígenas.

Palavras–chave: Jogos Indígenas. Lúdico Indígena. Educação Física Indígena.


Downloads 1831  1831  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro de Educação a Distância, Universidade de Br  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Educação Física igualitária: entre a realidade e a utopia Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Patricia Pereira da

Os seres humanos, biologicamente constituídos em homens e mulheres, desenvolvem suas identidades e constroem corpos masculinos e femininos em razão da cultura. O corpo aprende a fazer história fazendo cultura, portanto, é esse corpo que se educa, corpo que aprende por práticas de relações de gênero, entre as quais o poder está sempre presente. A instituição escolar exerce influência no processo de formação do sujeito em desenvolvimento, com atribuição de expectativas diferenciadas para meninos e meninas. O tornar-se homem ou tornarse mulher se dá num processo contínuo, iniciado na família e reforçado na escola, como instituição social. Esse processo acaba por levar um desequilíbrio entre as relações pessoais, nas quais o poder se manifesta e tende a interferir no desenvolvimento motor de meninos e meninas. Assim considerando, o presente estudo foi norteado pela pergunta que questionou a maneira como a prática docente do profissional de Educação Física poderia contribuir no equilíbrio das relações de gênero nas suas aulas. O objetivo delineado foi investigar a influência da sociedade na formação de sujeitos masculinos e femininos, bem como averiguar qual a contribuição da prática do/a docente de Educação Física na formação desses sujeitos. Para responder à pergunta e alcançar o objetivo, elegeu-se uma metodologia traduzida por pesquisa bibliográfica, destacando quatro tópicos que abordaram: os dados históricos da Educação Física; o gênero e suas influências culturais, sociais, familiares e escolares; as aulas de Educação Física separadas por sexo, mistas e/ou co-educativas, discutindo-se nesse espaço, a atuação do/a docente. Os dados revelaram que a escola sofre influências da cultura, perpassando valores e crenças ao indivíduo. Esses valores e crenças são aprendidos na família e chegam ao espaço escolar e são identificados tanto nos alunos/as quanto em seus professores/as. A pesquisa permite concluir que há um longo e árduo caminho para que a prática docente seja igualitária e seja regida pelo equilíbrio nas relações de gênero. Urge, desse modo, desconstruir preconceitos e respeitar as diferenças.

Palavras­-chave: Educação Física igualitária, Relações de Gênero, Atuação Docente.

Downloads 1796  1796  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas de Itapetininga, Fundação Ka  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Educação, Educação Física e Ioga Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Rocha, Ana Cândida Gomes
O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de identificar, descrever e compreender os possíveis estudos e propostas sobre a Ioga na Educação/Educação Física escolar e ainda problematizar e refletir sobre as possibilidades de implementação de tais propostas, considerando algumas atuais discussões na Educação e Educação Física escolar.

Downloads 6244  6244  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Salesiana de Vitória  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Espaços Públicos de Esporte e Lazer do Município de São José dos Pinhais: formas de (des) apropriaç Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Cynthia Adriane de

Compreendemos o fenômeno chamado Lazer a partir da idéia que ele se materializa por meio de um tempo e espaço de vivências lúdicas organizadas por uma determinada cultura. Desta forma, as experiências de Lazer podem influenciar e sofrer influência de determinados espaços e equipamentos, pois dependem e são sensivelmente demarcadas pelos ambientes onde acontecem. De acordo com essa afirmação, surge a seguinte problemática. Como esses espaços e equipamentos estão sendo apropriados pela população do município de São José dos Pinhais? Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo. Para tanto, foram mapeados na cidade de São José dos Pinhais os seguintes espaços de Esporte e Lazer: Parques, Praças, Centros Culturais e Centros Esportivos. Agregado a esse procedimento utilizamos um Protocolo de observação, diário de campo e entrevista semi-estruturada com os Secretários do Esporte e Lazer, Urbanismo e Cultura. Após co-relacionar esses instrumentos de pesquisa localizamos algumas categorias de análise, entre elas: Acessibilidade, Organização dos espaços, Iluminação/Manutenção/Segurança, Uso e apropriação dos espaços e Área Verde. Concluímos que alguns espaços e equipamentos de Esporte e Lazer nessa cidade encontram-se com pouca diversidade de formas e usos. Demonstrando uma visão restrita dos gestores sobre a potencialidade dos espaços de Esporte e Lazer da cidade.

Palavras-chave: Espaços Públicos. Lazer. Políticas Públicas.



Downloads 4927  4927  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Esportes de Aventura e Meio Ambiente: tematizando essesconhecimentos na Educação Física Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Teixeira, Joanna Pitombo
Este estudo realizado a partir de uma revisão bibliográfica, busca investigar com a área de Educação Física tem tratado a temática do meio ambiente nos estudos destinados a investigar os esportes de aventura na natureza, como também, pensar possibilidades da tematização destes conteúdos nas aulas de Educação Física.

Downloads 22328  22328  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Social da Bahia, Salvador  Site http://
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