Categoria: Educação Fisica Monografias |
Educação Física escolar indígena: o Programa Segundo Tempo e sua importância na revitalização dos jo  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
PEREIRA, Jhones Rodrigues
Esta pesquisa mostra a importância da inserção do Programa segundo Tempo na revitalização dos jogos tradicionais das crianças Baré, da Comunidade Indígena Terra Preta - Manaus/ Amazonas. Analisa a forma como o Programa pode contribuir para a inclusão social dessas crianças em esportes não tradicionais praticados por determinada comunidade. Aborda a relevância de se revitalizar e manter os jogos tradicionais desse povo, como forma de contribuir para a preservação dos saberes milenares indígenas; além de proporcionar às crianças e adultos, constante divertimento e convívio social prazeroso e harmonioso. A condução metodológica da investigação partiu da análise de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, cujas técnicas de pesquisa foram: roteiro aberto (questionário) de entrevista; observação participante e o registro de observações a respeito do cotidiano da comunidade. Para registrar os dados coletados foram utilizados os seguintes instrumentos: gravador e diário de campo. A escolha desses instrumentos foi um indicativo da comunidade Baré, que demonstrou uma certa preocupação, em não poder contribuir para o teor desta, por não dominarem muito bem a escrita. Este trabalho apresenta uma abordagem histórica do Povo Baré, enfocando o lúdico indígena, os jogos tradicionais e não tradicionais da etnia e a inclusão social que o Programa Segundo Tempo poderá abranger. Os resultados evidenciam que o Programa Segundo Tempo, em articulação com as comunidades indígenas, pode contribuir para a revitalização do patrimônio material e imaterial dos Povos Indígenas.
Palavras–chave: Jogos Indígenas. Lúdico Indígena. Educação Física Indígena.
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2194 0 bytes Centro de Educação a Distância, Universidade de Br http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A dança promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
PINTO, Nádia Maria da Silva O presente estudo pretende abordar a Dança Promovendo a Melhoria da Qualidade de Vida das Pessoas da Terceira Idade. Mostrando como a dança pode ser utilizada como promotora de qualidade de vida para terceira idade, amenizando assim os problemas decorrentes do processo de envelhecimento nos aspectos psicossociais e biológicos. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, na qual na primeira parte foi necessário fazer um resgate da história da dança desde o seu surgimento, passando por toda a sua evolução até os dias de hoje. Na segunda parte, o estudo discute como acontece o processo de envelhecimento nos aspectos psicológicos, biológicos e sociais, além de uma breve conceituação do que significa velho e idoso. E na terceira e última parte foi apontado como a dança pode auxiliar na melhora da qualidade de vida da pessoa da terceira idade, fazendo com que através da prática da dança os efeitos decorrentes do passar da idade sejam amenizados. É preciso que a sociedade passe a ver essas pessoas com outros olhos, são seres como nos e que ao contrário do pensam são muitos produtíveis, pois eles têm muito a nos ensinar. Este trabalho vem mostrar às pessoas da terceira idade que como diz a música de Gonzaguinha devem “viver sem ter a vergonha de ser feliz”.
Palavras-chave: Dança. Terceira Idade. Qualidade de Vida.
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21135 0 bytes Faculdades Integradas de Itapetininga, Fundação Ka http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Pedagogia do esporte: obstáculos, avanços, limites e contradições  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Rafael Vieira de
Este trabalho, de natureza teórico-prático, visa identificar, analisar e compreender como a pedagogia do esporte, trata o conhecimento e aborda didática e metodologicamente o ensino do esporte. Na reflexão dialética-histórica-crítica do esporte é relevante para compreender a pedagogia do esporte na contemporaneidade, determinando a partir das questões dos significados e dos objetivos da ação esportiva, tanto na educação como na formação orientada pelo desporto e por outro lado, as questões acerca dos caminhos, meio e obstáculos para atingirem sentidos e objetivos. O trabalho recuperou livros, artigos e textos sobre Pedagogia do Esporte, destacando visões de diferentes autores e refletindo até que ponto essas abordagens convergem e aproximam o ensino do esporte por meio do jogo. Por isso, torna-se relevante compreender a produção do conhecimento em Pedagogia do Esporte, bem como sua contribuição para o ensino de esporte, ou seja, seus obstáculos, avanços, limites e contradições.
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56809 0 bytes Faculdade de Educação Física, Universidade Federal http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Educação Física igualitária: entre a realidade e a utopia  |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Patricia Pereira da
Os seres humanos, biologicamente constituídos em homens e mulheres, desenvolvem suas identidades e constroem corpos masculinos e femininos em razão da cultura. O corpo aprende a fazer história fazendo cultura, portanto, é esse corpo que se educa, corpo que aprende por práticas de relações de gênero, entre as quais o poder está sempre presente. A instituição escolar exerce influência no processo de formação do sujeito em desenvolvimento, com atribuição de expectativas diferenciadas para meninos e meninas. O tornar-se homem ou tornarse mulher se dá num processo contínuo, iniciado na família e reforçado na escola, como instituição social. Esse processo acaba por levar um desequilíbrio entre as relações pessoais, nas quais o poder se manifesta e tende a interferir no desenvolvimento motor de meninos e meninas. Assim considerando, o presente estudo foi norteado pela pergunta que questionou a maneira como a prática docente do profissional de Educação Física poderia contribuir no equilíbrio das relações de gênero nas suas aulas. O objetivo delineado foi investigar a influência da sociedade na formação de sujeitos masculinos e femininos, bem como averiguar qual a contribuição da prática do/a docente de Educação Física na formação desses sujeitos. Para responder à pergunta e alcançar o objetivo, elegeu-se uma metodologia traduzida por pesquisa bibliográfica, destacando quatro tópicos que abordaram: os dados históricos da Educação Física; o gênero e suas influências culturais, sociais, familiares e escolares; as aulas de Educação Física separadas por sexo, mistas e/ou co-educativas, discutindo-se nesse espaço, a atuação do/a docente. Os dados revelaram que a escola sofre influências da cultura, perpassando valores e crenças ao indivíduo. Esses valores e crenças são aprendidos na família e chegam ao espaço escolar e são identificados tanto nos alunos/as quanto em seus professores/as. A pesquisa permite concluir que há um longo e árduo caminho para que a prática docente seja igualitária e seja regida pelo equilíbrio nas relações de gênero. Urge, desse modo, desconstruir preconceitos e respeitar as diferenças.
Palavras-chave: Educação Física igualitária, Relações de Gênero, Atuação Docente.
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4354 0 bytes Faculdades Integradas de Itapetininga, Fundação Ka http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
O deficiente visual: considerações acerca da prática da Educação Física escolar na educação inclusi  |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
KYRILLOS, Michel Habib Monteiro
Estamos vivendo uma nova fase da educação. e hoje, mais do que nunca, o portador de necessidade educativa especial(ou deficiência) tem finalmente a garantia do seu direito constitucional ao acesso à educação, saúde e moradia. Isto devido a várias leis e decretos-lei em favor à pessoas portadoras de deficiências como, por exemplo a lei 9394/96, LDBN, a lei 7853/89 ,política de integração da pessoa portadora de deficiência, a lei 10098/00, que estabelece normas gerais à acessibilidade das pessoas portadoras com deficiência ou com mobilidade reduzida, e outras leis, decretos , portarias que foram regulamentadas pelos governos federal, estaduais ou municipais nos últimos 20 anos em favor ao portador de necessidade educativa especial.
Para se realizar a inclusão de portadores de necessidade educativa especial não é somente colocá-lo numa classe regular. Na inclusão, o portador de necessidade educativa especial não irá adaptar-se a escola, e sim, a escola lhe trará condições pedagógicas e estruturais para que ele a freqüente. Infelizmente , nossa sociedade é muito excludente. Assim, para que a inclusão se concretize numa escola, deve haver uma conscientização bem ampla com as outras crianças, a famílias destas, e também , o conhecimento da deficiência daquela criança a ser incluída na escola, no caso, a criança cega.
Este trabalho está dividido da seguinte forma: no primeiro capítulo faremos uma introdução de como a Educação Física poderia ser realizada na escola num modelo de inclusão. No 2º, iremos conhecer um pouco sobre os outros portadores de deficiência, como também o deficiente visual. Neste capítulo, colocaremos algumas dicas de como lidar com eles na escola, na sociedade e no dia-a-dia. No último, entraremos no estudo do desenvolvimento psicomotor do deficiente visual e como este deficiente visual é inserido numa escola inclusiva e suas dificuldades, estando esta junto com outros alunos videntes.
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12540 0 bytes Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2005. http:// |
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