Categoria: Educação Fisica Monografias |
Educação Física igualitária: entre a realidade e a utopia |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Patricia Pereira da
Os seres humanos, biologicamente constituídos em homens e mulheres, desenvolvem suas identidades e constroem corpos masculinos e femininos em razão da cultura. O corpo aprende a fazer história fazendo cultura, portanto, é esse corpo que se educa, corpo que aprende por práticas de relações de gênero, entre as quais o poder está sempre presente. A instituição escolar exerce influência no processo de formação do sujeito em desenvolvimento, com atribuição de expectativas diferenciadas para meninos e meninas. O tornar-se homem ou tornarse mulher se dá num processo contínuo, iniciado na família e reforçado na escola, como instituição social. Esse processo acaba por levar um desequilíbrio entre as relações pessoais, nas quais o poder se manifesta e tende a interferir no desenvolvimento motor de meninos e meninas. Assim considerando, o presente estudo foi norteado pela pergunta que questionou a maneira como a prática docente do profissional de Educação Física poderia contribuir no equilíbrio das relações de gênero nas suas aulas. O objetivo delineado foi investigar a influência da sociedade na formação de sujeitos masculinos e femininos, bem como averiguar qual a contribuição da prática do/a docente de Educação Física na formação desses sujeitos. Para responder à pergunta e alcançar o objetivo, elegeu-se uma metodologia traduzida por pesquisa bibliográfica, destacando quatro tópicos que abordaram: os dados históricos da Educação Física; o gênero e suas influências culturais, sociais, familiares e escolares; as aulas de Educação Física separadas por sexo, mistas e/ou co-educativas, discutindo-se nesse espaço, a atuação do/a docente. Os dados revelaram que a escola sofre influências da cultura, perpassando valores e crenças ao indivíduo. Esses valores e crenças são aprendidos na família e chegam ao espaço escolar e são identificados tanto nos alunos/as quanto em seus professores/as. A pesquisa permite concluir que há um longo e árduo caminho para que a prática docente seja igualitária e seja regida pelo equilíbrio nas relações de gênero. Urge, desse modo, desconstruir preconceitos e respeitar as diferenças.
Palavras-chave: Educação Física igualitária, Relações de Gênero, Atuação Docente.
|
4202 0 bytes Faculdades Integradas de Itapetininga, Fundação Ka http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Educação Física escolar indígena: o Programa Segundo Tempo e sua importância na revitalização dos jo |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
PEREIRA, Jhones Rodrigues
Esta pesquisa mostra a importância da inserção do Programa segundo Tempo na revitalização dos jogos tradicionais das crianças Baré, da Comunidade Indígena Terra Preta - Manaus/ Amazonas. Analisa a forma como o Programa pode contribuir para a inclusão social dessas crianças em esportes não tradicionais praticados por determinada comunidade. Aborda a relevância de se revitalizar e manter os jogos tradicionais desse povo, como forma de contribuir para a preservação dos saberes milenares indígenas; além de proporcionar às crianças e adultos, constante divertimento e convívio social prazeroso e harmonioso. A condução metodológica da investigação partiu da análise de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, cujas técnicas de pesquisa foram: roteiro aberto (questionário) de entrevista; observação participante e o registro de observações a respeito do cotidiano da comunidade. Para registrar os dados coletados foram utilizados os seguintes instrumentos: gravador e diário de campo. A escolha desses instrumentos foi um indicativo da comunidade Baré, que demonstrou uma certa preocupação, em não poder contribuir para o teor desta, por não dominarem muito bem a escrita. Este trabalho apresenta uma abordagem histórica do Povo Baré, enfocando o lúdico indígena, os jogos tradicionais e não tradicionais da etnia e a inclusão social que o Programa Segundo Tempo poderá abranger. Os resultados evidenciam que o Programa Segundo Tempo, em articulação com as comunidades indígenas, pode contribuir para a revitalização do patrimônio material e imaterial dos Povos Indígenas.
Palavras–chave: Jogos Indígenas. Lúdico Indígena. Educação Física Indígena.
|
2071 0 bytes Centro de Educação a Distância, Universidade de Br http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Educação Física Escolar como contribuição para prevenção de problemas na coluna vertebral |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
BARBOSA, Lydia Maria Furtado de Mendonça Guerreiro
Há um relativo consenso de que os problemas posturais em crianças e adolescentes na fase escolar estão se tornando um problema de saúde pública para o país. Dentre os problemas posturais mais frequentes encontram-se os relacionados às alterações da coluna vertebral sendo a hiperlordose, a hipercifose e a escoliose, as de maior incidência. O ambiente escolar parece exercer influência, assim como os hábitos posturais inadequados dos alunos. A falta de conhecimento dos pais ou responsáveis sobre postura e a ausência de um trabalho preventivo postural no âmbito escolar tendem a caracterizar o desconhecimento da sociedade diante da importância da prevenção precoce de problemas posturais o que pode acabar contribuindo com o aparecimento de alterações dessa ordem. Frente a esse contexto, sugere-se à Educação Física Escolar e ao profissional da área um papel de extrema importância não só para esportes, competições e brincadeiras, mas para a educação postural, pondo em prática seus conhecimentos acadêmicos na área da saúde, da anatomia, da cinesiologia, da biomecânica, enfim dos conhecimentos sobre o corpo com o objetivo de prevenir seus alunos e conscientizá-los da importância da coluna vertebral e da educação postural para sua vida, despertando o interesse por hábitos mais saudáveis no cotidiano. O objetivo do presente estudo é investigar a Educação Física Escolar no Ensino Fundamental como contribuição para a prevenção de problemas posturais da coluna vertebral.
Palavras-chave: Postura. Problemas posturais da coluna vertebral. Educação Física Escolar. Prevenção.
|
10622 0 bytes Biblioteca digital UNINOVE http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000832.pdf |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Benefícios psiconeuroimunólogicos da atividade física para pacientes com câncer |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel
O dualismo cartesiano foi o grande responsável pelo paradigma que resultou na divisão do ser humano em corpo e mente. Esta visão resultou no modelo biomédico de medicina, que negligencia o papel das emoções na saúde corporal, mutilando o homem de suas outras manifestações. A psicossomática, galgando vagarosamente o seu lugar na medicina ocidental, culminou com a psiconeuroimunologia. Esta é uma área que agrega conhecimentos desenvolvidos dos Sistemas Nervoso, Imunológico e Endócrino, a partir de estudos de Adler e Cohen. Rotas biológicas interligando emoções e o corpo humano permitiram um avanço na concepção de homem. Assim, este estudo buscou a influência psiconeuroimunológica da atividade física sobre os pacientes com câncer, relacionando estudos diversos, porém de áreas distintas, sobre benefícios psicobiológicos da atividade física, com outros sobre atividade física e câncer. Destaca-se a escassez de pesquisas para a relação entre atividade física e câncer, porém benefícios psicológicos da atividade física já estão evidenciados em inúmeros estudos, mesmo que sem esclarecer exatamente por quais mecanismos. A revisão bibliográfica apontou para a possibilidade de benefícios da atividade física tanto para a prevenção, quanto para o tratamento do câncer, sendo necessários maiores estudos para determinar modalidades, volumes e intensidades ideais.
Palavras-chave: Psiconeuroimunologia. câncer. atividade física.
|
2500 0 bytes Faculdade de Educação Física, Associação Cristã de http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Lazer, escola e juventude: algumas aproximações |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues Este trabalho é uma exigência do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA, ele tem por meta conquistar a aprovação na referida graduação. O tema abordado é o lazer, o qual é relativamente recente no universo acadêmico e possui inúmeras reflexões. Este trabalho monográfico irá analisar e discutir o lazer para os jovens do ensino médio, na perspectiva de refleti-lo no universo escolar, buscando percebe-lo enquanto necessidade social. Especificamente, cabe a este trabalho identificar quais as práticas mais freqüentes entre os jovens da pesquisa, verificando como eles utilizam o seu tempo livre e quais as suas áreas de interesse quanto à questão do lazer. O campo de investigação foi a Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado da Bahia da rede pública da cidade de Crato. Realizou-se um estudo de natureza exploratória, tendo sido utilizado para coleta de dados a observação assistemática, questionários estruturados e perguntas norteadoras para a elaboração de um texto pelos alunos. Pretendeu-se analisar de forma crítica todo material, buscando compreender os fenômenos sociais, e suas contradições. Com relação aos significados atribuídos ao lazer, pelos jovens da pesquisa pode-se constatar que os mesmos possuem uma visão funcionalista do lazer, assumindo características de lazer alienado, bem como ser as conversas cotidianas a principal vivência de lazer entre os jovens. Fato influenciado pelas questões socioeconômicas e o medo da violência. Por fim os jovens da pesquisa acreditam que a escola poderia oferecer mais lazer, porém a, mesma restringe seu lazer a biblioteca, Educação Física e festinhas cotidianas.
Palavras-chave: Lazer. Escola. Juventude.
|
2158 0 bytes Universidade Regional do Cariri http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Judô: da história à pedagogia do esporte |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Rafael Vieira de O presente trabalho busca analisar, verificar e traçar novos caminhos para o ensino-aprendizagem do judô, tendo como objeto de estudo o judô na formação humana. O interesse pelo tema partiu da minha experiência pessoal com este esporte antes e durante o estudo acadêmico. Na reflexão dialética-histórica-crítica do judô na sua realidade concreta verificou-se a necessidade de esboçar uma pedagogia que favoreça a unidade de ensino desta modalidade de forma a (re) significar o ensino-aprendizagem desta atividade humana na sua essência, ou seja, no seu aspecto histórico-filosófico, cultural, social e educacional, a fim de proporcionar uma práxis pedagógica adequada. Dentro dessa concepção viu-se a necessidade de não fragmentar o judô enfatizando somente a competição. Esta monografia vinculou-se ao Projeto de Pesquisa Pedagogia do Esporte: em busca de novos caminhos, elaborado, desenvolvido e contextualizado na Faculdade de Educação Física (FEF) Universidade Federal de Goiás (UFG).Tal projeto busca também uma nova significação de prática-pedagógica para o Esporte, ou seja, a formação humana, e uma metodologia de ensino para o Esporte por meio de jogos. Nessa perspectiva, elaboramos jogos para a iniciação esportiva do judô. Analizando a esportivização, a utilização do jogo como prática pedagógica e estratégia de ensino nas aulas e a importância do componente lúdico como eixo facilitador da aprendizagem dos fundamentos essenciais dessa modalidade de luta.
|
9469 0 bytes Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, 2005 http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Juventude e tempo livre: Possíveis Reflexões |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
LIMA, Angélica Cardoso
Esta pesquisa buscou evidenciar as possíveis relações entre juventude e tempo livre na sociedade capitalista. Para isso, apresentei algumas reflexões sobre o tema na sociedade capitalista com intuito de discutir as ações e intervenções dessa geração no cotidiano social. Caracterizado como uma pesquisa bibliográfica e sustentada teórico-metodologicamente por autores marxistas, e que, portanto se utilizam do materialismo histórico e dialético, pude me aproximar das categorias teóricas, tomadas aqui como relevantes para as articulações propostas. A juventude geração caracterizada pelo processo de preparação para o mundo adulto produtivo, pode ser entendida como um forte ponto de referencia para as transformações sociais. Nessa direção as manifestações ou movimentos sociais aqui apontados, tais como o movimento sem terra (MST) e movimento estudantil demonstram os poucos caminhos que restam à juventude, enquanto movimento organizado para romper os valores do trabalho produtivo na sociedade do capital. Nesse ínterim, o esporte, como proposta oferecida aos jovens, por meio das políticas públicas estatais, para a ocupação de seu tempo livre, evidencia também, a determinação e controle da juventude, visando conformá-la e discipliná-la para que os eventuais ímpetos de resistência aos valores hegemônicos sejam minimizados e transformados em desejos individualizados. Finalmente, cabe ressaltar que os poucos movimentos organizados pela juventude ainda suscitam e estimulam a chama da inquietude e a essência da juventude revolucionária e, que, se junta as manifestações culturais jovens como funk, rap, skate, mas que, com clareza, os identifica ainda no processo de resistência que conforma.
Palavras-chave: Juventude.Tempo livre e sociedade capitalista.
|
2680 0 bytes UEM-Universidade Estadual de Maringá http:// |
|