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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O jogo na Educação Física escolar: atribuições dada pelo professor Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ALVES, Rodrigo Landim.

O tema a ser tratado neste artigo é o jogo. Realizamos algumas reflexões sobre o assunto entendendo-o como um fenômeno universal que possui uma pluralidade de olhares, que está presente em todas as culturas e possuidor de um caráter natural e espontâneo, mas que também pode ser usado nas aulas de Educação Física Escolar como um recurso pedagógico eficiente, explorando uma diversidade de conteúdos, e dando ao mesmo sentido sócio-cultural, e não apenas para desenvolvimento de determinadas habilidades técnicas. Daí veio à necessidade de se compreender como os professores de Educação Física entendem e utilizam o jogo em suas aulas. Realizamos uma revisão da literatura para entender as diferentes análises sobre o jogo e aplicamos um questionário junto aos professores da rede pública de Rio claro (RJ). Ao confrontarmos os dados do questionário com os da revisão bibliográfica, verificamos que ao jogo são atribuídas várias funções, pois o mesmo é compreendido de vários aspectos. O jogo constitui-se como uma importante atividade para o desenvolvimento humano e para a construção da autonomia, podendo ser utilizado pelo professor de formas variadas, visando sempre ao prazer de quem o executa.

Palavras-chave: Jogo. Educação Física escolar. Desenvolvimento humano. Prazer.

Downloads 7314  7314  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitário de Volta Redonda  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O jogo na escola: buscando sua identidade Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MOURA, Marla Maria Moraes

O presente trabalho trata do resultado da Monografia de Conclusão do Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA. Cujo objetivo central é tentar compreender a identidade do jogo no espaço escolar considerando a hipótese de que a escola convive com um entendimento equivocado do mesmo. Para tanto, o referido estudo visa ainda identificar e analisar a compreensão do jogo para alunos e professores, além de tentar entender os espaços de jogo na escola. Em vista destes objetivos a pesquisa tem intento de responder a seguinte problemática: Quais as possibilidades de apropriação do jogo de modo a atingir os objetivos educacionais que a escola se propõe? Dessa forma, a pesquisa caracterizou-se por um trabalho exploratório de caráter descritivo. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas, observações assistemáticas e fotografias. O método escolhido para a análise dos dados foi o dialético. A sua coleta foi realizada em três escolas públicas a EEF 18 de Maio, EEFM Estado da Bahia e CEFET-Juazeiro do Norte, com 90 alunos, 07 professores de Educação Física e 25 professores das demais disciplinas. Foi possível constatar com este estudo que ainda persiste o entendimento da Educação Física, no contexto escolar, enquanto mera atividade prática desprovida de toda e qualquer reflexão num campo mais teórico. O jogo na escola precisa possuir uma identidade própria para ser capaz de intervir e contribuir no processo de formação e aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: Jogo. Educação Física. Escola.

Downloads 3961  3961  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Regional do Cariri  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Grupos estabelecidos e outsiders nas aulas de Educação Física Escolar: avaliação e intervenção pedag Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MUNIZ, Emanuel Max

O objetivo deste trabalho foi verificar como se apresentam os grupos de estabelecidos e outsiders (ELIAS, 2000) no interior da aula de Educação Física, e como o professor, via processo avaliativo e intervenção pedagógica, reafirma ou minimiza a ação desses grupos. Foi observada uma turma do ensino fundamental de uma escola Estadual do município Guarapuava - Brasil. Um questionário foi aplicado ao professor no final do período da observação, com algumas perguntas referentes à avaliação, se através desta ela reafirma ou minimiza a ação desses grupos. Através da pesquisa de campo notou-se a divisão destes grupos de estabelecidos e outsiders entre os alunos da série pesquisada. A avaliação juntamente com a intervenção do professor até onde foi acompanhada por nós, não influenciou para a diminuição destes grupos.

Palavras chaves: Educação Física. Estabelecidos. Outsiders.



Downloads 2623  2623  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Curso de Licenciatura em Educação Física, da Facul  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Esportes de Aventura e Meio Ambiente: tematizando essesconhecimentos na Educação Física Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Teixeira, Joanna Pitombo
Este estudo realizado a partir de uma revisão bibliográfica, busca investigar com a área de Educação Física tem tratado a temática do meio ambiente nos estudos destinados a investigar os esportes de aventura na natureza, como também, pensar possibilidades da tematização destes conteúdos nas aulas de Educação Física.

Downloads 41032  41032  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Social da Bahia, Salvador  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Implicações do esporte escolar: uma abordagem sob uma perspectiva crítica Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Sérgio Roberto de Paiva

Este trabalho tem como objetivo sensibilizar e trazer entendimento aos leitores sobre as dimensões que o esporte tem dentro da escola sejam eles os positivos ou negativos. A investigação foi feita através de uma pesquisa bibliográfica onde na sua primeira parte discutiremos qual é a função e como deve ser abordado o esporte dentro das aulas de Educação Física, apresentando os benefícios, os prejuízos e os cuidados que devemos olhar para essa prática inserida como instrumento de trabalho nas aulas de Educação Física. Já na segunda parte abordamos como assunto as práticas esportivas extracurriculares, como deveria ser entendido o posicionamento do professor e as relações pessoais que essa prática proporciona, o que se espera do professor enquanto mediador dessas práticas e quais são os motivos que levam as escolas a oferecê-las. Na terceira parte discutiremos sobre os processos de atuação do esporte dentro da escola, iremos aqui levantar como entendemos que deveriam ser administradas pedagogicamente a iniciação esportiva no âmbito das práticas esportivas extracurriculares, a conveniência de discussões teóricas dos temas esportivos tanto nas práticas esportivas extracurriculares como nas aulas de Educação Física curricular e também as possibilidades de práticas para o desenvolvimento das idéias propostas por esse trabalho.

Palavras-­chave: Esporte escolar. Prática esportiva extracurricular. Proposta
metodológica.



Downloads 1360  1360  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas de Itapetinga, Fundação Karn  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Inclusão social e esportiva dos alunos portadoresde necessidades especiais nos Jogos Colegiais do  Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ROMUALDO, Evelyn Bettinelli

Esta monografia teve como tema a inclusão social e esportiva dos alunos portadores de necessidades especiais (PNE) na Fase Final dos 52º Jogos Colegiais do Paraná (JOCOP’s), realizado na cidade de Curitiba, nos dias 07 a 17 de julho de 2005.
Foram abordados temas referentes à Educação Física, Inclusão, Sociologia e Políticas Públicas do Esporte. O objetivo geral foi investigar se a inclusão social dos alunos portadores de necessidades especiais estava realmente caracterizada, além da inclusão esportiva, nos JOCOP’s. Os objetivos específicos foram: levantar dados quantitativos e qualitativos referentes à inclusão social e esportiva dos alunos portadores de necessidades especiais das escolas participantes nos 52º JOCOP’s – presente na seção de Procedimentos Metodológicos; registrar as situações relatadas pelos dirigentes das escolas, quanto à inclusão social de seus alunos PNE nos momentos da viagem, abertura dos JOCOP’s, alimentação, alojamentos, jogos, atuação da arbitragem, incluindo as situações discriminatórias e as situações exemplares de inclusão – presente na seção de Apresentação dos Dados; discutir sobre os relatos apresentados pelos dirigentes com base nos documentos e literaturas que defendem a inclusão social dos PNE – presente na seção de Discussão e propor caminhos para que a inclusão social e esportiva dos PNE nos JOCOP’s seja realimente efetiva – presente nas Considerações Finais. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo de caráter descritivo, aplicada através de um questionário com três perguntas, às 26 escolas de educação especiais indicadas pela Paraná Esporte, que participaram da fase final dos
JOCOP’s.

Downloads 6673  6673  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FACINTER  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Influência da atividade física no desenvolvimento motor e rendimento escolar em crianças do fundamen Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CEZÁRIO, Amândia Elizabeth da Silva

A psicomotricidade alcança um novo campo conceitual quando olha alem do corpo orgânico e expressivo, acreditando na estreita ligação entre o desenvolvimento da motricidade, da inteligência e da afetividade. Dada relevância sobre o tema em foco,o estudo foi elaborado com intuito de trazer uma reflexão sobre os benefícios da prática da atividade física, bem como identificar possíveis problemas psicomotores que possam interferir no processo de aprendizagem. Este artigo faz uma abordagem sobre o desenvolvimento motor e a sua influencia no rendimento escolar das crianças com o objetivo de avaliar se as crianças que praticam atividade física regularmente fora da escola são as que têm um maior desenvolvimento motor e são as que têm um melhor rendimento escolar. Como instrumento de coleta de dados foi realizada a bateria de testes psicomotores(BPM) de Fonseca(1995), verificando as praxia global e praxia fina. Foram realizados questionários para verificar quem fazia atividades físicas fora da instituição escolar. Os testes de habilidades motoras foram realizados com um grupo de 48 crianças, sendo estas 24 do turno da manha e 23 do turno da tarde, ambas do 3º ano do ensino fundamental.

Palavras-chave: Atividade física. Desenvolvimento motor. Rendimento escolar.

Downloads 58714  58714  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Vale do Acaraú  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Juventude e tempo livre: Possíveis Reflexões Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
LIMA, Angélica Cardoso

Esta pesquisa buscou evidenciar as possíveis relações entre juventude e tempo livre na sociedade capitalista. Para isso, apresentei algumas reflexões sobre o tema na sociedade capitalista com intuito de discutir as ações e intervenções dessa geração no cotidiano social. Caracterizado como uma pesquisa bibliográfica e sustentada teórico-metodologicamente por autores marxistas, e que, portanto se utilizam do materialismo histórico e dialético, pude me aproximar das categorias teóricas, tomadas aqui como relevantes para as articulações propostas. A juventude geração caracterizada pelo processo de preparação para o mundo adulto produtivo, pode ser entendida como um forte ponto de referencia para as transformações sociais. Nessa direção as manifestações ou movimentos sociais aqui apontados, tais como o movimento sem terra (MST) e movimento estudantil demonstram os poucos caminhos que restam à juventude, enquanto movimento organizado para romper os valores do trabalho produtivo na sociedade do capital. Nesse ínterim, o esporte, como proposta oferecida aos jovens, por meio das políticas públicas estatais, para a ocupação de seu tempo livre, evidencia também, a determinação e controle da juventude, visando conformá-la e discipliná-la para que os eventuais ímpetos de resistência aos valores hegemônicos sejam minimizados e transformados em desejos individualizados. Finalmente, cabe ressaltar que os poucos movimentos organizados pela juventude ainda suscitam e estimulam a chama da inquietude e a essência da juventude revolucionária e, que, se junta as manifestações culturais jovens como funk, rap, skate, mas que, com clareza, os identifica ainda no processo de resistência que conforma.

Palavras-chave: Juventude.Tempo livre e sociedade capitalista.

Downloads 2682  2682  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM-Universidade Estadual de Maringá  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Judô: da história à pedagogia do esporte Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Rafael Vieira de

O presente trabalho busca analisar, verificar e traçar novos caminhos para o ensino-aprendizagem do judô, tendo como objeto de estudo o judô na formação humana. O interesse pelo tema partiu da minha experiência pessoal com este esporte antes e durante o estudo acadêmico. Na reflexão dialética-histórica-crítica do judô na sua realidade concreta verificou-se a necessidade de esboçar uma pedagogia que favoreça a unidade de ensino desta modalidade de forma a (re) significar o ensino-aprendizagem desta atividade humana na sua essência, ou seja, no seu aspecto histórico-filosófico, cultural, social e educacional, a fim de proporcionar uma práxis pedagógica adequada. Dentro dessa concepção viu-se a necessidade de não fragmentar o judô enfatizando somente a competição. Esta monografia vinculou-se ao Projeto de Pesquisa Pedagogia do Esporte: em busca de novos caminhos, elaborado, desenvolvido e contextualizado na Faculdade de Educação Física (FEF) Universidade Federal de Goiás (UFG).Tal projeto busca também uma nova significação de prática-pedagógica para o Esporte, ou seja, a formação humana, e uma metodologia de ensino para o Esporte por meio de jogos. Nessa perspectiva, elaboramos jogos para a iniciação esportiva do judô. Analizando a esportivização, a utilização do jogo como prática pedagógica e estratégia de ensino nas aulas e a importância do componente lúdico como eixo facilitador da aprendizagem dos fundamentos essenciais dessa modalidade de luta.



Downloads 9471  9471  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, 2005  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Lazer, escola e juventude: algumas aproximações Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues

Este trabalho é uma exigência do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA, ele tem por meta conquistar a aprovação na referida graduação. O tema abordado é o lazer, o qual é relativamente recente no universo acadêmico e possui inúmeras reflexões. Este trabalho monográfico irá analisar e discutir o lazer para os jovens do ensino médio, na perspectiva de refleti-lo no universo escolar, buscando percebe-lo enquanto necessidade social. Especificamente, cabe a este trabalho identificar quais as práticas mais freqüentes entre os jovens da pesquisa, verificando como eles utilizam o seu tempo livre e quais as suas áreas de interesse quanto à questão do lazer. O campo de investigação foi a Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado da Bahia da rede pública da cidade de Crato. Realizou-se um estudo de natureza exploratória, tendo sido utilizado para coleta de dados a observação assistemática, questionários estruturados e perguntas norteadoras para a elaboração de um texto pelos alunos. Pretendeu-se analisar de forma crítica todo material, buscando compreender os fenômenos sociais, e suas contradições. Com relação aos significados atribuídos ao lazer, pelos jovens da pesquisa pode-se constatar que os mesmos possuem uma visão funcionalista do lazer, assumindo características de lazer alienado, bem como ser as conversas cotidianas a principal vivência de lazer entre os jovens. Fato influenciado pelas questões socioeconômicas e o medo da violência. Por fim os jovens da pesquisa acreditam que a escola poderia oferecer mais lazer, porém a, mesma restringe seu lazer a biblioteca, Educação Física e festinhas cotidianas.

Palavras-chave: Lazer. Escola. Juventude.

Downloads 2159  2159  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Regional do Cariri  Site http://
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