Categoria: Educação Fisica Monografias |
O jogo na escola: buscando sua identidade |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
MOURA, Marla Maria Moraes
O presente trabalho trata do resultado da Monografia de Conclusão do Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA. Cujo objetivo central é tentar compreender a identidade do jogo no espaço escolar considerando a hipótese de que a escola convive com um entendimento equivocado do mesmo. Para tanto, o referido estudo visa ainda identificar e analisar a compreensão do jogo para alunos e professores, além de tentar entender os espaços de jogo na escola. Em vista destes objetivos a pesquisa tem intento de responder a seguinte problemática: Quais as possibilidades de apropriação do jogo de modo a atingir os objetivos educacionais que a escola se propõe? Dessa forma, a pesquisa caracterizou-se por um trabalho exploratório de caráter descritivo. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas, observações assistemáticas e fotografias. O método escolhido para a análise dos dados foi o dialético. A sua coleta foi realizada em três escolas públicas a EEF 18 de Maio, EEFM Estado da Bahia e CEFET-Juazeiro do Norte, com 90 alunos, 07 professores de Educação Física e 25 professores das demais disciplinas. Foi possível constatar com este estudo que ainda persiste o entendimento da Educação Física, no contexto escolar, enquanto mera atividade prática desprovida de toda e qualquer reflexão num campo mais teórico. O jogo na escola precisa possuir uma identidade própria para ser capaz de intervir e contribuir no processo de formação e aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Jogo. Educação Física. Escola.
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3961 0 bytes Universidade Regional do Cariri http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Educação Física igualitária: entre a realidade e a utopia |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Patricia Pereira da
Os seres humanos, biologicamente constituídos em homens e mulheres, desenvolvem suas identidades e constroem corpos masculinos e femininos em razão da cultura. O corpo aprende a fazer história fazendo cultura, portanto, é esse corpo que se educa, corpo que aprende por práticas de relações de gênero, entre as quais o poder está sempre presente. A instituição escolar exerce influência no processo de formação do sujeito em desenvolvimento, com atribuição de expectativas diferenciadas para meninos e meninas. O tornar-se homem ou tornarse mulher se dá num processo contínuo, iniciado na família e reforçado na escola, como instituição social. Esse processo acaba por levar um desequilíbrio entre as relações pessoais, nas quais o poder se manifesta e tende a interferir no desenvolvimento motor de meninos e meninas. Assim considerando, o presente estudo foi norteado pela pergunta que questionou a maneira como a prática docente do profissional de Educação Física poderia contribuir no equilíbrio das relações de gênero nas suas aulas. O objetivo delineado foi investigar a influência da sociedade na formação de sujeitos masculinos e femininos, bem como averiguar qual a contribuição da prática do/a docente de Educação Física na formação desses sujeitos. Para responder à pergunta e alcançar o objetivo, elegeu-se uma metodologia traduzida por pesquisa bibliográfica, destacando quatro tópicos que abordaram: os dados históricos da Educação Física; o gênero e suas influências culturais, sociais, familiares e escolares; as aulas de Educação Física separadas por sexo, mistas e/ou co-educativas, discutindo-se nesse espaço, a atuação do/a docente. Os dados revelaram que a escola sofre influências da cultura, perpassando valores e crenças ao indivíduo. Esses valores e crenças são aprendidos na família e chegam ao espaço escolar e são identificados tanto nos alunos/as quanto em seus professores/as. A pesquisa permite concluir que há um longo e árduo caminho para que a prática docente seja igualitária e seja regida pelo equilíbrio nas relações de gênero. Urge, desse modo, desconstruir preconceitos e respeitar as diferenças.
Palavras-chave: Educação Física igualitária, Relações de Gênero, Atuação Docente.
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4204 0 bytes Faculdades Integradas de Itapetininga, Fundação Ka http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A oferta de esporte para surdos em Curitiba |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
ROMUALDO, Evelyn Bettinelli.
Este estudo teve como objetivo investigar a oferta de esporte para os surdos em Curitiba, nos níveis de Esporte Escolar, Esporte Participação, Esporte Social e Esporte de Rendimento. Foram entrevistadas dezessete instituições que trabalham com surdos, entre elas todas as escolas especializadas para surdos, quatro escolas regulares, três igrejas, uma universidade, a Associação de Surdos de Curitiba, a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Curitiba e a Federação Desportiva Paranaense de Surdos. Há desconhecimento por grande parte das instituições e dos professores de Educação Física sobre como pode acontecer a participação de surdos em campeonatos esportivos. Concluiu-se que em Curitiba existe interesse da parte dos surdos e das instituições que os atendem em participar de campeonatos esportivos, juntamente com os ouvintes, como também somente entre os surdos, em todos os diferentes níveis de esporte (escolar, participativo, social e de rendimento).
Palavras-chave: Surdo. Esporte. Campeonatos.
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4210 0 bytes Fauldade Dom Bosco http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
O efeito do método pilates no ganho da flexibilidade |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
BARRA, Bruno Sibilio; ARAÚJO, Willian Batista
Muitas discussões foram abertas diante do real ganho de flexibilidade com a prática do Método Pilates, e como é sabido que a flexibilidade tem fundamental importância para uma melhor qualidade de vida. Buscamos realizar esse trabalho, para mensurar o real ganho de flexibilidade proporcionado pela prática do Método Pilates, tendo visto que existem poucos trabalhos científicos relacionados a esse tema até a presente data. A amostra foi feita com um grupo de 20 pessoas com média de idade de 35 anos, média de altura de 1,62m e a média de peso de 60,02 kg, foi feita uma coleta de dados inicial, e outra coleta após 32 semanas de prática do Método Pilates, o instrumento utilizado para fazer a coleta da flexibilidade foi o Banco de Wells. Os resultados demonstraram a efetividade do método no ganho de flexibilidade e o principal fator parece estar na aproximação do método com trabalhos de flexibilidade dinâmica.
Palavras-chave: Método Pilates. Flexibilidade. Qualidade de vida.
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4740 0 bytes UNILINHARES, Linhares, 2007 http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Espaços Públicos de Esporte e Lazer do Município de São José dos Pinhais: formas de (des) apropriaç |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Cynthia Adriane de
Compreendemos o fenômeno chamado Lazer a partir da idéia que ele se materializa por meio de um tempo e espaço de vivências lúdicas organizadas por uma determinada cultura. Desta forma, as experiências de Lazer podem influenciar e sofrer influência de determinados espaços e equipamentos, pois dependem e são sensivelmente demarcadas pelos ambientes onde acontecem. De acordo com essa afirmação, surge a seguinte problemática. Como esses espaços e equipamentos estão sendo apropriados pela população do município de São José dos Pinhais? Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo. Para tanto, foram mapeados na cidade de São José dos Pinhais os seguintes espaços de Esporte e Lazer: Parques, Praças, Centros Culturais e Centros Esportivos. Agregado a esse procedimento utilizamos um Protocolo de observação, diário de campo e entrevista semi-estruturada com os Secretários do Esporte e Lazer, Urbanismo e Cultura. Após co-relacionar esses instrumentos de pesquisa localizamos algumas categorias de análise, entre elas: Acessibilidade, Organização dos espaços, Iluminação/Manutenção/Segurança, Uso e apropriação dos espaços e Área Verde. Concluímos que alguns espaços e equipamentos de Esporte e Lazer nessa cidade encontram-se com pouca diversidade de formas e usos. Demonstrando uma visão restrita dos gestores sobre a potencialidade dos espaços de Esporte e Lazer da cidade.
Palavras-chave: Espaços Públicos. Lazer. Políticas Públicas.
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5191 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
“Nas voltas que o mundo deu, nas voltas que o mundo dá |
Versão: PDF Atualização: 28/2/2012 |
Descrição:
JANNUZZI, Luciano
No presente trabalho realizei uma pesquisa bibliográfica sobre a capoeira, conceituando suas dimensões através da análise histórico-filosófica, dividindo seus tratamentos em Dança, Luta, Jogo, Arte e Educação Física considerando suas características como tais e estudando suas possibilidades para assimilar cultura, enumerando assim as contribuições para a área da Educação Física, ou seja, para o âmbito da Educação. Através das análises transcorridas durante o trabalho percebemos o quanto essa manifestação cultural presente em nosso país e hoje difundida em todo o mundo, vêm sendo valorizada e indicada para proporcionar novos conhecimentos ao ser humano. Depois de estudar e analisar as dimensões da capoeira percebemos que se tratarmos essa manifestação como uma arte, ampliamos seus horizontes e perpetuamos sua cultura, rompendo preconceitos e aumentando suas possibilidades enquanto instrumento de promover educação, ultrapassando barreiras e limites ditados pela sociedade, ou seja, a padronização, regramento e enquadramento. Chegamos à consideração final que a capoeira não pode ser transformada em um esporte, pois fazendo essa delimitação, perdemos características essenciais que sobreviveram diante do compromisso dos mestres antigos em estarem transmitindo toda a tradição e transformaremos essa arte em mais um produto descartável da indústria cultural.
Palavras-chave: Capoeira, Educação Física, Arte.
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5398 0 bytes Espírito Santo do Pinhal: UNIPINHAL , 2007. http://ebookbrowse.com/gdoc.php?id=197269148&url=5f1a952777bd20af231e8e801c6d0852 |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A arte de crescer gingando: os benefícios que a capoeira pode trazer no desenvolvimento global |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CASSIANO, Núbia Nogueira
E é com esse intuito que essa pesquisa foi realizada, demonstrar aos leitores os benefícios proporcionados pela arte aos seus praticantes, o poder que a capoeira tem em reverter situações , em mudar vidas e trazer uma esperança à crianças que, provavelmente, não teriam um futuro promissor devido à sua classe social ou, por outro lado, quando vivem em uma situação econômica estável, se entregam ao sedentarismo dedicando todo o seu tempo livre aos vídeo games e computadores ou, até mesmo, ás drogas.
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5491 0 bytes Universidade de Uberaba http://www.boletimef.org |
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