Categoria: Educação Fisica Monografias |
A Psicologia Histórico-Cultural e o desevolvimento infantil: reflexões a partir da e para a Educação |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
NASCIMENTO, Carolina Picchetti
O propósito deste trabalho foi o de analisar a especificidade do desenvolvimento humano elaborado pela Psicologia Histórico-Cultural, explicitando nesse processo seu caráter fundamentalmente histórico e suas implicações pedagógicas. A historicidade contida nessa teoria permite compreender o homem naquilo que ele pode vir a ser, o que significa, para nós, uma afirmação do trabalho educativo, no sentido de permitir que cada individuo se forme de acordo com as finalidades e valores assumidos pela fundamentação pedagógica que se tenha. A partir da análise de alguns dos principais elementos presentes na Psicológica Histórico Cultural, como a categoria atividade, o conceito de zona de desenvolvimento próximo e de funções psíquicas superiores, propusemos a existência de três implicações desta teoria para a prática pedagógica da Educação Física infantil: 1) o trabalho com o jogo, considerando-o como a atividade principal da criança em idade pré escolar; 2) a contribuição da educação física para o desenvolvimento das formas culturais de conduta; 3) a necessidade de se organizar os conteúdos específicos da Educação Física em temas ou atividades básicas. O trabalho apontou algumas orientações possíveis para o estudo da prática da Educação Física infantil, que embora não representem uma elaboração pedagógica ou didática para a área, demonstrou as possibilidades e a importância da Psicologia Histórico- Cultural para fundamentar a prática pedagógica da Educação Física.
Palavras-chave: Desenvolvimento humano. Educação Física infantil. Psicologia Histórico-Cultural.
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25589 0 bytes Escola de Educação Física- Universidade de São Pau http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A influência dos níveis de maturação óssea sobre a potência de membros superiores e inferiores em pr |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, Domingos Sávio; DETIMERMANE, Milene Nunes
O Judô usa integração entre corpo e mente como filosofia principal. A velocidade de raciocínio e os músculos são usados para dominar o oponente, utilizando grande potência, acredita-se que para ser um bom lutador deve-se ser um bom ser humano. (ALMEIDA & MARIANO, 2006). No mundo esportivo atual, vivemos correndo atrás dos melhores resultados, muitas vezes a precocidade nos movimentos e gestos esportivos levam a graves sequelas tanto físicas como psicológicas. Uma das maneiras de se evitar tais procedimentos é a análise de nível maturacional e valências de força em especial a potência, que pode se manifestar em relação velocidade dos movimentos (BADILLO & GOROSTIAGA, 2001). Re et al(2005), avaliando variável força encontraram diferenças significativas para membros inferiores avaliado por meio do teste de salto horizontal. Embora muitos autores apresentam em seus experimentos diferenças significativas para relação entre desempenho motor e maturação, por outro lado outros autores em seus experimentos não encontraram diferenças significativas no que diz respeito à maturação e desempenho motor.
Palavras-chave: Judô. Força. Crescimento. Maturação.
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3301 0 bytes Escola Superior de Cruzeiro/Licenciatura em Edu http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A Influência do Karatê na Concentração das Crianças |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
JUNIOR MACARI, Roberto
Os pais constantemente se preocupam com o futuro de seus filhos, tanto na vida profissional, social e escolar. O esporte é uma das formas utilizadas no horário extraclasse para ocupar o tempo livre das crianças com atividades produtivas e construtivas. O karatê é uma arte marcial que apresenta além da parte técnica bem diversificada, um caráter filosófico e doutrinário. Características que podem agregar muito na formação pessoal e social das crianças. Muitos professores que atuam nas escolas reclamam da falta de concentração das crianças, o que acaba interferindo no trabalho do professor e principalmente no desempenho escolar das próprias crianças. Essa área está extremamente ligada à psicologia e a pedagogia. Analisando estes aspectos, este estudo propõe verificar se o karatê influência na concentração das crianças. O intuito dessa pesquisa é abrir uma nova opção na melhoria da concentração das crianças, conseqüentemente possibilitando um espaço para a educação física atuar nessa área. Esse estudo foi realizado na cidade de Francisco Beltrão-Pr, onde 12 crianças, sendo seis praticantes de karatê e outras seis não praticantes, se submeteram a um teste de Atenção Concentrada para verificar a qualidade de sua concentração. O estudo também comportou uma análise documental dos boletins escolares das 12 crianças, para verificar se o desempenho escolar também sofre melhoras com a prática do karatê. Os resultados atingidos foram satisfatórios, sendo que as crianças que treinam karatê tiveram qualidade superior considerável em relação às crianças que não treinam. Nas duas amostras, obteve-se como resultado dominante a média, mas com diferença a maior no percentil das crianças praticantes de karatê. Com relação ao boletim escolar, algumas variáveis que não estavam previstas no estudo interferiram na maneira de analisar os documentos. Mesmo assim, a análise foi realizada, e os resultados nela adquiridos proporcionaram o alcance aos objetivos propostos.
Palavras-chave: Karatê, concentração, crianças.
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11375 0 bytes http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Benefícios do skate nas aulas de Educação Física escolar |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Jadson Evangelista da. Atualmente, o que se percebe é que os alunos estão saturados da forma pela qual as aulas de educação física quem vem sendo oferecida na escola, ou seja, para eles, essas aulas estão sendo pouco estimulantes e muito repetitivas devido ao conteúdo aplicado que só aborda esportes coletivos como vôlei, basquete, futsal e handebol. Este trabalho teve como objetivo mostrar como a ferramenta skate pode ajudar na formação dos alunos nas aulas de Educação Física, fortalecendo a socialização, cidadania, e quais seriam as contribuições motoras. Os principais achados desse estudo foi que o skate pode ser utilizado pelo professor de Educação Física para amenizar esse “problema”, e os esportes radicais vem sendo cada vez mais abordados como conteúdos dessas novas práticas como meio de lazer, esporte e educação. Para isso, é necessário que o professor de educação física respeite as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais para que o ser humano possa se desenvolver socialmente e experimentar diferentes estímulos motores, mas sempre respeitando as diferentes faixas etárias e níveis de desenvolvimento da criança, e que ao final a escola que sempre promove uma prática educativa ligada aos interesses dos alunos ganhe, tanto na qualidade do trabalho desenvolvido como na permanência desses na escola devido ao interesse deles por essa prática.
Palavras-chave: Skate. Educação Física Escolar. Estratégia de aula.
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3010 0 bytes Departamento de Educação, Universidade Nove de Jul http://boletimef.org/biblioteca/2744/Beneficios-do-skate-nas-aulas-de-Educacao-Fisica-escolar |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Asma e atividade físca em crianças |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
TENROLLER, Carlos Alberto
O presente estudo caracteriza-se como revisão de literatura, quando se procurou descrever os pensamentos de vários estudiosos que produziram textos cuja ênfase gira em torno do tema “asma e atividade física em crianças”. A doença asma é um problema de saúde pública que afeta a vida de milhões de pessoas no mundo inteiro, atingindo todas as faixas etárias e todos níveis sócio-econômicos. A alta prevalência da doença apontada por vários estudiosos, médicos, pneumologistas, organismos governamentais e não-governamentais é uma preocupação em vários lugares do mundo e não é diferente no Brasil e no Rio Grande do Sul. Atualmente, existem várias iniciativas e programas que tentam reduzir os índices de asma que aparecem em várias regiões e que afetam os gêneros masculino e feminino.O entendimento dos conceitos ligados a asma, a sua descrição e a relação da atividade física em crianças são de suma importância na abordagem dos problemas inerentes a esta doença. Portanto, muitos estudos que investigaram este tema, podem e devem ser considerados em prol de ações práticas, principalmente os relacionados a atividade física em crianças, e que, ajudam a desmistificar e deixam claros os benefícios que podem advir de tais atividades, contribuindo juntamente com outros cuidados, que não devem ser dispensados aos portadores da doença asma. É sempre desejável que mais estudos sejam realizados para contribuir na minimização deste problema de saúde pública que está presente nas mais diversas realidades.
Palavras-chave: Doença. Asma em crianças. Prevalência da asma. Atividade física.
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2934 0 bytes Universidade Luterana do Brasil-ULBRA http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
As práticas corporais como ferramenta terapêutica no cuidado em saúde mental: o caso do futebol dent |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ABIB, Leonardo Trápaga O campo da saúde mental vem passando por diversas transformações no Brasil, principalmente a partir da década de 1970, quando a Reforma Psiquiátrica ganha espaço num cenário em que o movimento sanitário começa a emergir com força no campo da saúde. Um dos reflexos desta corrente foi a criação de diferentes serviços substitutivos ao modelo hospitalocêntrico. Um destes serviços é o CAPS, que tem como um dos objetivos promover a inserção social das pessoas em sofrimento psíquico através de ações intersetoriais. Para atingir tal objetivo uma das medidas foi possibilitar a intervenção de outros campos de saberes como a Terapia Ocupacional, o Serviço Social e a Educação Física, dentre outros. Dentro desta perspectiva, oficinas como a de futebol emergem neste contexto como uma alternativa terapêutica. O objetivo da pesquisa é analisar os significados atribuídos pelos usuários do CAPS II/ adulto, localizado num hospital de Porto Alegre, à oficina de futebol, bem como as repercussões desta prática no projeto terapêutico da instituição. De modo mais específico, tentar compreender o lugar da educação física no campo da saúde mental através do olhar dos usuários que dela participam. Esta pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa de tipo etnográfico, em que foram realizadas cinco observações de campo, posteriormente registradas em diários de campo para serem feitas as devidas análises. Após as análises dos diários de campo foram escolhidos três temas para serem interpretados: Protagonistas ou Coadjuvantes? Bem “pegado” e bem jogado e Futebol fora do CAPS. Estas temáticas emergiram durante as observações e mostraram-se relevantes para o compreendimento dos significados atribuídos pelos usuários à oficina de futebol. Foi possível perceber o protagonismo dos usuários enquanto organizadores da oficina, não se restringindo ao papel de meros jogadores, além do fato de conseguirem lidar com os conflitos e tensões existentes na competição presente no futebol. O futebol surgiu como um espaço terapêutico para promover a organização dos usuários e a sua prática poder potencializar atitudes semelhantes em locais fora do CAPS.
Palavras-chave: Práticas corporais. Saúde mental. Futebol.
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1116 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto A http://www.boletimef.org/biblioteca/2356/Praticas-corporais-como-ferramenta-terapeutica-em-saude-men |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Espaços Públicos de Esporte e Lazer do Município de São José dos Pinhais: formas de (des) apropriaç |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Cynthia Adriane de
Compreendemos o fenômeno chamado Lazer a partir da idéia que ele se materializa por meio de um tempo e espaço de vivências lúdicas organizadas por uma determinada cultura. Desta forma, as experiências de Lazer podem influenciar e sofrer influência de determinados espaços e equipamentos, pois dependem e são sensivelmente demarcadas pelos ambientes onde acontecem. De acordo com essa afirmação, surge a seguinte problemática. Como esses espaços e equipamentos estão sendo apropriados pela população do município de São José dos Pinhais? Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo. Para tanto, foram mapeados na cidade de São José dos Pinhais os seguintes espaços de Esporte e Lazer: Parques, Praças, Centros Culturais e Centros Esportivos. Agregado a esse procedimento utilizamos um Protocolo de observação, diário de campo e entrevista semi-estruturada com os Secretários do Esporte e Lazer, Urbanismo e Cultura. Após co-relacionar esses instrumentos de pesquisa localizamos algumas categorias de análise, entre elas: Acessibilidade, Organização dos espaços, Iluminação/Manutenção/Segurança, Uso e apropriação dos espaços e Área Verde. Concluímos que alguns espaços e equipamentos de Esporte e Lazer nessa cidade encontram-se com pouca diversidade de formas e usos. Demonstrando uma visão restrita dos gestores sobre a potencialidade dos espaços de Esporte e Lazer da cidade.
Palavras-chave: Espaços Públicos. Lazer. Políticas Públicas.
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5188 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
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