Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Psicomotricidade aplicada através do programa TEACCH em pessoas com autismo. Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Almeida, Cláudio Bispo de

O principal objetivo deste estudo foi o de verificar e analisar como a psicomotricidade pode ser aplicada através do Programa de Tratamento e Educação de Crianças Autistas e Portadoras de Problemas de Comunicação Correlatos (TEACCH).

Downloads 1178  1178  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Candido Mendes  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Repetição máxima e prescrição na musculação Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Dias, Marcos Aurélio Ferreira

Este estudo de revisão vem levantar a problemática quanto a validade prática do teste de uma repetição máxima, ou 1 RM, e a determinação de cargas de execução nos diversos parâmetros e/ou metodologias de práticas da musculação.

Downloads 19931  19931  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho  Site http://
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Mulheres em quadra: o futsal feminino fora do armário Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Caroline Silva de

A Educação Física é uma rica área para discussões de gênero, porém carece de estudos que abordam especificamente as relações de gênero, a homossexualidade e o preconceito nos esportes. Situações de preconceito, estereotipia, discriminação e desigualdade são evidentes na prática feminina do futebol/futsal. Diante da relevância do conhecimento das diversidades presentes em práticas corporais e esportivas e a inclusão da mulher nesse universo, esta pesquisa teve por objetivos: investigar as percepções de gênero, preconceito e homossexualidade em jogadoras de futsal e discutir o preconceito relacionado à homossexualidade presente. As informações foram obtidas por questionário estruturado com 18 questões distribuído a 35 atletas de alto rendimento, ex-atletas e mulheres que praticam futsal por lazer. A dimensão da homossexualidade na modalidade foi surpreendente quando todas responderam conhecer lésbicas que praticam o esporte. O comportamento homofóbico de algumas mulheres da pesquisa foi chocante, em contrapartida, ficou evidente a compreensão da maioria sobre a orientação sexual das lésbicas. As jogadoras têm consciência das relações de poder presentes no futebol, como resultante das relações de gênero historicamente presentes na sociedade. Elas são subversoras de uma ordem considerada natural que as colocam como coadjuvantes da história do futebol. No Brasil, onde o futebol é uma identidade nacional, as mulheres ainda não têm visibilidade, tornando-se mais um espaço a ser conquistado por elas. A conquista desse espaço, consequentemente, acarretará o respeito e amenizará o preconceito. Há muito que se discutir sobre o futebol feminino, pois é um espaço que ainda necessita de maior atenção por parte de pesquisadores sociais.

Palavras-chave: Futebol feminino. Gênero. Preconceito. Homossexualidade.

Downloads 2851  2851  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Mulheres em Academia de Ginástica: motivos que atraem, motivos que afastam Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SOUZA, Adalberto A. de.

Este estudo teve como objetivo investigar os motivos que fazem com que mulheres matriculem-se em academia de ginástica para a prática de exercícios físicos e investigar também os motivos que fazem com que não adiram aos treinamentos. Foram pesquisadas 47 mulheres com faixa etária entre 20 e 61 anos de idades. A coleta de dados foi feita através de questionário com 20 perguntas fechadas e uma aberta, totalizando 21 questões. A análise foi descritiva e fenomenológica. Os resultados nos dão informações importantes que esperamos que possam ser úteis para professores de educação física, proprietários de academias, para alunas de academia e também para mulheres que sintam necessidade de treinar em academia de ginástica. Para os profissionais da área da saúde, esporte e lazer, esse trabalho analisa as propagandas como ferramenta de marketing de academia de ginástica. Essa pesquisa mostra o que as mulheres esperam dos treinos em academias e o que as academias oferecem. Os tipos de treino e o tempo das seções e a respectiva frequência são aspectos importantes abordados nesse trabalho. Sugere-se um trabalho investigativo de maior amplitude em todas as regiões do país e que os fatores determinantes para a prática e abandono aos exercícios físicos por mulheres de todas as classes sociais sejam considerados para um planejamento de treino baseado nas necessidades individuais das alunas de academia de ginástica.

Palavras-chave: Beleza. Academia. Mulher. Saúde. Distúrbios Psicobiológicos.


Downloads 5952  5952  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIP- São PAulo  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Novas perspectivas pedagógicas no Ensino da Educação Física para o Ensino Médio Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Mário Simão; FERREIRA FILHO, Mário Simão

Este estudo busca por alternativas metodológicas viáveis que se preocupem com as questões motivacionais nas aulas de Educação Física para o Ensino Médio. Dentro de seus objetivos específicos procura-se neste trabalho verificar subsídios teóricos que amparam o trabalho da Educação Física dentro do Ensino Médio; procura-se investigar a visão da Educação Física no Ensino Médio dos alunos do Colégio Nirlei Medeiros e, por fim descrever práticas inovadoras para orientar o profissional que trabalha com o Ensino Médio. Adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa /descritiva que segundo a população foi formada por alunos pertencentes a uma escola de Rede Pública de Ensino, constituída por 71 sujeitos de ambos os gêneros com idade entre 18 a 25 anos todos cursando o ensino médio. Para coletar os dados foi utilizado o instrumento adaptado de Bordignon (2003) denominado de: instrumento de avaliação dos níveis de motivação dos alunos de ensino médio à prática da educação física, com 20 questões de múltipla escolha tipo escala Likeit. A pesquisa retratou a visão que os alunos do Ensino Médio têm da Educação Física Escolar, e os níveis de motivação de sua participação nas aulas.

Palavras-chave: Educação Física. Motivação. Ensino médio.



Downloads 2759  2759  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O deficiente visual: considerações acerca da prática da Educação Física escolar na educação inclusi Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
KYRILLOS, Michel Habib Monteiro

Estamos vivendo uma nova fase da educação. e hoje, mais do que nunca, o portador de necessidade educativa especial(ou deficiência) tem finalmente a garantia do seu direito constitucional ao acesso à educação, saúde e moradia. Isto devido a várias leis e decretos-lei em favor à pessoas portadoras de deficiências como, por exemplo a lei 9394/96, LDBN, a lei 7853/89 ,política de integração da pessoa portadora de deficiência, a lei 10098/00, que estabelece normas gerais à acessibilidade das pessoas portadoras com deficiência ou com mobilidade reduzida, e outras leis, decretos , portarias que foram regulamentadas pelos governos federal, estaduais ou municipais nos últimos 20 anos em favor ao portador de necessidade educativa especial.

Para se realizar a inclusão de portadores de necessidade educativa especial não é somente colocá-lo numa classe regular. Na inclusão, o portador de necessidade educativa especial não irá adaptar-se a escola, e sim, a escola lhe trará condições pedagógicas e estruturais para que ele a freqüente. Infelizmente , nossa sociedade é muito excludente. Assim, para que a inclusão se concretize numa escola, deve haver uma conscientização bem ampla com as outras crianças, a famílias destas, e também , o conhecimento da deficiência daquela criança a ser incluída na escola, no caso, a criança cega.

Este trabalho está dividido da seguinte forma: no primeiro capítulo faremos uma introdução de como a Educação Física poderia ser realizada na escola num modelo de inclusão. No 2º, iremos conhecer um pouco sobre os outros portadores de deficiência, como também o deficiente visual. Neste capítulo, colocaremos algumas dicas de como lidar com eles na escola, na sociedade e no dia-a-dia. No último, entraremos no estudo do desenvolvimento psicomotor do deficiente visual e como este deficiente visual é inserido numa escola inclusiva e suas dificuldades, estando esta junto com outros alunos videntes.



Downloads 12369  12369  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2005.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O emprego dos elementos do surf no salvamento aquático Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Guaiano, Osni Pinto

Este trabalho objetivou levantar dados sobre utilizar elementos intrínsecos do surf na prevenção e ação diante do afogamento, além de observar o entendimento de professores e alunos do curso de graduação em educação física sobre o assunto.

Downloads 2607  2607  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Paulista, Bauru  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O efeito do método pilates no ganho da flexibilidade Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
BARRA, Bruno Sibilio; ARAÚJO, Willian Batista

Muitas discussões foram abertas diante do real ganho de flexibilidade com a prática do Método Pilates, e como é sabido que a flexibilidade tem fundamental importância para uma melhor qualidade de vida. Buscamos realizar esse trabalho, para mensurar o real ganho de flexibilidade proporcionado pela prática do Método Pilates, tendo visto que existem poucos trabalhos científicos relacionados a esse tema até a presente data. A amostra foi feita com um grupo de 20 pessoas com média de idade de 35 anos, média de altura de 1,62m e a média de peso de 60,02 kg, foi feita uma coleta de dados inicial, e outra coleta após 32 semanas de prática do Método Pilates, o instrumento utilizado para fazer a coleta da flexibilidade foi o Banco de Wells. Os resultados demonstraram a efetividade do método no ganho de flexibilidade e o principal fator parece estar na aproximação do método com trabalhos de flexibilidade dinâmica.

Palavras-chave: Método Pilates. Flexibilidade. Qualidade de vida.

Downloads 4738  4738  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNILINHARES, Linhares, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O ensino de Educação Física na educação de jovens e adultos, sob um olhar psicopedagógico Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Rafael Vieira de

Este projeto monográfico teve o intuito de analisar com um olhar psicopedagógico, a realidade escolar da Educação de Jovens e Adultos destacando o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física. Três importantes áreas do conhecimento são abordadas nesse estudo, são elas: a psicopedagogia, a educação de jovens e adultos e a disciplina educação física, o que torna o presente trabalho relevante para a esfera educacional. Esta pesquisa apresenta discussões teóricas em relação à Psicopedagogia Institucional, dados levantados e analisados durante o estágio em relação as especificidades das aulas de educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na análise diagnóstica psicopedagógica foi observada a postura do professor de educação física e de seus alunos, as relações de autoridade entre a equipe técnica e o professor da referida disciplina, os equívocos na percepção de alunos, professor e equipe técnica em relação à função da Educação Física e a complexidade dos conhecimentos dessa disciplina para o processo de formação humana. Dentro dessa realidade verificou-se que os conhecimentos da psicopedagogia podem trazer contribuições significativas, por meio da ação de profissionais comprometidos com a qualidade de um desenvolvimento global dos atores envolvidos com o processo ensino-aprendizagem, sendo eles: alunos, professores e funcionários da instituição educativa.


Downloads 8843  8843  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, 2008  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!O esporte e a lógica capitalista Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ALVES, Douglas

O objetivo desse trabalho é estudar como ocorre processo de mercantilização do esporte numa sociedade que assume os valores capitalistas. Para tanto, iremos utilizar os instrumentais teóricos oferecidos pela perspectiva marxiana. Segundo o referencial teórico adotado, tentaremos demonstrar como o esporte pode ser considerado um instrumento político/ideológico, através do qual são difundidos e reproduzidos os valores morais defendidos por uma minoria economicamente dominante. Desse modo pretendemos demonstrar como a idéia de competitividade, superação de limites etc., refletem, na realidade, as expectativas e comportamentos típicos de um modo de produção determinado. Dentro desse contexto, abordaremos como ocorre o processo de mercantilização do esporte e sua transformação em espetáculo onde os atletas passam a vender sua força de trabalho, e esperam receber em troca um valor equivalente pela sua produção. Este trabalho será desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, por meio do método dialético, delineada pela técnica de pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave: Capitalismo-marxismo. Mercantilização e esporte.



Downloads 16864  16864  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Metod  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 6 7 8 »