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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A dança promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PINTO, Nádia Maria da Silva

O presente estudo pretende abordar a Dança Promovendo a Melhoria da Qualidade de Vida das Pessoas da Terceira Idade. Mostrando como a dança pode ser utilizada como promotora de qualidade de vida para terceira idade, amenizando assim os problemas decorrentes do processo de envelhecimento nos aspectos psicossociais e biológicos. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, na qual na primeira parte foi necessário fazer um resgate da historia da dança desde o seu surgimento, passando por toda a sua evolução até os dias de hoje. Na segunda parte o estudo discute como acontece o processo de envelhecimento nos aspectos psicológicos, biológicos e sociais além de uma breve conceituação do que significa velho e idoso. E na terceira e ultima parte foi apontado como a dança pode auxiliar na melhora da qualidade de vida da pessoa da terceira idade, fazendo com que através da pratica da dança os efeitos decorrentes do passar da idade sejam amenizados. È preciso que a sociedade passe a ver essas pessoas com outros olhos, são seres como nos e que ao contrario do pensam são muitos produtíveis, pois eles têm muito a nos ensinar. Este trabalho vem mostrar as pessoas da terceira idade que como diz a musica de “Gonzaguinha” devem “viver sem ter a vergonha de ser feliz”.

Palavras­-chave: Dança. Terceira idade. Qualidade de vida.


Downloads 3597  3597  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas de Itapetininga, Fundação Ka  Site http://www.boletimef.org/biblioteca/2347/A-danca-promovendo-a-melhoria-da-qualidade-de-vida-na-terce
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A dança promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PINTO, Nádia Maria da Silva

O presente estudo pretende abordar a Dança Promovendo a Melhoria da Qualidade de Vida das Pessoas da Terceira Idade. Mostrando como a dança pode ser utilizada como promotora de qualidade de vida para terceira idade, amenizando assim os problemas decorrentes do processo de envelhecimento nos aspectos psicossociais e biológicos. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, na qual na primeira parte foi necessário fazer um resgate da história da dança desde o seu surgimento, passando por toda a sua evolução até os dias de hoje. Na segunda parte, o estudo discute como acontece o processo de envelhecimento nos aspectos psicológicos, biológicos e sociais, além de uma breve conceituação do que significa velho e idoso. E na terceira e última parte foi apontado como a dança pode auxiliar na melhora da qualidade de vida da pessoa da terceira idade, fazendo com que através da prática da dança os efeitos decorrentes do passar da idade sejam amenizados. É preciso que a sociedade passe a ver essas pessoas com outros olhos, são seres como nos e que ao contrário do pensam são muitos produtíveis, pois eles têm muito a nos ensinar. Este trabalho vem mostrar às pessoas da terceira idade que como diz a música de Gonzaguinha devem “viver sem ter a vergonha de ser feliz”.

Palavras-chave: Dança. Terceira Idade. Qualidade de Vida.


Downloads 21019  21019  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas de Itapetininga, Fundação Ka  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A atividade física como fator de influência na autonomia funcional do idoso Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
COSTA, Miriam Dalva Martins dos Santos

Estudos científicos bem como epidemiológicos têm demonstrado de forma clara os benefícios da prática regular da atividade física, na prevenção primária e secundária de doenças cardiovasculares, osteomusculares, neuromuscular, sócio-afetivas, determinando a melhora da capacidade funcional e laborativa do idoso e até mesmo de se evitar a instalação, progressão ou correção de possíveis disfunções que acabam por incapacitá-lo.Teve como objetivo investigar se a atividade física influencia beneficamente a autonomia funcional do idoso.

Palavras-chave: Idoso. Autonomia funcional. Qualidade de vida. Atividade física.



Downloads 17403  17403  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A arte de crescer gingando: os benefícios que a capoeira pode trazer no desenvolvimento global Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CASSIANO, Núbia Nogueira

E é com esse intuito que essa pesquisa foi realizada, demonstrar aos leitores os benefícios proporcionados pela arte aos seus praticantes, o poder que a capoeira tem em reverter situações , em mudar vidas e trazer uma esperança à crianças que, provavelmente, não teriam um futuro promissor devido à sua classe social ou, por outro lado, quando vivem em uma situação econômica estável, se entregam ao sedentarismo dedicando todo o seu tempo livre aos vídeo games e computadores ou, até mesmo, ás drogas.

Downloads 5482  5482  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Uberaba  Site http://www.boletimef.org
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Alterações fisiológicas em gestantes durante a atividade motora no meio líquido Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Déborah Crystina de Souza e

O presente trabalho monográfico com o tema “As alterações fisiológicas em gestantes durante a atividade motora no meio líquido”, tem como objetivo identificar e evidenciar os benefícios proporcionados pela prática no meio líquido em gestante. É feito um estudo bibliográfico, onde iremos verificar se a atividade no meio líquido pode trazer grandes benefícios a gestante. Portanto, nas prescrições iniciais de exercícios aeróbicos deveriam ser incluídas, no mínimo três sessões semanais, com dias intercalados de exercícios cada uma com duração de 30 a 45 minutos. A intensidade de exercícios empregados deve manter uma faixa etária de 130 a 150 batimentos por minuto. A frequência mínima é de três vezes na semana e programados em diferentes atividades, duração e intensidade que serão relevantes para a compreensão da interação de exercício físico e a gestante. O interesse deste estudo é poder revelar para a sociedade que através da prática regular da atividade motora no meio líquido passe a ser promotor da saúde e o bem estar da gestante.

Palavras-chaves: Atividade Motora, Meio Líquido, Gestante.

Downloads 63223  63223  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estácio de Sá, Paulo Afonso, 2004.  Site http://boletimef.org/biblioteca/2798/Alteracoes-fisiologicas-em-gestantes-durante-a-atividade-motora
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A velocidade crítica como preditor de desempenho na marcha atlética Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CORDEIRO, George André

O presente estudo teve como objetivo comparar o tempo obtido nas provas de 5000 e 10000m marcha atlética com tempo predito pela velocidade critica, e verificar a associação da velocidade critica e a capacidade aeróbia (VO2máx) com o desempenho aeróbio (tempo das provas de 5000 e 10000m). A amostra foi composta por 7 atletas do gênero masculino com idade entre 16-38 anos. A velocidade crítica foi calculada pelo modelo trabalho versus tempo em dois tiros de 1000m e 2000m em velocidade máxima. O VO2máx foi obtido através do teste de 2000m e cálculo indireto utilizando a velocidade média. O desempenho aeróbio foi obtido utilizando o melhor tempo de competição da temporada 2007. Utilizou-se a estatística descritiva, teste t-student e a correlação produto-momento de Pearson, adotando p<0,05. O desempenho obtido e o predito pela velocidade crítica foram semelhantes (5000m: 23,50 ± 1,29 min. versus 24,58 ± 0,96 min., p = 0,18; 10000m:48,14 ± 2,02 min. versus 49,17 ± 1,92 min., p = 0,40). Foram observadas correlações inversamente significativas entre velocidade crítica e desempenho aeróbio (5000m: r = - 0,84, p = 0,01; 10000m: r = - 0,83, p = 0,01), e entre o VO 2máx e o desempenho aeróbio (5000m: r = - 0,86, p = 0,01; 10000m: r = - 0,91, p = 0,00). Os resultados deste estudo indicaram que a velocidade crítica é uma ótima ferramenta para controle do treinamento e predição do desempenho aeróbio em atletas de marcha atlética do gênero masculino, independente da idade cronológica.

Palavras-chave: Velocidade crítica. Desempenho aeróbio. Marcha atlética.



Downloads 6470  6470  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A superação das construções de gênero no contexto da Educação Física escolar: algumas reflexões Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva.

O presente estudo, teve o objetivo de investigar as contribuições da Educação Física para a superação das construções de gênero, no âmbito da escola. A investigação foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica, na qual encontramos necessidade de analisar as construções de gênero na sociedade de forma geral, na escola e na Educação Física especificamente. Posteriormente foram levantados enfrentamentos para a superação das construções de gênero no âmbito da escola e da Educação Física, apontando reflexões sobre a intervenção da instituição e da disciplina. O estudo possibilitou concluir que, mesmo com avanços históricos, a sociedade atual é organizada em função do homem e que há uma longa caminhada de desconstrução dessa realidade. Nessa caminhada, a intervenção da escola e especificamente da Educação Física serão de fundamental importância, para criar um alicerce na base da sociedade, que poderá facilitar um processo de transformação social de maiores proporções.

Downloads 7767  7767  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A sistematização do processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos fundamentos técnicos dos esporte Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
VILANI, Luiz Henrique Porto

A presente proposta de sistematização do processo de ensino, aprendizagem e treinamento dos fundamentos técnicos dos esportes de raquetes, envolve uma série de aspectos inerentes às áreas de desenvolvimento humano, desenvolvimento motor, treinamento desportivo, aprendizagem motora, metodologia desportiva, características específicas das modalidades de raquetes e do sistema de formação desportiva. Foi realizada uma revisão bibliográfica com a finalidade de fundamentar e discutir estes fatores, para então efetivar esta proposta objetivando um sistema coerente com o desenvolvimento da criança de forma global.

Downloads 33410  33410  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A saúde na Educação Física escolar sob a perspectiva eco-relacional Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas

A Educação Física, como disciplina do currículo escolar, como área de conhecimento e como atividade realizada por uma população cada dia maior, está em constante movimento. Com o intuito de acompanhar este movimento, vemos emergir neste campo abordagens e concepções de ensino que buscam reconfigurar as ações e práticas pedagógicas. O processo de transformações ocorridas ao longo dos tempos recai também na dimensão da saúde que passa por processo de reconfiguração no âmbito da Educação Física. Pensar esta reconfiguração da saúde em sua relação com a educação física escolar, atualmente, é pensar em diferentes práticas, humanos, concepções e realidades distintas. Nesse sentido, trata-se não somente de pensar novas estratégias de ensino, mas em propostas que busquem superar os modelos tradicionais que vinculam ainda a dimensão da saúde às concepções higienistas, com viés biologicista. Entendendo a Educação Física como parte da educação integral dos indivíduos, o estudo teve como propósito discutir a articulação da saúde na Educação Física escolar à perspectiva eco-relacional. O trabalho teve como principal objetivo verificar quais as contribuições que a perspectiva eco-relacional oferece como proposta epistemo-metodológica num processo de ensino-aprendizagem da Educação Física relacionada à saúde na escola. Através de uma proposta que se materializou via uma pesquisa intervenção engajada, foi possível experienciar este estudo no cotidiano escolar, nas aulas de educação física para estudantes de Ensino Médio em uma escola pública de Fortaleza, CE. Para a realização do estudo, utilizamos na coleta de dados questionários, relatos e diário de campo, onde a análise foi desenvolvida nos moldes do método da Análise de Conteúdos, no qual se chegou a um conjunto de categorias, em respostas às questões norteadoras do estudo. Na análise das contribuições da PER para os processos de ensino, destacamos: 1) o ensino dialógico, crítico e contextualizado como possibilidade; 2) o trabalho coletivo nas aulas de EF; 3) ampliação da concepção de saúde; 4) dificuldade e dilemas do cotidiano de ensino crítico e democrático. Para análise das mudanças favorecidas pela utilização da PER, foi possível identificarmos: 1) melhora no comportamento, maior participação e envolvimento nas aulas; 2) Ressignificação da concepção de saúde. Foi possível perceber ainda a evolução e o desenvolvimento do grupo no partilhar das informações e conhecimentos sobre a dimensão da saúde para além do enfoque biológico, através de uma postura mais crítica que se apresentou por meio do trabalho de contextualização, de uma maior abertura ao diálogo, do partilhar de experiências relacionais, tal como é próprio da perspectiva eco-relacional. Acreditamos que os pressupostos da perspectiva eco-relacional proporcionaram discussões e experiências gratificantes para mim como docente e, principalmente, para os discentes, pois instigaram neles questões sobre como os hábitos saudáveis são importantes em suas vidas, ampliando o conceito de saúde, tornando-a mais crítica. Com isso, percebi-se ser viável vivenciar uma nova abordagem da saúde nas aulas de educação física na escola por meio da perspectiva eco-relacional.

Palavras-chave: Educação Física Escolar; Perspectiva Eco-Relacional; Saúde.

Downloads 2102  2102  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Curso de Educação Física, Faculdade de Educação, U  Site http://boletimef.org/biblioteca/2774/Saude-eco-relacional-na-Educacao-Fisica-escolar
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Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A recreação na educação especial infantil com o portador de Síndrome de Down: contextualizando o des Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SANTOS, Denise Guerra dos

Neste trabalho monográfico, propôs-se identificar as influências da Recreação para o desenvolvimento psicomotor da criança portadora de síndrome de Down, observadas a partir das aulas de Psicopedagogia e Educação Física no segmento da Educação Especial Infantil da APAE-RIO, devendo também contribuir para o aumento dos estudos sobre a criança portadora de síndrome de Down, a Recreação e a Psicomotricidade. Para a realização da investigação utilizou-se uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico e estudo de caso, seguido de uma pesquisa descritiva com a aplicação de dois questionários e entrevistas. A fundamentação teórica norteadora baseou-se nas abordagens: psicomotora de Le Boulch (2001), Sócio construtivista a luz de Vygotsky (1994), e num coletivo sobre o ludus por Dumazedier (1980), Guerra (1996), Huizinga (1996) e Ferreira (2003). O primeiro questionário consta de oito perguntas abertas e uma fechada, e o segundo com quatro perguntas abertas. Baseado nas respostas à pesquisa verificou-se que não houve modificações em 100% das crianças quanto ao interesse nas atividades lúdicas, e o mesmo resultado se deu sobre o desenvolvimento da imagem corporal em ambos os setores. Foi observado que em 10% das crianças pesquisadas ocorreu pequeno progresso quanto às atividades que antes apresentavam mais dificuldades, inferindo-se a mesma proporção para a melhora no enfoque da autonomia. A Recreação comparece como mediadora e suporte para o desenvolvimento. O Espaço recreacional traduz elementos de confrontação da criança com sua cultura corporal, provendo a contextualização do desenvolvimento psicomotor. Este trabalho evidenciou ainda que o tempo da pesquisa foi incipiente para a coleta de dados em se tratando de crianças que apresentam uma evolução mais lenta que as demais. Os alunos são mais estimulados pelas atividades que lhes oferecem liberdade, que valorize a espontaneidade e proporcionem desafios. A partir destes resultados sugeriu-se que a Recreação pelos benefícios mostrados carece de espaço físico e tempo maiores para as crianças. Por último recomendou-se aos futuros pesquisadores o investimento em um maior tempo para a coleta de dados, além de um aumento do grupo em estudo.

Palavras-chave: Psicomotricidade. Recreação. Educação Especial Infantil.


Downloads 7736  7736  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2004.  Site http://
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