Categoria: Educação Fisica Monografias |
Vivência do lazer na adolescência: a desigualdade social e o furto do lúdico |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
PINHO, Wagner Leandro Pereira A relação entre lazer e adolescência não aparece da mesma forma para todos, principalmente quando levamos em conta o fator econômico e as desigualdades sociais. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo verificar as vivências de lazer entre adolescentes de diferentes realidades sociais da cidade de Montes Claros – MG, analisando as possíveis relações entre realidade social, tempo disponível e conteúdos vivenciados no lazer. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, sendo caracterizada como descritiva e de natureza quantitativa. A amostra foi composta por 100 adolescentes de ambos os sexos com idades entre 14 e 17 anos, divididos em duas realidades sociais retratadas pela instituição de ensino que freqüentam: uma instituição de ensino particular localizada no bairro Ibituruna e outra instituição de ensino da rede pública estadual localizada no bairro Vilage do Lago 2, representado realidades sociais desiguais. Os resultados são restritos à amostra pesquisada. A partir do desenvolvimento da pesquisa foi possível constatar que o tempo disponível dos adolescentes de ambas as realidades sociais tende a uma restrição devido às obrigações sociais, que no caso da escola particular são, em sua maioria, os cursos extra-escolares, enquanto na instituição pública são as tarefas domésticas. A principal barreira para o lazer dos adolescentes da instituição privada foi a falta de tempo, já para os adolescentes da instituição pública foi a falta de recursos econômicos. No que se refere às vivências do lazer dos adolescentes, notou-se uma restrição nos conteúdos culturais. Ao mesmo tempo em que o lazer dos adolescentes é restrito em suas vivências, grande parte dos adolescentes (em sua maioria da instituição privada) não anseia por outras vivências além do que já é praticado. Esta contradição afirma a falta de informação da população em relação ao lazer. A análise dos dados permitiu concluir que a as barreiras econômicas afetam diretamente os adolescentes da instituição pública. Porém, a democratização do lazer não depende exclusivamente de fatores sócio-econômicos, mas também se relaciona com a educação para a vivência do tempo disponível. Além disso, se levarmos em conta que a prática ou não do lazer está diretamente vinculada às questões econômicas, podemos afirmar que uma real mudança com relação à democratização do acesso ao lazer passa, necessariamente, por grandes transformações que abarcam, inclusive, mudanças estruturais na sociedade.
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5630 0 bytes Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Cla http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
O trato com o conhecimento na Educação Física escolar: realidade e possibilidades |
Versão: Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVEIRA, Bruno Victor Soledade; SOUZA, Moisés Martins.
O presente estudo analisa a realidade e as possibilidades superadoras no que se refere ao trato com o conhecimento exercido pelos professores de Educação Física das séries de ensino médio de uma escola pública da cidade de Belém. A pesquisa se apresenta através de uma abordagem qualitativa, tendo como base a teoria “Crítico-superadora” e as falas dos professores, sendo que essas falas foram coletadas através de uma entrevista semiestruturada, que posteriormente foram analisadas e confrontadas com a teoria em questão, buscando observar as contradições presentes entre a prática dos professores e a teoria pedagógica. Os resultados encontrados nos levaram a compreender que, ainda hoje, os conteúdos priorizados pelos professores em suas aulas continuam sendo as modalidades desportivas. Não identificamos a preocupação do professor em relacionar os conteúdos com a vida do aluno, impedindo-os de fazer uma reflexão sobre a realidade. A falta de material e espaço adequado para a prática da Educação Física, dificulta a ação do professor na tentativa de mudar sua prática atual. Em síntese, consideramos que essa prática efetivada pelos professores de Educação Física contribui para a transmissão dos ideais capitalistas, agindo de acordo com seus interesses e reproduzindo as desigualdades sociais que esse modo de produção gerou através dos anos, pois, sem que o aluno faça uma reflexão sobre sua realidade, se torna impossível a conscientização sobre os problemas sociais existentes nela, impedindo-os que encontrem soluções para esses problemas.
Palavras-chave: Educação Física. Escola. Sociedade.
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8337 0 bytes Universidade do Estado do Pará http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Organização do trabalho pedagógico e o trato com o jogo: uma proposição crítico-superadora |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Kelliane Pereira da; ALBUQUERQUE, Sávio Ferreira de Este estudo teve como objetivos propor alternativas de superação do trabalho pedagógico no trato com o jogo; identificar a organização do trabalho pedagógico nas escolas públicas do município de Tucuruí e verificar de que forma se dá o trato com o jogo nas escolas públicas do município de Tucuruí. Para tanto, fez-se um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa com característica descritiva, além de uma pesquisa bibliográfica para um aprofundado acerca dos assuntos tratados. Utilizou-se como categoria de análise a proposta por Cheptulin (2004), denominada de realidade e possibilidade. Tal pesquisa se desenvolveu em dois momentos. No primeiro fez-se uma observação não-participante das aulas do professor de Educação Física da escola Ana Pontes Francez, as quais ocorreram durante quatro encontros. No segundo momento fez-se uma intervenção na realidade da escola, onde se colocou em prática uma proposição de ensino no o trato com o jogo para uma turma da 7ª (sétima) série durante seis encontros. Assim, a partir das observações na realidade escolar constatou-se a fragmentação do conhecimento, a dissociação entre teoria e prática, onde predomina o praticismo, a secundarização de conteúdos como o jogo, a seletividade de alunos e a presença do método tecnicista. Dessa forma, confirmando a presença de uma educação voltada para a formação não-crítica do aluno, onde a escola firma os interesses da sociedade capitalista fortalecendo a dualidade de classes. No entanto, através de nossa proposição de ensino verificou-se que é possível superar essa realidade, onde se notou que a partir da concepção Crítico-superadora de ensino os alunos são capazes de refletirem criticamente sobre a realidade, atuando ativamente no seu processo de ensino-aprendizagem com autonomia, beneficiando a construção reflexiva de formas mais elaborada de conhecimento.
Palavras-chave: Trabalho pedagógico. Jogo. Crítico-Superadora.
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5775 0 bytes Universidade do Estado do Pará, Tucuruí, 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Pedagogia do esporte: obstáculos, avanços, limites e contradições |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Rafael Vieira de
Este trabalho, de natureza teórico-prático, visa identificar, analisar e compreender como a pedagogia do esporte, trata o conhecimento e aborda didática e metodologicamente o ensino do esporte. Na reflexão dialética-histórica-crítica do esporte é relevante para compreender a pedagogia do esporte na contemporaneidade, determinando a partir das questões dos significados e dos objetivos da ação esportiva, tanto na educação como na formação orientada pelo desporto e por outro lado, as questões acerca dos caminhos, meio e obstáculos para atingirem sentidos e objetivos. O trabalho recuperou livros, artigos e textos sobre Pedagogia do Esporte, destacando visões de diferentes autores e refletindo até que ponto essas abordagens convergem e aproximam o ensino do esporte por meio do jogo. Por isso, torna-se relevante compreender a produção do conhecimento em Pedagogia do Esporte, bem como sua contribuição para o ensino de esporte, ou seja, seus obstáculos, avanços, limites e contradições.
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54317 0 bytes Faculdade de Educação Física, Universidade Federal http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Possibilidades superadoras de uma realidade de ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SOUZA, Jones Bispo de. Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada no curso de Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer, oferecido pela FACED/UFBA, no ano de 2005-2006. Tem como problemática investigar e reconhecer que possibilidades metodológicas apontam a realidade do processo de ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 anos de idade, em espaços extra-escolares, em vista a possibilidade de um projeto de sociedade superador ao capitalismo. Como hipótese levantamos que as possibilidades metodológicas de uma realidade de ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 anos, numa perspectiva superadora ao modelo capitalista, requerem uma práxis pedagógica crítica e contextualizada com a realidade social. A pesquisa foi traçada com aproximação da pesquisa-ação e buscou levantar numa abordagem dialética uma proposta de ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 anos de idade, em espaços extra-escolares, não se restringindo ao aprimoramento de técnicas esportivas, e sim, buscando utilizar o futsal como veículo e objeto de educação, visando uma transformação da realidade existente. Como conclusão apontamos que o ensino-aprendizagem do futsal para crianças de 7 a 12 anos passa pela necessidade de compreensão do esporte enquanto um elemento de desenvolvimento da cultura, cuja perspectiva visa reconhecê-lo como um complexo temático trabalhado a partir de temas que relacionam problemáticas sociais significativas, ao seu próprio desenvolvimento e sua compreensão na sociedade.
Palavras-chave: Futsal. Ensino-aprendizagem. Projeto superador.
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7162 0 bytes Universidade Federal da Bahia http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Professor especialista ou professor generalista? Quem deve assumir a Educação Física na educação inf |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Gustavo Arantes et al
De acordo com a LDB 9394/96, a Educação Física é componente curricular obrigatório do Ensino Básico. No entanto, na Educação Infantil, primeiro momento da criança no ambiente escolar, não é obrigatório a presença de um professor especialista, graduado em licenciatura em educação física. Este estudo tem como objetivo analisar qual profissional é o mais capacitado e se encontra mais seguro para ministrar aulas/atividades relacionadas à educação física na educação infantil. Como metodologia, foram distribuídos ao todo 40 questionários idênticos com perguntas abertas e fechadas para profissionais que atuam neste nível, sendo 20 para professores generalistas e 20 para professores especialistas. As perguntas diziam respeito desde a sua formação, tempo de experiência, seus conhecimentos sobre educação física e sobre a educação infantil, se sentem capacitado, se planejam as aulas, se participam das reuniões pedagógicas, o tempo por semana utilizado para educação física e quem é o mais capacitado para tal função. Foi concluído que ambos os profissionais possuem posições e idéias similares sobre a educação infantil e o trabalho da educação física nesta área, assim como condições de trabalho parecidas e que a maioria dos respondentes consideram o professor especialista o mais capacitado para ministrar tais aulas.
Palavras chave: Educação Física. Educação infantil. Professor generalista. Professor especialista.
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23883 0 bytes Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro http:// |
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