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Produções de Profissionais da Seed: Teses (6)


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Categoria: Sociologia Teses
Fazer Download agora!Um laboratório chamado CSN : greves, privatização e sindicalismo de parceria (a trajetória do Sindic Popular Versão: 
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
GRACIOLLI, Edilson Jose

Resumo: Não informado

Palavras-chave: Sindicalismo - Brasil. Privatização. Movimento operário - Brasil. História.

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Categoria: Sociologia Teses
Fazer Download agora!A tessitura do "assentamento de reforma agrária" : discursos e práticas instituintes de um espaço ag Popular Versão: PDF
Atualização:  19/8/2013
Descrição:
CAUME, David Jose

Resumo: o trabalho analisa a produção social de dois "assentamentos de reforma agrária": um no Estado do Rio Grande do Sul e outro no Estado de Goiás. O autor inventaria a rede discursiva e as práticas sociais que constróem determinadas visibilidades e dizibilidades sobre os agricultores assentados e sobre os assentamentos, investigando esses discursos como instrumentos estratégicos nas relações de poder que perpassam esses espaços. Considerando os "assentamentos" enquanto atravessados por relações de poder e de luta, o trabalho investiga, particularmente, a ação de três instâncias sociais (o Estado, o MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - e a CPT - Comissão Pastoral da Terra) que agenciam politicamente esses espaços, trabalhando no sentido de enquadrá-Ios sob específicas formas de organização e estruturação e modelando determinados modos de pensar, agir e sentir dos homens e mulheres que ali vivem.

Palavras-chave: Movimento dos sem-terra. Reforma agrária. Assentamentos humanos.

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Categoria: Sociologia Teses
Fazer Download agora!As engrenagens da locomotiva : ensaio sobre a formação urbana paulista Popular Versão: 
Atualização:  19/8/2013
Descrição:
GONÇALVES, Maria Flora

Resumo: Não Informado

Palavras-chave: Urbanização - São Paulo. Café - Indústria. São Paulo. Capitalismo - Brasil.

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Categoria: Sociologia Teses
Fazer Download agora!Educação, Estado e revolução Popular Versão: 
Atualização:  19/8/2013
Descrição:
PEREIRA, Luzete Adelaide

Resumo: Não informado

Palavras-chave: Educação. Teses. Socialismo e educação. Sociologia educacional.

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Categoria: Sociologia Teses
Fazer Download agora!Memória, cultura e educação : o imigrante italiano em São Paulo Popular Versão: 
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
DESTRO, Martha Rosa Pisani

Resumo: Não Informado

Palavras-chave: Imigrantes italianos - São Paulo. Historiografia. Assimilação. História oral.



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Categoria: Sociologia Teses
Fazer Download agora!Atos e omissões : acidente com o Cesio-137 em Goiania Popular Versão: 
Atualização:  19/8/2013
Descrição:
CHAVES, Elza Guedes

Resumo: Não Informado

Palavras-chave: Sociologia do conhecimento. Meio ambiente. Césio.

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Categoria: Sociologia Teses
Fazer Download agora!Dilemas e perspectivas da educação em assentamento rural - Sumaré-SP Popular Versão: 
Atualização:  19/8/2013
Descrição:
MACHADO, Vitor

O autor procurou compreender o significado da educação escolar de Ensino Fundamental das escolas do assentamento Sumaré, com o propósito de verificar se o processo de ensino aprendizagem produzido por elas atendeu ou ainda atendem aos princípios filosóficos formulados pelo Movimento Sem terra, os quais fazem parte dos documentos oficiais editados por esse movimento. Para a elaboração dessa pesquisa foram colhidos dados junto aos jovens assentados que realizaram seus estudos, de primeira a quarta séries do Ensino Fundamental, nas escolas do assentamento, e com representantes do corpo docente e administrativo da escola, priorizando a história oral dos sujeitos pesquisados, o que possibilitou uma maior proximidade com a realidade dos indivíduos pesquisados.

Palavras-chave: Sociologia rural. Educação rural. Assentamentos rurais. Movimento dos sem-terra. Educação rural. História.

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Categoria: Sociologia Teses
Fazer Download agora!Administração dos conflitos sociais: as reformas administrativas e educacionais como respostas as q Popular Versão: PDF
Atualização:  19/8/2013
Descrição:
SILVA, Maria Aparecida Silva

Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as principais questões e instituições emergentes da prática dos trabalhadores da educação, em suas lutas sociais, por um lado e, por outro, a assimilação dessas questões e instituições pelos gestores do Estado Restrito, por meio de reformas administrativas e educacionais. Norteou o trabalho o pressuposto de que as reformas administrativas e educacionais são respostas atrasadas às questões levantadas pela prática social. Para o alcance do objetivo, analisei, a partir de fontes primárias e secundárias (i) a eclosão das lutas sociais, de modo específico o movimento dos trabalhadores do ensino, e as questões e instituições emergentes dessas lutas; (ii) as reformas administrativas em nível federal e estadual; (iii) o movimento de ascensão dos intelectuais progressistas ao poder como gestores do Estado Restrito; (iv) as medidas pedagógicas levadas a efeito pelos intelectuais progressistas no interior do Estado Restrito e (v) as medidas "racionalizadoras" relativas à gestão do pessoal da educação, adotadas na segunda metade da década de 80. Neste trabalho, baseei-me nas formulações de João Bemardo, por situar-se, esse autor, na vertente do pensamento marxista; haver construído uma teorização cujas categorias permitem a análise do capitalismo dos dias atuais - o modelo da mais valia relativa -; elaborar, a partir desse modelo, teorização sobre as transformações do Estado Restrito e do Estado Amplo, ao longo da História; oferecer categorias que possibilitam entender os ciclos que ritmam o desenvolvimento econômico e conceber a "ação como práxis material e social". Tomando por base o referencial do autor, introduzi o conceito de ciclo "Intermédio" de mais-valia relativa, para análise de conjunturas nacionais, dentro de um ciclo longo de mais-valia relativa. A análise dos dados possibilitou concluir que a discussão sobre a organização do trabalho foi uma questão emergente do movimento dos trabalhadores da educação, colada ao surgimento do "novo" sindicalismo, no final da década de 70 e início da década de 80. Após a posse de Tancredo Neves (1983), intelectuais progressistas passam a ocupar cargos de gestão no Estado Restrito. Imbuídos da perspectiva de fazer a mudança de dentro dos aparelhos de Estado, esses intelectuais elaboram, utilizando a metodologia participativa, um conjunto de propostas administrativas e pedagógicas. Entre essas propostas, houve privilégio, para estudo, o desenvolvimento do curriculo do 10 grau, a revitalização da Escola Normal e a administração colegiada. Tais propostas, adotadas na primeira fase da "Nova República", assimilaram algumas das questões e instituições do movimento dos trabalhadores da educação e não conflitam com os interesses do capital, seja pela concepção de trabalho que adotam como eixo definidor da proposta de curriculo e pela valorização de conteúdos que favorecem a formação básica, seja pela recuperação" refuncionalizada" de aspirações dos educadores de participar na gestão do trabalho. Na segunda metade da década de 80 - gestão Newton Cardoso -, um conjunto de medidas "racionalizadoras" relativas à gestão de pessoal é adotado. Tais medidas interferem nas condições de trabalho dos profissionais da educação e nas condições de funcionamento da escola. Infiro que essas medidas, ao constituírem obstáculos, inviabilizaram as propostas pedagógicas. A reivindicação dos professores de eleição direta para diretores foi negada, recuperada e devolvida como "seleção de liderança". No início dos anos 90, é implantado o Programa de Qualidade Total na Educação. Algumas questões são ponto de partida para pesquisas futuras. Como é possível um programa de Qualidade Total com os professores tendo que recorrer à economia informal para complementar salário e a escola pública funcionando nas mais precárias condições? De que qualidade de Educação trata o Programa de Qualidade Total na Educação? Qual a relação entre as medidas "racionalizadoras" do final da década de 80, o Programa de Qualidade Total do início dos anos 90 e a onda de encantamento com o chamado "modelo japonês", no Brasil hoje?

Palavras-chave: Sociologia educacional - Minas Gerais. Reforma do ensino. Minas Gerais. Escolas - Organização e administração.

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Categoria: Sociologia Teses
Fazer Download agora!De rocinha aos enclaves : figurações do rural em Vinhedo, SP Popular Versão: 
Atualização:  19/8/2013
Descrição:
PIRES, Andre

Este tese visa compreender um processo de transformação social impulsionado pela conversão de áreas agrícolas para casas de moradia, ocorrido em Vinhedos, Estado de São Paulo. O resultado dessa transformação fez com que diferentes grupos sociais, a saber, os agricultores, caseiros e moradores de condomínios passassem a conviver e a disputar representações sobre esse espaço. A pesquisa demonstrou a possibilidade de existirem significados distintos sobre a rural e o urbano de acordo com a situação considerada. Em determinadas situações, a percepção sobre o que é rural está fortemente associada a um espaço físico determinado pela legislação. Por outro lado, há momentos em que a referência espacial cede lugar aos padrões de consumo e formas de sociabilidade como definidores do que é rural. Quando se consideram as relações sociais estabelecidas entre estes grupos, a pesquisa evidenciou uma relação de mão dupla estabelecida entre os agricultores e moradores de condomínio. De um lado, os moradores dos condomínios são diretamente responsáveis pelas transformações recentes que afetam negativamente os agricultores (aumento no preço da terra, por exemplo). Por outro lado, muitos agricultores beneficiam-se dos novos padrões de consumo dos moradores dos condomínios. Contudo, em relação aos caseiros foram observadas atitudes discriminatórias e práticas de segregação socioespacial.


Palavras-chave: Antropologia. Sociologia rural. Espaços públicos. Empregados domésticos. Classe média. Condominio (Habitação) - Vinhedo (SP).


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Categoria: Sociologia Teses
Fazer Download agora!O corpo que joga o jogo do corpo Popular Versão: 
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
LORENZETTO, Luiz Alberto Lorenzetto

Resumo: Não Informado

Palavras-chave: Jogos - Aspectos sociológicos. Sociologia educacional.

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