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Produções de Profissionais da Seed: Teses (15)


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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Elementos Sobres a Formação de Gêneros Discursivos: A Fase "Parasitária" de uma Vertente do Gênero d Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SOBRAL, Adail Ubirajara

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do conceito bakhtiniano de gênero discursivo tanto em termos teóricos como mediante a proposição de uma metodologia de estudo do gênero discursivo que busca abarcar os três planos que com ele se articulam – o do texto, o do discurso e o da esfera de atividades – em seus aspectos de produção, circulação e recepção, destacando assim a centralidade das relações enunciativas na criação de sentidos no discurso. Em termos teóricos, enfatiza o trabalho arquitetônico-autoral envolvido na produção do discurso e em sua inserção “genérica”, buscando com isso resgatar o conceito de gênero da redução ao plano composicional, temático e estilístico. De cunho translingüístico e transdisciplinar, busca englobar no estudo do gênero os planos lingüístico, textual e discursivo, numa proposta de análise discursiva “pura”, percorrendo algumas das principais teorias do texto, do discurso e do gênero, bem como áreas como a psicanálise, a filosofia, a geo-história, a semiótica greimasiana e os estudos religiosos. Seu objeto são as estratégias inter-genéricas mediante as quais a vertente psico-cósmica do gênero de auto-ajuda, em seu sentido de livros que propõem regras de comportamento em geral, vem se formando como gênero, examinando com esse fim 4 livros da vertente estudada, a par de levar em conta não apenas vários livros das várias vertentes do gênero como também algumas “réplicas” de gêneros “parasitados”, incluindo livros que se apropriam de recursos usados pela vertente em questão.

Downloads 776  776  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Entre vozes e silêncios, um sujeito se inscreve na experiência da escrita poética : a poesia de Ana  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CARDOSO, Tânia Cardoso de

Este trabalho estuda parte da produção poética de Ana Cristina Cesar com o objetivo de analisar como a poeta realiza certas operações para a reinvenção do lirismo em sua prática. Para isso, examinamos como se estabelece a construção do sujeito lírico em sua poesia pela inscrição de tal sujeito na experiência da escrita poética. Ao partir da poesia lírica do século XIX – Baudelaire, Rimbaud e Mallarmé –, podemos compreender de que forma Ana Cristina Cesar, ao apresentar um texto que se situa na tensão entre confissão e literatura, problematiza questões que estão na base do projeto lírico nascido naquele período. Utilizamos como referencial teórico os trabalhos de Michel Foucault, Maurice Blanchot e Roland Barthes, que articulam uma reflexão a respeito da morte do autor e do desenvolvimento do ser da linguagem na literatura moderna.


Palavras-chave: Sujeito lírico. Experiência. Escrita poética. Lirismo. Ser da linguagem.

Downloads 1505  1505  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Institu  Site http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/22988
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Escrita e ensino : ecos do discurso pedagógico Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CAUDURO, Maria de Lourdes Fernandes

Nesta tese investigo o discurso pedagógico, a partir do corpus, constituído de textos produzidos por alunos da disciplina “Laboratório de Escrita”, ministrada em uma universidade pública rio-grandense, em um curso da área de ciências exatas, nos anos de 2002, 2003 e 2004. A problematização da relação entre a prática da escrita e a constituição das identidades dos sujeitos-alunos, enfocada na análise discursiva, estende-se à perspectiva identitária docente, mediante a teorização da experiência narrada e explicitação da posição assumida no discurso pedagógico. Busca-se aprofundar a reflexão do modo como o discurso pedagógico, especificamente no que se refere à produção textual, implica a consitituição de identidades. A pesquisa se situa nas áreas da Análise de Discurso e da Educação, apoiando-se na linha discursiva de M. Pêcheux, E. Orlandi e autores afins, buscando ainda subsídios nos estudos educacionais de origem foucaultiana e em outros autores.

Palavras chaves: discurso pedagógico.Escrita.Interpretação.Posições de sujeito.Identidades. Autoria. Análise do discurso. Educação.

Downloads 625  625  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/12857
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Estrangeirismos de língua inglesa: o caso dos antropônimos Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
FREITAS, Antônio Elias Lima

O cerne desta pesquisa é a antroponímia associada aos estrangeirismos (vinculados à adoção de nomes em inglês) que ocorrem em Duque de Caxias e demais municípios da Baixada Fluminense ( Belford Roxo, Nova Iguaçu, Magé e São João de Meriti ).

Palavras-chave: Antroponímia. Empréstimos. Estrangeirismos, Lexicografia. Lexicologia. Língua. Lingüística. Onomástica. Sociolingüística.

Downloads 20864  20864  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal Fluminense  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Festa e la cruz del Sur memórias críticas e literárias em diálogo Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CASTRO, Marilda de Souza

Este estudo apresenta, como proposta básica, a análise da revista brasileira Festa e da revista uruguaia La Cruz del Sur, focalizando a produção crítica e literária nelas publicada. Ao escolher, como objeto de pesquisa, duas revistas especializadas, sendo uma brasileira e outra uruguaia, meu intuito é verificar o diálogo ocorrido entre intelectuais dos dois países que se encontra inscrito nas páginas de ambas as revistas. Inserindo Festa no contexto do Modernismo brasileiro, pretendo assinalar a divergência de atitudes ante as propostas de renovação observadas nos integrantes do grupo de Festa e nos reformistas de São Paulo. Vou destacar, sobretudo, a divergência de base que se refere à maneira de considerar o passado. Destacarei a narrativa de Adelino Magalhães, ressaltando os traços inovadores nela existentes.
Farei referência à troca de correspondência ocorrida entre intelectuais dos dois países, ressaltando o enriquecimento que decorre desse intercâmbio cultural.
Por fim, assinalarei a abertura da crítica literária contemporânea para a pesquisa de manuscritos e demais fontes primárias, material que representa o guardião da memória de uma cultura.

Palavras-chave: Festa. La Cruz del Sur. Modernismo. Adelino Magalhães. Memória.

Downloads 657  657  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.ufmg.br/  Site http://www.ufmg.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Forças motrizes de uma contística pré-modernista : o papel da tradução na obra ficcional de Monteiro Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BECKER, Elizamari Rodrigues

Este estudo objetiva analisar três forças motrizes que muito influenciaram a escritura de Monteiro Lobato: o conto, a tradução e a ideologia humanista. Conhecido por sua literatura infantil, pouco se estudou sobre sua obra adulta e menos ainda sobre sua profícua atividade tradutória. Como contista, Lobato pode ser dito – ao lado de Machado de Assis – um dos grandes incentivadores do conto, resgatando-o de sua posição marginal e elevando-o à categoria de gênero literário em uma época geralmente negligenciada pela crítica – sua produção anterior à Semana de Arte Moderna (1922) –, alcançando seu público através de estratégias de marketing inovadoras e, portanto, formando um novo público leitor brasileiro. Seus ideais nacionalistas e suas crenças ideológicas estão presentes em tudo o quanto escreveu, proporcionando ao leitor do século XXI um claro panorama de sua época. O humanismo é, se não a mais visível ideologia em sua obra, a que gerou maior conflito, sobretudo em contraste com sua formação cristã e seu refinado tom pessimista. Tendo traduzido mais de cem livros, Lobato contribuiu indiscutivelmente tanto para a circulação, quanto para a edição de obras traduzidas – inglesas e norteamericanas em sua maioria –, enriquecendo, dessa forma, nosso polissistema literário e promovendo uma sensível mudança no status da tradução, marginal e secundária na época. Ele consciente e cuidadosamente escolhia o que traduzia com o intuito de alcançar um objetivo: dar ao público leitor brasileiro – especialmente ao infantil – literatura estrangeira de qualidade. Segundo ele, Kipling estava arrolado entre os “sumos” contistas, o que o levou a traduzir e publicar suas obras, experiência que resultou tanto na apropriação, quanto na expropriação daqueles textos, o que pode ser facilmente verificado por qualquer leitor atento tanto da contística, como do epistolário de Lobato, nas muitas estratégias por ele empregadas: empréstimos, invocações de personagens, reconstrução de histórias e imagens das narrativas de Kipling.

Palavras-chave: Conto. Kipling. Rudyard. 1865-1936. Literatura comparada. Lobato. José Bento Monteiro. 1882-1948.

Downloads 1567  1567  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Institu  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Identidade em Construção: Presenças Francesas, Brasileira e Paulista em Crônicas de Cultura da Revis Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CAMPOS, Maria Inês Batista

Este trabalho pretende analisar os vários discursos que circulam em Crônicas de Cultura, da Revista do Brasil, durante os anos de 1920 e identificar as vozes relatadas nas construções da identidade nacional.

Downloads 1610  1610  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!O diário como ferramenta para a reflexão crítica Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LIBERALI, Fernanda Coelho Liberali

Esta tese objetiva investigar a utilização do diário como ferramenta para reflexão crítica. A pesquisa tenciona contribuir para três campos de estudo: (1) o estudo da reflexão de coordenadores; (2) a compreensão da utilização de diários em processos reflexivos e (3) a relação entre linguagem e diferentes tipos de reflexão, buscando-se entender a relação entre a linguagem usada em diários de coordenadoras de escola e diferentes tipos de reflexão.

Downloads 2010  2010  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-SP   Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Os limites da prosa:"Em liberdade", de Silviano Santiago Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
DEMAMA, Noili

Este é um trabalho sobre liberdade, também sobre limites. Tendo como texto de apoio representativo o diário ficcional "Em Liberdade", do escritor brasileirocosmopolita Silviano Santiago, examino como a prosa literária de cunho confessional, do final do século XX, lida com o pacto que estabelece com o leitor para convencê-lo de sua urdidura. Essa obra, publicada em 1981, dialoga com outros escritos do autor e sintetiza as posições tanto políticas, quanto estético-literárias que manifestou ao longo de sua trajetória enquanto professor, ensaísta, poeta e prosador. "Em Liberdade", ao mesmo tempo em que dá mostras da fragilidade das categorias de análise que a teoria literária tradicional disponibiliza para a literatura contemporânea, desdobra-se metaliterariamente oferecendo – ela mesma – as formas de leitura mais condizentes com as demandas pactuais em tempos de estilhaçamento do eu.

Palavras-chave: Crítica e interpretação. Liberdade. Literatura brasileira. Santiago, Silviano.

Downloads 762  762  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Língua Portuguesa Teses
Fazer Download agora!Os professores diante de um novo trabalho com a leitura: modos de fazer semelhantes ou diferentes? Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BUZZO, Marina Gonçalves

Esta pesquisa tem por objetivo mais amplo investigar as representações sobre o trabalho docente construídas em um texto oral produzido conjuntamente por duas professoras de língua portuguesa, após a realização de uma atividade específica de trabalho. Nela, investigamos se aparecem representações semelhantes ou diferentes nos turnos de cada uma delas e levantamos as características lingüístico-discursivas que contribuem para assinalar diferenças e semelhanças nos procedimentos didáticos. Por isso, evidenciamos os pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo como fonte de referência maior (Bronckart, 1997/99; 2004c; 2006), associados aos aportes teóricos da Ergonomia da Atividade (Amigues, 2003 e 2004a; Saujat, 2002 e 2004a) e aos
aportes teórico-metodológicos da Clínica da Atividade (Faïta, 2004; Clot, 1999; 2004a) para o aprofundamento das questões ligadas ao trabalho educacional. Utilizamos para a complementação do modelo de análise dos dados, tal como sugerido por Bronckart (1997/99; 2004c; 2006) e reformulado por Machado (Machado, 2008/no prelo), alguns procedimentos de Kerbrat-Orecchioni (1990; 1996),
para a análise da conversação, e de Charaudeau (1992), para a análise das comparações.

Palavras-Chaves: Autoconfrontação cruzada.Interacionismo sociodiscursivo. Trabalho do professor. Diário de leitura. Comparações.

Downloads 1801  1801  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Puc - SP  Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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