Este estudo, desenvolvido sob a perspectiva da teoria de processamento da informação, investigou o impacto de quatro processos metacognitivos - planejamento estratégico (Foster & Skehan, 1996), repetição (Bygate, 2001b), planejamento estratégico mais repetição (D’Ely & Fortkamp, 2003) e planejamento estratégico para repetição (D’Ely, 2004) no desempenho oral de uma vídeo-narrativa por um grupo de 47 alunos de Inglês como L2.
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Esta tese elabora, a partir de uma análise do romance "O último suspiro do mouro", de Salman Rushdie, o conceito de bastardia literária, e o considera importante instrumental teórico para a análise de metaficções historiográficas.
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O estudo objetiva descrever o continuum simplificação-complexificação de uma IL português-brasileiro/inglês desenvolvida em sala de aula, dos pontos de vista das dimensões sistêmica e funcional/configuração da GSF e em relação aos sistemas léxico-gramaticais de transitividade, modo e tema.
Palavras-chave: Educação. Tecnologias da Informação e Comunicação. Flexibilização. Inglês técnico.
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Os romances Maps, Gifts e Secrets, pertencentes à trilogia Blood in the sun do escritor somali Nuruddin Farah, apresentam duas camadas narrativas em suas composições: uma dada pelos eventos ficcionais que ocorrem quando os personagens estão despertos e a outra pelos inúmeros sonhos inseridos neles. No espaço da vida de vigília, os protagonistas dessas obras experimentam uma grande imobilidade, estando impossibilitados de alterar a realidade política de seu país, a Somália, e de efetivamente transformar suas próprias vidas. O objetivo deste trabalho é demonstrar que a experiência onírica proporciona, então, uma compensação para a inatividade a que estão condenados.
Este trabalho aborda a aquisição de morfemas em inglês como L2 por aprendizes falantes de português brasileiro como L1 através do BELC – Brazilian English Learner Corpus – um corpus de aprendiz elaborado para os fins deste estudo.
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