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Produções de Profissionais da Seed: Teses (10)


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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!A formação do professor e o ensino de história. Espaços e dimensões de práticas eduacativas  Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
RICCI, Cláudia R. Fonseca M. S.

Formação do Professor e o Ensino de História: Espaços e Dimensões de Práticas Educativas" tem como objetivo central acompanhar a trajetória formativa do profissional do ensino de História. Entendendo que a formação do profissional ocorre em diversos espaços e dimensões da vida do sujeito em questão, a pesquisa buscou acompanhar esses diferentes aspectos.

Palavras-chave: Cursos de graduação. Ensino de História. Formação. Continuada. Formação de professores. Professor de História.

Downloads 2498  2498  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGHS - USP  Site http://historia.fflch.usp.br/posgraduacao/hs
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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!Artífices do próspero mundo novo: colonos, migrantes e imigrantes em São Paulo e no Pará (1868-1889 Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
QUEIROZ, Jonas Marçal de

Nosso objeto de estudo é o processo de reorganização do mercado de trabalho, durante as últimas décadas da escravidão, em São Paulo e no Pará. Através da análise dos relatórios dos presidentes de província e de artigos publicados em jornais, principalmente, procuramos interpretar a formulação de representações acerca do trabalhador imigrante.

Palavras-chave: Colonização. História do Brasil Imperial. Imigração. Migração.

Downloads 742  742  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGHS - USP  Site http://historia.fflch.usp.br/posgraduacao/hs
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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!As esquinas perigosas da História: um estudo sobre a história dos conceitos de época Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
ARCARY, Valerio

Este trabalho procurou resgatar uma parte do debate sobre as temporalidades, à luz da teoria da revolução política e social, elaborada por Marx Engels, e alguns dos seus discípulos. Nele se discute o que seriam épocas, etapas, situações e crises revolucionárias, e se avançam um conjunto de sugestões para uma periodização histórico-política do século que se encerra.

Palavras-chave: Crise revolucionária. Épocas e periodizações. Marxismo. Socialismo. Transições históricas.

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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!Concepções de História e de ensino em manuais para o ensino médio brasileiro, argentino e mexicano Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
SILVA, Vitoria Rodrigues

Tomando os livros didáticos como fonte de investigação e a História das disciplinas como perspectiva de análise, este trabalho tem o propósito de analisar as concepções de História e de seu ensino presentes nos livros didáticos destinados aos alunos do Ensino Médio, líderes de venda no Brasil, Argentina e México no início dos anos 2000.

Palavras-chave: Concepção de ensino. Concepção de história. Ensino de História. Livro didático.

Downloads 2757  2757  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGHS - USP  Site http://historia.fflch.usp.br/posgraduacao/hs
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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!De criança a aluno: as representações da escolarização da infância em Mato Grosso (1910-1927) Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
SILVA, Elizabeth Figueiredo de Sá Poubel e

Esta tese objetiva compreender a implantação dos primeiros grupos escolares em Mato Grosso. O olhar se desloca das reformas educacionais e da história institucional e recai sobre a história da infância. Pretende perceber como este modelo escolar foi organizado para formar o futuro cidadão "desejável" para atuar na sociedade, inquirindo a cultura escolar que nela surgiu e as representações concorrentes de infância, presentes na sociedade mato-grossense.

Palavras-chave: Grupos escolares. História da educação. História da infância.

Downloads 1719  1719  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FE - USP  Site http://www4.fe.usp.br/pos-graduacao/indice-geral-da-pos-graduacao
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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!Desigualdades regionais brasileiras: comércio marítimo e posse de cativos na década de 1870 Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
MARCONDES, Renato Leite

A discussão da formação das desigualdades regionais no Brasil mostra a existência de grandes divergências entre os principais autores com relação ao momento de sua consolidação. A interpretação clássica de Celso Furtado e de seus discípulos revela a importância da passagem do século XIX para o XX como um período de aprofundamento das disparidades entre as regiões. De outro lado, existem algumas contribuições que já verificaram diferenças elevadas entre as províncias durante o século XIX. Além do debate do momento, as distinções entre as áreas podem se conformar de naturezas diversas das apontadas pela visão clássica, ou seja, não tão-somente entre o setor exportador e o de subsistência ou em virtude do dinamismo maior ou menor do primeiro.

Palavras-chave: Comércio marítimo. Desigualdade regional. Diversidade brasileira. Escravidão. Mercado interno. Posse de cativos.

Downloads 1343  1343  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGHS - USP  Site http://historia.fflch.usp.br/posgraduacao/hs
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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!Entre a exclusão e a utopia. Um estudo sobre os processos de organização da vida cotidiana Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
SCHREINER, Davi Félix

Este estudo trata das experiências contemporâneas de trabalhadores rurais em movimentos de resistência organizada, no Sudoeste e Oeste do Paraná, na faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina, entre 1985 e 2001. Analisar as experiências de organização da vida cotidiana nos assentamentos rurais constitui o objetivo central.

Palavras-chave: Assentamentos. Formas de cooperação. Reforma agrária. Sem-terra. Sistema cooperativista. Vida cotidiana.

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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!Entre dois impérios: formação do Rio Grande na crise do antigo sistema colonial (1777-1822) Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
MENZ, Maximiliano Mac

O trabalho estuda a formação do Rio Grande no contexto de crise do Antigo Sistema Colonial. A hipótese é que a incorporação econômica do extremo-sul no final do século XVIII - num contexto de crise - unificou os mercados coloniais, constituindo-se numa divisão imperial do trabalho, que encaminharia a descolonização.

Palavras-chave: História do Brasil - 1777 a 1822. Rio Grande do Sul.

Downloads 883  883  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGHE - USP  Site http://historia.fflch.usp.br/posgraduacao/he
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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!História da educação em debate : as tendências teórico-metodológicas nos Congressos Íbero-Americanos Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
ZEQUERA, Luz Helena Toro

A pesquisa analisou uma amostra dos 80 trabalhos, sobre o debate teórico e metodológico, apresentados nos quatro congressos ibero-americanos (1992-1998) por se constituírem estes num foro que reflete sobre a especificidade da História da Educação, suas relações com a História e as tendências da pesquisa histórico-educacional na região.

Palavras-chave: Historiografia. Educação. Educação. Teoria do conhecimento.

Downloads 1979  1979  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://libdigi.unicamp.br
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Categoria: História Teses
Fazer Download agora!Marxismo e historia da educação: algumas reflexões sobre a historiografia educacional brasileira Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
LOMBARDI, Jose C.

A presente tese em Educação, que leva por título Marxismo e História da Educação: de algumas reflexões sobre a historiografia educacional brasileira recente, tem por objetivo discutir uma temática que, partindo de posicionamentos expressos na historiografia educacional brasileira - quanto à necessidade de busca de "novos problemas" para a pesquisa educacional, "novos objetos" de análise, "novos métodos" de conhecimento e de "novas fontes" para a pesquisa histórica - recoloca na ordem-do-dia o debate teórico-metodológico da Ciência da História e, no interior desse, da atualidade da Concepção Materialista Dialética da História. Para at ingir tal objetivo o autor estruturou o trabalho em cinco capítulos articulados: 1. Historiografia Educacional Brasileira: busca de novas abordagens teórico-metodológicas ou opção pela pós-modernidade?; 2. Historiografia e Contemporainidade: da decretação da pós-modernidade à morte do marxismo; 3.Crise do Marxismo: morte ou renovação / reconstrução; 4. Da Crise do Socialismo a morte do Marxismo: do debate recente às velhas questões; 5. Apontamentos de algumas questões teórico-metodológicas da concepção dialética da História.. Reconhecendo a necessária abertura da pesquisa histórico­ educacional para novas temáticas e novos problemas, mas contrapondo-se às "novas" abordagens da historiografia educacional brasileira, identificadas com o movimento pós-modernista e seus pressupostos irracionalistas, subjetivistas céticos e antihistoricistas, o autor defende o ponto de vista que o marxismo continua a se constituir numa concepção atual, viva e revolucionária e, por isso mesmo, em alternativa viável para o fazer científico do historiador.

Palavras-chave: Educação. Brasil - História. Historiografia. História- Metodologia. Educação - Historiografia.

Downloads 1223  1223  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://libdigi.unicamp.br
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