Categoria: Geografia Teses |
Teoria e método da climatologia geográfica brasileira: uma abordagem sobre seus discursos e práticas |
Versão: Atualização: 16/5/2013 |
Descrição:
ELY, Deise Fabiana
O presente trabalho constitui um mapeamento e análise sobre os discursos e práticas empreendidos pela climatologia geográfica brasileira. O principal propósito para o seu desenvolvimento foi a verificação de como o conhecimento geográfico do clima encontra-se vinculado aos debates efetivados pelas diversas correntes filosóficas de pensamento e às diferentes concepções de natureza e de geografia. A retomada das origens do conceito de clima foi efetivada por meio de revisão bibliográfica que possibilitou traçar os vínculos do estabelecimento desse conceito com as correntes teórico-metodológicas racionalistas, empiristas, românticas, positivistas, evolucionistas e neopositivistas. A verificação do processo de inserção e constituição dessa especialidade científica no Brasil demonstrou a existência de duas vertentes metodológicas principais: uma baseada em decomposições analítico-descritivas do fenômeno climático e outra subsidiada nas explicações da meteorologia dinâmica. Foi constatado que, após a década de 1960, as orientações teórico-metodológicas do professor Dr. Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro geraram uma escola de climatologia geográfica brasileira, subsidiada na análise rítmica e episódica e no estudo do clima urbano, pautado pelas orientações teóricas da Teoria Geral de Sistemas, das análises termodinâmicas e ambientais. O detalhamento do universo de análise foi efetivado com a leitura e análise das teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação em Geografia, das seguintes Universidades: de São Paulo (USP), Estadual Paulista (Unesp, unidades de Rio Claro e Presidente Prudente), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal de Santa Catarina (UFSC), Federal do Paraná (UFPR) e Estadual de Maringá (UEM), defendidos no período de 1945 a 2003. O estudo geográfico do clima, a partir desse universo de análise, é desenvolvido a partir de cinco recortes temáticos principais: clima urbano, variabilidade pluvial, o clima na análise ambiental e da paisagem, modelagem estatística em climatologia e teoria e método da climatologia; pautados na concepção de natureza dinâmica-sistêmica. Foi verificado que as questões epistemológicas da Geografia não são refletidas enfaticamente pela climatologia geográfica brasileira, tornando a apreensão da espacialidade do clima na composição das novas territorialidades uma tarefa difícil de ser realizada.
Palavras-chave: Epistemologia. Geografia. Climatologia. Brasil. Natureza.
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3352 0 bytes Unesp http://www.dominiopublico.gov.br |
Categoria: Geografia Teses |
Inundações urbanas em Curitiba/Pr: impactos, riscos e vulnerabilidade socioambiental no bairro Ca |
Versão: Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
ZANELLA, Maria Elisa
O tema desta tese é o estudo das inundações e seus impactos, dentro da perspectiva do Sistema Clima-Urbano de Monteiro, em uma área do bairro Cajuru, localizada às margens do rio Atuba, na cidade de Curitiba, e sujeita a riscos de inundações. Da mesma forma, contempla a percepção das comunidades atingidas, da imprensa e dos gestores públicos sobre os referidos problemas e sobre as modificações relativas à contenção das cheias no espaço das comunidades que lá residem. Num primeiro momento, é elaborado um referencial teórico sobre o processo de urbanização e o clima urbano, sobre risco ambiental e vulnerabilidade e sobre percepção, fundamentais para embasar a pesquisa. É feita, ainda, a leitura do sítio urbano e do processo de urbanização de Curitiba e do bairro Cajuru, destacando sua importância com relação às inundações.
Palavras-chave: Inundação. Risco. Vulnerabilidade socioambiental. Clima urbano. Percepção.
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4013 0 bytes http://www.ufpr.br |
Categoria: Geografia Teses |
Sistemas regionais de inovação em tecnologias ambientais: um estudo de caso sobre o Paraná |
Versão: Atualização: 16/5/2013 |
Descrição:
PRATES, Thierry Molnar O estudo tem como meta captar as principais características de cada setor em relação ao uso, produção e difusão de tecnologias ambientais, dando atenção especial à indústria, principalmente àquelas que possuem maior potencial de poluição, por serem alvo principal da regulação e, portanto, com maior chance de geração de inovações ambientais, e àquelas que estão inseridas em clusters, entendendo que destas firmas advenha um maior potencial de cooperação e inovação em todas as áreas. É importante neste ponto ressaltar que um SRI especializado em tecnologias ambientais, apesar de possuir características semelhantes aos demais sistemas regionais de inovação, abriga algumas um conjunto de particularidades que apenas influenciam esse tipo de tecnologia. A adoção essas tecnologias é guiada por incentivos parcialmente diferentes daqueles usualmente estudados em tecnologias utilizadas nos processos produtivos com o objetivo de aumento da podutividade. Por esse motivo a abordagem teórica deve ser ultidisciplinar. A verificação da realidade no que tange a estas questões não e simples. Os métodos de investigação serão variados, no intuito de captar o maior número de informações qualitativas e quantitativas capazes de explicar a situação da região. Esta tese de doutoramento tem como objetivo principal descobrir se está emergindo um Sistema Regional de Inovação relacionado às tecnologias ambientais no estado do Paraná. Através da comparação das principais características de alguns Sistemas Regionais de Inovação Ambientais internacionais importantes, seu surgimento e trajetória ao longo do tempo assim como a trajetória das relações de poder e auxílio mútuo entre os principais atores, será possível fazer inferências a respeito da estrutura atual do estado e decorrentes proposições de política industrial.
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4297 0 bytes http://www.ufpr.br |
Categoria: Geografia Teses |
A Geografia na formação do profissional em turismo: discussão sobre uma proposta teórico-metodológic |
Versão: Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
BONFIM, Berenice Bley Ribeiro
Esta pesquisa, em um primeiro momento, discorre sobre questões pertinentes ao turismo como atividade econômica, às políticas públicas de turismo desde a criação da Embratur até o atual Programa de Regionalização da Setur, à história do curso de Turismo no Brasil e no Paraná e à Geografia do Turismo sob a visão de diferentes teóricos. Em um segundo momento, com base no referencial teórico, nas entrevistas realizadas com docentes notáveis e nos questionários aplicados tanto a professores quanto a alunos, demonstram-se as deficiências e incoerências teórico-metodológicas existentes na disciplina de Geografia do Turismo nas universidades e faculdades do estado do Paraná. Para finalizar, estão sendo indicadas categorias e conceitos geográficos, considerados de fundamental importância para o futuro profissional em Turismo, os quais, por si só, sugerem uma metodologia. Para mostrar a importância desses conceitos e sua aplicabilidade, foi utilizada como exemplo a Região Litorânea do Paraná.
Palavras-chave: Categorias e conceitos geográficos. Geografia. Políticas públicas de turismo. Proposta metodológica. Turismo.
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4394 0 bytes Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas http://www.teses.usp.br |
Categoria: Geografia Teses |
Resíduos sólidos urbanos: consensos, conflitos e desafios na gestão institucional da Região Metrop |
Versão: Atualização: 16/5/2013 |
Descrição:
LOPES, José Carlos de Jesus
Esta tese analisa a gestão dos resíduos sólidos urbanos na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), examinada sob o prisma das mudanças institucionais, em face do esgotamento do sistema atual devido às limitações ambientais e à elevação constante da produção dos resíduos sólidos urbanos. A hipótese apresentada é que, mesmo diante da limitação ambiental do sistema do aterro sanitário da Caximba, dos consensos e conflitos entre os órgãos públicos, não há rompimento das regras institucionais na gestão dos resíduos sólidos urbanos na RMC. Para investigar essa hipótese são realizadas pesquisas teóricas e empíricas em estudo de caso no aterro sanitário da Caximba, localizado em Curitiba, cuja capacidade de suporte se esgota. A pesquisa considera os padrões de produção e o consumo da sociedade contemporânea, que resultam na produção excessiva e constante dos resíduos sólidos urbanos, assim como a mudança institucional ocorrida quanto ao lixo urbano, que passa a ser concebido como um recurso econômico, sobretudo energético. Essa concepção pressiona por gestões públicas consideradas mais inovadoras, que resultam em novos arranjos político-administrativos e no reforço da crença de que a solução é tecnológica.
Palavras-chave: Gestão dos resíduos sólidos urbanos. Padrões de produção e consumo. Instituições.
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4869 0 bytes http://www.ufpr.br |
Categoria: Geografia Teses |
Geografia e Arte no ensino fundamental: reflexões teóricas e procedimentos metodológicos para uma le |
Versão: Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
MYANAKI, Jacqueline
O principal objetivo desta pesquisa consiste no estudo, desenvolvimento e aplicação de um conjunto de procedimentos metodológicos introdutórios para leitura e percepção da paisagem geográfica, direcionados ao ensino fundamental. Trata-se de uma proposta de articulação de conteúdos de Arte e Geografia baseada na noção de paisagem como texto não-verbal, cuja organização dos procedimentos de leitura recorre a subsídios da semiótica. Os conteúdos de Arte explorados nesta tese buscam identificar as transformações da noção polissêmica de paisagem, concentrando-se no abstracionismo informal e nas paisagens do pintor brasileiro Antônio Bandeira um dos principais representantes dessa tendência no Brasil a fim de possibilitar um processo alternativo de percepção estética da paisagem. Os conteúdos de Geografia alinham-se principalmente com as pesquisas recentes da Geografia Cultural, que após receberem múltiplas contribuições e influências, tais como da Antropologia, da História, da Filosofia fenomenológica e existencialista, concebe a paisagem como texto e como marca e matriz cultural, principais abordagens nas quais esta pesquisa inspirou-se. Após a reflexão teórica, foi realizado o experimento de uma parcela dos procedimentos metodológicos propostos, com alunos de 7ª série. Os resultados demonstraram que é possível uma mudança na percepção e leitura da paisagem geográfica, quando os modelos de paisagem também são modificados. Verificou-se: abandono da perspectiva e incorporação de vários pontos de vista numa mesma paisagem (visão horizontal, vertical e oblíqua); adição das sensações olfativas, auditivas e táteis; o consentimento da escala afetiva na representação dos elementos; possibilidade de vínculo com o aprendizado das representações cartográficas, dado o caráter abstrato das pinturas de paisagens contemporâneas; a leitura não-verbal como estímulo à expressão verbal; alto grau de interesse dos alunos não só pelos conteúdos desenvolvidos, mas principalmente pelas estratégias envolvendo arte e pintura a guache.
Palavras-chave: Geografia. Ensino. Paisagem. Arte abstrata. Interdisciplinaridade.
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8193 0 bytes USP http://www.teses.usp.br |
Categoria: Geografia Teses |
A pobreza mora ao lado: segregação socioespacial na região metropolitana de Maringá |
Versão: Atualização: 15/5/2013 |
Descrição:
RODRIGUES, Ana Lúcia
Esta tese busca responder como o espaço urbano de Maringá se desenvolveu destituído dos problemas inerentes à maioria das cidades brasileiras como favelas e ocupações irregulares. A produção do espaço urbano constituído pela atual Região metropolitana de Maringá-PR obedeceu, desde sua gênese, a uma orientação que reproduziu, no território, processos de desigualdade social pela ação do mercado imobiliário. Foram resgatadas as ações desse mercado e também as do poder público, ambos responsáveis pela manutenção das definições do projeto original na atual configuração socioespacial de Maringá e região. O projeto que norteou o desenvolvimento da cidade foi cumprido integralmente, inclusive, nos aspectos que definiram uma ocupação residencial diferenciada socialmente. Ao segmentar as áreas a serem comercializadas, segundo as especificidades socioeconômicas dos adquirentes, o agente imobiliário fomentou, ao longo de mais de meio século, uma ocupação residencial claramente segregada.
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11531 0 bytes http://www.usp.br |
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