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Produções de Profissionais da Seed: Teses (10)


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Categoria: Geografia Teses
Fazer Download agora!A Construção de identidade social em condições de periferia metropolitana: uma abordagem sobre faz Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
SACHWEH, Maria da Salete

A Construção de identidade social em condições de periferia
metropolitana: uma abordagem sobre Fazenda Rio Grande -
região metropolitana de Curitiba – RMC

A presente tese tem como objetivo geral analisar a construção das identidades sociais em Fazenda Rio Grande - FRG - Região Metropolitana de Curitiba - RMC, Paraná. A amostra populacional foi composta por dezoito atores sociais, habitantes de bairros antigos e novos, escolhidos previamente entre diferentes lideranças do Município. Abordou-se o processo de desenvolvimento sociocultural e ambiental na RMC e sua relação com movimentos sociais regionais partindo-se de problemáticas, aqui entendidas como mais comuns à sociedade.

Palavras-chave: Identidade social. Desenvolvimento humano. Qualidade de vida.

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Categoria: Geografia Teses
Fazer Download agora!Da Geografia Medieval às origens da Geografia Moderna: contrastes entre diferentes noções de Nature Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
BAUAB, Fabricio Pedroso

Da Idade Média até a eclosão da Revolução Científica do século XVII, que tratamos enquanto marco estruturante/estruturado da/pela modernidade, referenciamos as discussões concernentes às noções de Natureza, Espaço e Tempo, sempre tendo como culminância a incidência de tais categorias em discussões geográficas. Sendo a Religião a base do conhecimento medieval, temos que a Natureza é tratada enquanto sujeito, figura vinculada ao drama cristão da salvação, ora sendo vista enquanto mudaneidade a ser rompida via re-ligação com a Divindade, ora marca Desta, signo, significante de Seu significado. Espaço e Tempo, por seu turno, são, ambos, medidos pelos conteúdos religiosos, sendo vistos enquanto emanação de um sentido somente presente no texto bíblico ou na luminosidade das Autoridades. A Geografia do período era também simbólica, tantas vezes transcrita, desatualizada de informações empíricas. Um amplo quadro de revoluções constrói os termos da ruptura efetuada com relação à Idade Média. Destacamos, no quadro revolucionário citado, os Descobrimentos e o chamado período renascentista. Foram muitos os impasses intelectuais trazidos pelos Descobrimentos, pela gradual descoberta do mundo enquanto orbe. No plano interno europeu, foram muitas as transformações surgidas no mesmo contexto histórico. Nicolau de Cusa problematiza a questão da posição do sujeito frente à interpretação do real. Copérnico defende a centralidade do astro Sol. Giordano Bruno opõe-se à finitude do Universo advinda do legado aristotélico. Kepler instaura a noção de causalidade matemática dos fenômenos. Por outro lado, eclodem todas as formas de misticismo, da magia à astrologia. Por fim, tratamos das transformações trazidas pela Revolução Científica, que redimensionaram o olhar humano sobre a Natureza, sobre a noção de Espaço, de Tempo, culminando na reinvenção do discurso geográfico. Em Galileu Galilei Tempo e Espaço aparecem enquanto externalidades, absolutos numéricos que exatamente mediriam a passagem dos fenômenos sem para eles transferir nenhum conteúdo religioso. Aqui, o único a priori aceito é o da geometria euclidiana, da abstração matemática. Alçada para dentro do mundo da vida, da natureza, tal interpretação conduziria ao mecanicismo, presente em Galileu, escancarado em Descartes. No mesmo século da Revolução Científica surgirá uma obra fundamental para a Geografia Moderna. A Geografia Geral (1650) de Varenius surge cheia de alusões a Copérnico, Galileu, sendo editada na Inglaterra tempos depois por Isaac Newton. Nela, à maneira galileana, cartesiana, a matemática é tomada enquanto a priori fundamental, instrumento de ordenação dos fenômenos no espaço, base para a descrição precisa da realidade que poria em alteridade todos os acidentes geográficos, constituindo-os enquanto unidades indivisíveis. Em Varenius eclode, portanto, o fluxo das transformações narradas na tese, que redimensionaram, portanto, o discurso geográfico. Como pano de fundo de todas estas discussões, trouxemos o tema da Queda, do Gênesis até a interpretação inovadora de Francis Bacon, defensor assíduo da posse humana da natureza enquanto redenção religiosa.

Palavras-chave: Natureza. Espaço-tempo. Deus. Mensuração. Ciência. Religião. Geografia.

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Categoria: Geografia Teses
Fazer Download agora!Geografia e ensino no Brasil e em Cuba: um estudo histórico-geográfico comparado Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Cesar Alvarez Campos de

O objeto de estudo desta tese é o desenvolvimento da Geografia como matéria escolar no Brasil e em Cuba, desde seu surgimento até os dias atuais. O objetivo principal é a ampliação do debate e da reflexão sobre as funções e sobre a utilidade da Geografia escolar atual, assim como sobre nossas práticas como professores da disciplina. Para atingir tal objetivo, analisamos, dentro de um enfoque comparativo, os percursos da Geografia nos dois países em questão, dando prioridade aos aspectos relacionados à história do pensamento geográfico, assim como à sua institucionalização, aos fatores que a influenciaram, às transformações sofridas ao longo do tempo, aos seus objetivos principais e à sua configuração nos diferentes períodos históricos abarcados pelo estudo. Nesse sentido, abordamos de forma particularizada os principais elementos que identificamos como responsáveis pela constituição da estrutura conceitual da disciplina, atrelando-os aos contextos espaciais e históricos específicos e aos processos singulares de formação territorial de cada país. Para tanto, desenvolvemos estudos relacionados aos fatores internos e externos à disciplina, articulando-os aos processos de construção e afirmação da Geografia escolar. A abordagem comparativa permite a ampliação da visão sobre temas pertinentes à Geografia como ciência e como disciplina escolar, especialmente aqueles relacionados aos seus objetivos, à seleção e organização dos conteúdos, à metodologia e à formação docente. Nessa perspectiva, apresentamos, também, os principais aspectos relacionados à organização dos sistemas de ensino nacionais dos dois países, assim como a inserção da Geografia nessa estrutura maior. A partir dessa base, nos debruçamos sobre a análise de temas que consideramos fundamentais para repensarmos o futuro da Geografia escolar, como a construção da identidade nacional e a doutrinação patriótica, os livros didáticos, os programas oficiais da disciplina e a formação de professores. Como resultado final, considerando-se que os sistemas de ensino, a escola e o próprio currículo são construções sociais e, por isso, sujeitos a constantes transformações, esperamos ter contribuído para um tipo de reflexão que possa ser útil para repensarmos os rumos da Geografia escolar de cada um dos países.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Estudo comparado. Geografia em Cuba. Geografia no Brasil. Institucionalização da Geografia.

Downloads 3372  3372  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Geografia Teses
Fazer Download agora!Meio Ambiente e Prática Cultural na Comunidade Quilombola do Varzeão no Vale do Ribeira-PR Popular Versão: PDF
Atualização:  25/7/2017
Descrição:
SOUZA, Jurandir

A presente pesquisa se constitui numa reflexão acerca das práticas culturais na perspectiva das ciências ambientais. A Comunidade Remanescente de Quilombos do Varzeão, localizada no município de Dr. Ulysses no estado do Paraná, está submetida aos avanços do capital desenvolvimentista na região. A sua vulnerabilidade e dificuldade diante da imposição externa permitiu que novas praticas culturais e ações sociais fossem criadas na tentativa de se readaptarem, e ao mesmo tempo, resistirem às novas demandas socioambientais e econômicas no Vale do Ribeira. Desta forma, mesmo com a aproximação do capital hegemônico e alteração do seu cotidiano, muitos
preceitos e conhecimentos dos seus ancestrais foram mantidos, sobretudo, na utilização e na conservação dos recursos naturais presentes na comunidade, originando um comportamento resiliente a respeito do meio ambiente.

Palavras-chave: Quilombo. Resistência cultural. Vulnerabilidade. Resiliência.

Downloads 507  507  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
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Categoria: Geografia Teses
Fazer Download agora!Uso e gestão de águas subterrâneas em Araguaína/TO  Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
BOLOVATO, Luis Eduardo

A água subterrânea é de grande importância em termos econômicos e de saúde pública, tanto em áreas urbanas como em zonas rurais. A expansão urbana e as atividades associadas, principalmente para aquelas cidades cujo abastecimento é feito exclusivamente a partir da captação subterrânea, têm provocado transformações físicas e químicas nas reservas de água subterrânea, principalmente porque os efeitos da ocupação territorial estão diretamente ligados ao suprimento de água potável e à prática de disposição de efluentes no solo. A variabilidade e a intensidade da poluição das águas subterrâneas guarda relação com a vulnerabilidade do aquífero, com as características dos esgotos e do arranjo dos sistemas de saneamento. A degradação da qualidade da água subterrânea por sua vez impacta a disponibilidade de suprimento de água. Este trabalho permitiu analisar a qualidade das águas subterrâneas na cidade de Araguaína frente ao processo de expansão urbana, cidade esta desprovida de um sistema de esgotamento sanitário. Utilizando uma metodologia já consagrada na literatura para a estimativa da vulnerabilidade à contaminação de aquíferos, produziu-se uma carta de vulnerabilidade para a área urbana de Araguaína e seu entorno. Esta carta de vulnerabilidade à contaminação poderá ser utilizada como ferramenta auxiliar em estudos de ordenamento territorial e planejamento urbano.

Palavras-chave: Água subterrânea. Expansão urbana. Vulnerabilidade de aquíferos.

Downloads 534  534  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://www4.fct.unesp.br/
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Categoria: Geografia Teses
Fazer Download agora!Ensino de Geografia: aprendizagem significativa por meio de mapas conceituais Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
TOMITA, Luzia Mitiko Saito

As frequentes demonstrações de desinteresse pela disciplina Geografia por parte dos alunos e a desmotivação por parte dos professores foram os motivos que impulsionaram a presente pesquisa. Na preocupação de buscar alternativas para uma aprendizagem significativa, o objetivo deste estudo é explorar os conhecimentos prévios dos alunos, por meio da elaboração de mapas conceituais de paisagem geográfica, demonstrar que o papel da escola não é apenas consolidar o conceito, mas que, o que se aprende na escola tem relação com a vida. Para isso, buscou-se aporte teórico da Aprendizagem Significativa em Ausubel e referência metodológica da construção de mapas conceituais de Novak. A partir da delimitação da Paisagem como objeto de estudo, elegeram-se as turmas das 6ª séries (7º ano), do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas do município de Maringá-PR que participaram das atividades propostas de observação, trabalho de campo, construção de mapas conceituais e elaboração de textos. O resultado da investigação indica que os conceitos teóricos foram melhor apreendidos quando associados aos conhecimentos que se relacionam com suas vidas.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Paisagem. Aprendizagem significativa. Mapas conceituais.

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Categoria: Geografia Teses
Fazer Download agora!Geografia e pedagogia: o professor dos anos iniciais do ensino fundamental em Catalão (GO) Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
ROSA, Odelfa

O presente trabalho faz uma abordagem teórica relacionando diferentes áreas do conhecimento como a Geografia; Cartografia; Psicologia e Pedagogia. A busca pela melhor forma de compreender as noções e conceitos espaciais nos levou ao contato com professores da Rede Municipal; atuantes em sala de aula e estudantes pedagogos que cursam o 7º período; partindo de aplicação de questionários e um diagnóstico inicial com representações espaciais. A partir desse diagnóstico foram desenvolvidas em um minicurso de 40 horas; oficinas que possibilitaram ampliar os conhecimentos; tanto para tentar resolver em parte as dificuldades com habilidades; noções e conceitos espaciais; como para associar às explicações teóricas aos conhecimentos apreendidos na prática. A pesquisa consistiu de questionamentos que nos levaram aos vários trabalhos de pesquisas de profissionais que estudam questões relacionadas à importância da alfabetização cartográfica, considerada como noções básicas para o aprendizado geográfico. Os dados da pesquisa foram obtidos através de instrumentos qualitativos tais como: conversas informais realizadas com a coordenadora do Curso de Pedagogia, coordenadora de estágio, análise de documentos como matriz curricular, ementas das disciplinas, conversas com as estudantes pedagogas, aplicação de questionários e desenvolvimento de oficinas relacionadas ao tema. Com isso, obtemos muitas informações que permitiram uma análise quantitativa dos resultados através de gráficos; tabelas e quadros. Esses dados foram sistematizados com a preocupação de conhecer a realidade dos profissionais do ensino fundamental e dos estudantes pedagogos em formação. A partir da análise percebeu-se que os resultados não foram significativos conforme esperávamos; mostrando certa deficiência de domínio dos profissionais em relação às etapas de alfabetização cartográfica; representação do espaço e aos componentes do mapa. Percebeu-se pela avaliação comparativa das atividades que as dificuldades apresentadas ocorrem durante o processo de formação e se dão em função de não ter uma disciplina de núcleo livre ou optativa no Curso de Pedagogia que proporcione um aprendizado mais direcionado a esse tema em discussão.

Palavras-chave: Ensino fundamental. Anos iniciais. Alfabetização cartográfica. Geografia. Pedagogia.

Downloads 19612  19612  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFU  Site http://www.dominiopublico.gov.br
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Categoria: Geografia Teses
Fazer Download agora!Geotecnologias Digitais no Ensino Médio: Avaliação Prática de seu Potencial Popular Versão: pdf
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
DI MAIO, Angelica Carvalho

A informatização está sendo introduzida na educação básica; contudo, ainda são limitadas, no País, as análises objetivas sobre sua real contribuição no ambiente escolar. Esta pesquisa se insere neste contexto, obtendo, a partir de teste na área de Geografia, indicadores do desempenho e da aceitação da educação informatizada no âmbito formal do ensino médio. Dessa forma, este trabalho avaliou o ensino informatizado e pela Internet envolvendo geotecnologias, bem como gerou em ambiente digital o meio para esta avaliação. Foram desenvolvidas unidades instrucionais digitais, abrangendo cartografia, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Enfocou-se, por exemplo, aspectos da vegetação e ocupação urbana. Em tempo real, podem ser acessados dados de previsões meteorológicas e de queimadas, entre outros. Realizou-se a avaliação do material gerado junto aos professores e alunos de duas escolas públicas de São José dos Campos, SP, que indicou aproveitamento geral positivo e aceitação desta nova opção de ensino. O protótipo de Ensino Digital gerado, denominado GEODEM, utiliza versão simplificada do aplicativo SPRING na realização de exercícios. As informações dos alunos e professores forneceram indicadores e orientações quanto à incorporação de novas tecnologias para melhoria do ensino médio, em particular, na escola pública.

Palavras-chave: Geotecnologias na educação. Cartografia e SIG. Geografia e novas tecnologias.

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Categoria: Geografia Teses
Fazer Download agora!Negros congadeiros e a cidade: costumes e tradições nos lugares e nas redes da congada de Uberlândia Popular Versão: 
Atualização:  15/5/2013
Descrição:
KINN, Marli Graniel

O trabalho sobre a Congada abordou a cidade e a condição sociocultural e espacial das pessoas que fazem a festa. Concentrando-se nos fazeres humanos, decorrentes de práticas sociais que proporcionaram à comunidade conquistas importantes em relação ao direito à cidade, chegamos ao cotidiano e ao modo de vida. Destacamos as formas de organização das pessoas e dos ternos de Congada na cidade, suas estratégias, arranjos, até atingirmos os conteúdos e a substância das manifestações e representações dos negros em Uberlândia - MG. Tratou-se de uma abordagem que foi sendo construída na direção de compreendermos as formas com que os congadeiros haviam estabelecido as condições mínimas para viverem na cidade. Por este caminho consideramos os costumes e as tradições e aos poucos fomos percebendo e analisando as desigualdades e as diferenças sociais. Para poder explicar as realidades dos congadeiros, suas práticas religiosas, políticas e comunitárias, fomos conhecendo as diversas origens socioespaciais destas pessoas. Essas realidades são desveladas quando abordamos a sua complexidade, a partir de múltiplas perspectivas. Por exemplo, os congadeiros de Uberlândia têm incluído, em suas manifestações, negociações que se concretizam na ocupação dos espaços públicos da cidade. O trabalho discutiu também as relações mantidas entre o congadeiro e as várias instituições em que o grupo está envolvido. Nesse sentido, consideramos o histórico destas relações e nos deparamos com contradições que potencializam e medeiam embates, disputas e negociações entre grupos sociais e instituições, em relação aos usos do espaço. Desse modo, o estudo da Congada nos permitiu conhecer o modo de vida dos congadeiros, suas estruturas, heranças históricas, idéias, as quais continuam influenciando e transformando a consciência das pessoas e os processos que as redefinem em relação às vizinhanças, aos lugares, às redes sociais e à cidade.

Palavras-chave: Congada. Costumes. Lugares. Redes. Tradições.

Downloads 1668  1668  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br
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Categoria: Geografia Teses
Fazer Download agora!A Geopolítica e a formação territorial do sul do Brasil Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
MURADÁS, Jones

Este estudo trata da conquista e da formação territorial e o estabelecimento de limites internacionais do sul do Brasil. Nas fases desses processos mostra-se a conexão da ocupação territorial com as ações geopolíticas promovidas pelos luso-brasileiros. São analisados os tratados entre Portugal e Espanha, assim como o papel desenvolvido pelos bandeirantes, tropeiros, imigrantes, estancieiros, contrabandistas, gaúchos e outros atores na exploração e ocupação do território, cada um em seu momento histórico. Razões econômicas e ações militares integradas à iniciativas públicas e privadas serviram aos objetivos geopolíticos fundamentais a expansão e organização do espaço do sul do Brasil. É demonstrado neste estudo que todas as ações emanadas pelos luso-brasileiros no cenário do sul do Brasil foram de cunho geopolítico, envolvendo todos os atores citados acima que de uma forma ou de outra, atuaram na construção desse território.

Palavras chave: Geopolítica. Geohistória. História do Brasil. História do Rio Grande do Sul. Fronteiras. Território. Geopolítica.

Downloads 2036  2036  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site 
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