Categoria: Filosofia Teses |
Modernidades - moçambicanas, crise de referências e a ética no programa de filosofia para o ensino m |
Versão: Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
GONSALVES, Antonio Cipriano Parafino
O trabalho apresenta o resultado das reflexões que fizemos no âmbito da nossa proposta de Doutorado em Educação, que versa sobre a relação entre Ética e Educação, olhando especificamente o contexto moçambicano. Concebida como reflexão filosófica sobre a moral, a Ética foi incluída no ensino da Filosofia para resolver o que os documentos oficiais denominam de "déficit moral" que se vive no país. O referido déficit, ainda de acordo com do discurso oficial, teria resultado da ausência da Filosofia no ensino médio, banido após a independência (1975). Sustentamos que em Moçambique, mais do que "déficit moral", vive-se uma crise de referências ético-normativas, como consequência, além da influência da modernidade ocidental, também das duas modernidades implementadas no país: a socialista revolucionária e a capitalista neoliberal ainda em curso.
Palavra-chave: Educação. Moçanbique. Ensino médio.
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9638 0 bytes UFMG |
Categoria: Filosofia Teses |
Pensar em Deleuze : violência às faculdades no empirismo transcendental |
Versão: Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
HEUSSER, Ester Maria Dreher
“O que é pensar?”, eis a questão orientadora desta tese, que, pelas linhas de força da filosofia de Gilles Deleuze, responde-a: pensar é uma violência sobre as faculdades. Resposta inspirada, sobretudo, na obra Diferença e repetição, cujo tema kantiano do conflito entre as faculdades é o lugar de explicação desse leitmotiv que atravessa a filosofia de Deleuze e que pode violentar o pensamento sobre o ensino de filosofia na Educação Básica. Tratar da violência sobre as faculdades implica estabelecer uma doutrina das faculdades, o que, conforme Deleuze, só pode ser feito por meio de um empirismo transcendental. A tese defende que Deleuze produziu sua própria doutrina nas obras anteriores a Diferença e repetição, em seus escritos monográficos. Obras nas quais desenvolveu as bases do seu programa filosófico quando procurou engendrar a gênese do pensar, isto é, fazer a descrição genética das condições de efetividade da experiência, edificando uma teoria diferencial das faculdades.
Palavra-chave: Deleuze. Gilles. Filosofia. Pensamento. Violência.
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885 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Categoria: Filosofia Teses |
Primado da religião e o Leviatã submerso |
Versão: Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
COELHO, Alessandro Manduco
O trabalho propõe uma investigação da relação entre a política e a religião. Como pano de fundo dessa indagação, inicialmente, duas abordagens são realizadas: uma antropológica e outra histórica. Ambas conduzem ao essencial: que a natureza do político é sagrada e, portanto, a intrincada relação entre a política e a religião deve ser pensada a partir da primazia do religioso sobre o político. Em confirmação a centralidade do religioso faz-se uma leitura de um momento chave da história do pensamento político moderno - o século XVII inglês, em específico e de modo representativo a teoria política de Thomas Hobbes - na qual procura-se demonstrar que não há dessacralização alguma do poder, pelo contrário, o elemento religioso é permanente e comanda toda a argumentação proposta por Hobbes que, de modo manifesto, estabelece a anteposição da religião no entendimento da política.
Palavras-chave: Hobbes. Leviatã. Político. Religioso. Sagrado.
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1211 0 bytes Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana |
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