Categoria: Filosofia Teses |
Demiurgia política: as relações entre a razão e a cidade nas Leis de Platão |
Versão: Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Richard Romeiro
A questão da demiurgia política, isto é, da fundação e organização de uma politeía virtuosa nos domínios do devir histórico, constitui o objeto central das discussões desenvolvidas pelas Leis, o último e mais longo diálogo platônico. Tal questão suscita uma série de dificuldades teóricas, dentre as quais a mais importante de todas é, decerto, o problema das relações entre racionalidade e vida política concreta. A presente tese tem por objetivo a tentativa de elucidação desse problema no contexto das Leis, através da compreensão da maneira pela qual Platão, nesse diálogo, pensa as possibilidades de racionalização do devir humano, no intuito de introduzir ordem e virtude nas estruturas da cidade.
Palavras-chave: Platão. Etica. Leis.
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1480 0 bytes UFMG |
Categoria: Filosofia Teses |
Discursos míticos e figuras míticas: o uso dos mitos nas Eneádas de Plotino |
Versão: Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Loraine de Fatima
Esta tese versa sobre o uso dos mitos nas Enéadas de Plotino, dividindo-os em dois grandes grupos: discursos e figuras míticas. O primeiro grupo concerne aos mitos genealógicos, que ensejam dar conta de todos os níveis da realidade. O segundo, aos mitos que, não estando dispostos na estrutura genealógica, funcionam como imagens de algum determinado aspecto da realidade. Como nos tratados de Plotino encontra-se certa variedade de funções e procedimentos, ligados ao uso do mito, tenta-se, por um lado, definir qual a especificidade dos discursos e das figuras em relação às formas discursivas dos textos, em geral, e, por outro, em relação à noção mais ampla de imagem e mais específica de imagem visual. Assim, esta pesquisa se articula em três partes.
Palavras-chave: Mito. Exegese. Genealogia. Tempo. Imagem.
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Categoria: Filosofia Teses |
Estética e política em Mário Pedrosa (1930-1950) |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
MARI, Marcelo
Esta pesquisa visa apresentar a articulação entre arte e política na trajetória de Mário Pedrosa durante as décadas de 1930 a 1950. Se, na conferência de 1933, sobre a gravurista alemã Käthe Kollwitz, Pedrosa esboçou os princípios de uma estética marxista, que tentou vincular a natureza, a origem e o desenvolvimento da arte com o estágio técnico alcançado pela sociedade e com a luta de classes, de 1942 em diante, a ênfase se deu na especificidade e nas leis próprias do campo artístico. Embora Pedrosativesse sempre em mente o processo final de síntese entre arte e revolução social, processou-se uma mudança em seu posicionamento. Este derivou não do afastamento premeditado da política para a dedicação exclusiva à atividade de crítica de arte, mas de um ajuste necessário de Pedrosa para articular de outro modo arte e política, a fim de que os augúrios do campo artístico se concretizassem.
Palavras-chave: Mário Pedrosa. Realismo. Abstracionismo. Portinari. Tendência construtiva
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Categoria: Filosofia Teses |
Ética como metafísica da alteridade em Levinas |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
SOUSA, José Tadeu Batista de
A partir da constatação de que a compreensão de metafísica, que emergiu com os pré-socráticos e se efetivou no desenvolvimento histórico do pensamento ocidental teve como preocupação fundamental constituir um saber sobre o ser, procuramos, na nossa tese, afirmar a possibilidade da ética como metafísica da alteridade. Na contemporaneidade, Husserl se preocupa em incluir a alteridade na constituição do sentido da objetividade. Na sua tentativa de constituir o sentido do outro, emerge um nós constituinte. A intencionalidade egológica e solitária transforma-se em intencionalidade intersubjetiva. Heidegger fez uma crítica veemente à metafísica, acusando-a de ter esquecido de considerar o ser como a questão mais fundamental. Enunciou que a possibilidade do pensar ético seria viável à medida que se tornasse o agir na procura da verdade do ser, que garantiria ao homem, na sua existência, realizar sua essência. Levinas percebe que a prioridade do pensamento na procura de estabelecer a verdade como o ser resultou na configuração de uma ontologia, uma gnosiologia e uma forma de racionalidade, que se identificaram com os próprios temas investigados, a coerência das relações lógicas e as formas objetivas abstratas.
Palavras-chave: Levinas. Ética. Metafísica.
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3132 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do |
Categoria: Filosofia Teses |
Ética da alteridade e educação |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
MIRANDA, José Valdinei Albuquerque
A presente tese tem como objetivo principal abordar a educação desde a perspectiva ética da alteridade em Emmanuel Levinas. Inicialmente mostra que a filosofia moderna, ao instituir o “Eu” como a unidade integradora do sentido e da representação, afirma o princípio da subjetividade como base da edificação do sujeito soberano. Descartes e Kant são apresentados como os pensadores que definem o princípio da subjetividade como fundamento da verdade filosófica. Com as críticas dirigidas à subjetividade por alguns filósofos “mestres da suspeita” como Nietzsche, Freud, Heidegger, Foucault, entram em crise os fundamentos da filosofia moderna. No contexto dessa crise, o pensamento de Levinas desponta como alternativa para pensar a racionalidade desde a perspectiva ética das relações. Com esse propósito, reconstrói a subjetividade não mais a partir da centralidade do Eu, mas a partir da alteridade do Outro, invertendo os termos da relação.
Palavra-chave: Alteridade. Ética. Filosofia da educação. Subjetividade
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935 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Categoria: Filosofia Teses |
Faculdade do espírito e riqueza material : face e verso do conceito "vermögen" na filosofia de Hegel |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
PERTILLE, Jose Pinheiro
Este trabalho surgiu de um problema colocado por uma questão de tradução. Na língua alemã, o substantivo Vermögen possui dois sentidos diferentes. O primeiro sentido é o de “faculdade, poder, capacidade”, tal como aparece nas definições do pensamento ou da vontade como sendo as “faculdades” da alma humana, die Seelenvermögen. O segundo sentido é o de “riqueza, fortuna, bens”, como quando se diz de algo que é muito caro e, então,se fala que custa uma “fortuna” (ein Vermögen kosten).1
Palavra-chave: Ética. Filosofia alemã. Filosofia moderna. Hegel. Georg Wilhelm Friedrich. Crítica e interpretação
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730 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
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