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Produções de Profissionais da Seed: Teses (4)


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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Espectrometria de raios X em mamografia aplicada à proteção radiológica Popular Versão: pdf
Atualização:  12/8/2010
Descrição:
KÜNZEL, Roseli

Neste trabalho foram efetuadas medições de espectros de raios X espalhados por um objeto simulador de mama em uma unidade de mamografia clínica para as combinações alvo/filtro Mo/Mo, Mo/Rh e W/Rh e tensões de aceleração do tubo de 25 e 30 kV. Os espectros de raios X foram registrados por um detector Cd0.9Zn0.1Te (CZT) para ângulos de espalhamento entre 30 e 165o. Os métodos de medição e correção dos espectros experimentais foram avaliados a partir da comparação entre os valores de kerma no ar e camada semiredutora calculados a partir dos espectros de raios X corrigidos com aqueles obtidos a partir de medições efetuadas com uma câmara de ionização em uma unidade de mamografia não-clínica.

Palavras-chave: Espectroscopia. Física. Mamografia.

Downloads 1062  1062  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-11042007-120136/publico/1533622.pdf
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Estrelas compactas e buracos negros - um estudo comparativo de propriedades físicas e de modos quasi Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
GIUGNO, Davi

Este trabalho visa o estudo das perturbações de sistemas gravitacionais altamente compactos, como buracos negros e estrelas de nêutrons e de quarks. As perturbações em questão podem ser de diversas naturezas (escalar, eletromagnética ou gravitacional), sendo que detivemo-nos mais atentamente naquelas de natureza gravitacional, pois estas têm despertado mais interesse por serem astronomicamente mais fáceis de detectar. Além de estudarmos tais perturbações, procedemos a uma comparação dos resultados para buracos negros, estrelas de nêutrons e de quarks. Tal comparação justifica-se pelo fato de que a confrontação de previsões teóricas com resultados experimentais pode ajudar-nos a identificar objetos astronômicos de interesse, distingui-los e, no caso de estrelas, aprender algo sobre sua estrutura interna, particularmente sobre a equação de estado (EDE) do fluido estelar. No que se segue, dividimos o trabalho em sete partes. Em primeiro lugar, damos uma introdução bastante sucinta ao mesmo (Capítulo 1). Depois, falamos sobre a física de estrelas de nêutrons e de quarks (Capítulo 2). A seguir, fazemos um estudo comparativo dos dois tipos de estrelas (Capítulo 3). Mais adiante, discutimos as perturbações de diversos tipos, além de definir os MQNs (Modos Quasi-Normais) de buracos negros de Schwarzschild (Capítulo 4). Prosseguimos a discussão com a métrica de Reissner-Nordström-de Sitter (Capítulo 5) e introduzimos, na sequência, os MQNs estelares, de forma muito breve (Capítulo 6). Por fim, apresentamos nossas conclusões (Capítulo 7). A parte inédita deste trabalho está concentrada nos capítulos 5 e 6, os quatro anteriores servindo de preparativo e de base comparativa para estes dois.

Palavras-chave: Buracos negros. Estrelas de nêutrons. Relatividade (Física).

Downloads 1078  1078  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-05102006-011806/publico/thesisB.pdf
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Dissipação Quântica em Oscilções de Neutrinos Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2013
Descrição:
Nesta tese, estudamos algumas consequências fenomenológicas da introdução do fenômeno de dissipação quântica na fenomenologia de oscilações de neutrinos em duas famílias. Utilizando a abordagem de equação mestra to tipo Lindblad-Kossakowski e o critério de completa positividade, descrevemos diferentes modelos para o sistema de oscilação de neutrinos sujeitos aos efeitos dissipativos causados por considerarmos que estes estão abertos a interagirem com o meio a seu redor. Investigamos como incluir os efeitos dissipativos para oscilação de neutrinos no vácuo e para quando os efeitos causados
pelo potencial efetivo de matéria também estão incluídos no modelo de oscilação. Por fim, aplicamos a fenomenologia estudada ao experimento MINOS como forma de observar como os efeitos dissipativos se comportam frente aos dados experimentais.

Downloads 1263  1263  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://webbif.ifi.unicamp.br/teses/
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Comportamento magnético de sistemas híbridos granulares e Modelagem da superfície de epicamadas MnAs Popular Versão: pdf
Atualização:  5/11/2012
Descrição:
LIPINSKI, Beatriz Bronislava

Neste trabalho são apresentados estudos experimentais e teóricos sobre sistemas híbridos magnéticos combinando materiais ferromagnéticos de caráter metálico com materiais semicondutores de grande interesse para a área de spintrônica. Os estudos sobre os sistemas híbridos magnéticos foram desenvolvidos no Laboratório de Nanoestruturas para Sensores (LaNSen - http://www.lansen.ufpr.br), pelo Grupo de Nanoestruturas e Filmes Finos da Universidade Federal do Paraná (UFPR - http://www.ufpr.br) em parceria com o Groupe des Couches Minces et Nanostructures Hybrides do Institut des NanoScience de Paris (INSP - http://www.insp.jussieu.fr/) da Université Pierre et Marie Curie (UPMC - http://www.upmc.fr/FR/info/00), Université Paris.

Palavras-chave: Sistemas híbridos, spintrônica, nanopartículas, eletrodeposição.

Downloads 1326  1326  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR/Portal  Site http://
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Efeitos de superfície e de confinamento na ordem orientacional de cristais líquidos Popular Versão: pdf
Atualização:  12/8/2010
Descrição:
BECHTOLD, Ivan Helmuth

Este trabalho tem por objetivo investigar os efeitos de superfícies de contorno e de confinamento na ordem orientacional de cristais líquidos, onde é utilizado cristais líquidos termotrópicos e liotrópicos. A importância deste estudo deve-se à aspectos tanto de interesse tecnológico (formas de alinhamento) como de pesquisa básica.

Palavras-chave: Cristais líquidos. Ordem orientacional. Polímeros. Propriedades de confinamento. Tratamento de superfícies.

Downloads 1361  1361  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-20082004-164756/publico/tese.pdf
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Simulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de Física Geral Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
ARAÚJO, Ives Solano

O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de ensino-aprendizagem de Física através de abordagens didáticas envolvendo o uso de atividades de simulação e modelagem computacionais em um ambiente de atividade colaborativa presencial. Num primeiro estudo, realizado a partir de uma metodologia quantitativa, avaliou-se o desempenho dos alunos em testes que tinham como tópico a interpretação de gráficos da Cinemática, antes e depois de trabalharem com atividades de simulação e modelagem computacionais em atividades extra-aula. Os resultados deste primeiro estudo mostram que houve melhorias estatisticamente significativas no desempenho dos alunos do grupo experimental, quando comparado aos estudantes do grupo de controle, submetidos apenas ao método tradicional de ensino. Na sequência, foram realizados outros dois estudos dentro de uma metodologia qualitativa, em que o foco estava no processo de ensino-aprendizagem que ocorre em ambiente de sala de aula. Foi utilizada uma abordagem que envolveu, além das atividades computacionais, um método colaborativo presencial como dinâmica de base para o estabelecimento das relações interpessoais entre o professor e a turma, e os alunos entre si. A fundamentação teórica adotada esteve baseada na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa e na teoria de Vygotsky sobre interação social. O referencial de Halloun sobre modelagem esquemática também foi utilizado. Os resultados sugerem que as atividades de simulação e modelagem computacionais são potencialmente facilitadoras de aprendizagem significativa em Física. Sugerem, também, que a atividade colaborativa presencial contribui positivamente para esse tipo de aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino de Física. Métodos computacionais. Modelagem.

Downloads 1398  1398  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/5771
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Efeitos da interação elétron-elétron na estrutura eletrônica e nas  Popular Versão: pdf
Atualização:  12/8/2010
Descrição:
CASTELANO, Leonardo Kleber

Esta tese é composta por duas partes. Na primeira parte, os efeitos da interação elétron-elétron nas configurações do estado fundamental de dois anéis quânticos acoplados (CQRs) são estudados. Na segunda parte desta tese é desenvolvido um método numérico para estudar o espalhamento eletrônico através de um ponto quântico com N-elétrons confinados.

Palavras-chave: Anel quântico. Interação elétron-elétron. Ponto quântico. Teoria do funcional densidade. Transporte eletrônico.

Downloads 1429  1429  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76131/tde-02022007-134443/
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Análise do fator de dimensionamento do inversor (FDI) aplicado a sistemas fotovoltaicos conectados à Popular Versão: pdf
Atualização:  18/10/2010
Descrição:
MACEDO, Wilson Negrão

Esta tese apresenta a análise de resultados teóricos, correspondentes a simulações numéricas para várias localidades brasileiras, e experimentais, relativos ao sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica (SFCR), de 11,07 kWp, instalado na fachada do prédio da administração do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (IEE/USP), enfatizando-se a influência da capacidade relativa entre o inversor e o gerador fotovoltaico, também conhecido como Fator de Dimensionamento do Inversor (FDI).

Palavras-chave: Conexão à rede. Energia solar. Geração distribuída. Sistemas fotovoltaicos.

Downloads 1797  1797  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-29112006-153307/
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Avaliação da Aprendizagem e Formação de Professores de Física para o Ensino de Nível Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
BARROS FILHO, Jomar

Neste trabalho, implementamos a temática "avaliação da aprendizagem" na disciplina "Prática de Ensino e Estágio Supervisionado ", do curso de Licenciatura em Física. Numa primeira etapa, realizamos uma pesquisa suporte cujo objetivo foi o de coletar dados sobre a realidade profissional docente de nível médio e algumas ideias de senso comum sobre ensino, aprendizagem e avaliação. Para isso, criamos dois Instrumentos: o Instrumento 1, composto por um questionário baseado em uma escala de Li ke rt, buscou descobrir as ideias sobre a avaliação da aprendizagem de uma amostra formada por 165 professores em exercício. Os dados foram tratados estatisticamente gerando nove fatores que vieram a confirmar os estudos de autores da área; o Instrumento 2, formado por um conjunto de questões dissertativas procurou caracterizar, numa perspectiva qualitativa, a realidade profissional docente de uma amostra formada por 72 professores em exercício e explicitar algumas das suas ideias sobre ensino e aprendizagem. Numa segunda etapa, trabalhamos com os alunos da disciplina "Prática de Ensino e Estágio Supervisionado 11", atuando como professor e pesquisador, discutindo de forma crítica o sistema de avaliação tradicional, procurando gerar insatisfações com este modelo e construir, em conjunto, soluções alternativas que pudessem vir a superar os problemas constatados. Cada aluno construiu um minicurso (aproximadamente 12 horas), com as características didáticas que julgava relevante, ministrando-o na escola em que realizou o estágio. Finalmente, as dificuldades impostas pelo entorno escolar aliadas as crenças dos futuros professores sobre ensino e aprendizagem surgiram como fatores limitantes para a realização de um ensino de Física mais investigativo, voltado à construção de conhecimentos, com uma avaliação coerentemente integrada a este propósito. Concluindo, os futuros professores apresentaram grandes resistências para a implementação de uma nova proposta.

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino superior. Professores. Formação. Professores de Física. Estatística. Análise.

Downloads 1813  1813  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma INICAMP  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000295361
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!O funcionamento de textos divergentes sobre energia com alunos de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
MACHADO, Jose Luis Michinel

Na origem deste estudo está meu desacordo com a maneira como a noção de energia e outras que são constitutivas de sua estrutura conceitual são trabalhadas nos livros didáticos de Física para a educação superior. Está também a compreensão de que o texto escrito é apenas um dos fatores de desenvolvimento de conhecimento pelo aluno, em uma relação que implica as condições de produção da leitura. Neste trabalho me questiono se a divergência é um mediador didático que, exposto através da leitura, pode ativar deslocamentos conceituais, que permitam reconstrução conceitual da noção de energia pelos alunos. Busca-se compreender o funcionamento da leitura de textos divergentes sobre a energia por estudantes de física e promover deslocamentos nas suas significações dessa noção. O critério para a seleção dos textos, pensados como mediadores neste trabalho, foi que promovessem a divergência própria da atitude crítica. A diversidade de textos está relacionada à física clássica e aos trabalhos de Prigogine, os quais apontam para uma racionalidade que repensa o papel do tempo na física. A perspectiva de Bachelard auxiliou-nos a compreender o desenvolvimento do conhecimento científico, com a proposta do conceito-estrutura de perfil epistemológico, ampliado por Mortimer no seu conceito de perfil conceitual, que engloba aspectos ontológicos. As formulações teóricas de Vygotski, relacionadas com o desenvolvimento conceitual no indivíduo, ajudaram-me no entendimento dos processos de mediação simbólica e social que ocorrem na sala de aula. A análise de discurso, como explanada por Pêcheux e Orlandi, foi básica para compreender a dinâmica e o funcionamento social da linguagem, em particular as interlocuções produzidas em uma relação polêmica, no espaço da aula universitária.

Palavras-chave: Leitura. Textos. Energia. Física. Ensino superior.

Downloads 1986  1986  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000223218
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