Categoria: Espanhol Teses |
Atitudes, representações e políticas linguísticas: lugares que a língua espanhola ocupa no imaginári |
Versão: Atualização: 8/2/2019 |
Descrição:
JACUMASSO, Tadinei Daniel Esta tese focaliza lugares que ocupa a língua espanhola em relação a outras línguas no imaginário de paranaenses vinculados a três escolas localizadas em Irati, Foz do Iguaçu e Curitiba. Trata-se de uma pesquisa sobre atitudes, representações e políticas linguísticas que adota como instrumentos para a composição do corpus questionários e entrevistas com informantes variados, a saber: alunos, pais de alunos, professores e gestores da educação. Este trabalho conclui que a língua espanhola ocupa lugares diferentes, como, por exemplo: i) lugar de língua de leitura numa comparação com o inglês, que ocupa um lugar imaginário de língua para a comunicação oral; ii) lugar de língua internacional, necessária e equiparada ao inglês em algumas condições; iii) lugar de língua possível para o brasileiro, preferida em diversas situações comunicativas e indispensável em outras quando não se pode usar o português. Palavras-chave: Atitudes e representações linguísticas. Língua espanhola. Paraná. Políticas linguísticas.
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510 6.41 KB USP http:// |
Categoria: Espanhol Teses |
Antología histórica del cuento literario chicano: (1877-1950) |
Versão: Atualização: 25/8/2008 |
Descrição:
MIGUÉLEZ MARTÍNEZ, Armando
La razón primordial de esta disertación es la de sacar a la luz mucho del material literario que se encuentra en los periódicos en español en los Estados Unidos, mayormente en el suroeste del aís. El desconocimiento de estos textos ha hecho creer a algunos críticos que la literatura chicana contemporánea nació como por generación espontánea, des membrada del núcleo cultural del que es hija: la cultura mexicana inmediata y el mundo latinoamericano en general. Aún los que creían que el pueblo chicano sí tenía una tradición literaria, creían que ésta era de tipo oral y folklórico, connada de relieve en cuanto a la literatura de creación individual. El descubrimiento de estos textos tira por tierra las teorías previas y contextualiza mucha de la literatura chicana contemporánea en una tradición literaria propia. En el siglo XIX, y primeras décadas del X, esta tradición, en cuanto a los cuentos, parece seguir los modelos europeos, como se puede ver por la naturaleza formal y temática de los primeros cuentos antologizados. Después el cuento pasó a reflejar un mundo más inmediato, tiendo la característica más importante el conflicto cultural en que se encontraron, primero, los residentes de lo que pasó a ser Estados Unidos y , después, los inmigrantes mexicanos de la segund a década del siglo XX.
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1782 0 bytes Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2005 http:// |
Categoria: Espanhol Teses |
Aldo Pellegrini, surrealista argentino |
Versão: Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
CASTIGLIONI, Ruben Daniel Méndez
Nesta tese se realiza um estudo das atividades do argentino Aldo Pellegrini, que se destacou por ser o pioneiro na divulgação e organização do surrealismo na Argentina e na América Latina, bem como, por ser um escritor polígrafo de grande talento: crítico de arte, ensaísta, dramaturgo, tradutor e um poeta “notável” (o adjetivo é de Octavio Paz). Este trabalho está organizado em quatro partes. Na primeira, se esboçam as características que definem o surrealismo. Na segunda - e após fazer referência ao contexto literário argentino dos anos 20 - se estuda cronológicamente a trajetória de Pellegrini: o descubrimento do surrealismo, seu papel na formação e no crescimento do grupo surrealsita argentino (o que inclui a publicação de revistas), sua obra literária (cinco livros de poemas e um de teatro), seus textos ensaísticos, etc. Na terceira parte, se examina sua produção ensaística, na qual se destaca sua visão acerca do mundo, da arte de sua época, da poesía, do artista e do maravilhoso. E, na quarta parte, se aborda a recepção de seu trabalho, tentando descrever seu grau de aceitação, considerando as diversas manifestações críticas e interpretações que se realizaram sobre Aldo Pellegrini no momento em que sua obra veio à luz, e ao longo da história. Se pode observar, que a acolhida passou por etapas bem definidas: no princípio, o silêncio por parte do público e da crítica; depois, reprovação e deboche, e, mais tarde, reconhecimento de setores da intelectualidade e alguns estudos acadêmicos.
Palavras-chave: Aspectos do surrealismo na obra de A. Pellegrini. Surrealismo. Literatura hispano-americana. Literatura argentina. Surrealismo. Pellegrini. Aldo. 1903-1973.
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730 0 bytes PUC-RS http:// |
Categoria: Espanhol Teses |
Adquisición de habilidades cognitivas. Factores en el desarrollo inicial de la competencia experta |
Versão: Atualização: 25/8/2008 |
Descrição:
GILAR CORBI, Raquel
Nuestro trabajo tiene como objetivo principal la formulación de un modelo explicativo de la adquisición del aprendizaje complejo y, por extensión, del desarrollo inicial de la competencia experta en un dominio específico. Modelo que tiene en cuenta los principales aspectos que están presentes en los distintos modelos teóricos elaborados hasta ahora para explicar la adquisición de la competencia. En este modelo, se incluye uno de los factores considerados clave en el desarrollo de la competencia experta, la habilidad para organizar los conocimientos. Otro factor a considerar, es la habilidad intelectual general y su relación con la competencia experta en general, así trataremos de responder a la cuestión de si la competencia experta es el resultado de un mayor nivel de habilidad intelectual y/o de un conocimiento más organizado. A estos factores se añade la motivación, el empleo de estrategias, así como el tipo de instrucción recibida. Este conjunto de factores se analizan en individuos que consideramos se encuentran en la fase de desarrollo inicial de la competencia experta; un grupo de alumnos universitarios, estudiantes de segundo ciclo, matriculados en la licenciatura de Psicopedagogía. En los que se estudian los procesos y resultados de la adquisición de un aprendizaje complejo, dentro de un dominio específico de contenido, y en el ambiente real de aprendizaje de una materia perteneciente a ese dominio. El método utilizado combina distintas orientaciones metodológicas, que incluyen desde procedimientos cualitativos a poderosas técnicas estadísticas como son los modelos de estructuras de covarianza.
Palabras clave: Aprendizaje complejo. Competencia experta. Inteligencia. Estructuras conceptuales. Habilidades cognitivas.
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2201 0 bytes Universidad de Alicante http:// |
Categoria: Espanhol Teses |
A perspectiva da mulher como resistência às configurações ideológicas do ditador latino-americano : |
Versão: Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
TAVARES, Carla Rosane da Silva
Tendo como pressupostos os estudos de teóricas feministas da atualidade, como Teresa de Lauretis, Judith Butler e Joan Scott, e críticas literárias, dentre as quais Rita Teresinha Schmidt e Márcia Hoppe Navarro, ao lado de pensadores como Mikhail Bakhtin, Louis Althusser e Fredric Jameson, o presente trabalho expõe os resultados da pesquisa A perspectiva da mulher como resistência às configurações ideológicas do ditador latinoamericano: o romance de Julia Alvarez e de Mario Vargas Llosa. A fundamentação teórica permite a análise de um corpus literário constituído pelos romances contemporâneos No tempo das Borboletas (1994), da dominicana, naturalizada americana, Julia Alvarez, e A festa do Bode (2000), do peruano Mario Vargas Llosa, narrativas que possuem em comum a questão de El Trujillato — esta última utilizada como contraponto da primeira, que se constitui em objeto principal do estudo literário. A metodologia adotada centra-se na análise comparativista dos romances, norteada pelos princípios da Literatura Comparada. Com enfoques e pontos de vista diferenciados, os textos possibilitam a análise da representação de gênero e ideologia, ao lado do cruzamento que se estabelece entre Literatura e História. A compreensão de gênero, como construção social e cultural, contribui com a verificação de peculiaridades do discurso literário, na explicitação da mulher enquanto sujeito plural e multiforme. O entendimento de ideologia(s) como mecanismo(s) de conhecimento/desvendamento ou mascaramento da realidade contribui com o projeto de análise deste trabalho. A análise crítica explicita o lugar discursivo da mulher em um contexto predominantemente masculino, permitindo a verificação de posições ideológicas nas formações político-sociais que se inserem numa sociedade dominada pela ditadura. Os textos literários, com as subjetividades próprias de cada autor/a, revisitam um período da História da República Dominicana, mostrando a presença feminina ainda à margem dos processos de decisão, entretanto revelam que essa mulher tem consciência da situação e tudo faz para mudá-la. Assim, quando de sua inserção no espaço político, ela promove uma ruptura nos padrões instituídos. No cotejo comparativo entre as narrativas, verifica-se que a representação de gênero feminino é mais expressiva no romance das Borboletas, com a atuação política das irmãs Mirabal. O fato de ser sua autora uma mulher, que vivenciou parte da ditadura, confere ao processo de escritura do texto literário condições mais explícitas de traduzir sua percepção acerca da temática e da explicitação da condição da mulher em um contexto marcado pela prepotência do homem. O romance de Vargas Llosa, por sua vez, oferece maior exploração da História instituída, revelando uma perspectiva masculina mais acentuada no âmbito da realidade ficcional. Em conjunto, ambas as poéticas permitem um novo e atualizado olhar para questões políticas em meio ao horror instituído de uma época trágica. O cenário da República Dominicana, que ainda inspira reflexões, é reconstruído com maestria nesse percurso através da tessitura literária.
Palavras-chave: Ideologia e literatura. Literatura comparada. Literatura e gênero. Personagem feminina.
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1027 0 bytes UFRGS http:// |
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