Educadores

Ínicio : Espanhol : Teses : 

Produções de Profissionais da Seed: Teses (0)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Marcadores conversacionais na interlíngua de aprendizes de espanhol no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
GONÇALVES, Eliane

A produção oral de aprendizes de língua estrangeira se insere no âmbito das atividades linguísticas desenvolvidas pelo homem e se realiza mediante a cooperação entre os seus falantes e o uso de estratégias que possam garantir a interação. Em estágios de aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira, observa-se que um dos recursos utilizados pelos alunos para obter sucesso nas situações de interação é o uso de marcadores conversacionais. (...) O resultado desta pesquisa poderá auxiliar os professores não somente no tocante aos estudos sobre aquisição de línguas materna ou estrangeira, como também no desenvolvimento de estratégias que contribuam para que seus alunos tenham uma maior competência linguística e conversacional.

Palavras-chave: Aquisição da Linguagem. Marcadores conversacionais. Língua Estrangeira.

Downloads 3870  3870  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Línguas de fronteira e política de línguas: uma história das ideias linguísticas Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
STURZA, Eliana Rosa

A obra "Dialecto Fronterizo en el Norte del Uruguay" (1965), de José Pedro Rona, funda um discurso sobre as línguas praticadas na fronteira do Brasil com o Uruguai. A história das ideias linguísticas sobre as línguas de fronteira se constitui nos discursos acadêmicos sobre o cruzamento das línguas portuguesa e espanhola nas zonas de fronteira. O espaço de enunciação fronteiriço se define como um espaço no qual se enunciam dizeres sobre as línguas. Esses dizeres têm sentidos políticos que determinam uma distribuição para as línguas, atribuindo-lhes uma hierarquia. Mas, no conjunto das línguas de fronteira, incluem-se práticas linguísticas que resultam do cruzamento entre as línguas dominantes na fronteira, o português e o espanhol. Desse modo, as designações, tomadas nesse trabalho, como categoria de análise, significam politicamente, porque uma vez nomeadas, as práticas do cruzamento entram também no quadro das línguas de fronteira. Nessa fronteira é a língua portuguesa e os dialetos de base portuguesa que determinam uma política de línguas.

Downloads 3924  3924  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Literatura e tradução no ensino de espanhol: língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
PEDROSO, Sérgio Flores

Nesta tese é analisada, causal e didaticamente, a relação literatura estrangeira com o ensino de sua língua, visando determinar o modo como poderia ser reconfigurada a relação entre a literatura e o ensino de sua língua aqui considerada não orgânica - em função dos objetivos pedagógicos que justificam o ensino não instrumentalista dessas línguas.
O compromisso teórico-metadológico desta pesquisa é com a escola francesa da análise do discurso. Desse fato decorre que a concepção de sujeito fragmentado e de condições de produção sustentem a coerência argumentativa desse trabalho. Nele, o ensino de espanhol como língua estrangeira é tomado como referência vivencial de prática pedagógica.

Palavras-chave: Linguística Aplicada. Análise do Discurso. Língua Espanhola. Tradução e interpretação. Livros didáticos. Cultura.

Downloads 4356  4356  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Um modelo macro-organizacional de formação reflexiva de professores de língua(s): articulações entr Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ABREU-e-LIMA, Denise Martins de

Pesquisas realizadas na área de Linguística Aplicada (LA) sobre formação de professores de língua estrangeira (LE) revelam a falta de articulação entre teoria-prática e de preparo dos professores como sujeitos transformadores em sua prática, demonstrando a inconsistência da formação de professores no desenvolvimento das competências de ensinar, segundo classificação de Almeida Filho (1998). As mesmas pesquisas citadas indicam caminhos que podem ser seguidos para minimizar ou solucionar esses problemas. Um dos caminhos a ser percorrido na LA é saber como fazer para que uma abordagem de ensinar e aprender línguas, condizente com os resultados almejados, seja concretizada na prática e produza os efeitos desejados nas diferentes competências do profissional de ensino. De acordo com essas discussões e com as características exigidas pelo Ministério da Educação sobre o tipo de profissional que se deseja formar: que tenha capacidade crítico-reflexiva, que saiba trabalhar em equipe, realizar projetos, trabalhar interdisciplinarmente, desenvolvendo suas potencialidades e as de seus alunos, buscamos na teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (1983) um possível eixo temático para ser abordado em curso de formação de professores.

Palavras-chave: Formação de professores reflexivos. Abordagem comunicativa. Ensino por projetos. Competências de ensinar. Inteligências múltiplas.

Downloads 7461  7461  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!A construção social das competêcias necessárias ao professor de língua estrangeira : entre o real e Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2008
Descrição:
Esta tese teve por objetivo compor, discutir e analisar o perfil do profissional de Letras, por meio de pesquisas com o ingressante do curso, com o aluno-professor concluinte do último ano e com o professor em serviço na Rede Pública, confrontando-os com as necessidades sentidas pelo próprio professor no momento de sua prática pedagógica, e com os resultados advindos da aplicação de um teste de língua inglesa (TET: Test for English Teachers) aos sujeitos envolvidos na presente investigação.

Downloads 2154  2154  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Aspectos de la semántica de los adverbios de modo en español Popular Versão: 
Atualização:  2/4/2012
Descrição:
CASTELLS, Sergi Torner

Esta tesis se propone ahondar en el conocimiento que en la actualidad se tiene sobre la semántica de los adverbios del español derivados, a partir de adjetivos, con el sufijo -mente. El análisis que llevamos a cabo toma como punto de partida las descripciones previas que sobre los adverbios se han realizado tanto en español como en otras lenguas, especialmente el inglés. Estos trabajos parecen haber alcanzado un alto grado de consenso sobre los distintos grupos de adverbios que se pueden establecer tanto por la sintaxis como por la semántica que muestran los miembros que los componen, así como sobre las diversas funciones que pueden desempeñar los adverbios que forman estos grupos.

Downloads 2199  2199  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universitat Pompeu Fabra  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Da palavra ao traço: Dom Quixote, Sancho Pança e Dulcinéia del Toboso Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2008
Descrição:
FLORES, Célia Navarro

Este trabalho parte do pressuposto de que, ao longo dos séculos, a imagem das personagens Dom Quixote e Sancho Pança se consolida de tal maneira a converter tais personagens em um mito com forte apelo visual. Por outro lado, essa consolidação não ocorre com a imagem da personagem Dulcinéia del Toboso, a qual não assume nenhuma forma imageticamente definitiva. O objetivo é mostrar que tal fenômeno ocorre graças a dois fatores que estão intimamente relacionados: determinados expedientes cervantinos na construção dessas personagens e a tradição iconográfica da obra formada ao longo dos séculos pelos inúmeros ilustradores que recriaram as personagens de Cervantes. A partir da análise literária dos procedimentos cervantinos na construção das três personagens e do cotejo entre texto e imagens e entre imagens de diferentes séculos, chegou-se a alguns resultados interessantes: a grande força icônica e a maior pontualidade do autor ao construir os protagonistas Dom Quixote e Sancho Pança propiciam uma série de leituras das personagens que convergem em direção a uma espécie de ideogramização da dupla; paralelamente, o maior perspectivismo e imprecisão na construção da personagem Dulcinéia del Toboso resulta em uma pluralidade de leituras, dentre as quais tanto coexistem fusões e justaposições de perspectivas com recriações muito particulares da personagem.

Downloads 9481  9481  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!O que norteia a escolha de professores de língua estrangeira por diferentes tipos de feedback corret Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2008
Descrição:
MENTI, Magali de Moraes

O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de investigar, através de uma perspectiva sociocultural, o que norteia a escolha de diferentes tipos de feedbacks corretivos por professores de língua estrangeira (LE) ao corrigir a fala de seus alunos. A pesquisa foi realizada em um curso particular de idiomas no sul do Brasil que segue os princípios da abordagem comunicativa, tendo cinco professores como participantes. Este trabalho foi realizado por meio da observação do comportamento corretivo dos professores atuando com seus próprios alunos durante atividades com foco na forma. Tais atividades foram gravadas em vídeo e, logo após a gravação, foram comentadas pelos professores durante entrevistas com a pesquisadora, as quais também foram gravadas em vídeo.


Downloads 752  752  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRS  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Drama y teatro. La presentación de una pieza teatral en la clase de E/LE. "El Generalito", de Jorge  Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2008
Descrição:
ROBLES POVEDA, María Magdalena

Si, desde niños hemos recurrido inconscientemente a actividades dramáticas disfrazadas de juegos infantiles que nos ayudan y nos motivan en la tarea de descubrir el mundo y comunicarnos con los demás; ¿por qué no aprovechar tales actividades en el aprendizaje de una lengua extranjera? Con este proyecto proponemos no quedarnos únicamente en los juegos dramáticos, sino ir más allá: utilizar el proceso de representación de una pieza teatral en nuestras clases de español. Sin embargo hay que tener en cuenta que tanto el drama como el teatro son términos que se complementan en esta tarea. Nuestro objetivo es servir de guía a aquellos profesores que vean las actividades dramáticas y, más concretamente, el teatro, como recursos que ayuden a crear materiales que permitan a nuestros alumnos desinhibirse y lograr una comunicación auténtica y completa, en el que la voz y el gesto formen un todo unificado. No se trata de realizar un trabajo de profesionales, sino de llevar a cabo una tarea con un grupo de personas entusiastas del teatro; pues con ilusión no hay límites ni barreras que nos impidan alcanzar el placer de la recreación artística.

Downloads 1860  1860  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad de Salamanca  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Adaptación del Corpus C-oral-rom a la Enseñanza del Español para Extranjeros Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2008
Descrição:
LLANOS, Leonardo Campillos

El presente trabajo resume el proceso de adaptación del corpus de habla espontánea C-ORAL-ROM para la didáctica del español para extranjeros, que permitiría trabajar principalmente la destreza de comprensión auditiva, pero también contenidos gramaticales, comunicativos y léxicos. En primer lugar se indican las características principales de este corpus, estableciendo la continuación cómo se han usado hasta ahora corpus lingüísticos en la enseñanza de lenguas extranjeras; después se explicará la adaptación de C-ORAL-ROM que se ha llevado a cabo con vistas a su aplicación en la enseñanza, desde un enfoque descriptivo y comunicativo. Finalmente, se expondrá la clasificación realizada de sus contenidos, así como la metodología seguida y los criterios de selección de muestras de lengua y de fragmentos de los documentos.

Downloads 2708  2708  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad Autonoma de Madrid  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 »