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Produções de Profissionais da Seed: Teses (0)


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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Aldo Pellegrini, surrealista argentino Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CASTIGLIONI, Ruben Daniel Méndez

Nesta tese se realiza um estudo das atividades do argentino Aldo Pellegrini, que se destacou por ser o pioneiro na divulgação e organização do surrealismo na Argentina e na América Latina, bem como, por ser um escritor polígrafo de grande talento: crítico de arte, ensaísta, dramaturgo, tradutor e um poeta “notável” (o adjetivo é de Octavio Paz). Este trabalho está organizado em quatro partes. Na primeira, se esboçam as características que definem o surrealismo. Na segunda - e após fazer referência ao contexto literário argentino dos anos 20 - se estuda cronológicamente a trajetória de Pellegrini: o descubrimento do surrealismo, seu papel na formação e no crescimento do grupo surrealsita argentino (o que inclui a publicação de revistas), sua obra literária (cinco livros de poemas e um de teatro), seus textos ensaísticos, etc. Na terceira parte, se examina sua produção ensaística, na qual se destaca sua visão acerca do mundo, da arte de sua época, da poesía, do artista e do maravilhoso. E, na quarta parte, se aborda a recepção de seu trabalho, tentando descrever seu grau de aceitação, considerando as diversas manifestações críticas e interpretações que se realizaram sobre Aldo Pellegrini no momento em que sua obra veio à luz, e ao longo da história. Se pode observar, que a acolhida passou por etapas bem definidas: no princípio, o silêncio por parte do público e da crítica; depois, reprovação e deboche, e, mais tarde, reconhecimento de setores da intelectualidade e alguns estudos acadêmicos.

Palavras-chave: Aspectos do surrealismo na obra de A. Pellegrini. Surrealismo. Literatura hispano-americana. Literatura argentina. Surrealismo. Pellegrini. Aldo. 1903-1973.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Antología histórica del cuento literario chicano: (1877-1950)  Popular Versão: 
Atualização:  25/8/2008
Descrição:
MIGUÉLEZ MARTÍNEZ, Armando

La razón primordial de esta disertación es la de sacar a la luz mucho del material literario que se encuentra en los periódicos en español en los Estados Unidos, mayormente en el suroeste del aís. El desconocimiento de estos textos ha hecho creer a algunos críticos que la literatura chicana contemporánea nació como por generación espontánea, des membrada del núcleo cultural del que es hija: la cultura mexicana inmediata y el mundo latinoamericano en general. Aún los que creían que el pueblo chicano sí tenía una tradición literaria, creían que ésta era de tipo oral y folklórico, connada de relieve en cuanto a la literatura de creación individual. El descubrimiento de estos textos tira por tierra las teorías previas y contextualiza mucha de la literatura chicana contemporánea en una tradición literaria propia. En el siglo XIX, y primeras décadas del X, esta tradición, en cuanto a los cuentos, parece seguir los modelos europeos, como se puede ver por la naturaleza formal y temática de los primeros cuentos antologizados. Después el cuento pasó a reflejar un mundo más inmediato, tiendo la característica más importante el conflicto cultural en que se encontraron, primero, los residentes de lo que pasó a ser Estados Unidos y , después, los inmigrantes mexicanos de la segund a década del siglo XX.

Downloads 1559  1559  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2005  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Aquisição das consoantes róticas no português brasileiro e no espanhol: um estudo comparativo Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Carolina Cardoso

Esta tese de doutorado descreve a aquisição das consoantes róticas do Português e do Espanhol, em todas as posições que estes segmentos podem ocupar em ambas as línguas, ou seja, o ‘r-forte’ em posição de onset simples (absoluto e medial) e o ‘r-fraco’ em posição de onset simples (medial), onset complexo e coda (medial e final). Os dados são de crianças monolíngües com desenvolvimento fonológico normal e idade entre 2:0 e 4:2 anos, pertencentes aos Bancos de Dados AQUIFONO e CHILDES. Considerando que a literatura ainda apresenta posicionamentos diferenciados quanto ao status fonológico dos segmentos róticos, o presente trabalho pretende discutir a aquisição dos ‘r’s enfocando as estratégias de reparo utilizadas pelas crianças, bem como observar as variáveis lingüísticas e a variável extralingüística que influenciam na aquisição. Para realizar a análise dos dados fez-se uso da Teoria da Sílaba e do Acento. Os dados utilizados foram submetidos à análise estatística pelo conjunto de programas que fazem parte do Pacote VARBRUL.

Downloads 1977  1977  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC/RS   Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!As relações semânticas de polissemia e homonímia para um tratamento de heterossemânticos na interfac Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2008
Descrição:
SILVA, Eliane Barbosa da

Este trabalho apresenta uma análise comparativa de palavras heterossemânticas do português e do espanhol. A pesquisa foi motivada face à observação da mudança ou deslocamento de sentido ocorrido em palavras substancialmente semelhantes nas duas línguas, e sua relativa freqüência em textos, e em produções (falada ou escrita) de nativos e aprendizes de uma língua estrangeira.

Downloads 1531  1531  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFAL  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Aspectos de la semántica de los adverbios de modo en español Popular Versão: 
Atualização:  2/4/2012
Descrição:
CASTELLS, Sergi Torner

Esta tesis se propone ahondar en el conocimiento que en la actualidad se tiene sobre la semántica de los adverbios del español derivados, a partir de adjetivos, con el sufijo -mente. El análisis que llevamos a cabo toma como punto de partida las descripciones previas que sobre los adverbios se han realizado tanto en español como en otras lenguas, especialmente el inglés. Estos trabajos parecen haber alcanzado un alto grado de consenso sobre los distintos grupos de adverbios que se pueden establecer tanto por la sintaxis como por la semántica que muestran los miembros que los componen, así como sobre las diversas funciones que pueden desempeñar los adverbios que forman estos grupos.

Downloads 1959  1959  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universitat Pompeu Fabra  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Atitudes, representações e políticas linguísticas: lugares que a língua espanhola ocupa no imaginári Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
JACUMASSO, Tadinei Daniel
Esta tese focaliza lugares que ocupa a língua espanhola em relação a outras línguas no imaginário de paranaenses vinculados a três escolas localizadas em Irati, Foz do Iguaçu e Curitiba. Trata-se de uma pesquisa sobre atitudes, representações e políticas linguísticas que adota como instrumentos para a composição do corpus questionários e entrevistas com informantes variados, a saber: alunos, pais de alunos, professores e gestores da educação. Este trabalho conclui que a língua espanhola ocupa lugares diferentes, como, por exemplo: i) lugar de língua de leitura numa comparação com o inglês, que ocupa um lugar imaginário de língua para a comunicação oral; ii) lugar de língua internacional, necessária e equiparada ao inglês em algumas condições; iii) lugar de língua possível para o brasileiro, preferida em diversas situações comunicativas e indispensável em outras quando não se pode usar o português.
Palavras-chave: Atitudes e representações linguísticas. Língua espanhola. Paraná. Políticas linguísticas.

Downloads 35  35  Tamanho do arquivo 6.41 KB  Plataforma USP  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Colocar lupas, transcriar mapas - iniciando o desenvolvimento da competência tradutória em nível bás Popular Versão: 
Atualização:  6/5/2008
Descrição:
CINTRÃO, Heloísa Pezza

Esta investigação focou-se em elementos do desenvolvimento da competência tradutória (CT) atribuíveis a um treinamento em tradução desenhado para que estudantes universitários de Letras em estágios iniciais de aprendizagem de L2 pudessem "captar princípios fundamentais da tradução", começando a assimilar um método de trabalho adequado, conforme a meta formulada por Hurtado (1996) para um curso introdutório à tradução direta escrita "geral". Este recorte de pesquisa inseriu-se no interesse amplo de entender a CT e seu desenvolvimento, com auxílio de observações empíricas, tanto quanto de reflexões já elaboradas na literatura sobre esses temas.

Palavras-chave: Língua espanhola. Tradução.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Creación lingüística: la renovación del léxico del español actual por la metonimia Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SÁNCHEZ, Maria Carmen Manzanares

La relativa sistematización de la actuación de la metonimia, siendo un procedimiento creativo para la renovación semántica del léxico, es el punto de partida de esta Tesis, que propone un modelo de seguimiento de la repercusión de la metonimia sobre el léxico del español actual. La Tesis se estructura en cuatro partes, a las que se suman las conclusiones. En primer lugar, se introducen los objetivos y metodología del trabajo, así como la perspectiva adoptada con relación al cambio lingüístico: nos planteamos un estudio sincrónico, según los patrones sistemáticos de actuación del procedimiento. En la segunda parte, desarrollamos una lingüística de la metonimia, superando las restricciones que imponía su caracterización en los tratados retóricos como figura de significación aplicada ad hoc sobre el léxico. En la tercera parte, y como resultado de la descripción del procedimiento, delimitamos los parámetros de observación de la metonimia en un diccionario, según su manifestación en los distintos niveles lingüísticos, y los aplicamos también a la relación entre acepciones, estudiando la que se ha llamado metonimia polisémica. A continuación, presentamos los índices lexicográficos para su identificación en el Diccionario del español actual (1999) de Manuel Seco, Olimpia Andrés y Gabino Ramos, que constituye nuestro corpus de estudio.

Palabras clave: Metonimia. Elipsis. Sinécdoque. Diccionario. Léxico. Tropo. Cambio lingüístico.

Downloads 879  879  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad De Murcia  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Da palavra ao traço: Dom Quixote, Sancho Pança e Dulcinéia del Toboso Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2008
Descrição:
FLORES, Célia Navarro

Este trabalho parte do pressuposto de que, ao longo dos séculos, a imagem das personagens Dom Quixote e Sancho Pança se consolida de tal maneira a converter tais personagens em um mito com forte apelo visual. Por outro lado, essa consolidação não ocorre com a imagem da personagem Dulcinéia del Toboso, a qual não assume nenhuma forma imageticamente definitiva. O objetivo é mostrar que tal fenômeno ocorre graças a dois fatores que estão intimamente relacionados: determinados expedientes cervantinos na construção dessas personagens e a tradição iconográfica da obra formada ao longo dos séculos pelos inúmeros ilustradores que recriaram as personagens de Cervantes. A partir da análise literária dos procedimentos cervantinos na construção das três personagens e do cotejo entre texto e imagens e entre imagens de diferentes séculos, chegou-se a alguns resultados interessantes: a grande força icônica e a maior pontualidade do autor ao construir os protagonistas Dom Quixote e Sancho Pança propiciam uma série de leituras das personagens que convergem em direção a uma espécie de ideogramização da dupla; paralelamente, o maior perspectivismo e imprecisão na construção da personagem Dulcinéia del Toboso resulta em uma pluralidade de leituras, dentre as quais tanto coexistem fusões e justaposições de perspectivas com recriações muito particulares da personagem.

Downloads 474  474  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!De mujeres, palomas y guerra: gritos y silencios en "La Plaza del Diamante", de Mercè Rodoreda Popular Versão: 
Atualização:  29/1/2009
Descrição:
GOMÉZ, Josefa Buendia

Este trabajo presenta un análisis de la obra "La Plaza del Diamante", de Mercè Rodoreda. A partir de la protagonista Natalia, sujeto femenino construido en la novela, descubrimos huellas de la vida de mujeres en la Guerra Civil Española.
Como lectora sentimos el reto y la oportunidad de poder colocar contenidos en las indeterminaciones y vacíos ofrecidos por el texto, a partir de nuestro propio repertorio, ya que el proceso de lectura ayuda a descubrir las posibilidades del texto, y ofrece elementos para nuevas transformaciones y ajustes.
El análisis está situado dentro de la crítica literaria feminista, haciendo uso de género, como categoría analítica que desvela, en los diferentes campos del conocimiento, entre los que se encuentra la literatura, cómo la construcción de discursos, la creación de símbolos y de estructuras instituyen la inferiorización, subordinación y exclusión de las mujeres de los espacios de poder.
Entre las instituciones responsables de las relaciones jerárquicas, que se establecen entre hombres y mujeres, se encuentra el sistema de guerra, ya que es en la guerra donde se determinan los roles y unciones entre los sexos. La relación que, en el texto, se establece entre palomas y guerra, ayuda a desvendar las hipocresías y ambigüedades que existen en el sistema bélico.
El uso y la manipulación de discursos y símbolos religiosos contribuyen, también, a la subordinación y sumisión de las mujeres, tanto en el espacio familiar como social.

Palabras clave: Mujeres. Género. Feminismo. Palomas-guerra. República Española. Guerra Civil Española. Desconstrución-mitos. Poder-palabra-autonomía.

Downloads 522  522  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
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