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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!El testimonio, Roque Dalton y la representación de la catástrofe" Popular Versão: 
Atualização:  6/5/2008
Descrição:
ANDRÉ, Rhina Landos Martinez

Com base em duas concepções teóricas sobre a literatura de testemunho – uma relativa à produção da América Latina, entre 1960 e 1980 e outra referente ao campo de reflexão sobre a Shoah – este trabalho considera Roque Dalton como autor de literatura de testemunho não apenas por sua obra Miguel Mármol. Los sucesos de 1932 en El Salvador mas também por sua poesia. Esta representa a vivência da catástrofe com os mesmos valores éticos e os mesmos procedimentos estéticos que outros autores de outras tradições literárias utilizaram para representar a violência do século XX. Para demonstrar esta tese, que coloca o autor salvadorenho em diálogo com escritores tanto de América Latina como de Europa, analisamos um corpus de poemas de sua obra Taberna y otros lugares, Prêmio Casa de las Américas, la Habana, Cuba, 1969.

Palavras-chave: Representação. Roque Dalton. Testemunho.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!O que norteia a escolha de professores de língua estrangeira por diferentes tipos de feedback corret Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2008
Descrição:
MENTI, Magali de Moraes

O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de investigar, através de uma perspectiva sociocultural, o que norteia a escolha de diferentes tipos de feedbacks corretivos por professores de língua estrangeira (LE) ao corrigir a fala de seus alunos. A pesquisa foi realizada em um curso particular de idiomas no sul do Brasil que segue os princípios da abordagem comunicativa, tendo cinco professores como participantes. Este trabalho foi realizado por meio da observação do comportamento corretivo dos professores atuando com seus próprios alunos durante atividades com foco na forma. Tais atividades foram gravadas em vídeo e, logo após a gravação, foram comentadas pelos professores durante entrevistas com a pesquisadora, as quais também foram gravadas em vídeo.


Downloads 746  746  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRS  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!La intensificación en el español coloquial Popular Versão: 
Atualização:  6/10/2008
Descrição:
ALBELDA, Marta Marco

Este trabajo pretende procurar unos criterios teóricos adecuados para caracterizar la intensificación, fenómeno pragmático en torno al que predominan una confusión terminológica y unas definiciones vagas e imprecisas. Hasta el momento, se ha descrito la intensificación desde perspectivas semánticas y estilísticas; sin embargo, por tratarse de un hecho comunicativo de la lengua, estos enfoques resultan insuficientes. Se requiere tener en cuenta los factores que intervienen en su enunciación para juzgar su función y su valor. Es necesario, por tanto, acudir a explicaciones pragmáticas para su completa caracterización, puesto que su empleo en el discurso no es gratuito, sino que se debe a propósitos concretos del hablante.
Este trabajo se basa en un análisis inductivo del corpus de conversaciones orales del español Val.Es.Co. (2002). El resultado radica en que la intensificación se realiza en tres niveles de estudio de la lengua, cada uno de los cuales ofrece un rasgo para identificarla según los elementos de la comunicación destacados.

Downloads 802  802  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universitat De Valencia  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à en Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2008
Descrição:
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo

A análise do mercado do livro didático no Brasil, de 1985 a 2007, é o foco desta pesquisa. Esse período tem como marco inicial a criação do programa Nacional do Livro Didático (PNLD), política adotada pelo Estado em relação ao livro didático, na redemocratização do país, que centraliza, no governo federal, planejamento, avaliação, compra e distribuição gratuita do livro escolar para a maioria dos alunos da educação básica do Brasil.

Palavras-chave: Programa Nacional do Livro Didático. Mercado editorial. Políticas públicas. Língua Espanhola. História da educação.

Downloads 813  813  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC – São Paulo  Site http://
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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Ensino e aprendizagem de português língua estrangeira: os imigrantes bolivianos em São Paulo - uma a Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VIEIRA, Maria Eta

Neste estudo investigamos o ensino e aprendizagem de português língua estrangeira (PLE) para falantes de espanhol, em especial, para bolivianos residentes em São Paulo. Para a consecução de nossos principais objetivos, quais sejam: identificar, analisar e apresentar propostas para facilitar o processo deste ensino e aprendizagem, tratamos de sincronizar a pesquisa teórica e o trabalho prático. A pesquisa bibliográfica iniciou-se com as obras do professor e pesquisador José Carlos Paes de Almeida Filho expandindo-se, posteriormente, a bibliotecas e sites de instituições vinculadas ao ensino e aprendizagem de PLE e também de outras línguas estrangeiras. Foram-nos de grande importância as publicações de Almeida Filho (1989; 1995; 2001; 2005); Kreutz (2000); Llobera (1995); Pacheco (2006); Santos Gargallo (1999) e também as contribuições da área de metodologia de ensino (CHAGAS, 1979; SÁNCHEZ LOBATO, 2004); trabalhos sobre conceitos de cultura, identidade, preconceitos e estereótipos (LARAIA, 2007; PRESTON e YOUNG, 2000; SCHUMANN, 1992; SERRANI, 2005; SIGNORINI, 2002; THOMPSON, 1995); e sobre multiculturalidade, ensino de línguas e comportamento intercultural (BACKMAN, 1995; CANALE, 1995; GARCÍA GARCÍA, 1998; 2004, IGLESIAS CASAL, 2000; 2003; MIQUEL e SANS, 1992, 2004). Essa pesquisa possibilitou-nos traçar um mapa dos principais pontos de ensino e desenvolvimento de PLE em diferentes lugares, como China, países africanos, América Latina, Portugal e Brasil, com informações atualizadas sobre Centros de Estudos Brasileiros, Núcleos de Estudos Brasileiros, Institutos Culturais e Leitorados, tanto brasileiros como portugueses, e Centros de Cultura Portuguesa. Além da pesquisa bibliográfica recorremos também, no trabalho de campo, a fontes primárias como entrevistas e a coleta de dados por meio das aulas ministradas para a comunidade de bolivianos. Essa revisão fez-se necessária e determinante como suporte teórico para a análise de questões sobre falsas ou supostas crenças da proximidade ou facilidade entre as línguas e também sobre as negociações de sentido, as trocas de informações, os acordos socioculturais entre os falantes em suas interações cotidianas e o reflexo dessas interações em sala de aula. Estes temas são fundamentais para o aprendizado de qualquer língua estrangeira e podem atuar como facilitadores ou dificultadores do processo, segundo o tratamento que lhes demos professores e alunos.

Palavras-chave: Aprendizagem. Cultura. Ensino. Interculturalidade. Português Língua Estrangeira.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Figuras modernas nas letras latinoamericanas Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
AMARO, José Luis Martinez

A tese propõe comparar a idealização romântica de um ethos americano, versões que figuram o contrário dessa unicidade, em textos de ficção e poesia. A equiparação entre metáfora ficcional e conceito é utilizada heuristicamente para ler os movimentos retóricos dos textos analisados. A articulação desse movimento supõe uma análise e uma produção textual.

Palavras-chave: Borges. Lezama. Literatura. Metáfora.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!La influencia de las ideas lingüísticas de Samuel Gili Gaya en obras gramaticales españolas Popular Versão: 
Atualização:  6/10/2008
Descrição:
MARTÍNEZ, Olalla Oronich

Este trabajo se enmarca en la labor del Grupo de Investigación Samuel Gili Gaya de la Universitat de Lleida. El objetivo de este grupo y, en particular, el de esta tesis doctoral es el de llenar un vacío en la historiografía de la lingüística española: el estudio de la amplia aportación filológica de Samuel Gili Gaya. Con la presentación de este trabajo pretendemos reconocer el importante papel que la labor gramatical de este autor tiene todavía hoy en la evolución del estudio de la gramática de la lengua castellana. Con el fin de llevar a cabo esta tarea, hemos dividido nuestra investigación en dos partes. La primera consiste en el estudio de las teorías gramaticales del autor a partir, principalmente, de su obra más importante en este ámbito, el Curso superior de sintaxis española. Por tanto, después de una introducción en la que exponemos nuestros objetivos, metodología, estructura del trabajo y delimitación y selección del corpus de obras estudiadas, analizamos, en la primera parte, las fuentes y bases epistemológicas de la obra de Gili Gaya. A continuación, en la segunda parte, investigamos, en dieciocho obras representativas de las distintas corrientes lingüísticas de la segunda mitad del siglo XX, la recepción que han tenido las ideas gramaticales de nuestro autor.

Palabras claves: Lingüística espanyola. Samuel Gili Gaya. Gramàtica. Sintaxi espanyola.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!De mujeres, palomas y guerra: gritos y silencios en "La Plaza del Diamante", de Mercè Rodoreda Popular Versão: 
Atualização:  29/1/2009
Descrição:
GOMÉZ, Josefa Buendia

Este trabajo presenta un análisis de la obra "La Plaza del Diamante", de Mercè Rodoreda. A partir de la protagonista Natalia, sujeto femenino construido en la novela, descubrimos huellas de la vida de mujeres en la Guerra Civil Española.
Como lectora sentimos el reto y la oportunidad de poder colocar contenidos en las indeterminaciones y vacíos ofrecidos por el texto, a partir de nuestro propio repertorio, ya que el proceso de lectura ayuda a descubrir las posibilidades del texto, y ofrece elementos para nuevas transformaciones y ajustes.
El análisis está situado dentro de la crítica literaria feminista, haciendo uso de género, como categoría analítica que desvela, en los diferentes campos del conocimiento, entre los que se encuentra la literatura, cómo la construcción de discursos, la creación de símbolos y de estructuras instituyen la inferiorización, subordinación y exclusión de las mujeres de los espacios de poder.
Entre las instituciones responsables de las relaciones jerárquicas, que se establecen entre hombres y mujeres, se encuentra el sistema de guerra, ya que es en la guerra donde se determinan los roles y unciones entre los sexos. La relación que, en el texto, se establece entre palomas y guerra, ayuda a desvendar las hipocresías y ambigüedades que existen en el sistema bélico.
El uso y la manipulación de discursos y símbolos religiosos contribuyen, también, a la subordinación y sumisión de las mujeres, tanto en el espacio familiar como social.

Palabras clave: Mujeres. Género. Feminismo. Palomas-guerra. República Española. Guerra Civil Española. Desconstrución-mitos. Poder-palabra-autonomía.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Colocar lupas, transcriar mapas - iniciando o desenvolvimento da competência tradutória em nível bás Popular Versão: 
Atualização:  6/5/2008
Descrição:
CINTRÃO, Heloísa Pezza

Esta investigação focou-se em elementos do desenvolvimento da competência tradutória (CT) atribuíveis a um treinamento em tradução desenhado para que estudantes universitários de Letras em estágios iniciais de aprendizagem de L2 pudessem "captar princípios fundamentais da tradução", começando a assimilar um método de trabalho adequado, conforme a meta formulada por Hurtado (1996) para um curso introdutório à tradução direta escrita "geral". Este recorte de pesquisa inseriu-se no interesse amplo de entender a CT e seu desenvolvimento, com auxílio de observações empíricas, tanto quanto de reflexões já elaboradas na literatura sobre esses temas.

Palavras-chave: Língua espanhola. Tradução.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!La formación de identidad en la novela hispano africana: 1950-1990 Popular Versão: 
Atualização:  29/1/2009
Descrição:
SALVO, Jorge

La tesis hace un análisis del proceso de la formación de la identidad guineoecuatoriana de la forma en que ese proceso y esa identidad se expresan en las cinco novelas guineoecuatorianas escritas entre 1950 y 1990. En la introducción se hace una reseña histórica de Guinea Ecuatorial haciendo especial hincapié en el período del colonialismo español desde fines del siglo XVIII hasta la independencia en 1968. En el primer capítulo se hace la presentación de las novelas utilizadas y de sus autores. En los capítulos 2, 3 y 4 se analizan las novelas en tres contextos diferentes: el de la hispanidad, el de la africanidad y el de las literaturas post coloniales. Estos tres referentes de análisis ofrecen a la tesis su contexto teórico. La tesis propone que la identidad guineoecuatoriana se forma a través del rechazo de la hispanidad, de la identificación con la africanidad y de la lucha contra el colonialismo. El capítulo 5 es el que resume las conclusiones.

Palabras clave: Guinea. Afro-hispano. postcolonial. novela. identidad.

Downloads 994  994  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes  Site http://
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