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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Nomes próprios: análise de antropônimos do espanhol escrito  Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
AMARAL, Eduardo Tadeu Roque

O objetivo principal desta tese é apresentar uma análise dos diferentes usos de antropônimos (nomes próprios de pessoas) em textos do espanhol escrito contemporâneo. Primeiramente, são discutidas questões relacionadas ao sentido e à referência; retomando-se teorias clássicas sobre os nomes próprios, desenvolvidas a partir do século XIX, principalmente por lógicos e filósofos: a teoria descritivista ou teoria do sentido e a teoria referencial direta ou teoria causal. Já no âmbito dos estudos gramaticais são expostos alguns pressupostos de Kleiber (1981); com ênfase nas ideias sobre predicado de denominação e nomes próprios modificados; as quais servem de base para diversos trabalhos de linguistas contemporâneos que se dedicam ao tema (Fernández Leborans, 1999a; Gary-Prieur, 1994; Gary-Prieur, 2001; Jonasson, 1994; Leroy, 2004; entre outros). Também são comentadas diferentes propostas de classificação dos nomes próprios. Essa exposição teórica possibilita apresentar definições importantes para a análise como a de antropônimo; referente e uso referencial ordinário do antropônimo.

Palavras-chave: Nomes próprios. Antropônimos. Sentido. Referência. Língua espanhola.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!O círculo, a linha e a espiral: temporalidades da poesia e da história na crítica de Octavio Paz Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
CRIPA, Ival De Assis

A pesquisa aborda os ensaios sobre a história e sobre a poética moderna escritos por Octavio Paz e pretende analisar as tensões entre a temporalidade da moderna concepção de história e as temporalidades da poesia na sua obra crítica. No primeiro capítulo, analisamos a tensão entre o tempo retilíneo e as temporalidades cíclicas, em seus ensaios de crítica literária. No segundo capítulo, verificamos como o poeta e nsaísta mexicano interpreta a história da poesia, a partir do conflito incessante entre os conceitos de analogia e ironia, que são constitutivos de sua perspectiva, tanto nas interpretações sobre a poética moderna, como nos ensaios de história. Iremos recuperar os conceitos de ironia e analogia na obra crítica de Octavio Paz e a partir dos mesmos, refletiremos sobre a dialética do tempo, tanto nos ensaios de crítica literária, como nos ensaios de história. No terceiro capítulo, analisamos a maneira como Octavio Paz reflete sobre a história, sob o ponto de vista da continuidade e da ruptura (inspirado no movimento poético moderno). Recuperamos, nos ensaios sobre a história cultural e política do México e da América Latina, a maneira como o poeta mexicano aborda a multiplicidade dos tempos, constitutivos da história Contemporânea no continente. Pudemos verificar o quanto, na sua obra, o passado indígena e a herança colonial espanhola permaneceram incrustados no tempo presente do México e da América Latina. No quarto capítulo, discutimos de que modo a consideração das múltiplas temporalidades constitutivas da história inspiraram a perspectiva do poeta sobre as literaturas Hispano-americanas, considerando-as sempre do ponto de vista da tensão entre a história literária mundial e os traços específicos da literatura no continente. Para finalizar, recuperamos o último e mais importante ensaio escrito por Octavio Paz, La Otra Voz, em que retoma os principais temas abordados na sua obra crítica, diante dos principais acontecimentos do final século XX.

Palavras-chaves: Literatura. História. Crítica literária. América Latina. Tempo. Modernidade.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!O que eu falo não se escreve. E o que eu escrevo alguém fala? A variabilidade no uso do objeto anafó Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
YOKOTA, Rosa

O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo das especificidades da aquisição/aprendizagem da língua espanhola por falantes adultos do português brasileiro. Nele, apresentamos um estudo que busca observar, compreender e explicar o uso do objeto direto anafórico na produção oral e escrita de aprendizes brasileiros universitários de espanhol como língua estrangeira. Buscamos embasamento teórico sobre a aquisição de línguas não nativas, sobre o lugar da língua materna na aquisição de línguas estrangeiras e sobre o objeto direto no português brasileiro e no espanhol.

Palavras-chave: Espanhol como língua estrangeira. Objeto direto. Objeto direto anafórico. Produção oral. Produção escrita.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Penelopéias silentes  Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MOCHIUTI, Romilda

O propósito deste trabalho é analisar os dois romances, "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres", de Clarice Lispector, e "El silencio de las sirenas", de Adelaida García Morales, respeitados seus respectivos referenciais literários, como releituras subversivas da tradição literária narrativa, operação esta que nominamos “penelopéias meta-romancescas”. Com esse propósito, percorremos a tradição mítico-poética a partir do modus operandi de cada romance, tendo em vista que cada um procura reler e subverter os mitos de Ulisses, Penélope e das Sereias ao resgatar a voz discursiva feminina usurpada a partir da epopéia homérica, e revisamos alguns estudos que têm o romance como um gênero que nasce da epopéia.

Palavras-chave: Metaficção. Mito. Romance. Literatura espanhola e brasileira.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Principais usos de processos verbais e metáforas interpessoais em artigos de Linguística Aplicada Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
VIVAN, Élide Garcia Silva

Este estudo está inserido na linha de pesquisa “Linguagem e Trabalho”, do Departamento de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUC-SP, no contexto do projeto DIRECT (Em Direção à Linguagem do Trabalho), e foi desenvolvido no âmbito de dois projetos, primeiramente o Projeto Redes que tem como objetivo descrever as produções em artigos científicos de áreas distintas em duas línguas – português e espanhol, e o segundo e atual projeto Projeto SAL (The Systemics Across Languages Research Network), que analisa a gramática em uso de várias línguas em seu contexto – inglês, japonês, chinês, tailandês, espanhol da Argentina e português do Brasil. No Brasil, neste momento, o projeto tem como foco estudar artigos científicos. Esta tese objetiva analisar a representação da mensagem e o posicionamento do autor expressos em artigos da área de Linguística Aplicada.
Nesse sentido, o trabalho fundamenta-se na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), especialmente nos textos de Halliday (1994/2004); Halliday e Hasan (1989); Eggins (1994) e Thompson (1996), Martin (2003) e Martin & Rose (2008), entre outros. A LSF busca estudar as funções sociais da língua em uso, considerando a linguagem como um sistema probabilístico, no qual as escolhas feitas pelos usuários de uma determinada língua não ocorrem por acaso, mas de acordo com os contextos cultural e situacional. Assim, a LSF concebe a linguagem em uma perspectiva sociossemiótica (HALLIDAY e HASAN,1989) – a linguagem como um sistema de significados relacionado à estrutura social. A partir dessas considerações, a presente pesquisa estuda os dados em seu contexto de uso; observa-os quantitativamente, com o suporte da Linguística de Corpus, e analisa-os qualitativamente por meio da LSF. O corpus do estudo constitui-se de 43 artigos publicados no período de 2000 a 2007, pela Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada – DELTA. A pergunta geral da pesquisa é: quais são os padrões de representação da mensagem e do posicionamento do autor expressos em artigos da área de Linguística Aplicada? Para respondê-la, no âmbito da metafunção ideacional, foram analisados os processos verbais. Os processos verbais têm presença garantida quando os autores julgam necessário trazer para o discurso outro participante, uma voz de autoridade que vai conferir aos seus comentários uma força maior, ampliando o valor de verdade. Esses processos, quando empregados, ratificam, esclarecem e explicam fatos ou situações, desempenhando, pois, um papel imprescindível na sustentação dos argumentos apresentados pelo autor frente à temática do seu texto. No âmbito da metafunção interpessoal, foram analisados alguns recursos do sistema de modalidade que mostram a atitude dos autores, seu comprometimento ou responsabilidade modal frente ao seu texto e interlocutor. Em relação aos processos verbais, os resultados evidenciam baixa ocorrência de citação, seguida de projeção e de um número elevado no uso de nominalizações, ratificando o uso de linguagem elaborada em detrimento de relatos hipotáticos ou citações paratáticas. Os aspectos interpessoais revelam que as diferentes escolhas e combinações de elementos da linguagem, em termos de metáfora interpessoal, sinalizam ao leitor a probabilidade e a possibilidade de envolvimento do autor com o seu texto, bem como o seu comprometimento diante da discussão proposta no artigo.

Palavras-chave: Artigo científico. Processo verbal. Recursos interpessoais.
Linguística Sistêmico-Funcional.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Riso, lágrima, ironia e tratados: Pedro Almodóvar - genialidade e paradoxo em construção permanente Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SANTANA, Gilmar

O êxito de uma obra artística autêntica depende de vários mecanismos sociais que possibilitem sua permanência. Muito além de comprovar qualidade, o autor precisa deixar claras as condições de sua proposta diante do universo criativo que elegeu e, sobretudo, aprender o funcionamento de suas regras. Assimiladas, ele deve - a cada novo trabalho - articular contínuas negociações que viabilizem a ampliação da mensagem produzida. É o que tem feito Pedro Almodóvar no decorrer de sua trajetória no cinema, desde a estreia do primeiro longa-metragem no circuito comercial em 1980. Esta análise demonstra como foram, e são, os caminhos - complexos e estreitos - dentro do campo cinematográfico que o conduziram ao sucesso.

Palavras-chave: Cinema. História do cinema espanhol. Pedro Almodóvar. Sociologia da arte. Sociologia da cultura.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Um modelo macro-organizacional de formação reflexiva de professores de língua(s): articulações entr Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ABREU-e-LIMA, Denise Martins de

Pesquisas realizadas na área de Linguística Aplicada (LA) sobre formação de professores de língua estrangeira (LE) revelam a falta de articulação entre teoria-prática e de preparo dos professores como sujeitos transformadores em sua prática, demonstrando a inconsistência da formação de professores no desenvolvimento das competências de ensinar, segundo classificação de Almeida Filho (1998). As mesmas pesquisas citadas indicam caminhos que podem ser seguidos para minimizar ou solucionar esses problemas. Um dos caminhos a ser percorrido na LA é saber como fazer para que uma abordagem de ensinar e aprender línguas, condizente com os resultados almejados, seja concretizada na prática e produza os efeitos desejados nas diferentes competências do profissional de ensino. De acordo com essas discussões e com as características exigidas pelo Ministério da Educação sobre o tipo de profissional que se deseja formar: que tenha capacidade crítico-reflexiva, que saiba trabalhar em equipe, realizar projetos, trabalhar interdisciplinarmente, desenvolvendo suas potencialidades e as de seus alunos, buscamos na teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (1983) um possível eixo temático para ser abordado em curso de formação de professores.

Palavras-chave: Formação de professores reflexivos. Abordagem comunicativa. Ensino por projetos. Competências de ensinar. Inteligências múltiplas.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Figuras modernas nas letras latinoamericanas Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
AMARO, José Luis Martinez

A tese propõe comparar a idealização romântica de um ethos americano, versões que figuram o contrário dessa unicidade, em textos de ficção e poesia. A equiparação entre metáfora ficcional e conceito é utilizada heuristicamente para ler os movimentos retóricos dos textos analisados. A articulação desse movimento supõe uma análise e uma produção textual.

Palavras-chave: Borges. Lezama. Literatura. Metáfora.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Marcadores conversacionais na interlíngua de aprendizes de espanhol no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
GONÇALVES, Eliane

A produção oral de aprendizes de língua estrangeira se insere no âmbito das atividades linguísticas desenvolvidas pelo homem e se realiza mediante a cooperação entre os seus falantes e o uso de estratégias que possam garantir a interação. Em estágios de aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira, observa-se que um dos recursos utilizados pelos alunos para obter sucesso nas situações de interação é o uso de marcadores conversacionais. Nesse sentido, o marcador conversacional foi o foco desta pesquisa com vistas à identificação de possíveis padrões de seu uso na interlíngua de aprendizes de espanhol falantes do português. Procedeu-se à gravação de oito diálogos espontâneos com alunos de um curso de Letras-espanhol, com temática específica, e escolheu-se aleatoriamente os dez primeiros minutos de conversação para a sua transcrição. Os resultados obtidos apontam para o fato de que os aprendizes criam estratégias comuns e apresentam padrões no desencadeamento do uso dos marcadores. O resultado desta pesquisa poderá auxiliar os professores não somente no tocante aos estudos sobre aquisição de línguas materna ou estrangeira, como também no desenvolvimento de estratégias que contribuam para que seus alunos tenham uma maior competência linguística e conversacional.

Palavras-chave: Aquisição. Ensino de língua estrangeira. Interlíngua. Língua espanhola. Brasil.

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Categoria: Espanhol Teses
Fazer Download agora!Nueva lectura de lo colectivo en cancionero y romancero de ausencias Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
UNZUETA, Margarita Ajuria Pérez de

Nos sumamos a aquellos que han afirmado que en esta obra la ausencia, el amor y la muerte son las columnas que sostienen el edificio de Cancionero. Ausencia, amor (que da vida) y muerte, provocadas por personas muy cercanas al poeta: su esposa y sus hijos. El hijo será para el poeta motivo de dolor y de alegría. El dolor por el hijo muerto, muestra el llanto desgarrador del padre-poeta que acudirá a los recuerdos que del pequeño pudieron quedarle. Sus ojos, su ropa, imaginarlo en la tierra serán imágenes que configuren la referencia al niño. El nacimiento del segundo hijo calmará este dolor de la pérdida del primero y devolverá a Hernández parte de la alegría perdida. Lo elevado, la luz, la risa definirán a su “rival del sol” particular. El nacimiento del segundo hijo se tiñe de una trascendencia cósmica realmente espectacular, podemos comprobarlo acercándonos al tan recurrido poema “Hijo de la luz y de la sombra”, porque como ya hemos apuntado en otro momento, recoge muy bien la cosmovisión hernandiana. El amor (muy vinculado a la mujer y al hijo) adquirirá gran trascendentalidad, el amor se constituirá para Hernández como el único elemento capaz de salvar al hombre y además desde el amor ha surgido la eternidad del poeta encarnada en su hijo. Miguel Hernández sabe que no morirá del todo siempre que su hijo viva. La generación y la descendencia se convierten en consuelo para un hombre que sabía podía morir en cualquier momento, adquieren una importancia enorme. La amada es elemento imprescindible para la generación y la eternidad del poeta, su parto será algo cósmico.
La esposa se ve además como la compañera que también sufre en los momentos dolorosos de la pérdida del primer hijo y a ella se dirige uno de los poemas eróticos más tiernos y pasionales, probablemente de la literatura española, nos referimos al poema “Orillas de tu vientre” (53).

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