Categoria: Ensino Religioso Teses |
Religião e hegemonia aristocrática na Península Ibérica (Séculos IV-VIII) |
Versão: Atualização: 6/8/2010 |
Descrição:
Bastos, Mario Jorge da Motta
Este estudo analisa as relações entre a difusão da religião cristã e a afirmação da hegemonia aristocrática no processo de constituição do regime senhorial na Península Ibérica entre os Séculos IV e VIII. Considera-se essencial à caracterização deste processo a articulação entre cultura, religião e relações sociais de produção em desenvolvimento no período, eixo a partir do qual se abordam as complexas questões relacionadas à conversão e à preservação de crenças e práticas alheias ao cristianismo, concebidas no quadro das relações de dominação e resistência. Com base na análise de fontes primárias de natureza diversa, como a legislação régia, a coleção das atas conciliares, a literatura hagiográfica, os sermões, a liturgia, a poesia cristã e alguns tratados dogmáticos, destaca-se a íntima correlação entre a concepção de mundo, das relações travadas pelo homens entre si e com a natureza, divulgadas pelo cristianismo, e a afirmação da ascendência aristocrática na sociedade e no período em questão.
Palavras-chave: Cristianismo. Aristocracia. Sociedade.
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2212 0 bytes USP http://www.teses.usp.br |
Categoria: Ensino Religioso Teses |
"De bem com a vida": o sagrado num mundo em transformação |
Versão: Atualização: 4/10/2010 |
Descrição:
Siepierski, Carlos Tadeu
Tendo como pano de fundo a visibilidade alcançada pelos evangélicos em décadas recentes, tanto pelo seu extraordinário crescimento numérico, quanto pela sua surpreendente presença no campo político, o trabalho procura analisar, dentro do campo neopentecostal, a especificidade da Igreja Renascer em Cristo. Ao mesmo tempo que ela apresenta um discurso voltado para jovens e empresários de classe média, com uma estética que combina de forma inédita o sagrado com elementos da indústria do entretenimento e da comunicação de massa, constitui-se como um poderoso empreendimento gerenciado segundo uma racionalidade empresarial moderna. Sua capacidade de mobilização se manifesta através de megaeventos,que ampliam ainda mais sua visibilidade, estendendo sua influência além dos seus limites institucionais. É esse poder de mobilização que o campo político-partidário tenta apropriar, sem ter, contudo, o mesmo êxito que o empreendimento religioso, já que a capacidade de arregimentação que a igreja demonstra possuir, se funda no sagrado e para ele retorna. O que está em jogo, mais do que o poder político, é o poder simbólico, ou seja, a capacidade do discurso religioso de encampar na sua lógica segmentos cada vez mais amplos da experiência de vida, em domínios considerados profanos, e conferir-lhes novos significados, frente às incertezas de um mundo em transformação.
Palavras-chave: Simbologia. Discurso. Significado.
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Categoria: Ensino Religioso Teses |
A missa e o culto vistos do lado de fora do altar: religião e vivências cotidianas e |
Versão: Atualização: 1/3/2011 |
Descrição:
TOSTA, Sandra de Fátima Pereira
A presente tese de doutoramento em Antropologia Social teve como objetivo pesquisar e compreender os rituais católicos da missa e do culto, nos modos como são vivenciados por um grupo de agentes religiosos, de origem rural, em seus processos de incorporação na vida urbana. A tese resultou de uma pesquisa etnográfica junto a duas Comunidades Eclesiais de Base, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Guadalupe, da Paróquia Jesus Operário, no bairro Petrolândia, no município de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG. Foram feitas observações sistemáticas sobre o cotidiano do bairro e dos grupos de agentes, entrevistas individuais e coletivas, histórias orais, registros fotográficos e usadas pesquisas quantitativas sobre aspectos socioeconômicos da região. Os rituais da missa e do culto foram estudados em sua dimensão institucional e vivencial. Para o primeiro nível, fez-se o exame das mudanças que ocorreram na liturgia e que foram propiciadas pela realização do Concílio Vaticano II (1962-1965). E, ainda, fez-se a descrição dos rituais, segundo os textos católicos. Para o segundo nível, realizou-se um estudo sobre a história do Bairro Petrolândia e da Paróquia Jesus Operário. Posteriormente, foram feitos estudos sobre a formação do campo religioso local e a etnografia dos rituais em sua realização e tradução pelos agentes das Comunidades de Base. Acrescentou-se a essa etnografia, a análise dos modos como se dá a construção nativa da "comunidade", como locus de realização da experiência religiosa. E em que medidas essa experiência serve de mecanismos de sociabilidade na integração dos grupos no meio urbano.
Palavras-chave: Catolicismo. Católico. Comunidade. Cultura. Religião. Simbólico.
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5791 0 bytes USP http://www.teses.usp.br/ |
Categoria: Ensino Religioso Teses |
A Santiago de Compostella brasileira: religião, turismo e consumo no Caminho da Fé |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CALVELLI, Haudrey Germiniani
O objetivo desta tese é analisar o fenômeno da peregrinação na sociedade moderna e contemporânea e suas interfaces com o turismo religioso. Serviu como campo etnográfico da pesquisa o Caminho da Fé, uma rota para peregrinação inaugurada oficialmente no dia 12 de fevereiro de 2003. O itinerário inicia-se em Tambaú (SP), cidade onde viveu o Padre Donizetti Tavares de Lima, e passa por várias cidades do interior de São Paulo e do sul de Minas Gerais, com o objetivo de chegar a Aparecida (SP), local do maior santuário católico brasileiro. Com um total de 415 quilômetros, pode ser considerada a mais nova e maior trilha permanente do Brasil. Este estudo enfocará uma interpretação do fenômeno da peregrinação no Caminho da Fé a partir da perspectiva teórica adotada por Eade e Sallnow (1991), que estabeleceram uma nova abordagem para os estudos da peregrinação, qual seja analisar a diversidade de discursos e pontos de vista presentes na peregrinação. O meu olhar estará direcionado preferencialmente para a diversidade de contextos históricos, culturais, religiosos, econômicos e políticos que são atualizados nas diversas dimensões constitutivas do objeto de estudo.
Palavras-chave: Peregrinação. Turismo religioso. Caminho de Santiago de Compostella. Caminho da Fé.
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10882 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=100504 |
Categoria: Ensino Religioso Teses |
Buscadores do Sagrado: as transformações da maçonaria em Belém do Pará |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SOUZA, Patricia Ines Garcia de
A presente tese investiga as transformações da maçonaria na cidade de Belém do Pará, dando ênfase aos aspectos relacionados à religiosidade. Para tanto, faz um levantamento histórico dos embates da instituição na cidade e de sua presença, relevando também a forma como se deu a constituição de um campo maçônico. Em seguida, para comprovar a existência desse campo, destaca os lugares em que um maçom compõe sua identidade, a partir de um habitus, o da instituição. Essa conserva suas próprias leis e modos de funcionamento e de transformação, admitindo transformações internas dentro de limites. Se a reprodução de um habitus constitui o maçom, lugares como a ritualística agenciam diversos lugares de interesse, produzindo-se assim vários tipos de maçons. Para comprovar tal fato descreve-se o ritual de iniciação ao grau de aprendiz, do Rito Escocês Antigo e Aceito, que é quando o indivíduo começa a conhecer a instituição, dando início à incorporação de um habitus e a inscrição desse como uma pessoa particularizada - um maçom - que então passa a fazer parte de uma comunidade. Mas nem todos vivem essa ritualização desse modo, na cidade, não passando por nenhuma performance transformadora e colocando em questionamento os significados da instituição. As reações a esse estranhamento são variadas. E então os lugares de interesse que enformam a instituição entram em crise, a partir de uma crise dos próprios maçons, tomando-se lugares de incerteza - um campo de embates. Esses embates se vêem mais intensificados com o surgimento de uma maçonaria mista na cidade, segmento considerado "espúrio" pela maçonaria "regular", que, além de dar entrada às mulheres no ritualismo maçônico, também surge para recuperar um "espírito tradicional maçônico" que julga estar perdido pela maçonaria regular, em inter-relação com o espiritismo kardecista. A invenção dessa maçonaria rompe com os limites estabelecidos. Para se compreender esse processo, faz-se uso do conceito de Das, de evento crítico. Em seguida, se abordam duas trajetórias pertinentes para se traduzir o processo de transformação local da maçonaria: a etno-biografia do fundador da maçonaria mista e, do mesmo modo, a de um maçom considerado uma estrela do esoterismo contemporâneo na cidade, pois concentra redes de relações pessoais que interconectam a maçonaria com o movimento do esoterismo. Por fim, se explora o termo "buscadores do sagrado" termo êmico recolhido durante a pesquisa, tradutório de embates internos locais da maçonaria.
Palavras-chave: Maçonaria. Amazônia. Antropologia urbana. Brasil. Religiosidade. Ciências ocultas. Antropologia. Métodos biográficos.
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25009 0 bytes Unicamp http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000378094 |
Categoria: Ensino Religioso Teses |
O ritual Andino Santiago: uma interpretação etnocinematográfica |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
REYNA, Carlos Francisco Perez
Esta pesquisa é o resultado de um estudo etnocinematográfico no qual procuramos reinterpretar, com e no filme, o rito andino de marcação do gado denominado Santiago, que a comunidade camponesa de Auray (Andes Centrais do Peru) celebra todo dia 25 de julho de cada ano. O reconhecimento da complexidade dessas crenças e práticas religiosas é muito importante e decisivo por duas preocupações, a saber: para a percepção e o entendimento do pensamento do povo dos Andes Centrais com relação ao aumento, à diminuição e à proteção do gado e, sobretudo, com relação às condições sociais e naturais em que essas práticas se realizam hoje. Fundamentalmente, desde seu viés metodológico, este trabalho procura contribuir com uma reflexão sobre a utilização dos métodos audiovisuais como instrumentos de observação, transcrição e interpretação antropológica dos processos rituais. Destarte, esta pesquisa, animada pela ausência de trabalhos contemporâneos sobre o rito andino Santiago, deixa de lado as formas tradicionais e clássicas de coleta de dados e procura diálogos, pontos de convergência e novos métodos de aproximação com outros territórios, de maneira especial o cinema.
Palavras-chave: Antropologia visual. Cinema nas ciências sociais. Ritual. Incas. Religião. Mitologia. Peru. História.
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2541 0 bytes Unicamp http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000300087 |
Categoria: Ensino Religioso Teses |
Candomblé de Ketu e educação: estratégias para o empoderamento da mulher negra |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Kiusam Regina de
Trata-se de pesquisa teórica, de cunho histórico-cultural, tendo como objetivo discutir as estratégias utilizadas no Candomblé de Ketu capazes de empoderar a mulher negra e a possibilidade de serem aplicadas na educação formal. O conceito de corpo e seus significados na sociedade tornam-se fundamentais, uma vez que é do corpo que partem as possíveis identificações que ocorrem entre os indivíduos e despertam nas pessoas reações diversas a depender de suas características. A subjetividade ganha destaque, pois as identificações ocorrem a partir das histórias dos sujeitos reais e concretos, com experiências diversas. Discuti-la é preciso, por ser um importante instrumento a ser utilizado pelos profissionais da educação, que lidam constantemente com a diversidade racial entre alunas e alunos, numa sociedade preconceituosa como a brasileira e que os impõem, constantemente, à vulnerabilidade, seja por serem negros, pobres ou mulheres, ou uma junção das três categorias. A pesquisa revelou que as subjetividades das entrevistadas passaram por transformações significativas e positivas ao se iniciarem no Candomblé de Ketu, por terem, em seus corpos, a morada dos heróis-orixás. O presente estudo enfatiza o caráter construtivo - interpretativo e dialógico do conhecimento, a partir da interpretação de González Rey. A pesquisa de campo constituiu-se de entrevistas com duas ebomis (pessoas com mais de sete anos de iniciação no Candomblé de Ketu) pertencentes à orixá feminina Oxum, em São Paulo. Para a realização deste estudo, os instrumentos utilizados foram: dinâmica conversacional, pessoalmente, por telefone ou por e-mail, enfatizando o caráter processual nas relações com as participantes e diário de campo. Tais instrumentos forneceram indicadores de sentido subjetivo que, em nossa análise, nos levou à construção dos seguintes núcleos de sentidos subjetivos: o impacto da subjetividade de Eliana e Vera em relação: a) ao Candomblé de Ketu; b) à identidade; c) à mulher negra contemporânea; d) à educação formal e a criança negra. O impacto de cada um desses núcleos de sentido subjetivo sobre as ebomis entrevistadas foram os principais resultados dessa pesquisa, gerando novos conhecimentos, como os de que o Candomblé de Ketu tem estratégias voltadas para o empoderamento de mulheres negras que vivem em sociedades racistas e precisam reconstruir suas identidades. Assim sendo, este espaço religioso é capaz de oferecer, aos profissionais da educação, estratégias capazes de ganharem espaços de destaque no campo da educação, com o propósito de empoderar as crianças negras presentes nas salas de aulas brasileiras, ao promover a educação antiracista.
Palavras-chave: Candomblé de ketu. Corpo negro. Educação. Empoderamento. Identidade. Mulher negra. Orixás. Subjetividade.
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3725 0 bytes USP http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16062008-161253/ |
Categoria: Ensino Religioso Teses |
Os judeus helenistas e a primeira expansão cristã: questões de narrativa, visibilidade histórica e e |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SELVATICI, Mônica
O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar as evidências textuais e arqueológicas que permitam construir um contexto histórico plausível para a primeira expansão do movimento cristão, ocorrida na década de 30 do século I d.C., após a morte de Jesus. Esta expansão se caracterizou, segundo apresenta o relato do livro de Atos dos Apóstolos nos capítulos 6:1 a 8:40, e, possivelmente, também no relato da fundação da comunidade de Antioquia em Atos 11:19-26, pela ação missionária de judeus cristãos, ditos helenistas, saídos de Jerusalém, na região da Samaria e em áreas exteriores à Palestina, nomeadamente, a província romana da Síria e a ilha de Chipre, e pelas primeiras conversões de gentios à fé em Jesus como o Messias de Israel. O trabalho parte de uma historização do modelo interpretativo dominante sobre o Cristianismo antigo e de uma discussão dos propósitos teológicos e da questão da visibilidade histórica da narrativa de Atos dos Apóstolos. A análise da documentação textual é realizada a partir dos pressupostos da Nova História Cultural e o conceito de etnicidade é utilizado no sentido de compreender o aspecto mutável das identidades cristãs nos primeiros anos de vida do movimento cristão. A abordagem cronologicamente invertida da seqüência de passagens do livro de Atos acima apresentada permitiu a esta tese alcançar resultados diferenciados, em relação àqueles da historiografia dominante, sobre a questão da expansão inicial do movimento cristão do universo judaico palestino para o mundo helenizado do Mediterrâneo romano.
Palavras-chave: História. Judaísmo. Cristianismo. Templo de Jerusalém. Identidade.
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15688 0 bytes Unicamp http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000378084 |
Categoria: Ensino Religioso Teses |
Shiva abandona seu trono: destradicionalização da dança Hindu e sua difusão no Brasil |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ANDRADE, Joachim
A dança hindu, uma das formas artísticas mais populares na Índia, tem recebido reconhecimento universal (inclusive no Brasil) como expressão das mais sutis do Hinduísmo. Sua conexão íntima com o templo, como arte ritualística que espelha sentimentos imperceptíveis das devadasis, “dançarinas do Senhor”, reflete a tendência introspectiva da cultura hindu. Essa dança era realizada conforme os matizes mais delicados de uma peça, ou de um poema, por intermédio do corpo, refletindo os princípios explicitados no tratado mais antigo da dança, o “Natya Shastra”. Por meio de dançarinos pioneiros e de visionários dedicados no início do século XX, essa dança alcançou uma popularidade sem precedentes e iniciou o processo de destradicionalização. Acompanhando o processo histórico de modernização e secularização da Índia, a dança hindu inicialmente passou do templo ao teatro; depois para as outras religiões na Índia, para o Ocidente e, por fim, para o Brasil. Nesta pesquisa, organizamos o processo da destradicionalização em três blocos. No primeiro, questionamos as possíveis mudanças que a dança deve enfrentar no processo da destradicionalização; também mapeamos a dança no Brasil. O segundo estabelece uma aproximação entre a dança hindu e a análise empírica da destradicionalização, do templo ao Ocidente. No terceiro bloco examinamos as modificações na arte e também as mudanças na vida dos bailarinos. Conclui-se visando a possível contribuição que esse processo faz à sociedade, em particular aos estudos de Ciência da Religião. Palavras-chave: Dança hindu. Religião. Ritual. Tradição. Cultura. Identidade. Mudança.
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1238 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=66191 |
Categoria: Ensino Religioso Teses |
Presbiterianismo do Sul em Campinas: primórdios da educação liberal |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CLARK, Jorge Uilson
O tema central do trabalho é o Presbiteriano do Sul em Campinas: primórdio da educação liberal. A tese propõe analisar historicamente o processo de incorporação de uma instituição religiosa de origem estrangeira à realidade brasileira, de origem tradicionalmente católica entre o período de 1860 a 1940. O desenvolvimento das missões protestantes no Brasil esteve ligado à expansão econômica e política norte-americana na América Latina e na América do Sul, iniciada no século XIX e consolidada no século XX. A estratégia utilizada pelos missionários religiosos protestantes para influenciar o povo e a elite brasileira para a nova religião foi utilizar as escolas e seminários. Se as escolas promoviam uma educação liberal idêntica às recebidas pelos estudantes norte-americanos, os seminários, por sua vez, formavam pastores nacionais que atuavam diretamente junto a população, evangelizando ou educando. Este trabalho foi desenvolvido em quatro capítulos: o primeiro estuda as raízes históricas do presbiterianismo e sua inserção na América do Norte a partir do século XVII, onde se buscou compreender os motivos que levaram anglo-saxões a imigrarem para a América do Norte e ali organizarem um novo tipo de sociedade e cultura. Analisa também o tipo de economia desenvolvida e a expansão econômica norte-americana amparada em doutrinas políticas e princípios religiosos. O segundo estuda Campinas na transição do Império para a República, com ênfase nas transformações políticas e econômicas. Trata-se de analisar a cidade no contexto nacional, seu grau de importância no campo político e econômico e o que estimulou seu desenvolvimento, tanto no setor educacional como no religioso. O terceiro trata especificamente da implantação do protestantismo missionário no Brasil, os fatores religiosos que tornaram possível a presença de protestantes no Brasil. O quarto trata especificamente, dos presbiterianos que aqui implantaram igrejas, escolas e seminários entre o período de 1860 a 1940 e quais as suas consequências.
Palavras-chave: Protestantes. Migração. Presbiterianos. Liberalismo. Educação. História.
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2743 0 bytes Unicamp http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000351752 |
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