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Categoria: Ensino Religioso Teses
Fazer Download agora!Através do "Mbaraka": música e xamanismo guarani Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
Montardo, Deise Lucy Oliveira

Este trabalho teve como foco central a música dos rituais xamanísticos realizada pelos índios Guarani Kaiová, do tronco linguístico Tupi-Guarani. Os Guarani com seus três subgrupos têm no Brasil um total de cerca de 40.000 pessoas. A pesquisa de campo teve duração total de oito meses, durantes os quais residi na casa de meus informantes guarani kaiová, nhandeva e mbyá nas áreas Amambai e Pirajuy, no Estado do Mato Grosso do Sul, e Mbiguaçu e Morro dos Cavalos, no Estado de Santa Catarina. Apresento a narrativa da história de vida e da iniciação ao xamanismo da mulher que foi minha principal informante, Odúlia Mendes, chamando a atenção para como, tanto em sua vida como nos mitos de criação guarani, os cantos e as danças são o caminho através do qual ocorre a comunicação e o encontro com as divindades e com os criadores ancestrais e se viabiliza a continuidade da sobrevivência da Terra.

Palavras-chave: Mito. Xamanismo. Ritual. Divindade.


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Categoria: Ensino Religioso Teses
Fazer Download agora!"De bem com a vida": o sagrado num mundo em transformação Popular Versão: 
Atualização:  4/10/2010
Descrição:
Siepierski, Carlos Tadeu

Tendo como pano de fundo a visibilidade alcançada pelos evangélicos em décadas recentes, tanto pelo seu extraordinário crescimento numérico, quanto pela sua surpreendente presença no campo político, o trabalho procura analisar, dentro do campo neopentecostal, a especificidade da Igreja Renascer em Cristo. Ao mesmo tempo que ela apresenta um discurso voltado para jovens e empresários de classe média, com uma estética que combina de forma inédita o sagrado com elementos da indústria do entretenimento e da comunicação de massa, constitui-se como um poderoso empreendimento gerenciado segundo uma racionalidade empresarial moderna. Sua capacidade de mobilização se manifesta através de megaeventos,que ampliam ainda mais sua visibilidade, estendendo sua influência além dos seus limites institucionais. É esse poder de mobilização que o campo político-partidário tenta apropriar, sem ter, contudo, o mesmo êxito que o empreendimento religioso, já que a capacidade de arregimentação que a igreja demonstra possuir, se funda no sagrado e para ele retorna. O que está em jogo, mais do que o poder político, é o poder simbólico, ou seja, a capacidade do discurso religioso de encampar na sua lógica segmentos cada vez mais amplos da experiência de vida, em domínios considerados profanos, e conferir-lhes novos significados, frente às incertezas de um mundo em transformação.

Palavras-chave: Simbologia. Discurso. Significado.


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Categoria: Ensino Religioso Teses
Fazer Download agora!Religião e espetáculo: análise da dimensão espetacular das festas públicas do candomblé Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
SANTOS, Eufrazia Cristina Menezes

Neste trabalho situo a festa na estrutura ritual do Candomblé, abordando preferencialmente a dimensão espetacular de sua liturgia. Privilégio, na descrição etnográfica, os elementos relacionados à construção do espetáculo religioso: a estética, o simbolismo das cores, a interatividade entre os atores rituais e o público, o aparato, a linguagem gestual, os aspectos dramáticos e lúdicos. Defendo que a dimensão espetacular das festas públicas do candomblé constituiu um dos principais fatores responsáveis pelo aumento da visibilidade social alcançada por essa religião no espaço público - uma presença em parte justificada pelo poder de atração das linguagens expressivas que integram sua estrutura ritual. Um dos aspectos mais importantes da inserção social do candomblé foi a preservação da dimensão espetacular de sua ritualística, independente de todo sincretismo que esteve na base do seu processo de institucionalização. Essa religião não só conservou os elementos do espetáculo como os potencializou, tornando o caráter espetacular das cerimônias públicas um dos seus principais sinais diacríticos no universo religioso brasileiro. Assim, hoje temos a presença de símbolos e práticas religiosas do candomblé em outros circuitos festivos, a exemplo do que acontece na Festa do Bonfim e na Festa de Iemanjá em Salvador, bem como o seu uso comercial e político por parte do Estado, através dos seus órgãos de turismo, representando a contraface dessa inserção do candomblé no espaço público.

Palavras-chave: Candomblé. Simbologia. Espaço.


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Categoria: Ensino Religioso Teses
Fazer Download agora!Religião e hegemonia aristocrática na Península Ibérica (Séculos IV-VIII) Popular Versão: 
Atualização:  6/8/2010
Descrição:
Bastos, Mario Jorge da Motta

Este estudo analisa as relações entre a difusão da religião cristã e a afirmação da hegemonia aristocrática no processo de constituição do regime senhorial na Península Ibérica entre os Séculos IV e VIII. Considera-se essencial à caracterização deste processo a articulação entre cultura, religião e relações sociais de produção em desenvolvimento no período, eixo a partir do qual se abordam as complexas questões relacionadas à conversão e à preservação de crenças e práticas alheias ao cristianismo, concebidas no quadro das relações de dominação e resistência. Com base na análise de fontes primárias de natureza diversa, como a legislação régia, a coleção das atas conciliares, a literatura hagiográfica, os sermões, a liturgia, a poesia cristã e alguns tratados dogmáticos, destaca-se a íntima correlação entre a concepção de mundo, das relações travadas pelo homens entre si e com a natureza, divulgadas pelo cristianismo, e a afirmação da ascendência aristocrática na sociedade e no período em questão.

Palavras-chave: Cristianismo. Aristocracia. Sociedade.

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Categoria: Ensino Religioso Teses
Fazer Download agora!A missa e o culto vistos do lado de fora do altar: religião e vivências cotidianas e Popular Versão: 
Atualização:  1/3/2011
Descrição:
TOSTA, Sandra de Fátima Pereira

A presente tese de doutoramento em Antropologia Social teve como objetivo pesquisar e compreender os rituais católicos da missa e do culto, nos modos como são vivenciados por um grupo de agentes religiosos, de origem rural, em seus processos de incorporação na vida urbana. A tese resultou de uma pesquisa etnográfica junto a duas Comunidades Eclesiais de Base, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Guadalupe, da Paróquia Jesus Operário, no bairro Petrolândia, no município de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG. Foram feitas observações sistemáticas sobre o cotidiano do bairro e dos grupos de agentes, entrevistas individuais e coletivas, histórias orais, registros fotográficos e usadas pesquisas quantitativas sobre aspectos socioeconômicos da região. Os rituais da missa e do culto foram estudados em sua dimensão institucional e vivencial. Para o primeiro nível, fez-se o exame das mudanças que ocorreram na liturgia e que foram propiciadas pela realização do Concílio Vaticano II (1962-1965). E, ainda, fez-se a descrição dos rituais, segundo os textos católicos. Para o segundo nível, realizou-se um estudo sobre a história do Bairro Petrolândia e da Paróquia Jesus Operário. Posteriormente, foram feitos estudos sobre a formação do campo religioso local e a etnografia dos rituais em sua realização e tradução pelos agentes das Comunidades de Base. Acrescentou-se a essa etnografia, a análise dos modos como se dá a construção nativa da "comunidade", como locus de realização da experiência religiosa. E em que medidas essa experiência serve de mecanismos de sociabilidade na integração dos grupos no meio urbano.

Palavras-chave: Catolicismo. Católico. Comunidade. Cultura. Religião. Simbólico.

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Categoria: Ensino Religioso Teses
Fazer Download agora!Presbiterianismo do Sul em Campinas: primórdios da educação liberal Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CLARK, Jorge Uilson

O tema central do trabalho é o Presbiteriano do Sul em Campinas: primórdio da educação liberal. A tese propõe analisar historicamente o processo de incorporação de uma instituição religiosa de origem estrangeira à realidade brasileira, de origem tradicionalmente católica entre o período de 1860 a 1940. O desenvolvimento das missões protestantes no Brasil esteve ligado à expansão econômica e política norte-americana na América Latina e na América do Sul, iniciada no século XIX e consolidada no século XX. A estratégia utilizada pelos missionários religiosos protestantes para influenciar o povo e a elite brasileira para a nova religião foi utilizar as escolas e seminários. Se as escolas promoviam uma educação liberal idêntica às recebidas pelos estudantes norte-americanos, os seminários, por sua vez, formavam pastores nacionais que atuavam diretamente junto a população, evangelizando ou educando. Este trabalho foi desenvolvido em quatro capítulos: o primeiro estuda as raízes históricas do presbiterianismo e sua inserção na América do Norte a partir do século XVII, onde se buscou compreender os motivos que levaram anglo-saxões a imigrarem para a América do Norte e ali organizarem um novo tipo de sociedade e cultura. Analisa também o tipo de economia desenvolvida e a expansão econômica norte-americana amparada em doutrinas políticas e princípios religiosos. O segundo estuda Campinas na transição do Império para a República, com ênfase nas transformações políticas e econômicas. Trata-se de analisar a cidade no contexto nacional, seu grau de importância no campo político e econômico e o que estimulou seu desenvolvimento, tanto no setor educacional como no religioso. O terceiro trata especificamente da implantação do protestantismo missionário no Brasil, os fatores religiosos que tornaram possível a presença de protestantes no Brasil. O quarto trata especificamente, dos presbiterianos que aqui implantaram igrejas, escolas e seminários entre o período de 1860 a 1940 e quais as suas consequências.

Palavras-chave: Protestantes. Migração. Presbiterianos. Liberalismo. Educação. História.

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Categoria: Ensino Religioso Teses
Fazer Download agora!Buscadores do Sagrado: as transformações da maçonaria em Belém do Pará Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SOUZA, Patricia Ines Garcia de

A presente tese investiga as transformações da maçonaria na cidade de Belém do Pará, dando ênfase aos aspectos relacionados à religiosidade. Para tanto, faz um levantamento histórico dos embates da instituição na cidade e de sua presença, relevando também a forma como se deu a constituição de um campo maçônico. Em seguida, para comprovar a existência desse campo, destaca os lugares em que um maçom compõe sua identidade, a partir de um habitus, o da instituição. Essa conserva suas próprias leis e modos de funcionamento e de transformação, admitindo transformações internas dentro de limites. Se a reprodução de um habitus constitui o maçom, lugares como a ritualística agenciam diversos lugares de interesse, produzindo-se assim vários tipos de maçons. Para comprovar tal fato descreve-se o ritual de iniciação ao grau de aprendiz, do Rito Escocês Antigo e Aceito, que é quando o indivíduo começa a conhecer a instituição, dando início à incorporação de um habitus e a inscrição desse como uma pessoa particularizada - um maçom - que então passa a fazer parte de uma comunidade. Mas nem todos vivem essa ritualização desse modo, na cidade, não passando por nenhuma performance transformadora e colocando em questionamento os significados da instituição. As reações a esse estranhamento são variadas. E então os lugares de interesse que enformam a instituição entram em crise, a partir de uma crise dos próprios maçons, tomando-se lugares de incerteza - um campo de embates. Esses embates se vêem mais intensificados com o surgimento de uma maçonaria mista na cidade, segmento considerado "espúrio" pela maçonaria "regular", que, além de dar entrada às mulheres no ritualismo maçônico, também surge para recuperar um "espírito tradicional maçônico" que julga estar perdido pela maçonaria regular, em inter-relação com o espiritismo kardecista. A invenção dessa maçonaria rompe com os limites estabelecidos. Para se compreender esse processo, faz-se uso do conceito de Das, de evento crítico. Em seguida, se abordam duas trajetórias pertinentes para se traduzir o processo de transformação local da maçonaria: a etno-biografia do fundador da maçonaria mista e, do mesmo modo, a de um maçom considerado uma estrela do esoterismo contemporâneo na cidade, pois concentra redes de relações pessoais que interconectam a maçonaria com o movimento do esoterismo. Por fim, se explora o termo "buscadores do sagrado" termo êmico recolhido durante a pesquisa, tradutório de embates internos locais da maçonaria.

Palavras-chave: Maçonaria. Amazônia. Antropologia urbana. Brasil. Religiosidade. Ciências ocultas. Antropologia. Métodos biográficos.

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Categoria: Ensino Religioso Teses
Fazer Download agora!Os Rosários dos Angolas: irmandades negras, experiências escravas e identidades africanas na Bahia  Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
REGINALDO, Lucilene

As irmandades do Rosário na Bahia, desde as primeiras fundações em meados do século XVII, até o final do século XIX, foram, em sua maioria absoluta, controladas por africanos angolas e seus parceiros crioulos. Este fenômeno indica uma valorização deste espaço por parte dos angolas, mais do que por qualquer outro grupo de africanos. A identificação com as confrarias católicas aponta para a importância do catolicismo na África Central e, ao mesmo tempo, ressalta este elemento como fundamental na constituição de uma identidade particular dentro da comunidade escrava e da sociedade baiana em geral. Esta tese também discute essa identificação na experiência dos escravos no Reino, sugerindo uma perspectiva de investigação da história da devoção ao Rosário, das confrarias negras e da identidade angola ao longo do século XVIII, circulando por três continentes.

Palavras-chave: Escravidão. Salvador (BA). Recôncavo (BA). Negros. Brasil. Religião.

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Categoria: Ensino Religioso Teses
Fazer Download agora!As igrejas neopentecostais: educação e doutrinação Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
WREGE, Rachel Silveira

Este trabalho corresponde à preocupação de elucidar os vínculos entre educação e doutrina religiosa através do estudo do neopentecostalismo no Brasil. Elegi o neopentecostalismo, dado o fenômeno do seu crescimento entre os países da América Latina. Em razão da diversidade de denominações que se inserem dentro desta tendência, escolhi as mais expressivas em termos quantitativos: a “Igreja Universal do Reino de Deus” e a “Igreja Internacional da Graça de Deus”. A análise das respectivas igrejas fundamentou-se nas contribuições da Antropologia e da Sociologia das Religiões, principalmente em Eliade e Durkheim. O material que serviu de fonte para que se pudesse traçar o perfil das igrejas foi os livros escritos por Edir Macedo, da “Igreja Universal do Reino de Deus”, e por Romildo R. Soares, da “Igreja Internacional da Graça de Deus”. A análise dessas fontes, seguindo a proposta de análise de conteúdo de Bardin, considerou os temas que mais se fizeram presentes, com a finalidade de constituir um corpo de doutrinas, crenças e valores que tem influenciado os membros dessas igrejas.

Palavras-chave: Igreja Pentecostal Autônoma. Pentecostalismo. Educação.

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Categoria: Ensino Religioso Teses
Fazer Download agora!Os judeus helenistas e a primeira expansão cristã: questões de narrativa, visibilidade histórica e e Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SELVATICI, Mônica

O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar as evidências textuais e arqueológicas que permitam construir um contexto histórico plausível para a primeira expansão do movimento cristão, ocorrida na década de 30 do século I d.C., após a morte de Jesus. Esta expansão se caracterizou, segundo apresenta o relato do livro de Atos dos Apóstolos nos capítulos 6:1 a 8:40, e, possivelmente, também no relato da fundação da comunidade de Antioquia em Atos 11:19-26, pela ação missionária de judeus cristãos, ditos helenistas, saídos de Jerusalém, na região da Samaria e em áreas exteriores à Palestina, nomeadamente, a província romana da Síria e a ilha de Chipre, e pelas primeiras conversões de gentios à fé em Jesus como o Messias de Israel. O trabalho parte de uma historização do modelo interpretativo dominante sobre o Cristianismo antigo e de uma discussão dos propósitos teológicos e da questão da visibilidade histórica da narrativa de Atos dos Apóstolos. A análise da documentação textual é realizada a partir dos pressupostos da Nova História Cultural e o conceito de etnicidade é utilizado no sentido de compreender o aspecto mutável das identidades cristãs nos primeiros anos de vida do movimento cristão. A abordagem cronologicamente invertida da seqüência de passagens do livro de Atos acima apresentada permitiu a esta tese alcançar resultados diferenciados, em relação àqueles da historiografia dominante, sobre a questão da expansão inicial do movimento cristão do universo judaico palestino para o mundo helenizado do Mediterrâneo romano.

Palavras-chave: História. Judaísmo. Cristianismo. Templo de Jerusalém. Identidade.

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