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Produções de Profissionais da Seed: Teses (5)


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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Educação Física Adaptada: proposta de ação metodológica para formação universitária Popular Versão: 
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
LIMA, Sonia Maria Toyoshima

Ao compreender que as experiências não têm uma referência somente nas razões pessoais, destacamos nessa tese, a construção e uma teorização, através da reflexão sobre a ação, de uma metodologia de ação para a formação universitária em Educação Física Adaptada. Embora seja muito particular, estamos empreendendo discutir a formação universitária com qualidade para todos os acadêmicos, bem como completar as diferentes interfaces do ensino pedagógico.

Palavras-chave: Educação Física. Deficiência. Metodologia de ensino. Formação profissional.

Downloads 1191  1191  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Educação Física e a determinação ontológica do ser social Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
ORTIGARA, Vidalcir

Esta tese aponta para o fato de uma ausência. A ausência de uma abordagem ontológica no campo da Educação Física que viesse a fundamentar a real determinação do movimento humano – o caminhar, o correr, o saltar, o pular –, isto é, sua específica condição humana. Com vistas a demonstrar a importância de tal abordagem organizamos a exposição da seguinte forma: em primeiro lugar, descrevemos a retomada da ontologia no século XX, com Heidegger, Hartmann e Lukács, e sua crítica ao predomínio da gnosiologia na tradição ocidental. Na medida em que a questão ontológica articula-se profundamente ao atual debate acerca da negação da razão, bem como da negação da existência do real independentemente da mente humana ou das formas de sua apreensão pelo conhecimento, apresentamos, em sequência, dois pensadores contemporâneos que, de modo distinto, afirmam o realismo: Searle e Bhaskar.

Palavras-chave: Ontologia. Ser social. Trabalho. Atividade humana. Educação.

Downloads 574  574  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site http://boletimef.org/biblioteca/2881/Educacao-fisica-e-a-determinacao-ontologica-do-ser-social
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Educação Física e reordenamento no mundo do trabalho: mediações da regulamentação da profissão Popular Versão: PDF
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
NOZAKI, Hajime Takeuchi

O objetivo do estudo foi analisar: a) o reordenamento do mundo do trabalho e consequentes modificações no campo da educação física brasileira, tendo, como mediação, a sua regulamentação da profissão; b) as implicações da regulamentação da profissão, no campo da intervenção e da formação/qualificação profissional da educação física e de outras áreas; c) as estratégias dos trabalhadores para o enfrentamento do quadro criado a partir da estruturação dos conselhos profissionais de educação física. Para tal, inicialmente, foi elaborado um quadro teórico acerca das mudanças contemporâneas no mundo do trabalho, com as modificações nas exigências de qualificação no campo educacional. Evidenciou-se, ainda, o debate epistemológico da educação física da década de 90 e o reordenamento do seu trabalho, a partir do resgate da teoria marxista a respeito do fundamento da crise do capital e da categoria trabalho em suas duas dimensões: ontológica e histórica. Em um segundo momento, reconstituiu-se, a partir da bibliografia sobre o tema, a discussão, no interior da categoria dos professores de educação física, desde a década de 1940, que desembocou na sua regulamentação da profissão, em 1998. Por último, foram abordadas as consequências da regulamentação da profissão da educação física e as resistências dos trabalhadores, tanto da área, quanto de outras, como artes marciais, capoeira, dança, lutas e yoga, contra as ingerências dos conselhos profissionais de educação física. Neste ponto, foram utilizadas fontes documentais e realizadas 11 entrevistas semiestruturadas com lideranças das várias manifestações. Como resultado da pesquisa, encontrou-se que: a) o capital utiliza-se de todas as formas sociais de intervenção para o controle da profunda crise na qual está mergulhado, enquanto o trabalho, por outro lado, se subsume ao capital, porém trava, com este último, uma intensa luta para sua libertação; b) a educação física atua de forma mediata para compor o novo quadro de formação humana que o capital demanda, ao tornar-se um distintivo de classe, na escola, para os que podem consumi-la, perdendo centralidade para as práticas corporais do meio não-escolar as quais compõem a ideologia da empregabilidade, por meio do trabalho precário; c) a regulamentação da profissão tratou-se de estratégia corporativista de adaptação à gerência da crise do capital, afetando o trabalho e a formação/qualificação de várias práticas corporais; d) tendo em vista o caráter de estrutura avançada do capitalismo do conselho profissional de educação física, as estratégias resistivas dos trabalhadores se dividiram entre a adoção, ou ruptura, deste mesmo modelo para as suas áreas, mediadas pelas defesas da adaptação ou não às demandas contemporâneas do capital. Conclui-se, a partir desta tese, a necessidade de suplantar a relação capital, criando condições objetivas para o mundo da liberdade, no qual se possa assegurar a democratização dos meios de produção, cultura e, assim, o acesso e desenvolvimento pleno das práticas corporais.

Palavras-chave: Mundo do trabalho. Crise do capital. Educação Física. Regulamentação da profissão. Práticas corporais.

Downloads 981  981  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Educação, Universidade Federal Flumin  Site http://boletimef.org/biblioteca/768/Educacao-Fisica-e-reordenamento-no-mundo-do-trabalho-mediacoes-d
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Energética e mecânica da caminhada e corrida humana: com especial referência à locomoção em plano in Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
TARTARUGA, Leonardo Alexandre Peyré

Dois modelos mecânicos, o pêndulo-invertido e o massa-mola, explicam como os mecanismos pendular e elástico minimizam o dispêndio energético advindo dos músculos durante caminhada e corrida humana. A presente tese testa dois efeitos que, para nosso conhecimento, todavia não possuem respostas conclusivas da literatura, nomeadamente o processo de envelhecimento na mecânica da corrida humana e o efeito da inclinação do terreno na velocidade ótima da caminhada. Para estudar o primeiro efeito, as forças de reação do solo provenientes de uma plataforma de força (4m x 0,50m), foram usadas para a posterior comparação de: i) trabalho mecânico, ii) parâmetros do sistema massa-mola e, iii) assimetrias contatodespregue entre jovens e idosos. Os idosos produzem menos força durante a fase de trabalho mecânico positivo com uma menor oscilação vertical total e oscilação durante a fase aérea. Conseqüentemente a capacidade de armazenar e re-utilizar energia elástica dos tendões é prejudicada contribuindo para o maior dispêndio energético neste grupo quando comparado com jovens. Para o modelo do custo eletromiográfico (EMG) da caminhada humana criou-se duas abordagens: experimental e teórica. Em ambas as abordagens, informações da atividade EMG de dezesseis músculos, sendo 8 posturais e 8 propulsores foram coletadas e analisadas a partir da integral EMG. A abordagem teórica parece ter uma melhor relação com as evidências experimentais sobre a energética da caminhada humana em inclinações. Os principais mecanismos envolvidos na nova hipótese são i) músculos posturais que não realizam trabalho muscular, exercem uma função importante na determinação do dispêndio energético total e ii) a presente hipótese leva em consideração a co-contração de músculos antagonistas no dispêndio energético total. Mais experimentos são necessários para confirmar o modelo apresentado neste estudo. Além disso, através de estratégias de otimização e predição linear, um modelo teórico foi delineado a fim de determinar parâmetros mecânicos (comprimento de passada e velocidade de progressão) e energéticos da locomoção terrestre em situações onde as informações disponíveis são apenas a massa e uma curva força de reação vertical versus tempo. Os resultados advindos do modelamento correspondem aos parâmetros determinados experimentalmente. Laboratórios que detenham apenas uma plataforma de força, ou nas áreas onde as informações de entrada do atual modelo sejam as únicas informações (e.g. paleontologia, biomecânica forênsica, etc), a predição de variáveis primárias da locomoção podem ser preditas com razoável acurácia.

Palavras-chave: custo eletromiográfico da caminhada, mecânica da corrida de idosos, modelo teórico da locomoção terrestre, mecanismos minimizadores de energia, locomoção humana.

Downloads 2841  2841  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento  Site http://boletimef.org/biblioteca/2613/Energetica-e-mecanica-da-caminhada-e-corrida-humana
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Entre o ócio e o negócio: teses acerca da anatomia do lazer Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MASCARENHAS, Fernando

Este trabalho aborda a transição que apanha o lazer na sociedade contemporânea, tendo em vista as mudanças econômicas, políticas e culturais ocorridas ao longo das últimas décadas.

Palavras-chave: Lazer. Trabalho. Mercado. Educação. Lazer-Aspectos sociais. Lazer-História


Downloads 3290  3290  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Etno-desporto indigena: contribuições da antropologia social a partir da experiência entre os Kainga Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FASSHEBER, Jose Ronaldo Mendonça

Esta tese tem por objetivo compreender a noção de corpo indígena, mais especificamente como os Kaingang constroem de modo específico e tradicional sua noção de força; conceituar o que chamo de Etno-desporto – reconhecendo a identidade corporal relacionada à identidade do desporto; e demonstrar como a mimesis do Futebol, praticado pelos Kaingang ocupa um lugar central tanto nas nas relações de reinserção sociais com a sociedade Fóg.

Palavras-chave: Antropologia. Jogos. Futebol. Corpo. Índios Kaingang – Etnologia. Kaingang – Indígenas brasileiros.

Downloads 2743  2743  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Formação continuada de professores de Educação Física em ambiente escolar inclusivo Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CRUZ, Gilmar de Carvalho

Refletir e agir sobre a Educação na transição entre milênios impõe-nos o desafio de encarar a herança de uma realidade construída num longo processo histórico. Apesar de todo conhecimento acumulado, carecemos de proposições capazes de contribuir na superação de insistentes contradições socioeducativas.

Palavras-chave: Educação Física. Educação Permanente. Inclusão. Ambiente Escolar. Professores de Educação Física. Formação Profissional.

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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Inovações pedagógicas no currículo dos cursos de formação de profissionais de Educação Física: contr Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MELO, Marcelo Soares Tavares de

A pesquisa trata da prática pedagógica nos cursos de formação de profissionais de Educação Física, a qual se apresenta com perspectivas inovadoras. Buscamos compreender o processo de inovações pedagógicas na reformulação curricular e na materialização da prática curricular dos professores da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF-UPE) durante a construção do currículo novo. Apoiamo-nos para tratar currículo em / na(s): Sacristán (2000), Forquin (1996) e Goodson (1995); Pedagogia crítica: Giroux (1988), Mclaren (1997), Freire (2000) e Torres (2003); inovações pedagógicas: Freire (2000), Arroyo (1999) e Behrens (2005); e base metodológica: Minayo (1998), Coreth (1973) e Bardin (1998). Elegemos a abordagem qualitativa com base na hermenêutica-dialética, utilizamos procedimentos na coleta de dados dos documentos e da entrevista, enquanto, na análise, nos apropriamos da análise de conteúdo categorial por temática. Os resultados mostram contribuições teórico-metodológicas da prática curricular dos professores, a partir da existência de um trabalho coletivo entre eles, durante a construção do currículo novo. Dinâmicas que apontaram possibilidades de uma prática pedagógica diferenciada na escola. As inovações pedagógicas aconteceram na organização e na dinâmica do trabalho pedagógico dos professores, na perspectiva de um currículo que atenda à realidade da prática pedagógica desses professores durante a sua construção. Concluímos que a Escola Superior de Educação Física caracterizou-se por um processo de inovação pedagógica baseado em um conjunto de três ações que destacamos: a superação histórica na construção do currículo, a partir de uma abordagem empírico-analítica, por uma abordagem crítico-dialética; uma reforma curricular interna que possibilitou a participação do coletivo de professores nessa construção; e o processo de estudo e de vivências na prática curricular dos professores como contribuição para a construção desse currículo.

Palavras-chave: Currículo. Inovações pedagógicas. Formação de professores. Prática pedagógica e prática curricular.

Downloads 5341  5341  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Motivação e esporte: um programa de intervenção das metas de realização em jovens atletas Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SANTOS, Cláudia Maria Goulart dos

A proposta deste estudo foi desenvolver, aplicar e avaliar um programa de intervenção das metas de realização em jovens atletas de tênis de mesa de alto rendimento do Distrito Federal. O Programa teve como fundamentação teórica a Teoria Sócio-Cognitiva das Metas de Realização, trabalhando com os construtos do clima motivacional, orientação e envolvimento às metas; além do estabelecimento de objetivos e adequação do nível de ativação e ansiedade, pois são fatores determinantes para a manutenção do nível motivacional do atleta. Para a elaboração das tarefas das intervenções, trabalhou-se com ênfase nas habilidades mentais e motoras, buscando a autorregulação do atleta em momentos críticos do treinamento e de competições. Para avaliar a proposta, foi necessária a realização de um estudo preliminar, o Estudo 1, e para isso, a construção de instrumentos que avaliassem a percepção do clima motivacional de equipe (QPCME), a percepção do nível de ativação do atleta (QPNA), e a tradução de instrumento que avaliasse as orientações às metas dos atletas (TEOSQ). A amostra foi composta por 594 atletas de quatro modalidades (tênis de mesa, voleibol, atletismo e handebol), entre 13 e 18 anos de idade, sendo a média 15,86 e o desvio padrão 0,5, das cinco regiões do pais e representantes do sexo masculino (46,6%) e feminino (53.3%).

Palavras-chave: Motivação. Metas de realização. Orientação às metas. Clima motivacional. Envolvimento com as metas. Ansiedade a ativação.

Downloads 11466  11466  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!O conhecimento e a prática dos acadêmicos da Educação Física com atuação na saúde pública Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
BATTAGLION NETO, Angelo

Este trabalho tem como objetivo estudar a dimensão do saber e as habilidades técnicas a serem enfatizados na formação acadêmica do profissional de educação física, bem como produzir uma estratégia pedagógica de capacitação, através do emprego de técnica de grupo operativo, onde os sujeitos do estudo estão centrados na tarefa de trocarem experiências e avaliarem sua participação nesta área.

Palavras-chave: Pesquisa-ação. Promoção da saúde. Atividade física. Avaliação em Educação Física.


Downloads 861  861  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
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