Categoria: Educação Fisica Teses |
Associação entre exercícios resistidos e pressão intra-ocular |
Versão: pdf Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
CONTE, Marcelo
Objetivo: Verificar a influência dos exercícios resistidos na Pressão Intra-ocular (PIO), estudando-se a associação entre a variação da PIO em diferentes tipos e condições de exercícios resistidos, tais como: método de treinamento de exercício resistido, posicionamento corporal durante a realização do exercício resistido e tipo de respiração. Método: O estudo analítico testou a seguinte hipótese: “existe associação entre exercícios resistidos e a pressão intraocular”. A amostra por conveniência foi constituída por 19 voluntários (13 homens e 6 mulheres) com média de idade de 21,8 + 3,28 anos, atletas e praticantes de boxe, os quais foram submetidos a diferentes sessões de exercício resistido (métodos de adaptação, resistência, hipertrofia e força), realizadas três vezes por semana, de acordo com uma periodização linear ao longo de cinco semanas. A avaliação da PIO, utilizando tonômetro de Perkins, foi determinada por medidas antes, durante e após a realização das sessões de exercícios. Todos os dados foram expressos pela estatística descritiva (média + desvio-padrão). A análise estatística foi realizada pelo Teste de normalidade de Shapiro-Wilk, sendo que todas variáveis analisadas apresentaram distribuição normal. Como procedimentos estatísticos para comparação das médias referente as variáveis estudadas foi utilizado o teste Anova e Anova com medidas repetidas, adotando-se um nível de significância de 5%. Resultados: Pode-se observar que, independentemente do método de treinamento utilizado, durante as sessões de exercícios resistidos houve redução significativa da PIO. Contudo, as respectivas variações da PIO foram específicas de acordo com o método de treinamento empregado, ou seja, o método de resistência apresenta maiores reduções da PIO quando comparado aos demais. Por outro lado, nas sessões de hipertrofia a PIO retornou aos escores iniciais antes da finalização dos exercícios. Especificamente, no método de força, mesmo com a apnéia realizada durante os exercícios, houve redução da PIO. Conclusão: Existe associação diferencial da PIO de acordo com o método de treinamento aplicado na sessão de treinamento resistido.
Palavras-chave: Pressão intraocular. Treinamento resistido. Atividade física. Saúde Ocular. Oftalmologia esportiva. Hipotensão ocular.
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3601 0 bytes Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal http://boletimef.org/biblioteca/2821/Exercicios-resistidos-e-pressao-intraocular |
Categoria: Educação Fisica Teses |
Aumento de complexidade na aprendizagem motora: efeitos dos níveis de estabilização e dos canais de |
Versão: pdf Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
BASSO, Luciano
O objetivo do presente estudo foi investigar se os níveis de estabilização alcançados no final do processo de aquisição e nos canais de desempenho modificam a probabilidade de um dos dois processos envolvidos no aumento de complexidade em aprendizagem motora - modularização e adaptação - ocorrer, quando novos componentes são inseridos na tarefa já aprendida, e sua influência na aprendizagem da tarefa com novos componentes. 153 sujeitos de ambos os sexos, entre 10 e 13 anos de idade, realizaram uma tarefa seriada de rastreamento de sinais luminosos. O experimento constou de duas fases: estabilização e adaptação. Três grupos foram formados de acordo com critérios de desempenho a ser alcançados na estabilização: três séries consecutivas de respostas corretas, uma série de respostas antecipatórias e três séries de respostas antecipatórias, numa tarefa seriada composta de cinco estímulos. A fase de adaptação, igual para todos os grupos, ocorreu até o alcance de uma série de respostas antecipatórias numa tarefa com seis estímulos. Os resultados mostraram a ocorrência de ambos os processos: adaptativo e modularização, em 84% e 16% dos sujeitos, respectivamente. Os sujeitos do que alcançaram respostas antecipatórias foram posteriormente divididos em subgrupos com base na estabilidade interindividual da mudança intraindividual nos canais de desempenho ao longo da fase de estabilização. Foram definidos 4 subgrupos: estável no canal superior; estável no canal inferior; com tendência a mudança ascendente; e com oscilação. Os resultados da análise de regressão logística permitiram inferir que o subgrupo estável no canal superior da consistência do desempenho da sequência em respostas antecipatórias tem quatro vezes mais probabilidade de utilizar o processo de modularização do que o subgrupo estável no canal inferior, quando novos componentes são inseridos na tarefa já aprendida. Além disso, foi possível identificar que os sujeitos que utilizaram o processo de modularização necessitaram de uma menor quantidade de tentativas para a aprendizagem da nova tarefa.
Palavras-chave: Processo adaptativo. Modularização. Mudança intraindividual. Diferenças interindividuais.
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744 0 bytes Universidade de São Paulo http://boletimef.org/biblioteca/2803/Aumento-de-complexidade-na-aprendizagem-motora |
Categoria: Educação Fisica Teses |
Capoeira Angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda |
Versão: PDF Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
ABIB, Pedro Rodolpho Jungers
Esse trabalho propõe-se a investigar as formas com as quais a cultura popular articula todo um vasto campo de conhecimentos e saberes, bem com as formas de transmissão desses saberes através de algumas categorias, que elegemos como base para essa tarefa, quais sejam a memória, a oralidade, a ancestralidade, a ritualidade e a temporalidade, na perspectiva daquilo que denominamos aqui de uma lógica diferenciada que prevalece nesse universo, diferente daquela lógica que a racionalidade ocidental moderna determina. Trazemos também à reflexão, a partir de algumas teorias emergentes no campo das ciências sociais, a necessidade de constituição de uma nova racionalidade que seja capaz de interpretar e validar os saberes ocultos e silenciados, presentes no universo da cultura popular, como forma de ampliação das possibilidades de um diálogo frutífero entre os saberes provenientes das várias tradições, presentes tanto no âmbito da academia quanto no da cultura popular, sem hierarquias e discriminações. Para realizarmos tal tarefa, elegemos a capoeira angola, manifestação da cultura afro-brasileira das mais significativas, como campo privilegiado de estudo, na tentativa de buscar os seus sentidos e significados, esforçando-nos para constituir elementos de análise que dêem conta de interpretar sua simbologia, ritualidade e ancestralidade, como parte de elementos da cosmogonia africana, enquanto sistema religioso/simbólico que influencia consideravelmente essa manifestação. Buscamos, ainda, analisar as experiências educacionais contidas nos processos envolvendo a transmissão de saberes no universo da capoeira angola, e também como se articulam no âmbito da cultura popular esses processos educacionais não formais. Essas experiências envolvendo os “saberes populares” são, então, a partir de nossa análise, confrontadas com a perspectiva desenvolvida pelos processos formais de educação existentes em nossa sociedade, sobre os quais buscamos estabelecer uma crítica.
Palavras-chave: Cultura popular. Capoeira angola. Educação não formal.
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816 0 bytes Universidade Federal da Bahia http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CCwQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.gr |
Categoria: Educação Fisica Teses |
Corpo-sujeito Kadiwéu: jogo e esporte |
Versão: pdf Atualização: 9/5/2012 |
Descrição:
VINHA, Marina
Corpo-Sujeito Kadiwéu: jogo e esporte – trata-se de um estudo realizado na UNICAMP/Faculdade de Educação Física/Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada/Laboratório de Antropologia Bio-cultural, na área de Ciências da Saúde, concentração em Atividade Física Adaptada e Saúde e linha de pesquisa Desenvolvimento Corporal no Contexto da Sociedade e Cultura. O termo corpo-sujeito Kadiwéu significa o indígena reconhecido por um modo de ser complexo, produzindo um modo de ser específico e necessitando de uma compreensão própria. O objeto de estudo da pesquisa foi o processo de mudança de comportamento, habitus e poder observados no corpo guerreiro Kadiwéu, da aldeia Alves de Barros, em situações de jogos tradicionais e esporte, no “tempo dos senhores” autogovernados, regidos por normas próprias, ditadas por senhores Kadiwéu] e no “tempo institucionalizado” [dividem o poder com o Estado]. Os objetivos do estudo foram: a) registrar o estado da arte dos jogos tradicionais Kadiwéu, estudando as relações entre estes e a emergência do esporte e b) contribuir na elaboração de ações co-participantes, relacionando cultura corporal e esporte. O estudo foi delimitado: a) geograficamente, à aldeia Alves de Barros, Terras Kadiwéu, Mato Grosso do Sul, Brasil; b) aos temas jogo tradicional e esporte e c) há pessoas com vínculos significativos com a questão investigada, obtendo informações que só essas pessoas podiam transmitir.
Palavras-chave: Jogos. Esportes. Indígenas brasileiros. Processo civilizador. Corpo.
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3030 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http:// |
Categoria: Educação Fisica Teses |
Crescimento físico e aptidão física relacionada à saúde em adolescentes rurais e urbanos |
Versão: pdf Atualização: 8/5/2012 |
Descrição:
GLANER, Maria Fátima
Este estudo, caracterizado como transversal, teve por propósito comparar o crescimento físico e a aptidão física relacionada à saúde (AFRS) de adolescentes femininos e masculinos, residentes em áreas rurais e urbanas, bem como comparar os resultados com padrões critérios-referenciado estabelecidos por Marcondes (1982) para o crescimento físico e pela AAHPERD (1988) para a AFRS. A amostra foi composta por estudantes voluntários, das redes públicas de ensino, totalizando 1.420 sujeitos. Destes, 447 são moças urbanas e 252 rurais; 435 são rapazes urbanos e 286 rurais, com idades entre 10,50 a 17,49 anos.
Palavras-chave: Aptidão física. Crescimento físico. Saúde.
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870 0 bytes Universidade Federal de Santa Maria http:// |
Categoria: Educação Fisica Teses |
Dando voz às mulheres participantes do esporte universitário: contradições e desafios para a prátic |
Versão: pdf Atualização: 8/5/2012 |
Descrição:
HILLEBRAND, Marinez Domeneghini
Este estudo pioneiro quanti-qualitativo, realizado no Parque Esportivo da PUC/RS entre abril e setembro de 2006, teve por objetivo compreender como a prática esportiva influenciou a qualidade de vida de 43 mulheres voluntárias e participantes do Esporte Universitário na PUC/RS. Desse total, 12 praticavam handebol; 11, futsal; 10, basquetebol; e 10, voleibol, com idades entre 17 e 26 anos. Na primeira fase do estudo, todas as participantes responderam a uma ficha de informações, a um Questionário de Avaliação de Qualidade de Vida (WHOQOL) e a uma ficha de dados complementares. Na segunda fase, foi aplicada uma entrevista semiestruturada com quatro perguntas. Os dados coletados foram submetidos a uma avaliação estatística e a uma análise de conteúdo. Os resultados encontrados mostraram que essas mulheres possuem uma boa percepção de sua qualidade de vida para os cinco domínios avaliados pelo questionário (físico, psicológico, relações sociais, meio ambiente e geral). Dados como melhora da autoestima, saúde e organização, bem como a ampliação do leque de amizades e da capacidade de trabalhar em grupo, coletados por meio das entrevistas, reforçaram essa percepção positiva da qualidade de vida.
Palavras-chave: Qualidade de Vida. Mulheres. Esporte Universitário.
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1194 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do http:// |
Categoria: Educação Fisica Teses |
Desvendando o jogo: futebol amador e pelada na cidade e no sertão |
Versão: pdf Atualização: 9/5/2012 |
Descrição:
PIMENTA, Rosângela Duarte
O futebol amador e as peladas são práticas esportivas e sociais que mobilizam milhares de pessoas em todo o país. Apesar da importância que a temática do futebol vem ganhando no campo acadêmico, ainda são poucos os estudos sobre o futebol não profissional, por isso a opção de analisar essa prática por dentro, através de uma pesquisa etnográfica em dois espaços sociais distintos: o meio urbano e o meio rural. A pesquisa foi realizada na cidade de Recife (PE) e no assentamento estadual São João (Sobral-CE), durante os anos de 2005 e 2006. O trabalho de campo foi desenvolvido com dois grupos: o primeiro com times amadores de Recife e Sobral, através de observação, gravações áudios-visuais de jogos e entrevistas com diretores, jogadores, torcedores e promotores dos campeonatos. O segundo foi realizado com grupos de pelada, envolvendo as mesmas técnicas de pesquisa. Do ponto de vista teórico e da problematização do objeto, partimos de uma crítica a uma visão tradicional da sociologia que perceberia as regras como algo que se impõe exteriormente aos indivíduos. Utilizamos como referência teórica Pierre Bourdieu, Norbert Elias e Harold Garfinkel, buscando uma compreensão do futebol amador e da pelada a partir da dinâmica figuracional dos jogos e da sua relação com as regras do jogo. Analisamos como as regras são construídas, negociadas e atualizadas pelos próprios jogadores durante os jogos, empiricamente verificamos que as regras do jogo apresentam um caráter elástico e de incompletude, sendo elemento fundamental para a dinâmica do jogo. Palavras-chave: Futebol amador. Pelada. Regras. Negociação, Dinâmica. Figuração.
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2279 0 bytes Universidade Federal de Pernambuco http://boletimef.org/biblioteca/2616/Desvendando-o-jogo-futebol-amador-e-pelada |
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