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Produções de Profissionais da Seed: Teses (6)


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Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!Tutoria e pesquisa-ação no estágio supervisionado: contribuições para a formação de professores de b Popular Versão: pdf
Atualização:  22/3/2012
Descrição:
JORDÃO, Rosana dos Santos

Esta pesquisa está inserida no campo das investigações sobre a formação inicial de professores e assume que a docência é uma profissão. Como tal, envolve um corpo de saberes específicos. Além disso, fundamenta-se na necessidade de se superar o modelo da racionalidade técnica na formação docente, em direção ao modelo da prática reflexiva, centrado na investigação do próprio trabalho em sala de aula. Com base nesses pressupostos, seu foco de estudo é o estágio supervisionado caracterizado, neste trabalho, por um desenvolvimento coletivo, tutorado por uma professora da escola básica e centrado numa pesquisa-ação. Considerando-se essas características, a investigação visava analisar as possíveis contribuições dessa modalidade de estágio para a elaboração dos saberes profissionais dos licenciandos de um curso de Ciências Biológicas.

Palavras-chave: Ensino de Biologia. Estágio supervisionado. Formação de Professores. Licenciatura. Pesquisa-ação. Saberes docentes. Tutoria.

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Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!Ser (animal) humano: evolucionismo e criacionismo nas concepções de alguns graduandos em ciências bi Popular Versão: pdf
Atualização:  22/3/2012
Descrição:
PAGAN, Acacio Alexandre

Diversos estudos investigaram o espaço do ser humano no campo das Ciências Biológicas. Partindo do entendimento do currículo visível em documentos oficiais e livros didáticos, perceberam que as discussões se fixam principalmente nos conteúdos sobre o corpo. Neste trabalho, buscou-se mostrar que as Ciências Biológicas, enraizadas no paradigma evolucionista, têm apresentado novas versões sobre a origem, a natureza e a finitude humana.

Palavras-chave: Criacionismo. Educação em Ciências. Ensino de Biologia. Eugenia. Evolução. Ser humano.

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Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!Visão artificial e morfometria na análise e classificação de espécies biológicas Popular Versão: pdf
Atualização:  22/3/2012
Descrição:
PLOTZE, Rodrigo de Oliveira

A descoberta da história taxonômica e evolutiva das espécies é a principal fronteira das pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento. A biodiversidade dos indivíduos associada a grande variabilidade morfológica, torna essa tarefa um verdadeiro desafio. Os métodos tradicionais baseados na inspeção visual estão ultrapassados. Hoje em dia, os avanços tecnológicos têm colocado à disposição dos pesquisadores um arcabouço de ferramentas para o estudo das espécies. Este trabalho tem como objetivo investigar e desenvolver modelos computacionais capazes de analisar e classificar espécies biológicas por meio de características morfométricas.

Palavras-chave: Análise de imagens. Morfometria. Taxonomia. Visão artificial.

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Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!Proposta didática para o Ensino Médio de Biologia: as relações ecológicas no Cerrado Popular Versão: pdf
Atualização:  13/6/2013
Descrição:
BRANDO, F. da R.

O ensino de Ecologia em manuais e na abordagem didática de professores de Educação Básica apresenta-se, de maneira geral, descontextualizado. É comum o uso de exemplos estrangeiros nos manuais didáticos; e os conceitos são tratados de forma fragmentada, expostos em diferentes disciplinas ou eixos temáticos, que desconsideram as interações e interdependência entre os conceitos. Somadas a isso, as abordagens didáticas em Ecologia, geralmente reducionistas, não consideram a complexidade dos fenômenos ecológicos, a história da ciência Ecologia e suas implicações na sociedade atual. A presente tese teve como objetivos: desenvolver estudos sobre as relações e interações ecológicas tendo o conceito de comunidade vegetal como elemento central, e sua interdependência com os demais níveis de organização biológica; produzir material didático sobre a diversidade biológica presente em comunidades vegetais de cerrado do interior do Estado de São Paulo, localizado na Reserva Legal do Campus da Unesp de Bauru; formar, em nível inicial, professores/pesquisadores capazes de elaborar sequências didáticas para o Ensino Médio de Biologia, mediante a visão integradora da Ecologia.

Palavras-chave: Ensino de Ecologia. Epistemologia da Ecologia. Biossemiótica. Formação de professores/pesquisadores. Sucessão ecológica.

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Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!Estudo da variabilidade genética inter e intra-específica de Leishmania (Leishmania) chagasi (Cunha  Popular Versão: pdf
Atualização:  30/11/2011
Descrição:
A leishmaniose visceral ou calazar é uma doença potencialmente fatal para o homem, tendo como agentes etiológicos as espécies de Leishmania do complexo L. (Leishmania) donovani: L. donovani e L. infantum, ambas no Velho Mundo e L. chagasi no Novo Mundo. Apesar de inúmeros estudos realizados sobre as doenças causadas por esses parasitos, a epidemiologia dos vários focos humanos é ainda hoje pobremente conhecida para uma doença da importância e impacto médicos da leishmaniose visceral, não só quanto à sua ecologia, mas com opiniões discordantes quanto ao status taxonômico de alguns destes parasitos. O objetivo central do presente trabalho foi avaliar a variabilidade genética inter e intra-específica de amostras L. chagasi e L. infantum isoladas de casos humanos e reservatórios caninos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil e da Região do Mediterrâneo, Portugal.

Palavras-chave: Variabilidade genética. Leishmaniose visceral. Epidemiologia.

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Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!O texto de Biologia do livro didático de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  13/6/2013
Descrição:
BRAGA, S.A.de M.

Este trabalho consiste na análise do texto de Biologia do livro didático de ciências, com base em duas coleções de Ciências, do segmento de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/MEC. A decisão de analisar o texto verbal deve-se à constatação de que ele tem sido pouco considerado nas pesquisas sobre o livro didático no Brasil. Esta pesquisa desenvolve-se, contrariamente, numa outra perspectiva, na área da linguagem e objetiva investigar o texto de Biologia do livro didático sob a ótica das relações entre aspectos linguísticos do texto verbal e suas condições de produção.

Palavras-chave: Livro didático. Ciências. Biologia. Linguagem.

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Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!Uso de Dispositivos Eletrônicos e Padrões do Ciclo Vigília/Sono de Crianças e Adolescentes Urbanos Popular Versão: PDF
Atualização:  23/5/2017
Descrição:
ANACLETO, Tâmile Stella

Pesquisas em todo o mundo têm indicado a ampliação do acesso a dispositivos eletrônicos por crianças e adolescentes, sendo que o hábito de uso de dispositivos eletrônicos tem se tornado parte da rotina diária dos sujeitos nessa faixa etária, inclusive próximo à hora de dormir e durante despertares noturnos. Diversos estudos encontraram associações entre o uso de dispositivos eletrônicos e prejuízos dos padrões de sono de crianças e adolescentes. No entanto, em função da falta de resultados conclusivos sobre o tema, da escassez desse tipo de estudos no Brasil e do avanço tecnológico contínuo, desenvolveu-se o presente estudo. Os dados de uso
de dispositivos eletrônicos e de padrões de sono de 2.340 estudantes de 18 escolas estaduais do município de Curitiba, com idades entre 10 e 18 anos foram obtidos por meio de questionários aplicados em sala de aula. Os padrões de sono, de posse e uso de dispositivos eletrônicos e as associações entre esses padrões foram avaliados. Entre os voluntários de nossa amostra total, 89,9% possuíam celular pessoal, 91,3% possuíam acesso à internet em casa e 67,5% possuíam hábito de assistir televisão ou
de utilizar o celular ou computador antes de dormir. Os estudantes de ambos os turnos escolares que faziam uso de algum tipo de dispositivo eletrônico antes de dormir apresentavam atrasos dos horários de dormir e acordar, menor tempo na cama, maior sonolência diurna e pior qualidade de sono quando comparados aos sujeitos que não os utilizavam. Dentre os usuários de dispositivos eletrônicos, observou-se que sujeitos que utilizavam o celular antes de dormir apresentavam maior pontuação na escala pediátrica de sonolência diurna (PDSS) e 3,6 vezes mais chances (IC 95%:1,87-7,05)
de retomada do uso do celular durante despertares noturnos do que os usuários de outros dispositivos. Por meio de análises de regressão logística binária observou-se que fatores como turno escolar, faixa etária, e status de peso associaram-se à redução do tempo na cama dos sujeitos, enquanto sexo e atividade física associaram-se à ocorrência de sonolência diurna. Assim, é possível afirmar que o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir está relacionado a prejuízos aos padrões de sono de crianças e adolescentes urbanos. Além disso, o uso de aparelhos celulares antes do
horário de deitar está associado à retomada do uso desse dispositivo eletrônico durante despertares noturnos e à maior sonolência diurna do que a observada entre usuários de outros dispositivos eletrônicos. Por fim, outros fatores, além do uso de dispositivos eletrônicos, devem ser observados em razão da sua associação com os padrões de sono, sonolência diurna e qualidade de sono de crianças e adolescentes.

Palavras-chave: Ciclo vigília/sono. Sonolência diurna. Dispositivos eletrônicos.
Crianças. Adolescentes.

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Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!A influência do complexo amigdalóide na resposta imune primária de ratos Popular Versão: pdf
Atualização:  13/6/2013
Descrição:
TOSI, Maria Cristina Orsini

Muitos autores reforçam as ligações entre o sistema nervoso central endócrino imune e o estabelecimento das relações entre as funções do cérebro com o desempenho das respostas imunes. Deste modo investigamos o papel do complexo amigdalóide via estria terminal, a principal via neural emergente da amígdala para o hipotálamo nesta rede de interações.

Palavras-chave: Rato. Imunologia.

Downloads 956  956  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
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Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!Tutoria e pesquisa-ação no estágio supervisionado: contribuições para a formação de professores de b Popular Versão: pdf
Atualização:  13/6/2013
Descrição:
JORDÃO, Rosana dos Santos

Esta pesquisa está inserida no campo das investigações sobre a formação inicial de professores e assume que a docência é uma profissão. Como tal, envolve um corpo de saberes específicos. Além disso, fundamenta-se na necessidade de se superar o modelo da racionalidade técnica na formação docente, em direção ao modelo da prática reflexiva, centrado na investigação do próprio trabalho em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de Biologia. Estágio supervisionado. Estágios. Formação de professores. Licenciatura. Pesquisa-ação. Saberes docentes. Tutoria.

Downloads 779  779  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
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Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!Formação de professores de Biologia, material didático e conhecimento escolar Popular Versão: pdf
Atualização:  13/6/2013
Descrição:
BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo

Esta tese faz a análise de uma experiência de formação de professores de Biologia, realizada na disciplina de Prática de Ensino, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Campus Botucatu, Unesp -, procurando articular ensino e pesquisa. Seu objetivo é discutir como ocorre a produção do conhecimento escolar, pelo aluno da graduação, a partir de seu envolvimento na produção de material didático para o ensino de Biologia.

Palavras-chave: Professores. Biologia. Material didático. Prática de ensino.

Downloads 3521  3521  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
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